Defesa & Geopolítica

Segurança Pública: Governo da Paraíba entrega pistolas e coletes balísticos a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária 

Posted by

Em solenidade que marcou os 90 anos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba , nesta quarta-feira (14), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega simbólica de 700 pistolas  Taurus TH40  .40 S&W  e 1.320 coletes balísticos. O chefe do Poder Executivo agradeceu o empenho de cada um dos agentes de segurança penitenciária em suas funções, e reconheceu o trabalho do secretário da Seap, tenente-coronel Sérgio Fonseca de Souza, e do secretário executivo João Paulo Ferreira Barros.

Ricardo Coutinho destacou que os novos armamentos e equipamentos entregues à Seap e os investimentos direcionados à Polícia Militar e Secretaria de Segurança e Defesa Social nos últimos tempos fazem parte da continuidade do esforço que o Governo do Estado tem feito em modernizar o sistema de segurança. “Enfim, é um conjunto de ações que se somam para poder proteger mais e melhor a sociedade e não tem como um agente penitenciário trabalhar sem colete balístico. Hoje estamos entregando 700 pistolas e foram adquiridas ao longo dos anos mais de 100 viaturas para servir ao sistema penitenciário”, pontuou.

O governador afirmou que durante seu governo o tratamento às forças de segurança tem sido único e lembrou que no período de 1998 a 2010 o Estado não comprou nenhum armamento pesado. Destacou ainda que nesses quase oito anos as Polícias Militar e Civil apreenderam 21 mil armas.

Reconhecimento – Ao receber homenagens da Secretaria da Administração Penitenciária e da Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba, Ricardo Coutinho agradeceu, mas observou que quem deveria ser homenageada era a categoria, “particularmente os agentes penitenciários, que têm feito um avanço que empodera o próprio sistema, cumprindo metas que são fundamentais numa área tão complexa”.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, em sua breve fala, parabenizou a Seap por seus 90 anos e todos os funcionários do sistema, psicólogos, enfermeiros, médicos, “mas em especial os nossos valorosos agentes penitenciários do Estado da Paraíba, categoria essa formada por homens e mulheres que diariamente arriscam as suas vidas em prol da sociedade paraibana”.

Sérgio Fonseca agradeceu pelas parcerias existentes com o Tribunal de Justiça, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, as instituições religiosas, instituições de ensino e todas as secretarias de Estado que, de alguma maneira, contribuem com o sistema penitenciário. “Agradeço ao nosso governador Ricardo Coutinho por tudo que fez ao longo desses sete anos e dez meses em prol da nossa Seap. Agradecimento esse que se materializou nesta placa entregue em nome de todos os funcionários e o que valida essa minha fala, governador, foi a procura que tive da Associação dos Agentes Penitenciários que também fez questão de homenageá-lo”, ressaltou.

O juiz Carlos Neves da Franca Neto, da Vara de Execuções Penais da Capital, declarou que tem acompanhado o crescimento da Secretaria da Administração Penitenciária, de sua estrutura, de todo o cuidado que se tem de aplicar políticas de melhoramento dentro do sistema e não só o armamento, “mas a vontade de querer acertar se soma a um conjunto de esforços que vêm sendo feito e eu só tenho que parabenizar”.

O presidente da Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba, Marcelo Gervásio, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário Sérgio Fonseca pelo trabalho incessante com avanços na Seap, e exaltou a eficiência da gestão de Sérgio Fonseca nos últimos quatro meses.

“Sem dúvidas os 90 anos da Seap é um fato histórico que precisa ser celebrado mas sobretudo a continuidade de um processo de investimento fundamental à segurança pública e à defesa da sociedade e do sistema prisional”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Jair Carneiro; Ricardo Monteiro, Reitor da Unifuturo; Ítala Viana, secretária geral da Comissão de Justiça Criminal da OAB-Paraíba; além de mais de uma centena de agentes penitenciários. A Assembleia Legislativa foi representada pelo deputado João Gonçalves

A Seap é a mais antiga das secretarias de Estado. Foi criada aos 14 de novembro de 1928 por meio da Lei nº 656 sancionada pelo então presidente do Estado da Parahyba do Norte, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Seu primeiro secretário foi José Américo de Almeida. A primeira denominação foi Secretaria do Interior, Justiça e Instrucção Pública.

Fonte: paraiba.pb.gov.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com