Defesa & Geopolítica

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) do Ceará adquiri 3,1 mil novas armas importadas

Posted by

O Governo do Estado do Ceará divulgou nesta quarta-feira (1º) o recebimento de milhares de armas, que serão utilizadas para policiais civis e militares do estado. São 3.140 pistolas, das quais mil serão utilizadas por policiais civis, e o restante, por policiais militares.

Governo do Estado do Ceará divulgou nesta quarta-feira (1º) o recebimento de milhares de armas, que serão utilizadas para policiais civis e militares do estado. São 3.140 pistolas, das quais mil serão utilizadas por policiais civis, e o restante, por policiais militares.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a aquisição das armas se deu através de um processo licitatório internacional inédito no Brasil. O armamento custou R$ 4,5 milhões aos cofres do Governo do Estado. “As pistolas representam o empenho da Secretaria em adquirir equipamentos de ponta para o profissional de segurança cearense. Contrato foi assinado pela SSDPS e a fabricante internacional em fevereiro deste ano, tendo possibilitado uma economia de mais de 50%, na comparação com uma licitação nacional”, informou a pasta, em nota.

São mil para a PC no calibre .40, distribuídas para delegados, escrivães e inspetores. Temos ainda 840 no calibre 9 mm para o Batalhão de Choque, acauteladas a cada policial militar. E as 1.300 restantes da PM, calibre .40, não serão distribuídas para Batalhões especializados, mas para o POG – Policiamento Ostensivo Geral.


Está tramitando um novo pedido, a aquisição de outras 1.000 pistolas para a PC, e 9.000 para a PM, todas SIG SAUER; e assim fazermos o acautelamento para todo e qualquer policial militar. Nosso trabalho é para que esse segundo lote chegue em dezembro deste ano.

Além disso, apresentamos 150 fuzis calibre 5.56 adquiridos pela Polícia Civil, da Radical FireArms, plataforma AR. Destes, 30 foram cedidos à PM, enquanto compramos 138 para os militares. Além disso, cinco fuzis calibre 7.62 para atirador de precisão (sniper) com luneta e bipé, entre outros acessórios, sendo dois deles cedidos à PM, pela parceria com a PC.

 

Exército participou de fiscalização

As armas que foram entregues nesta quarta-feira às forças policiais do Estado chegaram ao Ceará na última segunda-feira (30), ocasião em que a 10ª Região Militar (10ª RM), cumprindo uma de suas missões na área da fiscalização de produtos controlados pelo Exército, participou do desembaraço alfandegário junto à Receita Federal, no Aeroporto de Fortaleza. A seção de fiscalização de produtos controlados da 10ª RM atua como órgão anuente da Receita Federal, responsável por liberar transações comerciais de importação e exportação de mercadorias, como forma de manter o controle dos processos de entrada e de saída de produtos controlados pelo Exército no Brasil.

4 Comments

  1. Deu xapum .. subiu no telhado… o MPCE pediu o recolhimento das armas ” pistolas” por haver risco ( defeito) no que tange a segurança no equipamento .

  2. Quanto terá ganho de propina os licitantes? É o Ceará garantindo o emprego dos estrangeiros.

    • Monopólio, seja do que for ou de quem for NÃO PRESTA… já devia saber disso, caro incauto…

  3. Mas que delícia de notícia, que satisfação em ver armamento de ponta sendo empregado nas forças polícias. Parabéns a SSPDS do Ceará! A Taurus deve tá morrendo de inveja.

shared on wplocker.com