Defesa & Geopolítica

“Sociedade brasileira é uma árvore sem raízes”

Posted by

Em entrevista à DW, o escritor Luiz Ruffato lança um olhar crítico sobre o passado e o presente da sociedade brasileira, que, segundo ele, vê o autoritarismo como a solução mais fácil para a corrupção a violência.

Luiz Ruffato: “A apatia que temos hoje é a apatia da repressão”

Conhecido por não medir palavras ao falar do Brasil, de sua história e de sua sociedade, o escritor Luiz Ruffato alcançou projeção tanto no Brasil quanto no exterior. Durante o mês de novembro, ele apresenta na Alemanha e na Áustria seu último romance traduzido para o alemão, Vista parcial da noite – o terceiro volume da pentalogia Inferno Provisório.

Na série, Ruffato recria a história do proletariado brasileiro, de 1950 até o início do século 21, no que a editora Companhia das Letras define como “uma saga descomunal sobre um Brasil que muitas vezes não queremos ver”.

Pela pentalogia e por seus demais romances traduzidos para o alemão – incluindo Eles eram muitos cavalos – Ruffato foi reconhecido na Alemanha com o Prêmio Hermann Hesse de 2016. Os organizadores destacaram sua “alta qualidade literária, que possibilita olhar para os abismos de um mundo desconhecido”.

Em entrevista à DW, o escritor mais uma vez lança um olhar crítico sobre a história e a o momento atual do Brasil, que, segundo ele está na iminência de uma nova ditadura.

“Para resolver o dano da corrupção do sistema político e colocar um ponto final na decomposição do sistema de segurança pública […] a população prefere o caminho mais fácil, e ilusório: o do autoritarismo”, afirma.

Para Ruffato, a sociedade brasileira é uma espécie de árvore sem raízes. “O futuro só pode ser construído se você conhece o passado. Mas no Brasil não há uma consciência disso.”

DW Brasil: Inferno provisório é uma pentalogia que retrata a sociedade brasileira num período de cinquenta anos, de 1950 a 2000. Como você procurou ler a história do país nesses anos cruciais?

Luiz Ruffato: Considero que a história do Brasil de hoje é, sem dúvida, o resultado do processo que transformou o país rural em um país urbano. Essa transição, porém, ocorreu de uma maneira totalmente violenta. Não foi algo construído, planejado ou contando com qualquer organização urbana. Mas, algo absolutamente caótico, sem infraestrutura alguma para receber a massa de mão de obra barata do campo para trabalhar na construção civil e no comércio. O que somos hoje é o resultado desse processo: um processo no qual nunca tivemos uma participação efetiva, nunca fomos consultados como população. Todas as decisões tomadas na nossa história foram tomadas autoritariamente, e, como sociedade, somos fruto disso: não pertencemos a lugar algum, estivemos e ainda estamos num limbo. A derrocada do sistema de saúde e de educação é uma evidência disso.

Mas, se isso é tão evidente, se os abismos políticos e sociais do Brasil são tão evidentes, por que se observa em grande parte da população uma inércia e até apatia?

A apatia que temos hoje é a apatia da repressão. Nós temos uma sociedade que nasceu reprimida, que nasceu com a matança de índios, com os feitores batendo nos escravos, com uma imigração de pessoas que iam simplesmente morrer de fome aqui na Europa. Esses fatores fizeram com que a sociedade brasileira fosse moldada pelo medo. Atualmente, contamos com 32 anos de democracia no país. Esse é o período democrático mais longo de toda a história do Brasil, porque ela é uma história de sucessões de ditaduras. Ora, uma sociedade cuja história é uma sucessão de ditaduras é uma sociedade do medo. E, infelizmente, acho que estamos prestes a ter mais um episódio de ditadura. Muito proximamente.

Quão perto estamos dessa ditadura? Isso tem a ver com a onda do fortalecimento do autoritarismo no país?

Estamos na iminência de uma ditadura ao ler que as pesquisas apontam que o candidato da extrema direita e ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro é o que mais vem crescendo nas intenções de votos. Hoje, ele iria para um segundo turno com o Lula. Isso deve ser pensado no contexto do viés totalitário da população brasileira. Para resolver o dano da corrupção do sistema político e colocar um ponto final na decomposição do sistema de segurança pública – problemas complexos e de resolução a longo prazo – a população prefere o caminho mais fácil, e ilusório: o do autoritarismo.

A ambientação da sérieInferno Provisório é a cidade mineira de Cataguases, cujos alicerces retratados por você são a migração e a violência. Isso seria uma transferência das bases da sociedade brasileira, não?

Quando se escreve, é necessário fazer recortes que tenham a capacidade de transcendência. Ou seja, aquilo que você escreveu num determinado lugar e espaço pode ser reconhecido num outro lugar e num outro tempo. Nesse ponto, tive a sorte de ter nascido em Cataguases, e o fato de ela ser uma cidade industrial permitiu que eu me debruçasse sobre seus estamentos sociais. E com isso, estava de certa forma me debruçando também sobre os estamentos sociais do Brasil. A história do Brasil, de sua composição econômica, política e social está espelhada na cidade de Cataguases: uma espécie de microcosmo da estrutura do Brasil. As questões inerentes à nossa história também foram transferidas ao romance, como a relação dos operários com as fábricas e das pessoas entre si, a aquisição de bens de consumo pela classe média baixa e o que isso significa e provoca nelas, questões ligadas à migração, à questão de pertencimento e não pertencimento a um determinado lugar.

Quando você aponta a questão de pertencimento e não pertencimento, qual seria a principal consequência desse sentimento de inadequação social na sociedade brasileira?

Precisamos entender que a violência urbana no Brasil está, evidentemente, ligada ao tráfico de drogas, mas mais intrinsecamente ao lugar de pertencimento. Nós tivemos um movimento migratório no Brasil em que as pessoas foram descoladas de seus espaços de conhecimento para as periferias das cidades, onde não tiveram nenhuma relação de enraizamento. Por tanto, isso nos faz pensar que a sociedade brasileira é uma espécie de árvore sem raízes, na qual ninguém se reconhece, na qual não há uma ideia de coletividade e tampouco de sociedade. Pensamos absolutamente de forma individual. Por isso, a violência grassa no Brasil, onde a vida não vale nada. Se não pertencemos a um lugar, se estamos aqui de passagem, é claro que a vida também não terá valor algum.

Se estamos, então, aqui de passagem, em uma espécie de “inferno provisório”, isso significa que a violência nossa de cada dia poderia ser algo temporário? Ou seja, haveria, uma luz no fim do túnel?

O futuro só pode ser construído se você conhece o passado. Mas no Brasil não há uma consciência disso. Na verdade, nunca fomos sujeitos da nossa história, fomos sempre objetos dela. Por isso, é muito difícil construir algo perene e profundo em um cenário assim. O conceito de “inferno provisório” é um problema por conta da dúvida: se o inferno é provisório e se ele se torna um estado definitivo, não há do que escapar, é o inferno realmente. Agora, se ele não se torna um estado definitivo, eu me pergunto: em que ele se transforma, então? Eu não sei. E talvez seja esse o grande enigma que temos no Brasil de hoje: saber exatamente para onde estamos caminhando, se é que que vamos saber algum dia. Eu temo que nunca chegaremos a essa resposta.

Fonte: DW

 

 

83 Comments

  1. Pingback: “Sociedade brasileira é uma árvore sem raízes” | DFNS.net em Português

  2. A Máquina Troll says:

    O lindo no braziu é como somos unidos…nossa união…Alguns de nós gostam de roubar, espoliar, expropriar e outros gostam de ser vítimas…Assim podemos, todos, viver em harmonia…rs…

    • Alguns gostam de roubar?
      Nada disso, praticamente todos gostam de roubar ou levar vantagem corrompendo, onde senão um país como esse estaria arruinado

      Os brasileiros não é que sejam FDP (com perdão da palavra), são diretamente Netos de Put@, porque são necessarias varias geraçoes para arrebentar com um país rico como esse.

      O pais é rico em diversos recursos, porém carece do mais importante deles, que é o humano, não e que o brasileiro não tenha culltura ou educação de casa e que diretamente 90% desse povo não tem decencia e honradez, e acho que errei pra menos no percentual.

      • A Máquina Troll says:

        “Gil
        10 de novembro de 2017 at 15:07

        Alguns gostam de roubar?
        Nada disso, praticamente todos gostam de roubar ou levar vantagem corrompendo, onde senão um país como esse estaria arruinado

        Os brasileiros não é que sejam FDP (com perdão da palavra), são diretamente Netos de Put@, porque são necessarias varias geraçoes para arrebentar com um país rico como esse.”

        Vou repetir mais uma vez…Fale por vc…rs…

      • Acertou em cheio
        Falta educação não so a corricular mas a moral

    • A Máquina Troll says:

      somos uma sociedade sem coesão e identidade alguma…onde todas as camadas sociais desprezam e abnegam completamente deste lugar…a maioria não se da ao respeito e ao valor…pois nunca houve ou existiu isso por aqui…como Nelson Rodrigues diz: “o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima”…ao contrario de nações como os eua…que lutaram e morreram por sua independência, liberdade e identidade…

    • A Máquina Troll says:

      esta é a diferença entre uma nação desenvolvida e países como o nosso…nada a ver com questões étnicas ou raciais…tipo de colonização(se de povoamento ou de exploração)…ou outra coisa que for…país conhecido por suas criações inventivas(que vão do aeróstato à máquina de escrever, e do avião aos automóveis bicombustíveis), o braziu jamais teve sua produção científica reconhecida através de um prêmio Nobel enquanto outros países sul-americanos tais como Argentina e Venezuela já conquistaram o seu…até mesmo um sério candidato como Carlos Chagas em 1921 foi vítima de tamanha campanha de descrédito movida por seus próprios pares brazileiros que naquele ano o Nobel de Fisiologia ou Medicina não foi entregue a ninguém…tal comportamento perdura até hoje em nossa sociedade…e gradativamente torna-se cada vez mais mais deletério, pernicioso e extensivo…

      • jose luiz esposito says:

        Aqui os mais Malandros ou chamados Espertos, não querem se preparar para trabalharem pela Nação , quem faz isso ,mas cedo ou mais tarde , entenderá que aqueles do Fundão de Salas de Aulas e Vagabundos Oportunistas , conseguiram chegar ao Judiciário , Ministério Público , e a Política , dominando e controlando o Estado e seus Orçamentos a seu Favor e Interesses, fazendo o Restante dos Segmentos e mais Importantes Viverem a Míngua , isto sempre aconteceu após o Golpe da Republiqueta de 1889, mais após 1985 ,esta situação vem se acentuando de Forma Avassaladora , a Coisa esta a Olhos Vistos e Desavergonhadamente !!

    • Não se preocupe… os conservadores irão redimir toda a tramóia que os desconstrutores dazisquerdas orquestraram contra a nossa história… veja o caso do CONGRESSO BRASIL PARALELO… resgatando a verdadeira história do Brasil… e, assimilando os custos via assinantes, disponibilizou via Youtube todos os capítulos para o público em geral poder ver como a nossa história é linda e que toda a desconstrução feita para enxovalha-la partiu de mentes esquerdistas que somente veem o poder de modo ganancioso e egoísta com projeto de poder totalitarista…

      https://www.youtube.com/watch?v=IFwpn7kjIWU&list=PL3yv1E7IiXyRJrtVusbyOWxvbm9TW_zPP

      Aproveitem e vejam o quanto temos que reavivar a memória nacional…

      • Essa série do Brasil paralelo mais parece uma propaganda maçônica. Para uma população cuja maioria é cristã católica deveria ser proibida, uma vez que a igreja não permite que cristãos sejam envolvidos com a maçonaria. Pecado grave!

        • Rafael porventura ouvistes falar de Propaganda Due, P2, Lucio Gelli, foi uma sociedade secreta maconica,ate Maconaria Central de Londres desqualifica-la m 1976 muitos. Entre seus membros teve padres, bispos e cardeais do proprio Vaticano.Eu creio que o Vaticano tem sido ambiguo em relacao a maconaria desde meadosdo Seculo XIX. Teoricamente o Vaticano a condena, mas tolera o fato que muitos membros do clerico sao maconicos.

        • Não tem caráter religioso, meu caro… assino embaixo a proposta deles… e olha que sou conservador… o importante é o resgate da nossa história dentro da verdade dos fatos…

    • A Máquina Troll says:

      esta mentalidade enraizada de que o povo brazileiro é inferior e incapaz por natureza…de que jamais será algo na vida ou de que terá algum futuro…não vem de hoje…é um processo sócio histórico…no século XX, nas décadas de 20 e 30, várias correntes de pensamento digladiavam-se quanto a origem desta suposta inferioridade…alguns, como Nina Rodrigues, Oliveira Viana e até mesmo Monteiro Lobato, proclamavam que a miscigenação era a raiz de todos os males e que a “raça branca” era superior às demais…outros, como Roquette-Pinto, afirmavam que a inferioridade era um problema de ignorância, não de miscigenação….Manuel Bomfim também foi um notável contestador dessa tese em seu livro A América Latina: Males de Origem…

    • A Máquina Troll says:

      poucos países no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil…os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os povos Celta, Romano, Germânico e Lusitano…embora os portugueses sejam basicamente uma população europeia, sete séculos de convivência com mouros do norte de África e com judeus deixaram um importante legado a este povo…

      • Pow meu caro os Burduegas trouxeram somente a escoria. Prostitutas,condenados e degradados.
        Bem diferente da colonização Inglesa que introduziu Emigrantes para se expandirem como nos EUA.
        Essa é a diferença do Norte da America para o Sul da America. Eles tiveram colonização expansionista e nós tivemos colonização extrativista e alicerçada com a escoria Européia.

    • A Máquina Troll says:

      no Brasil, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do País…a esse e a outros processos somou-se o processo de imigração de muitos mais europeus…

    • A Máquina Troll says:

      no início do século XX setores da intelectualidade e elite brazileira passaram a aderir com entusiasmo ao movimento eugênico, o que possibilitou a institucionalização deste movimento no Brasil e a publicação de um grande número de livros, teses acadêmicas e artigos em revistas e jornais de grande circulação, inclusive com a publicação de um periódico próprio…tal ocorreu seguindo o interesse pela eugenia em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França…

    • A Máquina Troll says:

      para as elites brazileiras, a eugenia era um símbolo de modernidade, uma ferramenta científica capaz de colocar o braziu no trilho du pugresso e do tão sonhado “concerto das nações”…entre os temas mais tratados pelos eugenistas brazileiros estavam a educação higiênica e sanitária, a seleção de imigrantes, a educação sexual, o controle matrimonial e da reprodução humana e debates em torno da miscigenação, branqueamento e a regeneração racial…rs…

    • A Máquina Troll says:

      embora o modelo de eugenia desenvolvido no braziu tenha sido menos radical do que os divulgados nos eua e em países do norte da europa, setores do movimento eugênico brazileiro defenderam medidas mais extremas, como é possível perceber nas polêmicas em torno da esterilização eugênica, da seleção de imigrantes e das posições divergentes sobre a valorização do “mestiço brasileiro”…

    • A Máquina Troll says:

      durante os anos de 1920, o muvimentu eugênico brazileiro se organizaria em torno de outras instituições, como foi o caso da liga brazileira de higiene mental, instituição que incorporou o ideário eugênico com bastante interesse…em 1929, o movimento se fortaleceria ainda mais com a criação do boletim de eugenia, periódico fundado e dirigido por renato ferraz kehl, o incansável divulgador da eugenia no braziu e na américa latrina…neste mesmo ano seria realizado o primeiro congresso brazileiro de eugenia, organizado em comemoração ao centenário da academia brazileira de medicina…

    • A Máquina Troll says:

      presidido pelo médico legista e antropólogo edgard boquette-pinto e secretariado por renato ferraz kehl, o evento ficou marcado como um dos principais congressos de eugenia da américa latrina, tendo reunido importantes figuras da comunidade intelectual brazileira e latrino-americana…no início dos anos 1930, no auge das discussões sobre controle eugênico da imigração, dos matrimônios e da natalidade, eugenistas brazileiros fundariam a cumissão centrau brazileira de eugenia, criada com o objetivo de assessorar o governo e as autoridades públicas em assuntos relacionados ao aperfeiçoamento eugênico da população…

  3. Brasileiro de Verdade says:

    Mentiroso, a réPublica sempre tentando esconder a verdadeira história do Brasil. Nosso passado é glorioso, nosso presente é tenebroso, e nosso futuro é incerto para a glória ou para a o esquecimento.

    • Nunca foi glorioso, por pouco tomamos uma piaba do Paraguai, e isso que lutamos unidos com 2 paises, e saimos dessa guerra super endividados com UK porque como sempre, nunca tinhamos M no fiofo pra defecar.

      Regredimos 50 anos com a maldita guerra (e menos mal que ganhamos) e no mesmo seculo XX na WWII enquanto a Argentina era um pais socialmente desenvolvido o Brasil tinha (e ainda tem) um povo analfabeto e que era subnutrido.

      Fomos inclusive incapazes de chegar com nossas fronteiras ao pacifico, herdamos o Brasil quase como ele esta dos tugas.

      Não como USA que cresceu na marra.

      Somente tivemos a gloria de nascer num paraiso, porém até isso estamos destruindo.

      • Vcs dazisquerdas são os ÚNICOS culpados por tudo de errado em nosso país… porque, desde a proclamação da república tem o dedo podre de vcs, passando pela coluna prestes, contrarrevolução de 1964 e a porca e mal formada constituição de 1988, a tal “cidadã” que nos destruiu como nação…

      • Gil tu és um poço de asneiras.
        o subjugado,indefeso e coitadinho Paraguai na epoca era uma potencia em ascenção desenvolvendo-se inclusive na industrialização enquanto os demais habitavam ainda na pura agricultura medieval.
        Não vomites sobre a historia,ela não é o que vc aprendeu em aulas nas faculdades socialistas Brasileiras.
        Eles escolheram o caminho das armas e pagaram com o sangue de seu proprio povo o ultraje.
        Eles desimaram homens e estupraram e mataram milhares de mulheres e cidadões Brasileiros inocentes quando nos invadiram.

        • E tua ainda acha que sou doce para alimentar tua verminose de nazistinha traidor entreguista,vais é perder tempo !
          Mas estas com a vida ganha né carquético e tens todo o tempo pra perder. Ja colocastes hoje a dentadura de molho no copo com agua sanitaria ?

    • Um bom livro sobre história do Brasil e que desmistifica muito do que se aprende nas escolas é:
      HISTÓRIAS DA GENTE BRASILEIRA, de Maria Del Priore, da LEYA Editora Ltda (site leya.com.br).
      Estou lendo o Volume 1 que fala do Brasil colônia e estou gostando muito e aprendendo bastante. Nos colégios aprendem,os só a decorar datas.
      Nossa história é rica e os colonizadores foram heroicos, o que o pais precisa é adotar bons livros nas escolas e ensinar aos jovens como esse pais foi criado.
      Não estou fazendo nenhuma propaganda. Quem quiser pode baixar da internet de graça o referido livro.

      • Todo escritor enaltece o que lhe agrada e desmerece o que o desagrada e sendo assim toda literatura é tendenciosa e manipulada.
        Queres conhecer a verdadeira historia do Brasil ? Busque-a na Bibliex a Biblioteca do Exercito Brasileiro,la encontraras a verdadeira bem diferente da ministrada nas escolas e faculdades !

  4. Bela matéria. Algumas coisas o escritor Luiz Ruffato foi bem condescendente com a atualidade da sociedade Brasileira. Eu sou mais pessimista na minha pequena experiência de vida. Fiz estágio numa prefeitura no RS e lá vigorava os desmandos da primeira dama da cidade, empresas amigas nas licitações públicas, nepotismo cruzado corre solto nas cidades das redondezas. Antes disso, fui militar alguns anos e presenciei castas se perpetuando e as praças sendo humilhadas e servindo de escravos para os osficiais, fora os abusos e assédios morais que imperavam nesse mundo o qual eu presenciei, até por essa razão acho que uma ditadura no Brazil quem iria sofrer, continuar sofrendo seria o povo igual aos soldados, sem nenhuma benefício. Pois bem, fiz estagio numa procuradoria do Estado e lá era igual, castas primeiro, vamos garantir o nosso, corporativismo blindado e para o povo a lei de Gerson. Com isso, eu vejo a classe média defendendo-se com o seu corporativismo plebe, profissionais liberais, etc. Na classe que detém os poderes o povo é visto como uma manada, para não dizer coisas piores. Quem tem o poder esfera pública ou militar garante os seus o resto vivem para nos servirem, parafraseando o texto da matéria: Tem muita gente do campo precisando sobreviver na cidade, mao de obra escrava nunca irá faltar num pais que cultiva o proletariado e sem mantém em cima de uma pirâmide inatingível. Não sou amargurado, mas sou pessimista com a nossa sociedade em todas as esferas. Estou acometido por uma doença degenerativa a 2 anos estou na justiça para o INSS, vendi casa, carro e etc. Para custear o meu tratamento, se não eu não andaria mais se eu fosse esperar pelo Governo e nem poderia alimentar a minha família. Não estou fazendo um ad misericordiam, mas relato que ninguém mudou nada no país até hoje e não vejo perspectivas futuramente. É como diz o escritor mudará se algum evento externo acontecer.

  5. a democracia no brasil sempre foi uma palavra usada para manipular o povao. assim como marajás, corrupçao e outras mais. na situaçao em que estamos, uma ruptura se faz necessária. as instituiçoes estao corrompidas e cada uma por sí.se for para ter um regime autoritário que restitua a confiança das pessoas na justiça e uma presença moralizadora nas esferas legislativas executivas e judiciárias eu apoiaria. estou falando mesmo das forças armadas. agora se for pra tapar o sol com a peneira, acobertar os mais chegados ou dar simplesmente um cala boca, entao é melhor deixar como esta. salve-se quem puder.

    • Você pode ter um presidente bem intencionado ou um ditador bem intencionado, mas estes serão irremediavelmente cercados por aproveitadores e interesseiros. Infelizmente nossa política não forma políticos que seguem seus ideias (sejam eles quais forem), mas pessoas desejando viver do bem público, portanto colocando seu interesse na frente de tudo e de todos.

      • Esta correto Claudiney.
        O problema é o sistema que é corrompido,vicioso e desumano.

        • “O problema é o sistema que é corrompido,vicioso e desumano”

          Tipico pensamento mediano de canhotos que acreditam na falacia do “Todo ser humano e naturalmente bom, o que estraga ele e o sistema”

          Não, não e assim Chesterton já refutou esta bobagem em sua obra realista quando afirmou
          “A natureza humana e caótica, o estado natural humano e a barbárie”

          tanto socialismo quanto anarquismo pecam na mesma tecla neste sentido. Desde os primórdios que o ser humano tem que fazer um esforço social muito grande para não cair na barbárie, por isto foram desenvolvidos a filosofia, a família nuclear, a religião, as leis e outras ferramentas sociais como forma de regulação e contenção entre os convívios…

          • blá blá blá
            e de onde tiraste a ideia de que eu me simpatize por Socialismo ou Anarquia heim DORIANA !
            SOU MONARQUISTA PARLAMENTARISTA e teu papo de coxinha industrializada DORIANA comigo não cola !

  6. Resumindo>
    “Brasil, cultura do farofa pouca meu pirão primeiro”

    Não temos um povo, temos um catadão de tudo.

  7. “Para resolver o dano da corrupção do sistema político e colocar um ponto final na decomposição do sistema de segurança pública […] a população prefere o caminho mais fácil, e ilusório: o do autoritarismo”, afirma.
    _
    Autoritarismo? pedir para que se acaba com progressão de pena para um homicida um latrocida, que com 1/5 de pena pode ir para rua de novo mesmo sendo reincidente e muito autoritário?

    Pedir que alguém com 17 anos 364 dias, 1,80 de altura que mate alguém responda por isto e muito autoritário?

    Pedir o direito de alto defesa para um cidadão que tem sua casa invadida e familia agredida a coronhadas e autoritarismo?

    pedir que politico e funcionário publico se comporte como servidores públicos e não semi deuses, e que parem de roubar e trabalhem e autoritarismo?

    Tempos estranhos….

  8. Acho que se um brasileiro for para um país civilizado e contar o que acontece aqui vão falar que mentira, invenção.
    Por exemplo, se uma pessoa matar alguém, sumir 24 horas, ele pode se apresentar em uma delegacia de policia dizer “fui eu que matei” assinar um termo e sair andando pela porta da frente, esperando um julgamento que vai demorar ate anos para acontecer. E pior mesmo quando acontece, ele tem redução de pena por ter “confessado que matou”
    ?????
    O Brasil e um país onde o burocratístico vale mais que o ato em si, não importa se uma pessoa matou outra, mas sim os “tramites do juridiquês tosco burocrático”

    • Ricardo André says:

      Capa Preta, passei um terço da minha vida no exterior ( filho de diplomata), tem hora que EU não acredito ou não entendo o que acontece aqui. Minha ex esposa era estrangeira, não entendia certas coisas que passava por aqui, preferiu retornar pro seu país, tem hora que penso nisso também, parte da minha família ainda vive fora, não quer retornar. Bom, uma das coisas que mais chama atenção no brasileiro é sua capacidade de denegrir a própria imagem, lá fora as pessoas falam contra o governo, mas nunca do país, nós criticamos , o governo, o país e o povo… vou ficar por aqui para não polemizar o assunto mas entendo bem seu comentário.

      • O Brasil dazisquerdas desconstrutivistas não é para iniciantes, meu caro… temos aqui que aplicar aquela máxima: QUEM COMIGO NÃO AJUNTA, ESPALHA… saudações…

    • sergio ribamar ferreira says:

      Concordo em tudo com o Sr. Capa Preta. Perfeito.

  9. A demagogia tomada por 2 ou 3 frases de efeito, promete soluções mágicas para problemas complexos que foram dirimidos em 30 a 40 anos em países que priorizaram uma construção Nacional supra governamental.

  10. No mundo a Aristocracia feudal foi aniquilada na bala,no Brasil ela sobrevive fortemente dentro de todos os partidos politicos.

    • Sim Wagner. E ela é garantida pela maquina de segurança do Estado,que é unicamente constituida para reprimir quem contestar o sistema e defender o interesse proprio e particular privado.

  11. Temos raízes .. temos história .. herois.. cultura .. religioes … etnias de todos os tipo eu fico e cada vez mais puto e com essa raça de intelectuais q ”brotam” com pacifismos e ideologia de genro ou mesmo seletiva como esse ”sujeitinho” ai da materia acima …..
    Problema do Brasil como nacão esta na Corrupção cada vez mais podre e presente … gerenciamento de recursos e sua burrocracia e a Violência principalmente ela …. Alguem aki teria noção do q e perder 1000000 de civis em +- 17 anos por homicídios ? https://www.youtube.com/watch?v=tQc6Qpl4MtE
    Falta ao Brasil de hj e uma imprensa seria .. verdadeira … e preciso gritar pra todo lado … N TEM COMO UM PAIS SE MANTER DE PE COM UMA GUERRA CIVIL ROLANDO A NOSSA PORTA … simples assim ..e essa cobre soluções .. ai quando aparece um candidato q fala justamente disso .. sem papas na língua … q o Pais vive uma guerra civil e q parte da sua pop esta acordando pro tema ( graças a internet ) …nego vem falar q queremos o ” autoritarismo ”’ de volta .. q ”violência n se combate com leis mais duras ” etc etc etc … e a grandiosa imprensa vai nessa onda … queria saber o q esse pessoal anda tomando ou mesmo q bolha e essa q vivem (mt gente ganha dinheiro com isso ) …

    • Concordo Bruno.
      Como ja afirmei antes não se repudia mais o sangue inocente derramado desde que ele sirva para lavar e remir o ESTADO IMUNDO ate criança morta por tiro nde fuzil de policiais dentro de escolas serve.
      Não se faz depuração necessaria sem que primeiro moralize-se a maquina publica e a justiça.
      Não existe a menor possibilidade de nada com uma policia podre e com corporativistas na justiça.
      Sem policia correta e justiça correta não se tem direito e muito menos étnica !

  12. Mais um intelectualzinho dos direitos dos manos,desta mídia sem vergonha que junto com estes partidos de esquerda criaram este estereótipo de politicamente correto,que só serve a interesses desta porcaria de políticos e direito dos manos.O Brasil que eu nasci e cresci,tinha cultura e tradição .raízes ,coisa que de uns vinte anos para atras vem acabando,quem for contra isso hoje em dia é tachado de fascista e outras coisas mais,gente manipulada pelas mídias e partidos políticos que acreditam nesta baboseira. Mas vai acabar o Brasileiro está com os olhos bem aberto,melhor JAIR se acostumando,Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

    • A malfadada “constituição cidadã”, a constituição dos manos, é que terminou de jogar a pá de cal na república de faz de conta que sempre tivemos… precisamos de uma nova constituinte originária feita por CONSERVADORES… os únicos que sabem irigir constituições… o resto é arremedo mal acabado de ufanistas socialistas delinquentes que gostam de legalizar projetos utópicos e desconstrutivistas…

  13. A Máquina Troll says:

    “Brasileiro de Verdade
    10 de novembro de 2017 at 11:23

    Mentiroso, a réPublica sempre tentando esconder a verdadeira história do Brasil. Nosso passado é glorioso, nosso presente é tenebroso, e nosso futuro é incerto para a glória ou para a o esquecimento.”

    Este pais é feito basicamente de 2 grupos de gente…de um lado descendentes de escravos Africanos e Indígenas…vitimas de todo tipo de barbárie, exploração e desprezo…moldada pelo o voto do cabresto…do outro lado descendentes de uma elite escravocrata, classicista e eugenista…moldada pela mentalidade do coronelismo…que sempre teve o desprezo, o desvalor e o desdém por este lugar aqui…a própria Carlota Joaquina, Princesa do braziu foi um exemplo emblemático disso…seu pavor e desprezo por este lugar era publico e notório…veio para cá forçada…ninguém de Portugal que tinha uma vida estável queria vir para cá na época do braziu colônia…o sonho das elites daqui antes era ser Francesa…viver na França ou levar seus filhos para se formarem ou viverem por lá…hoje é ser estadunidense…amanhã será ser Chinesa…se hoje se testemunha toda uma nação de imbecis que comemoram o Halloween amanhã se testemunharão neste pais idiotas fazendo cirurgias para puxar os olhos e ficar igual aos Chineses…vcs vão ver só…esperem só pra ver…rs…

    • sergio ribamar ferreira says:

      Sr Troll esqueceu que há o terceiro grupo que é o da mestiçagem pois somos mestiços por natureza. Educação, Saúde, Segurança. País que não preserva conhecimento, pesquisa, fadado a perder soberania. Sendo Brancos, negros, índios, mulatos, mestiços… Não importa sem desenvolver à Educação neste país não haverá nação e sim bando. Concordo.

      • Estude então paulofreirianismo, gramscismo, escola de Frankfurt, Teodore Adorno e verás que, com o corpo docente indecente que temos, formados em princípios desconstrutivistas, NUNCA teremos uma educação produtiva no país… porque não há educação dentro desses parâmetros e NUNCA haverá… é como construir castelos de areia e enxugar gelo…

        • sergio ribamar ferreira says:

          Sr. Lucas a quem o Sr. está se referindo?, Tenha mais respeito pois não lhe devo satisfação. Não o agredi com palavras que o Sr. usa como clchê. Educação é a base de uma Nação sem aquela esta não progride. Hoje pode está ruim culpa apenas dos professores ou de pessoas que não sabem discernir ou definir algo. Então não use de palavras levianas para agredir quem está quieto. Respeite as opiniões.

          • ACORDE PARA A VIDA
            Hoje Segurança é a base de tudo e sem ela nem esse papinho sociologico socialista é possivel.
            Estamos no seculo 21 cumpadre o seculo da sobrevivencia.

          • Aponte apenas UM adjetivo direcionado a SUA pessoa no comentário que fiz… apenas um… todos foram voltados para o sistema educacional nacional… vc pode até não concordar, mas vitimismo não lhe dará razão…

    • “Este pais é feito basicamente de 2 grupos de gente…de um lado descendentes de escravos Africanos e Indígenas…vitimas de todo tipo de barbárie, exploração e desprezo…moldada pelo o voto do cabresto…do outro lado descendentes de uma elite escravocrata, classicista e eugenista…moldada pela mentalidade do coronelismo…”…

      EIS O VITIMISMO DAZISQUERDAS !!!… criado a base de falsas premissas e da ignorância que grassa no meio do povão a custa de muita dependência psicossocial em relação ao poder estatal… é esse tipo de “história” que nossos alunos aprendem nas universidades públicas tomadas por professores igualmente despreparados e conduzidos pela mesma malta ideológica que mantém “estepais” nas garras da ignorância intelectual… como se luta contra esse tipo de armação, senão com muita persistência e paciência… retirar esse povo do condicionamento em que vive é como retirar aquelas pessoas presas as máquinas como no filme Matrix… enquanto estiverem presas a essa realidade forjada aceitarão que a realidade é como a máquina estatal lhe mostra… quando de fato não é… ACORDA MAQUINETA !!!… se desplugue dessa parafilia estatal… enquanto é tempo…

  14. Ferreira Junior says:

    Parei de ler quando vi a frase “a população brasileira tem saudade do autoritarismo”. Não meus amigos, o povo tem saudades da autoridade. Do período de andar de cabeça erguida, que foi de 2003 a 2014, à partir daí não deixaram Dilma governar e hoje quem manda são os verdadeiros corruptos que estão no poder.

    • “Andar de cabeça erguida”? Piada né? A OrCrim do ABC nada fez pelo Estado brasileiro, nenhuma reforma no intuito de melhorar a sua eficiência e o atendimento às necessidades dos administrados. Pelo contrário, o que fizeram foi inchar o Estado para depois se servir dele além de tê-lo aparelhado.

      De igual forma a aludida organização criminosa travestida de partido político também nada fez pela economia visto que o crescimento econômico verificado se deu por fatores externos (explosão da demanda chinesa por commodities) tal como se verificou durante o regime militar (aliás, qualquer semelhança do “Brasil – Grande” da ditadura com o “Brasil-PuTênfia” dos Petralhas não é mera coincidência).

      Aliás a intervenção dos petralhas na economia foi na verdade danosa visto a aberração que foi a política dos “campeões nacionais” onde uns poucos empresários “ungidos” por suas ligações com o chefe da quadrilha desfrutaram de todas as mamatas possíveis e imagináveis no BNDES enquanto o pequeno e médio empreendedor foram tratados a pão e água. Mas o pior mesmo foi o gigantesco esquema de corrupção e apropriação do Estado que a OrCrim do ABC levou a cabo com um cartel de empreiteiras, cujas consequências foram a pior recessão de todos os tempos.

      Para piorar ainda tivemos no período a PIOR DIPLOMACIA DE TODOS OS TEMPOS, corretamente chamada de “Diplomacia dos atabaques”, que culminou no escárnio e desmoralização do país no acordo nuclear fajuto de Teerã…..

      Ps: A Saudadora da mandioca não governo mais a partir de 2014 em virtude de sua atávica incompetência, basta ver o estrago que suas intervenções desastradas provocaram no setor elétrico, que hoje amarga uma dívida de R$ 100 bilhões.

      • Ferreira Junior says:

        Cara, já te falei que você é um infiltrado. O que você escreveu não vale a tela donde foi escrito. Qualquer dia desses me sento e vou te investigar, pois teu IP originário bate com a localização do Lucas. Te liga não é só você que tem conhecidos. Tua contra-informação é chula. Defensor ferrenho dos golpistas corruptos que estão no poder.

        • Suas ameaças são risíveis! Você é apenas e tão somente um rato que ruge, um estafeta de uma organização criminosa travestida de partido político que vem aqui fazer o proselitismo da mentira. E é tão patético que ainda tenta requentar a acusação falsa que foi feita pelo rei dos idiotas, também conhecido como Xarliane BIttencourt ou Brigadeiro Salomé….

        • A Máquina Troll says:

          então é por isso que ele não quer ir embora pra Miami comigo…ele já deve ser de lá ….

      • Nada para acrescentar como sempre né TIROLESA ! Somente a tua diarréia cotidiana nazistinha

  15. Bicho extranho é um nazistoide como voce querer afirmar que justiça,etica e moral se faz com depuração exterminadora direcionada.
    A unica saida de um boçal diante de um intelecto é desmerece-lo e partir para a diarréia ideologica.
    Coisa de quem tem nada para somar e multiplicar e somente visa dividir subtraindo.

  16. sergio ribamar ferreira says:

    Respeito todas as opiniões só não aceito falta de respeito ou falta de decoro seja de qualquer comentarista neste site. Este é um dos motivos de apoiar ou não opiniões pois estas posso concordar ou não porém dentro do equilíbrio. Aqui não tem pessoas iletradas, se querem se matar por ideologia A,B, ou C se matem, mas peço para não me envolverem ou escreverem baboseiras que parecem observações de adolescentes que mal sabem interpretar, definir ou discernir sobre algum tema. Apenas copiam e imitam como se usassem em si mesmos o método Pavlov. Por favor tenham respeito pois respeito a todos. Abraços a todos.

  17. sergio ribamar ferreira says:

    Sr. Lucas. vitimismo? Se é uma coisa que combato é isto. Não use adjetivos. Cite o nome da pessoa ou nomes. Politicamente corretos comigo não, passar bem. E outra busque selecionar sobre o que o Sr. considera o sistema educacional é ruim. Cito um exemplo que não se usa mais é o processo de mérito . atualmente se usa muito o ‘QI”(quem indica quem , inda mais no ensino superior. Vitimismo.???Busque outros comentaristas para citar ou esbravejar sobre assuntos que não lhe competem. comento educação de fato e de direito. passar bem.

    • Todos os assuntos me competem, meu caro… tirando alguns assuntos eminentemente técnicos, os quais não me atrevo a comentar por desconhecimento óbvio, educação e geopolítica eu disponho por fato e direito SIM… até porque milito na área… quanto a MERITOCRACIA na cultura nacional, só no PB fazem mais de CINCO anos que defendo essa prática com unhas e dentes… se não se apercebe disso é porque faz pouco tempo que acompanha esse site… passar bem…

      • sergio ribamar ferreira says:

        Sr Lucas. Observe que uso a forma de tratamento adequada para expressar respeito , formalidade e não intimidade pois não o conheço pessoalmente. Se o Sr. milita no site por cinco anos sobre a meritocracia, eu estou há trinta anos fazendo isto na prática. suas graduações bem como as minhas são frutos disto e não é mais do que nossa obrigação em melhorar e aperfeiçoar conhecimentos. Um professor possui várias atribuições além de professar conhecimento é buscar induzir seus alunos a pensar, interpretar. Houve um mal entendido, sim . Foi da minha parte, peço desculpas , então. caso as aceite, ótimo senão, não poderei fazer nada. não tenho face não acompanho redes sociais . gosto muito de ler e obter conhecimento. Possui ensaios, textos, ótimo será um prazer imenso. seus comentários são bons, não? posso concordar ou não, mas sempre com respeito.” Indo de um polo para outro”: poderia ter continuado á carreira militar mas preferi investir em outra profissão que me agrada e muito que é professar conhecimento. Infelizmente não são todos que pensam que a Educação pode dar certo. Uns só desejam implantar ideologias medíocres para suas frustrações, outros como eu vivemos em ensinar em buscar aperfeiçoar, em melhorar. Realmente não percebi seu envolvimento no site, porém estranho que um educador venha a criticar de forma tão ruim à Educação do nosso país. Só par lembrar esta educação refere-se aos professores e mestres que o ajudaram direta ou indiretamente a ser uma pessoa de sucesso. Agradeço ao EB, à Educação, aos meus professores e mestres e também a tantos outros que me ajudaram e me ajudam a vencer. Deus então, nem preciso citar. Do meu ponto de vista o assunto está encerrado e desejo sucesso e concordarei, questionarei e não concordarei com o Sr. em outros momentos. Passar bem e aguardo resposta se achar melhor. Abraços.

        • Minha resposta não foi publicada, não sei porque… nada tinha de impublicável… muito pelo contrário… mas aproveito o espaço para reafirmar que a situação foi superada e que nada temos a acrescentar senão a vontade de continuar na busca pela verdade dos fatos com a ajuda dos demais colegas como vc… desde já agradeço a consideração e lhe saúdo com respeito e admiração… saudações…

  18. sergio ribamar ferreira says:

    Adeus a todos.

  19. sergio ribamar ferreira says:

    Abraços a todos. Retornei ao excelente site.

  20. sergio ribamar ferreira says:

    Sr. Lucas sempre firmes e prontos para luta. Somos vencedores e isto é que importa. Deus é nosso general maior e com ele venceremos. Grande abraço, amigo.

  21. Tem sim que passar o rodo geral e irrestrito nessa verve gentílica que não produz nada de útil pra a sociedade produtiva… e não nos esqueçamos dos bostéricos de plantão que gostam de incitar a malta desocupada e bandida que lhes servem de desculpa para implantar o direito dos manos… é pra chegar o reio no lombo de vagabundo desocupado MESMO… tempo bom era aquele em que o sujeito pra estar na rua fora de hora tinha que apresentar carteira de trabalho senão ia para a Depol… foram esses bostas nazistinhas embutidos dazisquerdas que acabaram com a paz da sociedade defendendo a marginália… esses são os piores… tem exterminar com se faz com barata essas traias esquizofrênicas dos infernos… não prestam pra nada só pra atrapalhar o desenvolvimento da nação… mande eles plantar batatas, caro Alessandro… comigo essa corja não se cria…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com