Defesa & Geopolítica

Trump anuncia saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã e restabelece sanções…

Posted by

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (8) a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, ignorando os apelos dos aliados europeus para que o pactofosse mantido. Em discurso, Trump afirmou ainda que retomará as sanções contra o Irã, “instituindo omais alto nível de sanções econômicas”.

Em seu discurso, Trump acusou o Irã de apoiar terroristas e milícias, como o Hezbollah, o Hamas, oTaleban e a Al-Qaeda. “Temos provas de que o Irã mentiu e seguiu com o seu programa nuclearbélico”, disse Trump.

“Este é um negócio horrível, unilateral, que nunca deveria ter sido feito. Não trouxe calma, não trouxe paz e nunca trará”, acrescentou.”Está claro para mim que não temos como impedir que o Irã tenha uma bomba nuclear com a estrutura podre e deteriorada do atual acordo”, afirmou. “Os EUA não fazem mais ameaças vazias. Quando faço promessas, eu cumpro”, disse.

O processo de implementação será realizado entre 90 e 180 dias, segundo o Tesouro norteamericano.Trump não detalhou quais serão as sanções e nem como elas serão aplicadas. Também resta a incógnita se haverá punições para empresas que negociam no Irã. Segundo o assessor de Segurança Nacional americano, John Bolton, as sanções serão efetivadas “imediatamente” para novos contratos, acrescentando que as companhias estrangeiras terão meses para sair do Irã. Bolton acrescentou que Washington estava pronto para discutir uma solução muito mais ampla em torno deste tema sensível, mas também indicou ser possível a adoção de sanções adicionais contra Teerã.

 O que acontece com a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã?

“Não vamos deixar Trump ganhar guerra psicológica”, diz presidente do Irã

Presidente iraniano pode ‘perder tudo’ com política agressiva de Trump

“Desde que o acordo foi alcançado, o orçamento militar do Irã cresceu quase 40% enquanto sua economia está indo muito mal. Depois que as sanções foram levantadas, a ditadura usou seus novos recursos para construir seus mísseis com capacidade nuclear, apoiar o terrorismo e causar estragos em todo o Oriente Médio”, argumentou Trump.

Trump disse ainda que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, está a caminho da Coreia do Norte para discutir o encontro entre o presidente americano e o ditador norte-coreano, Kim Jongun.

 “Espera-se que um acordo seja alcançado e, com a ajuda da China, da Coreia do Sul e do Japão, um futuro de grande prosperidade e segurança possa ser alcançado para todos”, disse o presidente americano, referindo-se às negociações com Pyongyang.

Além de planejar a cúpula, prevista para o fim deste mês ou para o começo de junho, Pompeo tem pressionado o regime para libertar três cidadãos americanos presos na Coreia do Norte –eles 08/05/2018 Trump anuncia saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã e restabelece teriam sido transferidos de campos de trabalho forçado para um hotel e Pyongyang na semana passada. Irã negocia, mas ameaça retomar programa nuclear Logo após o anúncio de Trump, o governo iraniano afirmou que a decisão do presidente americano é ilegal, ilegítima e mina acordos internacionais.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, ordenou para que se chanceler negocie com os outros países envolvidos no acordo nuclear e afirmou que, se as negociações falharem, o país retomará o enriquecimento de urânio nas próximas semanas.

Os outros signatários do acordo haviam reafirmado apoio ao Irã, mesmo com uma saída norteamericana. Fazem parte do acordo três membros da União Europeia (França, Alemanha e Reino Unido), Rússia — cujo embaixador no Irã reafirmou há poucas horas apoio a Teerã – e China, maior compradora do petróleo iraniano atualmente. Logo após o anúncio, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que França, Alemanha e Reino Unido lamentam a decisão dos EUA de deixar o acordo nuclear com o Irã e acrescentou que o regime de nãoproliferação nuclear está em jogo.

“A China continuará em contato próximo com todas as partes relevantes e continuará apoiando e implementando o acordo com uma atitude objetiva, parcial e responsável”, disse um porta- voz do

ministério de negócios exteriores de Pequim mais cedo.

Ainda assim, existe a preocupação sobre como as empresas europeias lidarão com a saída dos

EUA do acordo: vão manter ou parar seus investimentos no Irã. Um outro ponto importante é saber se os EUA vão retomar punições a empresas europeias ou asiáticas que fazem negócios com entidades iranianas –isso poderia, por exemplo, impedir o comércio de certas empresas no mercado norte-americano. Disto também depende a reação dos europeus e, ao final, dos iranianos.

Fonte- UOL

42 Comments

  1. Aquele Show de TV que Benjamin Netanyahu fez esses dias atras mostrando fotos e dizendo um monte de suposições misturado a convicções eram apenas para dar nisso, levantar a bola. Trump precisava de um pretexto, mesmo que tosco e grotesco para abandonar o acordo (se não me falha a memoria era ate promessa de campanha). Nada de novo e por sinal nenhuma surpresa, agora resta saber quem vai embarcar com Ele nessa bobagem, até o momento os signatários Europeus estão mantendo a palavra (arrisco dizer que o Reino Unido acompanha os EUA nessa asneira em breve). Os EUA podem estar dando um tiro no pé já que o preço do petróleo tende a ter um incremento e isso aparentemente é bom para a Russia e também da um folego para a Venezuela.
    * enquanto a China vai estendendo a mão com dinheiro os EUA vão ameaçando com bomba. Que bela politica externa os EUA estão fazendo.
    ** quero ver o comportamento da Alemanha e França, já que normalmente os refugiados vão parar lá ou nos vizinhos já que essa decisão de Trump pode afetar diretamente a Síria.
    *** e o nosso bom e velho “bujão” de gás vai a quanto será.

    Sds

    • HMS TIRELESS says:

      Como sempre você se equivoca meu caro Muttley afinal é bom lembrar que o serviço secreto israelense é o melhor do mundo ou seja, as evidência apresentadas por Netanyahu certamente são verdadeiras.

  2. Bravatas e falácias que os populistas conservadores usam para encher os cérebros preguiçosos de seus eleitores, e agradar os parasitas da mesma laia.
    Aqui no Brasil a onda segue firme com o lambe botas dos latifundiários, e demais maus empresários.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      rsrsrssrsrssss… como diz o QUADRIPOLAR maquineta: um comentário inútil de um comentarista idem… rsrsrsrsrsrssssss… espero que seja o fake do Caio verdadeiro que é um grande comentarista que temos por aqui, porque duvido que ele tenha tamanha torpeza de pensamento…

  3. Confie cegamente nos americanos, e acredite que tudo o que é bom para eles é bom para o Brasil….destruirás seu país!

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Exatamente o que eles querem que pensemos… não faltam abobalhados para comprar o que eles nos vendem via “ONGs e partidos progressistas”… lá é terra de gente valente… aqui de gente que aceita tudo do Estado leviatã e acha que não pode viver sem o Estado… fomos dominados a muito tempo e alguns agora é que estão acordando dessa matrix… ACORDA BRASIL !!!… o que é bom pra eles é bom pra nós… tá na hora de chutar o balde e mandar a China catar coquinho… ela nos rouba os empregos e tem idiota que ainda acha que são os americanos nossos inimigos !!!… será que pensar é tão difícil assim para o brasileiro medíocre ???…

  4. Ferreira Junior says:

    Israel, logo após Trump anunciar a sair do acordo, atacou tropas do Irã na Síria. Fonte: Reuters e o Sputnik.

    • Enquanto isso ocorria o primeiro ministro de Israel estava em Moscow assistindo uma parada militar russa ao lado de seu outro subordinado que se encarrega dos negocios da Russia, o Putim. O primeiro ministro de Israel esta muito ativo nesses ultimos dias falando com seus capatais. Manda o Trump impor sancoes contra o Iram, manda o Putin nao se envolver enquanto Israel ou EUA, ou Arabia Saudista ataca a Siria. E o verdadeiro Chefao do chefoes.

  5. Veremos onde a bravata de Trump irá levar os EUA…

      • HMS TIRELESS says:

        Por acaso Russos e chineses produzem aviões comerciais que competem no mercado internacional com os produzidos por Boeing e Airbus? Certamente que não! seus projetos (C-919 e MC-21) não apenas não entraram ainda em serviço como tampouco foram homologados.

        O único aparelho comercial russo moderno, o Sukhoi Superjet, na verdade compete com os E-Jets da EMBRAER que vocês tanto desprezam….

        Quanto aos jatos de fuselagem larga é até covardia pois simplesmente os jatos da Boeing e Airbus estão sozinhos no mercado e o propalado Wide Body Sino russo, o C-929, ainda é um distante sonho de uma noite de verã…..

      • Sr HMS TIRELESS, grato pelo comentário.
        “as evidência apresentadas por Netanyahu certamente são verdadeiras.” Como aquelas que Colin Powell apresentou sobre o Iraque? O minimo que podia se esperar era que se seguisse o protocolo da AIEA para o caso Iraniano, mas como podemos notar existe pressa para por fogo no barraco. Como dizem, os EUA criam regras e acordos para que os outros aceitem e cumpram, e eles por sua vez possam ignorar.
        “…que competem no mercado internacional com os produzidos por Boeing e Airbus?”. Por acaso ainda não, mas como o Sr mesmo diz estão a caminho. Concordo que Boeing e Airbus tem excelentes aeronaves, mas de que adianta ter o melhor avião do mundo se não se pode vender? Os Iranianos vão derrubar o governo para poder comprar avião da Boeing e Airbus ?
        ” E-Jets da EMBRAER que vocês tanto desprezam….” A onde é que esta escrito que Eu desprezo a EMBRAER ?

        Sds

      • HMS TIRELESS says:

        Meu caro, para quê seguir o protocolo da AIEA se os próprios iranianos estão desrespeitando o acordo que assinaram? Outrossim, você está ignorando a eficiência dos serviços secretos israelenses, os mesmos que exterminaram cientistas nucleares iranianos dentro do próprio país….

        Quanto aos jatos sino-russos, até que estejam homologados e entrem em serviço ainda vai demorar um bocado. E ainda há o risco desses aparelhos terminarem por não obter a homologação no FAA (EUA) e no JAA (Europa), o que praticamente inviabilizaria a operação dos mesmos.

        Quanto aos iranianos, mostram cada vez mais descontentamento com o regime corrupto e fascista dos aiatolás. Recentemente durante o feriado da ascensão do profeta (quando segundo a crença islâmica Maomé foi escolhido por Alá para ser seu mensageiro) muitos moradores da cidade de Shiraz simplesmente ignoraram as mesquitas e se dirigiram ao túmulo do poeta Hafez, que no Século 14 enaltecia o amor e o prazeres do vinho ao mesmo tempo em que criticava a hipocrisia de alguns religiosos. Assim, ante a repressão e brutalidade do regime as pessoas por lá optaram por maneiras mais sutis de protesto, notadamente reverenciando monumentos ligados ao passado persa anterior à revolução islâmica de 1979. E nesse sentido muitas pessoas também têm trocado, em sigilo, o islamismo pelo zoroastrismo, que era a religião da pérsia antes do século VII.

      • Sr HMS TIRELESS
        “Meu caro, para quê seguir o protocolo da AIEA se os próprios iranianos estão desrespeitando o acordo que assinaram?”
        Não é o que a AIEA parece estar dizendo.

        https://www.timesofisrael.com/iaea-says-iran-keeping-nuclear-related-commitments-under-deal/

        https://www.reuters.com/article/us-iran-nuclear-iaea/iran-still-implementing-commitments-under-nuclear-deal-iaea-says-idUSKBN1IA1JV

        Sds

  6. O nome dsso é FAXINA.
    Num fictício paralelo…
    Imaginem a declaração de Trump: ”Está claro para mim que não temos como impedir que o Irã tenha uma bomba nuclear com a estrutura podre e deteriorada do atual acordo”
    Um pouco modificada e dita por um novo Presidente brasileiro: “Está claro para mim que não temos como impedir que o Brasil afunde mais ainda na lama do atraso com a estrutura podre e deteriorada da atual Constituição Federal e Código Penal”.

    Ou seja, Trump e seus assessores estão consertando as burradas-sacanagens feitas anteriormente pelo Obama Bin Laden.
    E nosso próximo Presidente, para realmente fazer algo que preste (não deverá fazer mas DESFAZER) basta desfazer toda uma estrutura ilegal montada para aniquilar com a renda e a vida do brasileiro de bem.

    “Quem mostrar que está disposto a DESFAZER ganha meu voto nas próximas eleições.”

    • A Máquina Troll says:

      “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.”

      Nelson Rodrigues

      • Nélson Rodrigues, Chico Buarque, Globo (donos, diretores, autores), Paulo Freire, Fernando Henrique Cardoso etc. Todos farinha do mesmo saco, de uma classe intelectual absurdamente cínica, equivocada e destruidora.
        O melhor para o Brasil é manter distância dessas tranqueiras. Ou faxiná-los para o esgoto da História.

      • Sr ViventtBR.
        “O melhor para o Brasil é manter distância dessas tranqueiras. Ou faxiná-los para o esgoto da História.” Como seria feito isso? Abriríamos mão da democracia ? Tipo faríamos uma grande fogueira em todas as praças onde queimaríamos todas as obras produzidas por esse pessoal ? Como faríamos essa limpeza ? Grato.

        Sds

      • HMS TIRELESS says:

        Que bom que você reconhece que vivemos em uma democracia meu caro Muttley, sinal que você reconhece que o discurso de que teria havido um “gópi” não se sustenta. Aliás, recentemente Ciro Gomes (advogado) e Flávio Dino (Juiz Federal aposentado) já haviam implicitamente reconhecido tal fato.

        E uma vez que estamos em uma democracia, o queixoso (e atual presidiário) é um preso comum e não um preso político.

      • Simples Nobre muttley – não precisa de fogueiras, mas ignorar essa gente, parar de fazer referências positivas a eles.
        Chamar a atenção que nosso país, cheio de recursos, até hoje não se tornou uma super potência por obra desse sub-estrato cultural que alguns teimam em bajular… Lideranças culturais e políticas de cujas ações o resultado está aí = Um país atrasado e cheio de pobreza para todo lado que se olhe.
        Precisamos entender que se o resultado de algo é ruim, isso significa que esse tal algo não presta, precisa ser substituído por algo que de bons resultados. Boa parte de nossa cultura simplesmente não presta para desenvolver uma nação.

        Mas sua ideia é boa… Nosso país não perderia absolutamente nada em termos culturais e intelectuais se toda a obra cultural, musical, literária de Chico Buarque, Fernando Henrique, Paulo Freire, Nelson Rodrigres, Graciliano Ramos (grande relator do vitimismo brasileiro) e outros fossem inteiramente queimadas. Pelo contrário, poderia caminhar para frente, rumo ao tal progresso, e não ficar patinando eternamente em teorias e obras de péssimo gosto e resultado.
        Abç!

      • Vc está se referindo ao ladrão Lula?

  7. Esse Trumpalhao flatulento de fast food. Eta desculpinha tosca! É literalmente para inglês ver. Brincando de seu Mestre mandou. Que como bom sargento que é, logo seguirá seu Mestre. Se banania criar agenda própria também passará para o lado de lá das sanções econômicas por desenvolver “armas nucleares”.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Melhor peidar fast food que arrotar 51… uma má ideia… rsrssrsrsrssrssssss… a crise abstêmica deve estar matando mais que a inelegibilidade… rsrsrssrsrsrssss…

  8. Como o mundo da voltas no começo elogiaram o Trump por ter sido o escolhido do Putin,kkkkkkkk , e agora macacada ?

  9. O dolar dispara com estas noticias , a AS e os reinos sunitas agradecem .

  10. Eduardo Lima says:

    Agora com Trump, qualquer acordo americano não é válido!, pode-se mudar a qualquer hora. Credibilidade Zero!

  11. Por falar em iran o que os sheikhs e israel acham das eleições no libano? O hezbollah ganho força!

    • HMS TIRELESS says:

      O mesmo Hezbolah que está tendo seus militantes mortos como ratos pelos israelenses na Síria

      • HMS me refiro politicamente! o Apoio popular ao xitas no libano agora é enorme! Vamos supor que os israelenses invadão o libano dinovo e depois? Vai cresser mais ainda (o hezbolha ganho mais força depois da guerra no libano).

      • O hell ebola ganha pontos pelo fato de terem enfrentado o Daesh , cristãos libaneses pendem para o lado xiita por causa disso !

  12. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    TRUMP… PATRIOTA NORTE AMERICANO DE VERDADE… não se trata de um FAKE NEWS como o Obamis infiltrado globalista a serviço dos chinas… GO TRUMP !!!… GO !!!…

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Aqui, a esquerda idiota entreguista tá querendo emplacar o sardinha, quinta coluna dos chinas, pra entregar o que restou pros comunas dos olhinhos puxados… vamos ver se a dona onça vai deixar ou vai nos trair, nos transformando numa venefavela ditatorial… O FUTURO A DEUS PERTENCE…

  13. Vamos ser sinceros! Isso foi puramente politico! Não existe provas que o iran descumpriu o acordo nuclear! Trump foi eleito com grande apoio dos protestantes americano. Que tem apreço pelo estado judeu junte isso mais pressão dos arabes temos essa situação.

  14. A Máquina Troll says:

    “ViventtBR
    9 de Maio de 2018 at 14:14

    Nélson Rodrigues, Chico Buarque, Globo (donos, diretores, autores), Paulo Freire, Fernando Henrique Cardoso etc. Todos farinha do mesmo saco, de uma classe intelectual absurdamente cínica, equivocada e destruidora.
    O melhor para o Brasil é manter distância dessas tranqueiras. Ou faxiná-los para o esgoto da História.”

    ~~

    “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

    Nelson Rodrigues

  15. A Máquina Troll says:

    “ViventtBR
    9 de Maio de 2018 at 20:42 ”

    Boa parte de nossa cultura simplesmente não presta para desenvolver uma nação. Nosso país não perderia absolutamente nada em termos culturais e intelectuais se toda a obra cultural, musical, literária de Chico Buarque, Fernando Henrique, Paulo Freire, Nelson Rodrigres, Graciliano Ramos (grande relator do vitimismo brasileiro) e outros fossem inteiramente queimadas”

    ~~

    “A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.”

    Nelson Rodrigues

  16. Taí…
    Maquineta é um sobrinho (desmiolado) perdido de Nelson Rodrigues…
    Intelectual bananeiro tupiniquim expixialista em escrever besteiras de boteco para cachaceiros…
    Bebedores diários de Velho Atoleiro.
    rsrs!

  17. Hilário Riso says:

    Boa! Coreanos, iranianos, russos e chineses não respeitam pombinhas da paz a lá Obama.

  18. Tudo isso é uma tragédia!!!

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Tragédia foi elegermos um cachaceiro que nos desgovernou por longos 14 anos e durante esse tempo todo apoiou o hezbollah contra Israel, a ÚNICA DEMOCRACIA DO OM… grande estadista… rsrsrssrsrssss… só se for no estádio torcendo pro timeco dele… vai curintia… rsrsrssrsrsrsss… todo castigo para aquele verme é pouco…

  19. HMS TIRELESS says:

    a reação de Israel ante ao ataque desferido pelas forças a mando do ditadura teocrática iraniana foi nada menos que contundente e devastadora. Na noite de quarta a força Quds da Guarda revolucionária iraniana disparou 20 foguetes contra o Golan sendo que 4 foram interceptados pelo sistema Iron Dome (que mais uma vez mostra sua eficácia) ao passo que 16 caíram em território sírio. Em resposta as forças israelenses, especialmente a Heyl Ha’Avir, desfecharam um contundente ataque contra as infraestruturas iranianas em território sírio que atingiram depósitos de armas, instalações logísticas e centros de inteligência, matando 18 combatentes estrangeiros (ao que tudo indica iranianos).

    De igual também as defesas anti-aéreas sírias sofreram um duro golpe tendo sido atingidas ao menos 5 baterias de mísseis e, segundo uma fonte do país árabe, também um radar teria sido posto fora de ação. Aliás, esse vídeo interessante mostra uma bateria de Pantsir S-1 sendo destruída:

    https://twitter.com/IDFSpokesperson/status/994625305007607813?s=19

    Segundo analistas internacionais o ataque israelense, o de maior magnitude desfechado na Síria em tempos recentes, representou um revés significativo para as pretensões iranianas. Segundo o Ministro da Defesa israelense Avigdor Lieberman praticamente todas as instalações iranianas foram atingidas no ataque.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com