Sistema rastreia navios desde a Estação Espacial Internacional

Um sistema global de rastreamento que é um verdadeiro “Big Brother” marítimo está sendo testado na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A vigilância tem como base o sistema de identificação automática (AIS, na sigla em inglês), originalmente criado para auxiliar a localização nas áreas próximas da costa e de portos. Agora, ele está sendo usado também via satélite e suas regras estão sendo aletradas para permitir essa aplicação.

São dois os receptores dos sinais na experiência. Um está na ISS, enquanto o outro em um satélite norueguês. Segundo os responsáveis pelo projeto, em qualquer dado momento milhares de grandes navios estão em mar aberto, longe das estações de monitoramento terrestre.

– Trabalhando a partir do espaço podemos seguir barcos durante longos períodos de tempo enquanto cruzam os oceanos – conta Andreas-Nordmo Skauen, da Organização de Pesquisas sobre Defesa da Noruega, que lidera o projeto. – Assim, podemos revelar exatamente onde um barco esteve no mar, uma informação que pode ser muito útil para as autoridades portuárias, de pesca e marítimas.

Com o monitoramento, os portos podem, por exemplo, saber com antecedência que navios estão para chegar e detalhes de sua rota. Já incidentes, como os casos do barco próximo às Ilhas Canárias e do pesqueiro norueguês, seriam do interesse da polícia, das autoridades alfandegárias e de controle da pesca.

Fonte: O Globo

8 Comentários

  1. Noticia boa os militares nessas horas aregalaram os zoyo, se bem que poderiamos esta fazendo o mesmo se não fosse nosso políticos.

  2. http://www.youtube.com/watch?v=LCUTtgj8ZnM&playnext=1&list=PL96C11F6FB6168E1D&index=16
    Canhão eletromagnetico ou o que realmente sera essa arma que foi utilizada supostamente da base de rasteamento do espaço na Australia contra um OVINI que esquivou-se por milimetros e escapou de ser atingido fugindo.E notem a velocidade dessa arma que chega a ser superior a velocidade de fuga do OVINI…A pergunta é : Quem realmente conhece a capacidade do poderio belico dos EUA ? Esse video é oficial e foi gravado apartir da Discovery ou seja gravado por eles mesmos e depois que vazou na NET os EUA proibiram que se gravassem videos ao vivo em suas expedições espaciais.

  3. SÓ PARA REFLETIR,O QUE NOS ESPERA NO FUTURO.
    .
    .
    “(…)Muito mais preocupante pode ser em relação ao nióbio, nos tempos que se aproximam. O Brasil detém 98% das reservas mundiais exploráveis de nióbio e o mundo consome anualmente cerca de 37.000 toneladas do minério, totalmente retiradas do Brasil O preço do metal refinado, 99,9% puro, cotado na Bolsa de Metais de Londres a 90 dólares o quilograma, é meramente simbólico, porque o Brasil é o único fornecedor mundial. Portanto, é ele quem deveria determinar o seu preço. Enquanto fornecermos a “esse preço de banana tudo parece calmo. Poderíamos até fixar um preço maior, mas dificilmente os países da OTAN arriscar-se-ão a possibilidade de um bloqueio das exportações, principalmente quando 90% do nióbio conhecido se encontra no desguarnecido morro dos Seis Lagos. Isto ficou implícito no ‘WikiLeaks’,(…)”
    .
    ————–(fonte:defesanet-18/12/10)

  4. Que tenhamos a coragem e a ousadia de uma grande nação independente e que processemos o niobio e todo o oleo e coloquemos nossos preços e quem quiser que pague para comprar.Uma grande nação se forja com homens de fibra,coragem e acima de tudo ousadia.O tempo em que nativos fugiam espavoridos ao avistarem caravelas ja passou…O QUE VIER A GENTE TRAÇA.

  5. Acredito que existam niveis tecnologicos para diversos niveis de defesa. Existe muita tecnologia guardada, so esperando passar o Evento.

Comentários não permitidos.