Segundo especialista, Y-20 pode entrar em serviço já em 2016

Y-20Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Sugestão: Dragão Vermelho

O cargueiro militar pesado desenvolvido localmente pela China para o mercado interno, provavelmente será colocado em serviço no PLA ainda este ano, afirmou um especialista militar em uma entrevista ao CRI.

De acordo com Xu Yongling, um especialista militar, o período de testes de voo para a aeronave de grande porte leva geralmente entre três e cinco anos. Uma vez que não houve gargalos durante o desenvolvimento ou produção, o Y-20 será colocado em operação ainda este ano.

O primeiro vôo do Y-20 ocorreu em 2013, tornando a China o quarto país no mundo, seguindo os EUA, a Rússia e a Ucrânia à desenvolver um avião de carga militar de 200 toneladas.

“Este não é apenas um progresso para a indústria chinesa de defesa nacional, mas também um marco da modernização industrial e militar”, disse Xu.

O nome de código oficial da aeronave é Kunpeng, um pássaro mítico da antiga China que podia voar por milhares de quilômetros. No entanto, dentro da indústria de aviação chinesa, a aeronave é mais conhecida por seu apelido, Chubby Girl (gordinha), chamada pelos fãs militares por sua relativamente ampla fuselagem.

O especialista militar Chen Hong disse em uma entrevista à CRI que a capacidade de carga do Y-20 é de cerca de 60 toneladas, superior ao do modleo russo Ilyushin Il-76, um cargueiro multipropósito estratégico de quatro motores.

O motor do Y-20, arranjo aerodinâmico e desempenho em combate são melhores  que os da aeronave russa. O cargueiro pode ser utilizado para diferentes plataformas de operações especiais, já que possui uma larga fuselagem e uma significativa autonomia de voo.

De acordo com Xu, o Y-20 também é uma boa escolha para uma aeronave de alerta antecipado e detecção marítima. Quanto aos desenvolvimentos militares futuros, Chen ressaltou que o transporte por via aérea não depende apenas de o Y-20, mas também de outros jatos de carga militar, que a China pode desenvolver nos próximos cinco a dez anos, de acordo com Xu.

Fonte: People’s Daily OnlineEditor: Yao Jianing

5 Comentários

  1. Boa Tarde.
    Poderia disponibilizar uma Materia sobre
    01 – Sistema Hidraulicos e Trem de aterrissagem???
    02 – Teconologia disponibilizadas nos Pneus dos varios tipos de Avioes???
    Obrigado.

  2. Quem sabe algum dia o governo Brasileiro contrate a Embraer para fazer um cargueiro pesado dessa categoria…
    Tenho certeza que o Embraer não vai soltar pecinhas e rebites, ;).

    • Comentário com a qualidade PARADIGMA de perspicácia observatória… a EMBRAER é outra história !!!… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Segundo especialista, Y-20 pode entrar em serviço já em 2016 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.