Sobre os problemas e tropeções dos Pandur II

http://2.bp.blogspot.com/_8vV4aVw1DhI/SzCvngvFhzI/AAAAAAAAAtU/ySgj3IKFVog/s400/pandur6.jpg

Os Pandur II são uma autêntica revolução para o Exército Português. Após décadas de utilização intensiva de veículos obsoletos Chaimite (construídos localmente pela Bravia, a partir de planos do Cadillac Gage Commando) e de APCs M113 a entrada ao serviço de números significativos das viaturas blindadas de rodas Pandur II poderia representar um aumento significativo de capacidade.

Mas nem tudo está bem com os Pandur II… E o Exército recusa-se a receber mais viaturas enquanto os problemas das viaturas não forem resolvidos. No total, Portugal deverá receber 240 viaturas Pandur II de oito rodas e metade já foi entregue, mas apresentam diversas anomalias e não haverá novas entregas até que estes problemas sejam resolvidos, por decisão do Exército.

Isso explica porque é que ainda nenhuma Pandur II foi enviada para uma das múltiplas missões de Portugal no estrangeiro, já que tal implicaria uma aceitação automática das viaturas. Os problemas reportados ao fabricante são graves, estando atualmente 59 das 120 viaturas em armazenamento em Alcochete aguardando reparação pelo fabricante, a Fabrequipa do Barreiro. Fontes ligadas à empresa do Barreiro explicam os problemas com sucessivas alterações impostas pelo Exército aos Pandur, algo que recorda idênticas alegações quanto à relação da Marinha e os Estaleiros de Viana do Castelo a propósito dos patrulhões.

Fonte: Quintus

9 Comentários

  1. Até carros de combate tem problemas não é?

    Ia brincar com nossos irmãos lusitanos, mas não vou fazer isso dada a deselegância, só acho que algum português poderia nos informar sobre essa história de “sucessivas alterações impostas pelo Exército aos Pandur … algo que recorda idênticas alegações quanto à relação da Marinha e os Estaleiros de Viana do Castelo a propósito dos patrulhões.”

    Afinal esse tipo de coisa dificulta e muito a vida do fabricante.

  2. essas viaturas Pandur II tem 3 problemas 1º armamento mt pouco potente e eficaz para uma viatura de transporte de tropas ..2ºuma viatura nos tempos de hoje sem capacidades nortunas..3 a fraca blindagem.. mas pra mim o maior problema e msm de toda forças armadas portugesas ..dinheiro & politicos!! os acordos que tenhem sido feito em portugal de compra e manutençao sao estranhos em que o estado fica a perder em tds eles ..tal como no caso dos submarinos tal como dos helicopteros merlim tal como os carros d combate Leopard-2A6 e tal como os caças f16 ..faz se as compras sem um plano de renovaçao nem manuteçao nem com carantias nem se quer que vai de encontro aos que os milirares querem ou que va de encontro ao tipo de teatro de operacoes que operam. ah claro a velha e obsoletos Chaimite é mais economica e nem se quer portugal tem mts meios aereos suficientes d transporte para as pandur.

  3. cos,

    Vejo que és irmão da boa terra, e lamento pela situação de desordem citada por ti, mas creio ainda em melhoras, assim como creio nelas para o Brasil também…

    Os Pandur estariam em que ordem de peso? Seria possível eventualmente transportá-los em um KC-390 futuramente ou o peso estaria acima das 19/20 toneladas esperadas para esta plataforma?

  4. Essa história não é bem assim…

    Em Portugal as compras são feitas de acordo com os requisitos dos três ramos das Forças Armadas, em consonância com os teatros em que operam.

    Por isso se compram Merlin (devido à extenssíssima costa em que se realizam as missões SAR), por isso se compra, fragatas (em segunda mão num excelente negócio) e não convertas, ou por isso se compram Leopard (novamente segunda mão e excelente preço).

    Nos contratos de manutenção é que a coisa é muito difusa… e porquê??
    Na minha modesta opinião por culpa dos pançudos que ocupam as cadeiras… da messe dos oficiais…

    Não estou a dizer que este seja o caso (o do Pandur II) mas os contratos de compra e manutenção têm sempre empresas entermediárias pelo meio, que na prática não fazem nada se não vender Consultoria (devemos ser o país da consultoria, até para c…. há consultoria) e meter dinheiro do Estado/ Contribuinte ao bolso.

    E quem é que faz consultoria e detém a maioria dessas empresa??… Oficiais de alta-patente, antigos ou actuais… E é impressionante como se dão bem com poder político, de quem falam tal mal quando se engasgam com o camarão…

    PS – O Pandur não tem necessáriamente de estar bem blindado ou armado, não é um MBT e há limites no peso e na mobilidade.

  5. Boas.
    Eu nao te kero chamar de “Burro” diretamente mas axo k o tax a ser, 1º caso tu nao saibas o exercito portugues vai receber 11 versões de diferentes caracteristicas e diferentes armamentos , e a viatura kom menor armamento vai estar equipada com uma metrelhadora pesada 12,7 mm o k e muito bom, 2º tu n sabes o tax a falar todas elas teem capacidade de conducao nocturna , e 3º kuanto a blindagem e muito boa para a viatura k e , teem capacidade de absorver disparos contra ela de municoes ate 14,5 mm e no caso do casco da viatura deve ser uma das milhores blindagens do mundo. Mas caso keiras mais informacoes contacta me .

  6. O Projecto das Pandur é bom , resta agora as unidads produzidas serem realmente equivalentes ao projecto. Nem todas as unidades têm problemas , a razão é que não se pode aceitar uma de um lote de 200 e tal , pois isso implica aceitar que um prazo está a sr obedecido e pagar em conformidade. Os problema detectados prendem-se ao nivel da flutuabilidade e estanquicidade pelo que li, também ao nivel da certificação dos soldadores e juntas soldadas. Quanto á capacidade dos Pandur em si , é excelente , equivalente aos modelos que estão a ser comercializados e em concorrencia.As Pandur não são um MBT , são um transporte de tropas e centro de comando , por isso a blindagem e armas de apoio estão dentro do quadro exifivem bem como a condução noturna. A única coisa que ainda está em testes e por definir é a capacidade do Pandur suportar uma torre com arma de 105mm , mas isso já era considerado para um segundo contracto . Importa agora o fabricante cumprir o estipulado nas caracteristicas do equipamento .

  7. Caro Afonso, aca no Brasil tambem e a mesma coisa, compramos gato por lebre, de fargatas a blindados, agora estamos na novela Fx, sei la o dia do fim desta novela, usamos blindaos nacionais e agora vamos usar sei lça oque, esperamos e esperamos e nada, cade o nosso submarino nuclear? e os politicos só a ganhar.
    Abraço a todos.

Comentários não permitidos.