Secretário de Produtos de Defesa visita o Polo de Defesa e Segurança

Crédito: Seção de Comunicação Social do CI Bld

 

Santa Maria (RS) – O Secretário de Produtos de Defesa Substituto, do Ministério da Defesa, Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos, esteve na “Capital dos Blindados”, nos dias 25 e 26 de setembro, com a finalidade de participar da reunião de Governança do APL (Arranjo Produtivo Local) de Defesa e Segurança de Santa Maria e conhecer o Polo de Defesa e Segurança.

A visita, na qual o Secretário esteve acompanhado do Assessor Militar da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD/MD), Coronel Luis Felipe Garcia Fernandes, atendeu a um convite da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM).

A 4ª Reunião de 2018 da Governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria foi realizada no Centro de Instrução de Blindados, e contou com a presença, dentre outros, do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas; do Vice-Prefeito de Santa Maria; do Presidente da ADESM; e representantes das Universidades e de empresas de Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre.

Na abertura da reunião, o Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), Divisão Encouraçada, General de Divisão Mauro Sinott Lopes, destacou o comprometimento das Forças Armadas, não somente com a soberania, mas também com o desenvolvimento da base econômica do País.

Ainda na reunião, foi realizada a apresentação do Polo de Defesa e Segurança pelo Gestor do APL, Diogo De Gregori, que destacou a constituição, histórico e seus componentes.

“A vinda do Secretário de Produtos de Defesa demonstra o apoio e o entusiasmo que o Ministério da Defesa está com o nosso projeto do Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. Foi uma oportunidade de demonstrar nossa articulação, o trabalho em conjunto entre militares e civis, visando o desenvolvimento do município a partir de ações, buscando atrações de investimentos e desenvolvimento de empresas, para fomentar cada vez mais a base industrial de defesa do Brasil”, afirmou Diogo De Gregori.

 

Dentre as visitas realizadas, destaca-se duas organizações militares do Exército Brasileiro, o Centro de Adestramento Sul, que tem como missão, contribuir no adestramento de tropas de qualquer natureza, preferencialmente blindadas e mecanizadas, para as Operações de Amplo Espectro, por meio da imitação do combate, com ênfase na utilização de meios de simulação, e o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar. Também conheceram o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Durante sua visita o Secretário de Produtos de Defesa teve a oportunidade de conhecer temas relacionados aos blindados e a simulação bem como de apresentar propostas que poderão contribuir para o fomento de empresas da cidade e da região. O Vice-Almirante Campos destacou a importância da indústria de defesa para o pronto emprego operacional, o desenvolvimento regional e a geração de tecnologias. Nesse contexto, apresentou como sugestão, que requer análise e proposta do Exército Brasileiro, a criação de um cluster de blindados em Santa Maria, que se iniciaria com o desenvolvimento de rede de fornecedores locais e regionais de peças para blindados que no futuro podem se tornar fornecedores internacionais destes componentes.

 

Ao comprometer-se em apoiar os projetos do Exército Brasileiro na cidade, o Vice-Almirante Campos afirmou “estou bastante impressionado com o trabalho realizado em Santa Maria, servindo como um modelo de emprego da Tríplice Hélice (empresários, instituições públicas e academia – capital intelectual)”

Entre as ações futuras planejadas, destacam-se, promover a visita de adidos estrangeiros e do Chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas a Santa Maria; propor o maior aproveitamento do Centro de Adestramento Sul pelas demais Forças Singulares destacando a interoperabilidade; e a participação da UFSM em seminário e eventos acadêmicos promovidos pelo Ministério da Defesa.

 

APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria

O Arranjo Produtivo Local de Santa Maria foi constituído devido à forte vocação militar do centro do estado do Rio Grande do Sul e à necessidade de promover esse potencial para fomentar o desenvolvimento da região.

Reúne empresários do setor, representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, assim como de instituições de ensino e pesquisa, poder público e entidades estratégicas com o principal objetivo de articular lideranças civis e militares para atuarem em parceria no setor de defesa e segurança, além de promover o acesso a mercados para as empresas componentes do APL.

Fonte: 3ª DE