Defesa Tecnologia Geopolítica Inteligência

TROPAS MÉDIAS: Russos deslocam os seus novos blindados anti-minas para servir aos deslocamentos de colunas militares e à evacuação de civis na Síria

Posted by

 

Aleppo, Síria: um Typhoon-K no local de embarque de refugiados; abaixo, o blindado russo em exposição

Por Roberto Lopes

 

 

As chamadas “tropas médias” do Exército russo – formadas por unidades da Infantaria transportadas e protegidas por viaturas blindadas – que se encontram desdobradas na Síria, ganharam o reforço da viatura blindada multipropósito anti-minas (Mine-Resistant Ambush Protected vehicles, ou, simplesmente, MRAP) Kamaz Typhoon-K K63968, de 21 toneladas, capazes de transportar 14 passageiros (além de dois tripulantes).

A coluna INSIDER reproduz a foto do Exército da Rússia que, no fim de dezembro, ao retratar o embarque de civis resgatados da cidade de Aleppo em caminhões militares, flagrou, por acaso, um blindado Typhoon-K estacionado no local.

Analistas ocidentais dizem que essas viaturas não estão ali para receber prioritariamente os civis (encaminhados para os caminhões), e sim para fazer a escolta das colunas de refugiados.

No fim do ano passado, os serviços de imprensa das Forças Armadas da Rússia informaram que um lote de aproximadamente 15 veículos Typhoon-K havia sido concentrado na Região de Nizhny Novgorod, às margens dos rios Volga e Oka, no extremo ocidental do território russo.

Dotados de blindagem resistente até aos disparos com munição de 30 mm, os Typhoon também são empregados para patrulhar áreas urbanas e carregar, no espaço reservado aos passageiros (foto), cargas especiais de uso militar, que podem ser caixas de munição ou equipamentos de comunicações.

Em estrada os blindados anti-minas russos podem se mover a velocidades até ligeiramente superiores aos 100 km/h, com autonomia para jornadas de até 1.500 km.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com