Defesa & Geopolítica

Sinal verde para mega contrato de helicópteros para a Marinha Indiana

Posted by

Foto: Airbus Helicopters (meramente ilustrativa).

Imagem ( AIRBUS helicopteres) meramente ilustrativa.

E.M.Pinto

O Ministério da Defesa Indiano aprovou nesta terça-feira 31/10/2017 um importante aporte de recursos que abre passagem para contratação de compra e construção local de 111 helicópteros utilitários para a Marinha Indiana.

Durante a reunião do Conselho de Aquisição de Defesa (DAC), presidida pelo ministro da Defesa Indiano, Nirmala Sitharaman, foi anunciado que serão adquiridos 16 helicópteros diretamente do vencedor da concorrência e que outros 95 modelos serão fabricados na Índia.

A aquisição dos helicópteros será feita sob o modelo de parceria estratégica made in India, o custo total do programa é estimado em Rs 21,738 crore. A partir de agora será dado sinal verde para a escolha do fabricante estrangeiro de helicópteros e de uma empresa do setor de defesa indiano para a criação de uma Joint Venture destinada ao projeto.

Porém o DAC ainda não aprovou os recursos para a  aquisição dos helicópteros destinados a guerra anti-submarino. A Marinha indiana ainda não se decidiu por quilo que considera a plataforma completa anti-submarina e superfície. Inicialmente a Marinha Indiana buscava a contratação de um modelo de aeronave contemplando 230 helicópteros para ambas as funções, ASW, ASUW e Utilitário, mas o contrato foi divido pelo MOD tal como parece.

Os candidatos mais prováveis para a atual concorrência são o NH 90 da NH Industries, o Airbus Helicopter Super Puma naval, o Sikorsky SH-60 ​​e o Agusta Westland AW101 estando este último pendente de aprovação pelo ministério da defesa para participar da concorrência.

A atual concorrência visa suprir a Marinha Indiana de uma aeronave utilitária capaz de substituir a frota envelhecida de aeronaves HAL Cheetah e Chetak.

Os conteúdos dos artigos publicados nesta coluna são de total responsabilidade dos autores e não representam, necessariamente, a opinião do site.

6 Comments

  1. Pingback: Sinal verde para mega contrato de helicópteros para a Marinha Indiana | DFNS.net em Português

  2. Por critérios técnicos vence o SH-60 ou o AW-101 caso seja autorizado a participar. Se prevalecer a bribery vai dar NH-90, que por sinal e tal como a Kombosa voadora e o Tiger vem dando muita dor de cabeça aos seus usuários.

  3. Profeta_Lunatico says:

    AW 101 Merlin o melhor de todos eles..melhor escolha caso participe da concorrencia. Quanto a escolha dos Helis para guerra anti-submarina creio que devem ser Helis mais “leves ” para operarem desde fragatas e corvetas.

  4. Não há registro de falta de operacionalidade do carnaval ao contrário a França o operou no Afeganistão eali sem restrições. Ao contrário de todos os outros da lista. A raf por exemplo reativou seus Pumas da guerra das Malvinas no Afeganistão. Retirando os Merlin de operação. A raf só não teve restrição nem o usarmy foi com o chinook 47.

    • Edilson, esqueceu que o EC 225/725 ainda voa com uma gambiarra na MGB? E até onde se sabe os Merlins operaram e continuam operando no Afeganistão.

  5. Quanto a concorrência. Acho que o AW wildcat seria a aeronave ideal para este concurso. Mas até agora não foi liberado o short list que deve ser alterado em função da alteração do interesse por duas aeronaves a princípio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com