TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO NA BRIGADA GUARANI

Cascavel (PR) – No contexto do Processo de Transformação do Exército Brasileiro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), Brigada Guarani, foi escolhida, em 2013, para ser a pioneira na transformação das Brigadas de Infantaria Motorizada em Brigadas de Infantaria Mecanizada, tendo sido dotada com as modernas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani.

Por isso, entre os dias 15 e 18 de maio de 2017, foi realizada, no Comando da 15ª Bda Inf Mec, uma Reunião de Padronização das Atividades de Manutenção da VBTP-MR Guarani e de Integração Sistêmica do Projeto de Implantação da Brigada de Infantaria Mecanizada no Exército Brasileiro. Dentre os objetivos da atividade, destacam-se analisar o panorama atual e as perspectivas futuras do Projeto e discutir os aspectos doutrinários sobre o emprego da Brigada de Infantaria Mecanizada.

Além de aproximadamente 90 militares de diversos órgãos e organizações militares do Exército Brasileiro, o evento contou, ainda, com as presenças do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas; do Diretor de Material, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito; do Gerente de Sistemas Terrestres da Empresa Ares, General de Divisão R/1 Ubiratan Athayde Marcondes; do Diretor de Fabricação, General de Brigada Luis Henrique de Andrade; do Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; do Fiscal de Contrato do Programa Guarani, General de Brigada R/1 Nelson Calvoso Pinto Homem; e do Gerente do Programa Guarani, General de Brigada R/1 Edson Henrique Ramires.

 

Fonte: EB

3 Comentários

  1. Basicamente: Infantaria Mecanizada emprega blindados sobre rodas para o seu apoio (inclusive em combate, onde o armamento orgânico dos blindados é empregado) / transporte. Infantaria Motorizada usa caminhões para o seu transporte.

Comentários não permitidos.