“Se os EUA continuarem a provocar a Federação Russa, encorajará a Rússia a sair do tratado de 1987”

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de violar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF na sigla inglesa) de 1987. Segundo Washington, o desenvolvimento e teste de um míssil de cruzeiro de baseamento terrestre viola seriamente o acordo, bem como ameaça a segurança dos EUA e de seus aliados.

Se Moscou não voltar a cumprir o Tratado, os Estados Unidos pretendem realizar consultações com seus aliados sobre esta questão.

A acusação de que a Rússia supostamente está violando o Tratado INF não surgiu por acaso. Os EUA gostariam de reprovar a Rússia de muitas coisas, mas aqui o efeito pode ser completamente contrário, nota o politólogo Vladimir Evseev:

“Se os EUA continuarem a provocar a Federação Russa, a tentar acusar a Rússia de violações não-existentes, isso, muito provavelmente, encorajará a Rússia a sair do tratado”.

Tecnicamente a Rússia pode muito rapidamente criar um míssil de alta precisão de baseamento terrestre de médio alcance, que permite cobrir todo o alcance de fogo no que diz respeito ao território europeu, enfatiza o especialista.

Usar mísseis de médio alcance com ogivas convencionais não é eficaz. Para eles, a ogiva nuclear é a mais eficaz. Desse ponto de vista, há que entender que se a Rússia decidir implantar tais mísseis, será justamente na versão nuclear.

“Junto das fronteiras russas, em particular na Polônia, os EUA planejam implantar uma grande base militar sua. Uma base semelhante está planejada na Romênia. Ninguém pode excluir a criação de uma base ou bases, por exemplo, na Lituânia. Desse ponto de vista, a Rússia tem todo o direito de sair do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, da mesms forma que os norte-americanos saíram do Tratado de Mísseis Antibalísticos”, notou Vladimir Evseev.

Os Estados Unidos têm muito a perder se continuarem sua política externa provocante, inclusive na área de redução de armamentos nucleares e seus meios de lançamento, enfatiza o especialista. Porque o lado americano está sistematicamente violando as disposições fundamentais do Tratado INF, usando para testar elementos individuais de um sistema de defesa antimísseis misseis-alvos imitando mísseis balísticos de médio alcance.

Por isso a Rússia, como um estado independente, não pretende se ajustar ao que querem em Washington ou Bruxelas. Deste ponto de vista, os EUA, muito provavelmente, receberão uma resposta bastante adequada à sua política externa.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário foi assinado em 8 de dezembro de 1987, em Washington, pelos líderes da União Soviética e dos Estados Unidos, Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan. O Tratado entrou em vigor em 1 de junho de 1988 e presume o abandono da produção, testes e implantação de mísseis balísticos e de cruzeiro de baseamento terrestre de alcance médio (de 1.000 a 5.500 quilômetros) e pequeno (de 500 a 1.000 quilômetros).

 

Fonte: Voz da Rússia

29 Comentários

  1. “A maior parte do mundo está doida. E a parte que não está doida está furiosa. E a parte que não está doida nem furiosa, está apenas idiota” – Charles Bukowski
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Quem admirava o Bukowski era Sartre… outro degenerado desconstrutivista… e assim como Bukowski, megalonanico…

  2. Novamente… EUA colocando base militar na fronteira pode… é normal!

    Rússia, fazer o mesmo com seus aliados… CUBA, por exemplo… que nem é tão pertinho assim… NÃO PODE!

    Cada vez mais me convenço de que a política dos EUA é a mesma da Alemanha Nazista… Dominação… “Somos SUPERIORES… aceitem isso!”

    com a única diferença de que estão se armando até os dentes antes da guerra… não querem cometer os mesmos erros que Hitler…

    E nada incomoda mais os VALENTÕES do que ver o seu TRONO ameaçado por aqueles “um dia” fracotes, mas que agora resolveram se preparar pra revidar… pra não “deixar barato”… !

    O governo americano deve ser um polvo… continua dando tiro no próprio pé… e ainda tem pé pra dar tiro! 🙂

    As respostas russas continuam sendo ADEQUADAS.

    BZ

    • ‘O governo americano deve ser um polvo… continua dando tiro no próprio pé… e ainda tem pé pra dar tiro!”

      Brilhante cara 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr. Lucas;
        .
        Acredite, aquela história do conto urbano do Slender Man,em que é descrito como um ser monstruoso que se veste de um terno preto e tem diversos braços grandes que se estendem a distâncias impossíveis;para agarrar suas vítimas é real … acredite .. existe sim !!! … 🙂 🙂
        .

  3. os russos estão corretos !!!

    quando saiu nos estados unidos textos falando que o Obama era o 666 !!! todos nos rimos e achamos que a sociedade americana tinha ficado louca e que aquilo era por ele ser negro ou melhor café com leite achamos que era por racismo dos yankes

    mas o Obama esta provocando a russia e a china essas duas não brincam em serviço

    os estados unidos por intermédio de fmi mascaram as contas de seu pais e fingem estar tudo bem ,mas a realidade é bem outra

    para a elite americana que fizeram bunker contra a radiação a guerra seria uma forma de tentar recuperar o domínio total no globo novamente

    mas hoje essas armas atômicas eles podem mudar não apenas a politica global mas o próprio planeta

    estados unidos nazifaci dos piores ate isso eles copiaram da Alemanha

    • Ao invés de integrar ao mundo moderno e usar seu poder para vencer economicamente a Rússia está repetindo os mesmos erros do passado, tirando do povo para uma corrida armamentista que não pode ganhar.

      Vai ser engraçado a Rússia ser isolada e falir de novo. Pobre do povo russo que não tem acesso à informações e nem uma democracia decente.

      Apontar armas nucleares para seus principais clientes é muita burrice.

      • Peraí meu caro Deagol, tá certo que você tenha preferencias na hora de demonstrar seu conhecimento técnico sobre armas, mas acho que não devia levar isso para tudo em suas opiniões, sob pena da perda de senso de realidade em geopoliticas. Nesse caso especifico quem esta sendo cercado são os Russos, vistos como não confiáveis pelos yankes, com respaldo dos Europeus que aceitam essa premissa, sem levar em conta a dependência que ainda ostentam nessa relação. Estão sendo tutelados de forma desbragada sendo que o único que tera vitoria nesse imbróglio são os states, que temem a concorrência comercial e a perda de mercados do unico paîs que domina, como ele, diversas capacidades de conhecimento. E saber, meu caro, quando se adquire nunca mais se perde, pode até haver defasagem, mas quem já conhece o caminho sabe os melhores atalhos para alcançar o sucesso. A China apesar de seu poderio populacional, que lhe garante uma vantagem competitiva, ainda não atingiu níveis de excelência em conhecimento como os Russos, por isso tanto empenho em travar essas suas pernas. Mas não se engane meu caro, os Russos tem muitas alternativas, a começar por distribuir seu conhecimento para que outros atores possam surgir com potencial competitivo que possa ajudar a sangrar os yankes economicamente. Querer fazer parecer que os yankes estão interessados em instalar bases na Polonia, na Ucrania, e em todo e qualquer país vizinho da Russia, assim como alimentar dissidências fratricidas, como o fez na Georgia, nos paises Árabes e por ultimo na Ucrania, em nome da democracia e dos bons princípios democráticos e demonizar a Russia, só cola nos descerebrados adoradores do americanismo, do norte, e do principio do absolutismo imperialista unipolar.

      • Caro Júlio

        Você critica “demonizar a Russia,” que nem é uma democracia verdadeira e ao mesmo tempo não se importa em demonizar os EUA e a Europa?

        Os russos assassinaram 40 milhões de ucranianos além de inúmeros outros crimes contra o próprio povo, seu modelo de economia faliu e seus antigos parceiros abandonaram o barco.

        Eu não acho que tentar de novo vai dar certo.

        A China, por exemplo, compra armas dos russos pq os ocidentais não vendem.

        “A China apesar de seu poderio populacional, que lhe garante uma vantagem competitiva, ainda não atingiu níveis de excelência em conhecimento como os Russos”

        Que níveis de excelência em conhecimento os russos tem fora das áreas de tecnologia militar, espacial e exploração petrolífera?

        Eu sei que vejo carros, brinquedos e até produtos eletrônicos chineses nas ruas, russos eu não vejo nenhum. No máximo vejo alguns softwares de boa qualidade. desenvolvidos na Rússia.

        Vale muito mais economicamente ter superioridade nas indústrias de tecnologia civis industriais como a Alemanha e Japão do que na fabricação de armas.

        Olhe a aviação, que seria o forte dos russos, por exemplo, aos poucos os chineses e indianos dispensam cada vez mais tecnologias russas para desenvolver capacidades próprias ou comprar dos ocidentais.

        Quanto a alimentar dissidências fratricidas é exatamente o que russos sempre fizeram estão fazendo na Ucrânia agora mesmo.
        Pq não aceitam que a Ucrânia seja uma democracia independente?

        Pq chantagearam os Ucranianos ameaçando deixar a população de origem russa passar frio sem gás?

        Isso só prova que os russos não estão preocupados com o bem estar de ninguém e são tão demônios quanto os americanos pois se preocupam com os próprios interesses acima de tudo.
        Não vejo aonde os russos demonstrem ser melhores que os EUA.

        “e do principio do absolutismo imperialista unipolar.”

        O mundo foi bipolar durante décadas. Isso fez alguma diferença para nós?

        Não sei mas parece que o governo Putin tenta a velha tática de usar um inimigo para unir a população a seu favor. Mesmo pq não permite a liberdade de expressão e imprensa em seu país. Em grande parte o povo russo é um dos mais manipulados da atualidade.

      • Meu caro Deagol, peço a voce que defina “democracia verdadeira” para ter um patametro de comparação, mas por favor não venha trazer a Americana, usada como padrão ocidental, porque lá tambem já esta comprovado quem nem sempre o preferido do povo, no voto, leva. Reconheço as barbaridades cometidas pelos Russos contra seu proprio povo, mas isso foi no seu passado historico, e se formos ficar avaliando passado a historia americana pouco se difere, ficando a diferença por conta da glamourização que os yankes fazem por conta de seu dominio mundial da midia através do cinema. Mas não esqueça lá teve uma guerra de secessão que matou milhares, praticamente estinguiram contingentes indigenas, roubaram meio Mexico, só mostro isso para voce entender o quanto pernicioso são seus simbolos, muito pouco diferentes dos Russos, portanto.
        Mas o que me importa de fato é meu país, não nos negamos o negociar com os yankes por conta de seu passado criminoso, por que deveriamos desconsiderar os Russos se podem nos oferecer oportunidades? Coisa que os yankes cansam de nos negar? Meu caro não quero o Brasil mais Russo ou menos Americano, quero meu país com liberdade para escolher seus parceiros comerciais sem patrulheiros defendendo interesses que não são nossos, gente que viu os yankes apoiando um golpe de estado sob alegações falsas, exatamente como fizeram na Ucrania, e em diversos paises, neste momento histórico a Russia é que está sendo atacada meu caro, e fora dos ransos sentimentais do passado, qualquer pessoa isenta pode perceber isso. Abraço.

      • “Vai ser engraçado a Rússia ser isolada e falir de novo.”

        No seu mundo tecnohipotético (tecnossonho) realmente isso acontecerá. Aliás, será mais fácil isso acontecer do que vc resgatar o seu ‘anelzinho’ perdido nas mãos da galera da Terra Média, não é mesmo! Oh ‘anelzinho’ rodado…rsrsrsrsrsrs

      • Esse ai em cima é outro idiota lobotomizado… faz um excelente par com o pé de feijão… 🙂

      • deagogó esta realmente sem noção

        você não tem acompanhado os estados unidos tentando lançar a guerra fria novamente

        se você parar para pensar a união soviética apenas se livrou de varias republicas que eram difíceis de administrar

        tanto china e união soviética se fingiram de morto e agora estão comendo o toba do coveiro yanke

      • Sei…. não são os EUA que tem conflitos em sua vizinhança… né pezito burrico ???… 🙂

      • Pois é Caro Blue Eyes a gente nunca sabe do que o pezito ta falando, mas temos que concordar que ele é engraçado. Sem ele e suas respostas raivosas a parte baixa do plog não seria tão divertida.

  4. “Apontar armas nucleares para seus principais clientes é muita burrice.”

    Concordo, para isso tem Cuba e outros lugares mais próximos dos EUA e é para lá que os mísseis devem ser apontados, já que a guerra é levada à porta da Rússia que ela faça o mesmo.

    • Uma coisa é que a gente gostaria outra é geopolítica. Cuba está cada vez mais próxima do fim dos embargos, até já ofereceu nosso porto para os EUA, não acredito que a essa altura irão voltar atrás e servir de base para os russos. Se não fizeram isso durante a guerra fria não será agora que farão.

      A guerra não está sendo levada à porta da Rússia. Uma coisa é a construção de sistemas de defesa ( que é opção dos países que não querem mais fazer parte do sistema russo ) outra, bem diferente é posicionar armas nucleares próximo às fronteiras de outro país muito mais poderoso.

      Também vale a pena lembrar que em tecnologia de mísseis de cruzeiro os EUA estão muito na frente dos russos e já tinham mísseis lançados do solo na década de 80.

      Todo mundo já o resultado de uma guerra fria, fazer de novo me parece burrice. Um aliança com a China que se desenvolve muito mais rápido que a Rússia condenará os russos a serem eternamente fornecedores de comodities e indiretamente dependente dos EUA e União Européia que são os maiores financiadores da economia chinesa.

      Russia fornecerá para China que fornecerá para o ocidente, assim quando o capital ocidental acabar ou for cortado a produção chinesa cairá e a importação de gás e minérios da Rússia também. De qualquer jeito a Rússia continuará dependente dos membros da OTAN.

      Já vimos os resultados de uma Guerra Fria, a diferença é que a Rússia é muito menos influente e poderosa do que no século passado.

      • deagogó a nossa cuba pais irmão latino

        esta sendo amparado por nos brasileiros ,pelos chieneses , pelos venezuelanos e por ai vai

        sobre os estados unidos esses não querem uma capital forte latina na américa do norte

        por isso a DEA americana arma o trafico de drogas no mexico por isso os cientistas americanos envenenaram populares na américa central

        quel que é alemão você passa pano para o nazifaci anglosionista

        quem ajuda cuba somos nos outros !!!!!!!!

      • pra sumir com cuba basta um peido… é tão perigosa que possui uma base americana em seu território… 🙂

      • Não distorça os fatos pitgringo boçal, os States tomaram não mão grande parte do território Cubano por conta de um governante entreguista e ditador chamado Fulgencio Batista, que durante o período em que governou a ilha entregou-a aos yankes que fizeram dela um puteiro Para os ricos daquele país, por conta das verdinhas recebidas. Alias o estopim da revolta popular que geral tudo que você escolheu abominar, nesse seu processo medíocre de selecionar antipatias. Guantanamo foi um golpe oportunista, que revela muito mais sobre os yankes, que essa sua piadinha boçal e cumplice de um furto descarado a um país soberano por razões alienadamente ideológicas. Mas esperar o que de você, gringo safado, o Duce das pradarias.

      • Vai lá juju MELANCIA… peça para o seu senhor barbudo reintegrar o território perdido… 🙂

      • Viu gringo boçal, como você merece a exposição a que te coloco? Sem argumento só te resta essa mimimi pitbicha. Você engana alguns nacionais da direita, ao sionista não, por que dividem a cama. Mas aos poucos vão te reconhecendo e sabendo que não presta serviços ao Brasil.

      • Quer dizer que “prestar serviço ao Brasil” é ficar de quatro pro barbudo cubano, né ???… tome tento de homem, juju… tu ta parecendo as esquerdalhas enlouquecidas da década de 60 que eram loucas para serem estupradas pelo barbudo cubano depois de tomarem uma COCA-COLA com cachaça… eita neguinha antiquada !!!… 🙂

      • Se você se informar melhor cuba verá que cuba já ofereceu o Porto, financiado pelo brasil, para empresas americanas. E para sua tristeza eles não estão muito interessados em servir de base para a Rússia.
        Também os russos já afirmaram que não irão construir bases aéreas na América Latina.

        Pense antes de escrever.

Comentários não permitidos.