Defesa & Geopolítica

Tropas de Comandos: Quem não tem o Humvee vai de Jeep J-8 (o Wrangler militar), como a 1ª Brigada de Forças Especiais peruana

Posted by

Por Roberto Lopes

 

 

A cavalo dado não se olha os dentes.

O ditado popular e muito antigo (em inglês never look a gift horse in the mouth) se aplica, perfeitamente, ao lote de veículos utilitários Jeep J-8 – versão militar do famoso jipe de passeio americano modelo Wrangler – recentemente recebido pela 1ª Brigada de Forças Especiais do Exército do Peru.

O equipamento não se compara, em robustez e versatilidade, ao icônico (e caro) High Mobility Multi-Purpose Wheeled Vehicle conhecido por Humvee, também projetado nos Estados Unidos, mas é transportável por aeronave de porte médio e, no atual quadro de restrições financeiras a que a Força Terrestre do país sul-americano está submetida, adequou-se, perfeitamente, às necessidades de mobilidade dos comandos peruanos.

Os J-8s da 1ª Brigada foram fabricados sob licença no Egito.

A viatura mede 4,63 m por 1,88 m de largura e 2,95 m de altura. O carro fica suspenso 23,1 cm do solo, e a distância entre eixos é de 1,61 m. Seu peso é de 3,36 toneladas. Ela pode transportar cinco combatentes completamente equipados ou uma carga total de 1,16 tonelada. Em circunstâncias especiais é capaz de rebocar até 3,5 toneladas – capacidade considerada ótima por seus fabricantes e usuários.

Na tropa de elite peruana ela cumprirá missões de posto de comando, de reconhecimento e transporte leve de pessoal.

A 1ª Brigada equipou seus J-8 com uma metralhadora rotatória de elevada cadência de disparos (2.000 a 6.000 por minuto) Dillon M-134D, arma de seis canos calibre 7,62 mm.

Seu motor turbo a diesel, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, despeja uma potência de quase 200 cavalos a 3.800 RPM. Em terrenos planos essa motorização permite que o veículo atinja a velocidade de 140 km/h.

Recentemente, uma equipe de militares americanos apresentada pelo Grupo Consultivo de Ajuda Militar dos Estados Unidos em Lima, treinou 60 condutores e 20 mecânicos do Exército peruano na operação com o jipe.

O J-8 também equipa algumas unidades de alta mobilidade do Exército americano e, recentemente, foi fornecido às forças de segurança do Panamá (foto abaixo), para ser empregados em missões anti-guerrilha e de combate a traficantes.

4 Comments

  1. …………..o desenho da frente desse jipão lembra bastante o veículo argentino -brasileiro Gaúcho porém bem mais reforçado……………..

  2. Segundo meu pondo de vista, o Jeep J-8 – versão militar do famoso jipe de passeio americano modelo Wrangler – é superior ao nosso Marruá, e os fuzileiros peruanos estão bem servidos, e gostei do armamento empregado.
    Qto a valores desconheço o preço de ambos, mas provavelmente com o valor de um Jepp J-8 se consiga comprar 2 Marruá.

  3. Pingback: Peruvian Special Forces Receives Jeep J8 Light Multipurpose Military Vehicles | Defence Blog

  4. Pingback: Peruvian Special Forces Receives Jeep J8 Light Multipurpose Military Vehicles | DFNS.net Land

shared on wplocker.com