Separatistas iemenitas tomam Áden e governo é confinado em palácio

Separatistas do sul do Iêmen tomaram controle da cidade portuária de Áden após dois dias de confrontos, disseram moradores nesta terça-feira, confinando o governo internacionalmente reconhecido do presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi no palácio presidencial.

 Confrontos entre separatistas do sul, apoiados pelos Emirados Árabes Unidos, contra forças leais ao presidente Hadi, sediado na Arábia Saudita, arriscam paralisar a campanha contra o movimento houthi, alinhado com o Irã, no norte do Iêmen.

Os Emirados Árabes Unidos são um importante componente de uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita de Estados árabes que apoiaram o governo de Hadi desde que os houthis tomaram grande parte do país, incluindo a capital Sanaa, há três anos. O governo de Hadi opera em Áden, embora ele more na Arábia Saudita.

Moradores disseram que forças leais ao Conselho de Transição do Sul (STC), formado no ano passado para buscar o renascimento do ex-Estado independente do Iêmen do Sul, tomaram o último reduto das Forças de Proteção Presidencial de Hadi, na área de Dar Saad, no norte de Áden, em confrontos que em alguns momentos envolveram artilharia pesada e tiros de tanques.

Separatistas do sul do Iêmen posam com tanque em Áden 30/1/2018 REUTERS/Fawaz Salman – Foto: Reuters
.

Ativistas compartilharam fotos nas redes sociais da bandeira do ex-Estado independente do Iêmen do Sul colocada sobre o portão da base. O Iêmen do Sul foi unido ao Iêmen do Norte em 1990.

Moradores de Áden disseram que combatentes do STC haviam anteriormente tomado postos das Forças de Proteção Presidencial nos distritos de Crater e Tawahi, na área central de Áden.

Fonte: Reuters via, Terra

Edição: Plano Brasil

5 Comentários

  1. Um governo, que governa um país literalmente de outro país é demais. Não estamos muito longe disso. O pseudo governo daqui está aqui fisicamemte, más governa para outro e outros países que não o nosso. O T-55 tá ali, imprecionante a longevidade de algumas máquinas de combate! O Urugai tem alguns. O Cascavel tem visto bastante atividade na Síria e Iraque, ( http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/27104/UMA-EXPERIENCIA-REAL–EE-9-Cascavel-em-combate-Libia-e-Iraque-2015-–-2017–/ ) compondo unidades blindadas com M1 Abrans, T-55 dentre outros. O Tanquinho manda muito bem! Na linha de montagem atualizado em tudo que possível ficaria uma beleza!

  2. Os Emirados Arabes Unidos e Arabia Saudistas sao os pilares do petrodolar, supostamente sao aliados, protetorados dos EUA. Tantos eles, os Emirados, como a Arabia Saudistas dizem que estao no Yemen para combater subverao iraniana.Ja faz quase 2 anos, quando escrevo sobre esse conflito no Iemen eu sempre dou enfase que o verdadeiro objetivo desses Emirados e Saudistas e a posse dos postos petroliferos ainda inexplorados que existem em grande quantidade no Yemen. Arabia Saudistas, cujos campos petroliferos estao se esgotando, quer tomar todo o Yemem para si, e os Emirados querem sua parte. E onde ficam os interesses do povo de Iemen?

  3. Conflito levado quase que exclusivamente com armas soviéticas pré-1990, a maioria sem manutenção desde os anos 80. Essas armas funcionaram bem ainda hoje e ainda frustraram o avanço saudita e seu equipamento ocidental.

    • Exatamente! Iêmen com suas ‘sucatas soviéticas’ fazendo os árabes rebolarem com seus moderníssimos sistemas ocidentais.

1 Trackback / Pingback

  1. Separatistas iemenitas tomam Áden e governo é confinado em palácio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.