Santos=Dumont X Wright Brothers

Dumont-x-Wright-img-destacadaSugestão: Mauro Lima.

Miguel Junior.

Desde garoto, me encantei com o vôo mecânico e logo ouvi falar do “Pai da Aviação”, o brasileiro Santos=Dumont.

Tal foi sua trejatória na História da Navegação Aérea que foi o único dos pioneiros da Aviação a ter os quatrobrevets”existentes na época: o primeiro de balonista livre, o segundo com seu invento, o balão Nº 9, o Baladeuse, com dirigibilidade prática absoluta que lhe permitia voar entre predios, árvores, em alta ou baixa alturas, levando-o a um café ou restaurante, a uma praça, jardim ou a casa de um amigo no centro ou arredores de Paris, amarrando seu Nº9 como se fosse um cavalo, o terceiro como inventor do 1º avião, o biplano 14BIS, que foi o avião a ser homologado em todo o mundo, publicamente e por uma Entidade Científica Oficial reconhecida em todo o mundo, o Aéro-Club de France e o quarto com o seu monoplano, o ultraleve mais conhecido e fabricado no mundo até os anos 20, oDemoiselle.

Como sou crítico da “História Oficial”, que é sempre escrita e manipulada pelos dominadores geopolíticos, tive a idéia de escrever um livro sobre os fatos que levaram e ainda levam a crer, na maioria dos países, que foram os Wright os inventores da máquina voadora controlada. Comecei a pesquisar não só as fontes primárias, como jornais da época, publicações voltadas a navegação aérea, etc, mas, sobretudo as ações subliminares e as que se fazem furtivamente, de maneira desleal e ilícita e que são realizadas para o embuste histórico com o fim da eleição de suposta inquestionabilidade sobre a superioridade tecnológica e mesmo moral desse Império. Tal prática tem sucesso pela omissão, restrição, dirtorção, factoidismo e a simples e descarada mentira. Neste livro eu iria comentar sites, enciclopédias, museus e livros onde esses métodos do engano escondem fatos perfeitamente comprováveis mediante uma simples conferência em registros disponíveis… só bastando a vontade do Conhecimento, para que se chegue ao Saber.

Dentre as farsas históricas, a suposta primazia do vôo de um “artefato mais pesado que o ar”, atribuida aos irmãos Wright, era a que mais me incomodava porque haviam corroborações não por ignorantes, inocentes úteis ou pessoas de conhecimento superficial, mas pela subserviência captulacionista assumida por articulistas em “publicações especializadas” e escritores brasileiros que nunca, sequer, se detiveram ou se aprofundaram nos pontos mais polêmicos de uma querela tão antiga…e/ou que, no mínimo, os levaria a dúvida

Consequência disto foi a ampla saudação descuidada, no Brasil, do livro “Asas da Loucura”, do historiador ianque, Paul Hoffman, que usa a técnica da destruição de imagem pelo falso elogio, pela deturpação dos fatos, pela suspeição moral, pelas invencionices factoidistas que, ao fim, inflige ao leitor um Santos=Dumont que não existiu.

Porém, desisti deste projeto quando li o brilhante livro de Adriano Batista Dias: “Santos=Dumont: O Inovador”, Vieira & Lent casa editorial, Rio de Janeiro, 2006.

Adriano Batista Dias diz, entre tanto mais, tudo o que eu gostaria de ter escrito sobre a polêmica da primazia do 1º vôo do “mais pesado que o ar”.

O Pai da Aviação, the “Father of Aviation”, foi jogado muito além do segundo plano na História da Conquista do Vôo Mecãnico, foi jogado fora das enciclopédias, dos sites oficiosos e museus do mundo todo, por intermédio daquelas práticas vis… e isso precisa ser conhecido por todos e ensinado aos jovens.

Recomendo, também, o excelente livro do físico e escritor Henrique Lins de Barros: “Santos=Dumont e a Invenção do Vôo”, Zahar editora, Rio de Janeiro, 2003.E que está disponível na Internet, no site:

Porém, comecei a escrever um livro de ficção em cima de fatos ocorridos na vida de Santos=Dumont.

Fonte:

18 Comentários

  1. Não há o que discutir… Santos Dumont é o pai da aviação… há provas inconteste desse fato… tentam desbanca-lo, mas há muito material disponível dando conta de suas façanhas… os Wrigth também tiveram o seu valor, contribuindo para que muitas duvidas do designer mais eficiente para se alçar voo fosse compreendido posteriormente… acredita-se que Dumont tinha conhecimento dos testes feitos pelos Wrigth… mas foi Santos Dumont, com sua genialidade que efetivou incontestavelmente a façanha primordial de fazer o homem voar com algo que não usasse gases mais leves que o ar para voar…

  2. O incrível é que tem muitos brasileiros acreditando na mentira ianque que são os Wrigth os pais da aviação. É aquela velha e eficaz técnica de fazer uma mentira virar verdade…

    • por LUCENA
      .
      .
      Enquanto os irmãos Wright estavam consertando velocípedes e bicicletas, santos Dumont estava nas alturas com os seus dirigíveis.
      .
      Provou por A + B em público em plana luz do dia a sua proeza de inventor que algo mais pesado que o Ar poderia voar e ser manobrável demostrado pelo 14 Bis.
      .
      100 anos depois, os brasileiro fizeram uma cópia fel e novamente, Alberto Santos Dumont estaria certíssimo, o clone do 14 Bis voava que nem uma gaivota nos céu azul do meu Brasil querido.
      .
      A ironia das ironias, os americanos com toda pompa e a imprensa sionista em peso, com o presidente W. Bush ( Mr. Tortura ) como um animador de palco de um circo de 5º categoria, pagaram maior mico com o invento dos irmão Wright … Hahahah …
      .
      Moral da História toda; e os irmão Wright investicem mais tempo na sua oficina de velocípedes e de bicicletas, eles poderia ter uma marca que concorreria com a Caloi ou a Monark más não, os únicos que os lembram são as frustamentos dos americanófilos ( sionistas ).
      .
      Santos Dumont está na eternidade e no braço de muita gente famosa também pois, toda vez que olharem para cima e virem um avião ou olharem para o seu pulso para verem a Hora, verão que um brasileiro lhes proporcionaram isso. … 🙂
      .
      .
      Eu acredito na capacidade do brasileiro, mesmo que digam do contrário !!!

    • “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”

      Adolf Hitler

      “Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.”
      Joseph Goebbels

  3. Santos Dumont, grande herói brasileiro exemplo para todos nós, infelizmente as escolas pouco ou nada falam desse grande homem.lembro-me quando criança,que as escolas tinham a Semana da Asa, onde estudava-se esse grande feito !

    Os pais de Santos Dumont, eram mineiros, seu avô quem era francês ! Alberto era um legítimo brasileiro !

  4. Na verdade podemos ir mais longe ainda.

    Ainda hoje as réplicas construídas do 14BIS segundos os dados técnicos reais VOAM e o dos irmãos Wright não… simples assim!

    http://bit.ly/1q6LQ9s

    http://glo.bo/1q6MkfV

    http://bit.ly/1qQpRbU Segundo essa matéria, o motor apresentado pelos irmãos Wright foi fabricado DEPOIS da data em que fizeram seu primeiro vôo… safadinhos não!??? Esses “States” hein!?? 🙂

    http://bit.ly/1q6N1Ga 14BIS voando BONITO!

    http://bit.ly/1q6NiZr O 14BIS de Alan Calassa

    http://bit.ly/1q6Nw2K

    http://bit.ly/1q6NIPz Documentário

    Dá pra fazer uma lista bem longa de links aqui só pra esse tema… mas há inúmeros outros, tendo em vista a criatividade e qualificação dos Brasileiros… infelizmente, o nosso maior ponto fraco é a nossa Classe Política…

    Graças à mentalidade TACANHA e CORRUPTA somos não uma potência geopolítica… mas, muito mais, apenas uma “dama de bordel” do mundo moderno… a quem convém elogiar, ou pagar algo, vez em quando!

    Mas os ventos estão mudando… quem diria que uma nação que já foi SERVIL (e foi mesmo!) ao FMI, e sem muitas projeções de futuro, hoje pode ser parte de um projeto que vem, justamente, quebrar este banco, e a moeda mais famosa da Terra!??

    “The winds… They’re changing”… e eu ainda estou aqui pra ver! 🙂

    Abraço galera!

    • O problema de nosso país não é a classe política.

      Essa é dependente do poder real, o poder econômico.

      O poder econômico dita a pauta dos meios de comunicação.

      Os meios de comunicação são responsáveis pela eleição de parlamentares comprometidos com o poder econômico, com interesses particulares e não republicanos.

      Atacar o sistema político e enfraquecer as instituições é o meio utilizado pelo poder econômico para colocar de joelhos os representantes populares e impor decisões que contrariam os interesses maiores de nosso povo.

      Quando conseguem enfraquecer o elo entre o povo e seus representantes, armam o golpe.

      Esse é o período de nossa história de democracia mais longeva.

      • Sou obrigado a discordar de você companheiro… quase toda a nossa classe política é uma bosta… e como não surgem opções realmente NOVAS… vamos ficar nessa M por muito tempo ainda!

        Independente de quem a Globo apoie hoje… nenhum deles é realmente bom para o Brasil… são deficientes em diversos, DIVERSOS mesmo, fundamentos, políticos inclusive!

        Quanto a classe econômica… fosse eu milionário, faria o mesmo… é de fato a classe que mais sustenta o país… foi Monteiro Lobato o primeiro a incentivar a exploração petrolífera…

        Se tenho uma empresa com 3 empregados, provavelmente ganho mais que como empregado, e dou emprego para 3.

        Se tenho uma empresa com 100 empregados, provavelmente ganho muito mais, e ainda dou emprego pra 100.

        Nós precisamos de mais EMPREENDEDORES… e que fiquem RICOS… e criem MILHARES de EMPREGOS RRREEEEAAAAIIIIISSSS… não essa palhaçada política que vai por aí!

        Lembro que numa eleição passada o Bitar prometeu criar 20.000 empregos assim que assumisse, ou algo assim… e eu que tive que explicar como isso pode ser feito pra uma amiga minha… abre concurso para 10.000 garis e 10.000 policiais… e de onde são o dinheiro pra pagar todo mundo!??

        Essa é a parte mais simples… é só criar mais um imposto bobo… coisa que as pessoas não dão atenção… ou aumenta, quando o povo chiar volta atrás… e depois de uns meses aumenta novamente.

        O aumento da passagem que o povo conseguiu reverter, virou imposto no Riocard, quando se recarrega você paga… mas não foi nem divulgado isso! É só mandar que o povo aceita na boa!

        Em tempo: O imposto de renda segundo “Pai Rico Pai Pobre” foi criado pelos políticos para taxar as grandes riquesas (como querem fazer agora novamente… imposto duplo, só pode) e aplaudido pelo povo… até que chegou a vez deste pagar… afinal, também ganha uma FORTUNA! 🙂

        Os pedágios também são pagamento DUPLO… pois quem possui veículos já paga a manutenção das vias de uso do mesmo!

        Não parceiro… nossa classe política é uma MMMMMM mesmo!

        E a decadência do ensino é mais pelo descaso e desmandos governamentais que por falta de esforço profissional.

        Sinto muitíssimo, mas tenho que discordar.

      • Parabéns, Mauro, pela sua realista colocação… o nosso amigo acima vive em um mundo que não corresponde a realidade…

      • Se observar direito entenderá melhor meu texto. Precisamos de grandes grupos econômicos. Não existe mal em ter bilionários, desde que coloquem sua propriedade para cumprir sua função social, cumprindo nossa Constituição.

        Isso significa não sonegar impostos, cumprir a legislação trabalhista, ambiental, respeitar o consumidor, não fazer propaganda enganosa, investir constantemente em inovação, não participar de corrupção e de formação de cartéis, etc…

        O problema é que a maioria de nossos “empresários” não cumprem com nada disso. São escravocratas e não absolutistas, com raríssimas exceções. Não copiam Ford, ou os meninos do Google, preferem imitar o McDonald’s.

        Nossa classe política é reflexo apenas parcial de nosso povo, não é melhor porque quem financia as campanhas escolhe muito mal quem deve ou não ganhar publicidade. Acrescente os senadores suplentes que viram titulares sem qualquer voto.

        Todos os países desenvolvidos cobram mais impostos diretos sobre a renda do que o Brasil, isso aqui é um paraíso fiscal para bilionários. Na França existe alíquota de imposto de renda de até 90% (noventa por cento).

        Quando alguns bilionários sonegam (como o Itaú, a Globo e a Natura), milhões de cidadãos de classe média são chamados para pagar mais impostos, inclusive pedágios.

        Detalhe, porque não existe IPVA sobre iates, barcos, aviões ou jatinhos?

        Nossa classe empresarial e nossa mídia é tão corrupta que sequer um mercado de ações decente conseguimos ter. Veja o último caso de Eike Batista.

        Apesar dessa classe corruptora, na democracia conseguimos eleger uma boa quantidade de excelentes parlamentares, o que pode ser comprovado pelos grandes avanços sociais, econômicos, militares, científicos e educacionais do país.

        Urge uma reforma política que permita a eleição de representantes do povo e não das empresas.

      • É aquela velha estória socialista/fascista: vc é dono mas quem manda sou eu, o estado, na figura de seus “democráticos” representantes… a essa altura, a liberdade foi pras cucuias… é mera retórica… só em países socialistas que a iniciativa privada deve ter “função social” eternamente… isso que matou a América livre, depois que o fordismo tomou conta do país, logo após o New Deal… tiveram alguns anos de desenvolvimento econômico natural, mas depois da cachaçada vem o porre… posteriormente se recuperaram porque, assim como o Brasil, são ricos em recursos naturais… assim foi aqui também… bem disse o grande e inesquecível Barão de Mauá: quanto menos o estado se meter na economia, melhor para a nação…

      • Sinto Blue, mas essa você perdeu para sempre. A República Federativa do Brasil não adotou o liberalismo total em sua constituição, mas um mitigado. Aqui a propriedade tem que se justificar, pois ela é uma mera ficção jurídica para direcionar a distribuição do direito de usufruto dos bens. A propriedade se justifica pelo cumprimento de sua função social. Quem for contrário a isso deve buscar se nacionalizar em outro país ou montar um grupo guerrilheiro para destruir as instituições e convocar outro poder constituinte. Fique à vontade, kkkkk.

  5. Atenção caros colegas, descobri que um texto que tenho salvo em meu HD é de 2003 e que foi copiado originalmente da revista ASAS, eu nem me lembrava de onde o copiara (descobri com uma busca na web). É interessante e dá algumas provas de que os irmãos bicicleteros são uma farsa. O texto se chama Uma Falsa Polêmica. Segue o link, já que não há espaço para colar o meu texto.
    http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/9-luso/3-falsa.htm

  6. Legal ver pelo menos no Brasil essa barreira a mentira. Eu já havia mencionado isso, que esses Wrighte inventaram foi uma catapulta sob trilhos que a propaganda americana chamou e chama de avião e que muitos brasileiros viciados na “verdade” da propaganda yanke caíram nessa por puro espirito capacho.

Comentários não permitidos.