TESTES E DIAGNÓSTICOS DO SISFRON

Amambai (MS) – O SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) é um Programa Estratégico do Exército, que visa ao fortalecimento da presença e da capacidade de ação do Estado, ao longo de quase 17 mil quilômetros de extensão da faixa de fronteira, com o emprego de equipamentos de comunicações com alta tecnologia agregada. Concebido em 2010, esse Programa encontra-se atualmente em fase de testes e diagnósticos de materiais e sistemas, no âmbito do Comando Militar do Oeste, onde o programa-piloto foi implantado nas organizações militares subordinadas à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Dourados (MS).

O Comandante da Brigada, General de Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, salientou que “essa é a etapa de validação operacional do sistema, necessária para a verificação das ações e posterior expansão aos demais Comandos Militares de Área localizados na faixa de fronteira”.

Entre os dias 20 e 24 de março, as avaliações tático-operacionais ocorreram na área do 17° Regimento de Cavalaria Mecanizado (Amambai/MS), sob a supervisão do Escritório de Projetos do Exército e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. Dentre outras atividades, foram realizados testes de bancada e no terreno, sincronização dos sistemas de comunicações táticas, testes de optrônicos e operações noturnas.

O Comandante do Regimento, Tenente-Coronel Rovian Alexandre Janjar, destacou a importância dessa fase de diagnósticos, “com foco nos atuadores, ou seja, os militares que empregam os meios do SISFRON, para que as potencialidades do sistema sejam atingidas”.

Fonte: EB

1 Comentário

  1. Meus caros,

    não hoje, mas, ainda irei comentar sobre o SISFRON e suas reais capacidades e prováveis objetivos. Alerto que, este conceito elaborado pelo exército é algo de extrema valia, eu diria imprescindível na estratégia moderna de defesa do país.

    Grato

Comentários não permitidos.