Defesa & Geopolítica

Seis oficiais do Exército Brasileiro são denunciados por corrupção

Posted by

Militares são apontados como integrantes de esquema que beneficiaria empresa na realização de obras antes de conclusão do processo licitatório

Por Daniela Arbex

O Ministério Público Militar denunciou seis oficiais do Exército, entre eles um ex-comandante do 4º Depósito de Suprimentos (DSup) e um subcomandante, ambos coronéis com mais de três décadas na corporação, por irregularidades no uso de verbas do depósito. Eles estariam envolvidos em um esquema que beneficiaria uma empresa na realização de obras antes de o processo licitatório ter sido concluído, sendo acusados de corrupção ativa e desobediência à lei de licitações. Apesar da tentativa do ex-comandante impetrar habeas corpus contra ato do encarregado do inquérito militar, em 2015, o Superior Tribunal Militar decidiu, por unanimidade, denegar a ordem por falta de amparo legal, o que permitiu a continuidade da investigação, resultando no oferecimento de denúncia este mês contra seis dos sete indiciados em inquérito policial militar.

As irregularidades no uso de verbas do DSup começaram a ser investigadas em março de 2015, após denúncias anônimas serem encaminhadas à corporação, mas o comandante da unidade continuou na função até novembro daquele ano. Hoje, pelo menos três dos seis oficiais denunciados pelo Ministério Público Militar continuam lotados em unidades de Juiz de Fora trabalhando no setor administrativo. Como as investigações ainda estão em curso, os nomes dos envolvidos não serão divulgados. Se forem condenados, os acusados poderão ser excluídos das Forças Armadas.

A Tribuna tentou falar com membros do Ministério Público Militar, mas a informação é que estão em período de recesso e que o órgão está funcionando somente em esquema de plantão para casos urgentes. O Exército também foi procurado na tarde de quarta-feira e na manhã de quinta já que alguns setores estão funcionando em período de meio expediente, mas o jornal não obteve retorno.

Outros desvios
Não é a primeira vez que desvios de conduta ocorrem na unidade. Recentemente, dois militares de carreira que atuaram no 4º Depósito de Suprimentos foram condenados por desvio de toneladas de produtos em 2005, ao lado de cinco soldados e cabos que foram desligados do Exército ainda durante a fase do inquérito. Outros cinco praças envolveram-se no desvio e venda de centenas de armas que deveriam ter sido destruídas em 2014. O armamento foi negociado com terceiros, incluindo traficantes, um dos maiores escândalos ocorridos na cidade e que foi revelado com exclusividade pela Tribuna.

Fonte: Tribuna de Minas

10 Comments

  1. Pingback: Seis oficiais do Exército Brasileiro são denunciados por corrupção | DFNS.net em Português

  2. …………..é a tal coisa….por vezes fatos ocorrem onde menos se espera que ocorram…..

  3. Vejam o site do STM. Quase que semanalmente, militares são condenados em última instância.

  4. ai agente implora pras forças armadas ,,,, pelo amor de deus tira estes politicos do poder e nos devolvam o nosso pais ,,, kkk estamos pedindo pra gato cuidar de rato,,,
    ja tenho 99 por cento de certesa que nosso problema e dna . . aqui nao sobra ninguem ,,, cantem comigo: se gritarr pega ladraaaao ,, nao fica um meu irmao ,,, kkkk
    e mellor brincar doque cair na dura realidade ne gente ,,, a fas sao as mais confiaveis instituiçoes do pais ,,, deve ser porq nao estao no poder , digo nao administram o pais ,,, fica facil pra eles , teem verba fixa nas maos deles pra fazerem o que quizerem , e e muuuuita grana meu irmao ,,, brasil nao e pais e time de futebol ,,, tbem um pais que tem nome de pau …. kkk brasil , o ultimo a sair apaguem as luzes , que a conta esta cara… por favor…

  5. jose luiz esposito says:

    Depois do GOLPE de 1889 , e da chamada de Forças Estrangeiras para combaterem brasileiros dentro do Brasil , que queriam do Exercito ! ( Estudem bem o que foi a Revolta da Armada de 1893/94, uma Vergonha )
    Brasileiro tem muito blablabla e pouco conhecimento Histórico , por isso pede Intervenção de uma Casta contra outras , mas sempre as Castas Corporativistas , dominando e espezinhando o POVO !!

    • O problema das forças armadas brasileiras, vem desde a sua criação. Quando o imperador Pedro I, para garantir a independência contratou um mercenário inglês/escocês (Lorde Cochrane) para criar o exército brasileiro. Naquele tempo Portugal proibia que os brasileiros natos se alistassem na armada, então a opção mais fácil foi contratar mercenários portugueses e ingleses (em sua grande maioria). Os mercenários eram leais ao seu comandante e não ao Imperador, dai foi fácil o golpe de 1889 que depôs o Imperador Pedro II e colocou no poder o Marechal Deodoro.
      . AINDA HOJE, OS MILITARES são leais ao comandante deles o Poder Civil, representado pelo Presidente da República não é respeitado. É essa a razão de tantos golpes. As forças armadas continuam agindo como uma força mercenária, paga pelos cofres públicos, mas leais só a eles mesmos.

  6. Sempre existiu corruptos nas fileiras das FFAA, a diferença com os civis é que uma vez descobertos a prisão, ipm e expulsão desonrosa das FFAA é certa !!!!

  7. CADEIA para eles. Militares tem que serem exemplo para nação, As FfAA representam a mais importante instituição brasileira, e que o povo brasileiro deposita toda a sua confiança nela, começando pela história linda, ordeira e disciplinar que fizeram desde a nossa independência de Portugal.

shared on wplocker.com