Saab Gripen E : Voou e daí?

Soem as trombetas. Acendam os fogos. Soltem a fumaça branca: Habemus caça! Tan tan tan tan tan… O Plantão do Jornal Nacional informa… Não. Não foi assim que aconteceu. Não teve fogos nem haverá parada militar. O primeiro voo do Gripado praticamente passou em branco na grande mídia.
Quando Daniela Mercury resolveu sair do armário, foi assunto de horário nobre no JN. No entanto, nem uma palavra sobre o Gripen. Vai ver que é por isso que teremos Parada LGBT e não militar… Não é irônico?

Pela Web vimos alegria de alguns, mas parecia um suspiro aliviado. Como se o sujeito tivesse comprado às cegas um eletrônico pelo Mercado Livre e ligando ao receber, soltasse um “Graças a Deus que funciona!”.

Mas afinal, não era para voar? Não era isso que esperávamos dele? Alguém ainda tinha dúvida? Não era uma aeronave nova. Era praticamente um “Block III” de algo que já voa desde dos anos 90. Porém ainda deu para ouvir bem fraquinho alguns gritos de #ForaGripen misturados com #ForaTemer…
Como diz meu amigo Alexandre F, comprar caça não é como comprar carro! Não é mesmo. Esta mais para um casamento sem direito a divórcio ou anulação. Mesmo que o pessoal da operação zelotes entre na igreja, o padre não vai interromper a cerimônia. A FAB vai casar com o Gripen. Aceita que doi menos.
Mesmo que os outros pretendentes fossem melhores, mesmo que não seja o genro dos seus sonhos, a escolha foi feita e você não pode fazer nada a respeito. No máximo desejar que sejam felizes e nos tragam muitos netinhos.
Porem não existe o “Felizes para Sempre”. Alguns casamentos duram mais e outros menos. Na década de 70 a FAB casou com o Mirage III. Uma relação de amor e ódio, com rupturas momentâneas, seja por conta dele ou dela, mas que durou mais de 30 anos.
Já a relação com o F-5 começou na mesma época, esta durando até hoje e provavelmente vai completar bodas de ouro. Devo entender, então, que apesar de serem aeronaves de funções diferentes, para o perfil da FAB, o casamento com o F-5 foi mais feliz?
Sendo assim, eu espero que com o Gripen aconteça a mesma coisa e que ele voe pelo menos por uns 40-50 anos nas cores da FAB para compensar o investimento. Não vejo problema com o noivo, o que me assusta é que ninguém sabe o que se passa na cabeça da noiva…
Uns dizem que a compra de 36 Gripens é para substituir os Mirages III, outros falam que o gripado veio para substituir também o AMX e o F-5. O gozado é que ambos os grupos se apegam ao texto da Estratégia Nacional de Defesa para justificar seus argumentos.
Enquanto isso a FAB fica em silêncio deixando todo mundo doido. O que a FAB pretende? Um misto Hi-Lo ou apenas um caça Multi função para tudo?
Para muitos o gripado se encontra na mesma categoria do F-16 e do Mirage 2000 porém com uma eletrônica mais nova. Sendo assim, aqueles que criticam o caça gostariam de vê-lo como um Lo, junto com algo mais “foderoso”, como vemos na França o Rafale com Mirage 2000 ou a dobradinha F-15/F-16.
Outros acreditam que para quem é, está bom demais! Olham para o Chile com seus F-16 e se sentem felizes com seus Gripados. Esquecem, no entanto, que ao norte a “Venezuera” tem um Hi/Lo Flanker/F-16…
Mas o que todos concordam? O que é consenso entre os críticos e os fãs da aeronave é que 36 unidades é pouco. Será que ninguém da FAB vai comprar essa briga ou vão ficar quietos só por causa de um aumentozinho de salário?
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vlGfvObp3jU[/embedyt]
Fonte: Aerofatos
Edição Plano Brasil

112 Comentários

  1. Artigo extremamente pobre e tendencioso pra dizer o minimo.

    Perdi alguns minutos preciosos da minha vida…

    Grato

  2. Não se pode mudar o noivo, cpncordo, mas o casamento ficou caro, absurdamente caro. Logo, o mínimo que podemos fazer é cobrar responsabilidades na escolha e nos custos envolvidos. Isso, pois a FAB, a Marinha e o EB tem de uma vez saber que dinheiro não dá em árvore e chega destas aventuras para engordar oficiais das três forças e manter a famosa doutrina.

    • Acho que foi a Dilma que bateu o martelo, Se eu falar para cobrar do PT, vai ter gente reclamando, então deixa como está.

  3. Escolhas erradas na hora errada, assim é Brasil, concordo em parte com quem escreveu isso. Vetor muito fraco em comparação aos outros, péssima escolha, e aí a gente tem que engolir.

  4. uma faca pequena afiada pode ser letal como uma espada …gripen é um belo de um caça e mais do que suficiente para nossos padrões, o que se pode questionar é a quantidade de caças para o brasil …as forças armadas só é lembrada quando o bixo pega, é normal agora e sempre será…achei desnecessário parte do texto…

    abraços…

  5. …………a grande mídia não se interessa pelo Gripen, mas tão sómente faturar a grana dos que nela acreditam piamente….é possível que talvez a grande mídia fale do Gripen em um futuro remoto, se “por acaso houver”um conflito do Brasil com algum país vizinho…..a grande mídia é o lacaio de alguém que quer ver o país desarmado e submisso….. enfim, a grande mídia quer ver nossa caveira militar…..isso é tão velho quanto Matusalém…….bem, contam por aí uma piada curiosa de que o Brasil só contará com 36 Gripen para TODO o país…..ora, se a FAB adquirir 200 exemplares ainda será POUCO pro tamanho do nosso território…..isso tá na CARA !!! qualquer pessoa verá esse fato…já se foi o tempo dos poucos Mirage que a FAB aposentou …..agora tem que ter mais…..outro item é a modernização do AMX….a quantas anda? DINHEIRO TEM!! …..bem… que venha o Gripen………..

  6. Não existe em Brasília alguém com pensamento crítico que possa bloquear estes absurdos que as três forças colocam como projetos estratégicos, essenciais ao país e coisa e tal. Se gasta muito mal no Brasil o dinheiro caro a população. O Brasil poderia muito bem comprar F16 via FMS se grandes dificuldades, escolher escoltas já prontas e provadas em marinhas do mundo todo, comprar carros blindados sobre rodas em produção em outras nações, mas prefere a jabuticaba, o sonho, o desvaneio de apostar caro em projetos com resultados muito discutiveis. Tem os oficiais e parentes empregados em empresas fornecedoras das três forças. Logo, tudo gira em torno das vantagens pessoais e não do país. Não existem santos nas três forças, foram criados no mesmo ambiente que vemos na lava-jato, e devem respeito e respostas ao contribuinte. Dinheiro não dá em árvore FAB, EB e Marinha. Esses programas megalomaníacos deveriam serem cancelados, em nome dos que sofrem nas filas de hospitais e das crianças sem escola deste país. Para desfilar em 7 de setembro servem qualquer coisa.

    • Wolf…

      “…poderia muito bem comprar F16 via FMS…”

      Não. Não poderia, dependendo do que se quer fazer… É a própria legislação que obriga compras militares com compensações de alguma espécie, o que determina a maneira como a compra é realizada… Portanto, não tem essa de “prateleira”…

      Sugiro leitura da lei 12598.

      As forças armadas não são as responsáveis iniciais… Simplesmente receberam ordens para desenvolver um plano de reequipamento. E assim foi feito…

    • “Esses programas megalomaníacos deveriam serem cancelados, em nome dos que sofrem nas filas de hospitais e das crianças sem escola deste país.”

      Esse é o discurso mais burro e frouxo que existe. Não vê jornal? Não está acompanhando o que está acontecendo no país?

      Pode cancelar prosub e Fx2 e jogar todo os bilhões em saúde ou educação ou segurança. Sabe o que vai acontecer? NADA, continuará da mesma forma. Por que? Estamos assistindo o porque todo dia na TV e na internet.

      Dinheiro tem e muito. Tem dinheiro suficiente na defesa, na saúde, na educação e em todo lugar que o Estado mete o bico.

      O que precisamos é de gestão, seriedade, auditoria, investigação, processo e punição.

      Não gosto de ouvir esse negócio de “TOT”. Acho ingênuo pensar que um país que investe a décadas/séculos em educação, inovação e tecnologia, simplesmente aceite liberar geral para um comprador. Mas o gripen, visando o atendimento da legislação, conforme citado pelo RR, era a melhor opção entre os concorrentes. Aeronave ainda em desenvolvimento…poderíamos acompanhar muita coisa sendo projetada e executada. Espero que nossas empresas estejam conseguindo acompanhar isso.

      Dentre os concorrentes, talvez não seja o caça mais capaz, mas é um salto gigantesco em questão de tecnologia, aprendizado e defesa. Falem o que quiser…mas na América do Sul estaremos na vanguarda por muito tempo, pois a operacionalidade dos caças venezuelanos é questionável, Chile parece não estar pensando, ainda, em substituir ou complementar seus F16, Peruanos e Colombianos parecem não ter condições de galgar algo melhor que o Gripen e, por fim, nossos hermanos estão quebrados.

      Seria bom demais se, quando esses países resolverem atualizar seus caçadores, o Brasil possa ofertar, junto à Suécia, o Gripen…tirando Argentina, em razão da lide com os ingleses, Chile, Colômbia e Peru são potenciais mercados.

      • Perfeito Felipe Morais
        E ainda tem mais questões que os comentários ignoram…
        Não adianta querer ficar gastando bilhões no mercado internacional que isso só vai contribuir para o desequilíbrio de nossa balança comercial…

        Nosso problema sempre foi e vai ser incompetência e brigas ideológicas de pessoas que não estão dando a mínima para a manutenção e expansão da soberania nacional…

        Gostaria de ter ver um vetor mais pesado na FAB, para fazer uma parceria hi/lo com o gripen, mas sem compensação industrial ou outros benefícios vamos estar jogando nossa balança comercial no buraco…

  7. Excelente matéria! O Gripadinho nada mais é do que um F-5 G melhorado. Somente vibram as Gripencats do site CAlcinhas Vencidas Ocas Kahadas. O Gripen NG é um cacinha para ingles ver. É um Lift e nada mais. Serve de drone para os Flankers. Foi uma escada política para um superfaturamento onde só os envolvidos lucram a escolha da pulga alada.

    • Ivan,

      Qualquer que fosse o escolhido, seria a mesma coisa… O processo seria exatamente o mesmo, com negociações com empresas que seriam, em sua maioria, as mesmas… Por tanto, seu argumento não encontra base…

      • Escolheu um fusquinha para defender um país gigante. Agora aguenta a galhofa. Quem mandou errar na escolha, já era.

      • Rapaz, eu prefiro o fusquinha com sua mecânica confiável e robusta alemã (gripen) do que um SUV LIFAN, que solta pecinha (caça chinês) ou um SUV JAC MOTORS, que além de não ser tão confiável, anunciou que não tem mais assistência técnica no Brasil (Russos). Não esqueçamos da trinca peugeot/renault/citroen que são tops de mecânica, mas a peça é cara de doer (Rafale – Rainha do hangar).

      • Quando o sujeito fala de aviação assim, de maneira pejorativa, é porque não entende nada além de decorar números de internet.

        Muito mais o gripen que um mig.

    • Gripen – É inferior ao F-16 Block, seria 3ª geração + se aproximando da 4ª G.
      MaS era o possível para o Brasil bancar, e a Suécia único país disposto realmente a transferir tecnologia, sem restrições. O que não aconteceria com operadores russos, norte-americanos e até franceses, sem falar os custos que representariam um caça bi-turbina (Su-35, F-18 A/C, e o Rafale).
      Essa que é a verdade.
      O Brasil não consegue andar/voar com um Mercedes, vai andar/voar com um Fusca.
      Essa é a nossa realidade.

      • O gripen ng tem o mesmo desempenho do F-16 mas o recheio mais moderno. Só lamento se a realidade é difícil de entender. Nem tudo só por ser americano ou russo e o melhor.

  8. Matéria com crítica exagerada, pobre de conteúdo e que parece ter sido escrita por alguém que está sofrendo muito com a escolha do Gripen. Se referir a um equipamento que emprega tecnologias de alto nível, nunca antes usadas por nossas forças armadas adotando termos como “gripado” e “foderoso” parece nos remeter a um bate papo de porta de botequim, onde os participantes entendem muito bem de bebidas, salgadinhos e talvez futebol, mas parecem não saber nada de aviação militar.
    Como foi dito acima, “aceitem que dói menos”.
    Eu também gostaria de ver voando por aqui aviões como o F-15, Rafale, Su-30 e Su-35. Quem sabe até o F-35 e futuramente o Russo T-50. Mas este é um sonho que nunca será realizado enquanto o Brasil for administrado por políticos e empresários que não estão nem aí para a nossa defesa. E junte-se aí também militares da alto escalão que parecem só pensar em suas carreiras, e não na eficiência das nossas forças.
    O Gripen não é “gripado” e nem “foderoso”, ele desponta como um excelente caça para aquilo que se propõe e é o que vai estar operacional em uma força vergonhosamente obsoleta e que insiste em usar F-5 como avião de linha de frente.
    Adianta pouco termos Su-30 com os índices de disponibilidade como tem a Venezuela.

    • Cara se fizermos uma retrospectiva de comentarios ,veremos que muitos que estao criticando o tal Gripado , defendiam em seus comentarios a aquisiçao do foderoso F7 thunder sino-paquistanes ,kkkkk , isso demostra que as criticas ao GRIPEN sao baseadas quase que totalmente em sentimentospessoais , nadica de motivos tecnicos operacionais , e muitos defenderam a aquisiçao das 50 kombis voadoras !

      • Aí você falou tudo meu amigo “nadica de motivos técnicos e principalmente operacionais”.
        Em termos de um caça de primeira linha, acho que a FAB nunca operou com um vetor que fosse o melhor de sua época, como são hoje o F-15, Rafale, Su-30, Su-35. Estamos dando um salto gigantesco ao passarmos de F-5 para Gripen. O avião se enquadra tranquilamente entre os mais sofisticados de sua categoria e a meu ver o único ponte que realmente merece críticas está no numero reduzido de unidades. Mas tem gente que vive sonhando e na falta de algo mais coerente para escrever, destilam críticas que costumam ser infundadas e às vezes até infantis.
        Pode ter certeza de que se o Brasil tivesse comprado o F-15, o Rafale ou o Su-35 teríamos pessoas insatisfeitas e reclamando.

  9. Amigos… pra quem tem F5 Gripen é muita coisa. Queríamos algo melhor?… Claro que sim!
    O Brasil não tem interesse em mostrar que entrar aqui seria uma dor de cabeça. É sempre a mesma mornidão… tenho pra mim que a vinda desses vetores é só pra manter doutrina.
    Um Gripen bem armado pode trazer sim problemas, mas a quantidade ai não é ideal. Se vierem os 100 idealizados, talvez.
    Não se iludam, a FAB não vai trazer um Hi pra fazer par com ele. Este será a espinha dorsal por muitas décadas…. e como eu queria estar enganado…. sendo assim, que venha logo nossos Gripens!

  10. Graças a deus meus olhos estao perfeitos para ler esta materia infantil , certamente nao se pode compara-lo ao Rafale , mas compara-lo a um F5 melhorado ,kkkkk, ai aia ai , e tem Russofilo neste mimimi tambem ( Eu acredito que ha espaço para SU 34 na Marinha ), bom , deixem que chorem , o choro eh LIBRE ,aceitem que doi menos , sinto uma inveja BOA dos futuros caçadores que irao operar este eficiente LOzinho vitaminado ,fui !!!!!!!

  11. Que texto pobre, miseravelmente fraco, sem conteúdo!!!
    Perdi minutos valiosos da minha vida lendo o texto e alguns comentários ainda piores.
    O Gripen é um excelente caça e o Gripen E/NG já o supera em tudo e bate em ,no mínimo,pé de igualdade com qualquer caça que não seja de 5ºg, superando a maioria.
    Leiam mais e comparem ,falar por falar não vale .

  12. Plano Brazil que desperdício de texto tendencioso e sem argumentos ou seja nada produtivo, acabamos lendo porque são tantos absurdos que tinha que chegar na última linha para tentar o que se passa na cabeça deste ser.

    Filtrem mais o conteúdo que é publicado este por exemplo não agregou em nada, aliás sim teve o efeito que ser um dos mais negativos em comentários até agora.

    Deixem então espaço em aberto para quem tem algo interessante para falar e agregar , existem muitos leitores com pontos de vista distintos mas com base em argumentos sólidos.

  13. achei a matéria normal cada um diz o que acha
    sobre a imprensa ele esta correto sobre a disputa que se tem em varias ideologias sobre o caça ele também esta correto
    o que ele não percebe e que eu vejo que a maioria não percebe
    é que o caça que foi casado com a fab que ele conta

    todos os aviões demoraram para trocar e ate hoje estão na fab por causa de governos corruptos e fracos e entreguistas
    e não por causa que a fab adorou o casamento

    o que tem que se falar também é que o caça foi comprado pelo governo do pt o primeiro governo a investir verdadeira nas forças armadas

    pois os outros nada fizeram ,
    e o que tem que ser falado também que agora com temer parou novamente tudo

    e que tem que ser falado também é que tudo que esta acontecendo a novas aquisições estavam no contrato firmado pelo governo antigo do PT

    então eu preferiria o caça russo su35 e entrando na construção do t50 fazendo uma fabrica nacional de aeronaves caças
    mas o gripen foi escolhido e não sera de todo ruim pois esse governo temer não é para sempre e
    no futuro o brasil pode comprar mais caças gripen e mais caças de outras empresas , QUAL O PROBLEMA

    melhor ter o gripen do que não ter nada igual estava ai a anos de desgoverno do Collor ,Itamar , Sarney e fhc . nenhum investiu nas forças armadas .um bando de lixo

    o brasil esta parado por causa do golpe e de políticos entreguistas , voltando a normalidade voltaremos a comprar material militar de varias procedências

    o que não podemos é deixar ser usados por políticos igual o aloisio nunes 500 mil a ser uma ponta de lança yanke contra a Venezuela , ou deixar entrar yankes na amazonia com a palhaçada de que é treinamento , ok

    mas eles vao cair um após o outro os vermes entreguistas não vai ficar um de pe
    o aecio corrupto safado vai cair nessa semana isso se o judiciário não for totalmente podre tem gente que se salva ali ainda assim espero

    então para completar não achei o texto ruim achei mais os comentários preconceituosos pois ele mexeu com as duas turmas as que não gosta do gripen e as que gostam do gripen

  14. E mais um detalhe , HI eh pra naçao que PROJETA força ou que estao comprometidas com alianças que as obrigariam a projetar força a qualquer momento , o brasil nao tem esta intençao , nunca teve , nunca terah , chego a esta conclusao baseando na FALTA de coesao politica , uma CLARA divisao ideologica radical , uns pro america outros pro cumunismo , isto impede qualquer tentativa de alçar voos mais altos !

    • Essa divisão nunca houve no Brasil antes do maldito Luis Carlos Prestes por aqui aportar… tanto é que Getúlio, o amado dos tais keynesianos atuais, apoiados burramente pela esquerda tacanha, o meteu nas grades e exportou a tal Olga Benário pro colo dos esquerdistas nazistas… mas como no país do futebol nego não entende nem das regras desse jogo, seria pedir demais que entendessem aspectos particulares de nossa história recente, quiçá mais antiga… O BRASILEIRO É UM ETERNO FERIANDO, já dizia o nosso amigo CP… povo que não se presta a conhecer sua história verdadeira merece aplaudir lulas, dilmas e ciros… pode esquecer… não temos miolos pra ser nada mais que uma Bolívia continental… isso aqui só refundando na base da bala… só isso salvaria esse país de ser um paraíso de boçais… nação que não sabe distinguir os sinais dos tempos vai sucumbir por merecimento… só Deus mesmo para ter compaixão de nós e nos enviar um Moisés que conheça todo o sistema e saiba fazer certas mágicas necessárias… aguardemos a vontade divina, porque, se depender desse povo ignorante, nada mudará…

      • Oigalê tchê! Será o (ZN) Zaratustra Ninguém abrindo o verbo aí em cima?
        Indagaria o gaúcho Getúlio Vargas.

        Falando em História…
        Getúlio, falem mal ou falem bem, é o único político brasileiro que, em sua época, deu um certo respeito a nossa classe política perante o mundo.
        Como?
        Ora bolas, só alguém com muita honra a lustrar ou a reerguer, para se dar um tiro bem em cima do coração, perante circunstâncias que desabonavam suas ações.
        Isso não é pouca coisa não, mostra que pelo menos num passado recente o Brasil era uma país onde a honra era valorizada por alguns de nossos políticos… Comovente e bonito até.

        Há uns anos atrás – 28 de mai de 2007 – O ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Toshikatsu Matsuoka, se suicidou após ter sido envolvido em um escândalo por corrupção. Certamente por causa da honra de seu país, sua família e sua própria. Também comovente e bonito de certa forma (se fez auto justiça por enforcamento).

        Éhh, acreditem.. Já tivemos políticos honrados.

        Mas,
        Será que vamos precisar de várias toneladas de balas (ZN – Zaratustra Ninguém) para salvar nossa honra emporcalhada da desonra de inúmeros boçais?
        Ou vai faltar minério no planeta para tal?
        O mundo vai acabar e o Brasil ainda vai estar patinando na lama?


        ZN – Zé Ninguém, brincadeirinha com seu nome, mas com humor a vida fica melhor.
        Abç!

      • Eu não contaria com essa versão da história, meu caro… meu pai tinha contatos no Catete na época da tragédia getulista e corria a boca pequena que ele JAMAIS teria suicidado… antes foi morto, assim como Tancredo e outros que não aceitavam o esquema da República tocada pelo militarismo nos bastidores, bem como o entreguismo de alguns setores da política nacional… mas sua traição veio de dentro de sua família… diziam até que seu irmão em pessoal teria dado o tiro fatal… essa é a história que não se vê contada nos livros dos esquerdistas nacionais… em seguida mataram o Gregório Fortunato que tinha conhecimento dos fatos… enterraram a história e contaram o que acharam menos traumático para a nação… Getúlio não era homem de cometer suicídio… nisso vc tá certo… tinha uma certa honra que não encontramos mais entre os homens com H…

  15. É muita viúva saudosa junto!
    Chooooora fogosa, esses defuntos não voltam mais , nem com macumba braba!
    Abraça o travesseiro e abafa esse choro, senhora(s)

    A escolha foi da FAB, feita por técnicos capacitados, com MILHARES de horas de vôo em aeronaves de combate (não em sites de internet, diga-se). O relatório do COPAC, que baseou a escolha do GF, era claro, claríssimo. Se não dá para acreditar nesse pessoal, melhor entregar a defesa aérea da nação para a Bolívia.

    Apesar de não concordar com algumas colocações do autor, muito menos com a forma como foram feitas, não vou chegar ao ponto de desacreditá-lo ou ofendê-lo, como fizeram alguns aqui. O principal argumento elencando, o casamento, é fato. De minha parte, acho um casal simpático.

    O problema da FAB hoje é o mesmo da MB. Meios velhos, obsoletos, com baixa disponibilidade e caríssimas manutenções. Seria melhor esvaziar os cofres públicos e comprar tudo de bom e do melhor no mundo afora?
    Claro, óbvio até (sonhar não custa).
    Mas aí vem a pergunta: É assim que você, cidadão, faz na sua casa?
    Não?
    E porque não?
    Então porque deveriam as forças armadas brasileiras?

    Parcimônia e caldo de galinha, não faz mal a ninguém. ..

    • A maioria dos envolvidos no escandalo da Petrobras eram técnicos com anos de experiência, e vimos no que deu!

      • Das 3 forças, o pessoal da FAB é, na minha humilde opinião, o mais qualificado. Sua opinião, pelo visto, difere da minha. Não nivele por baixo toda uma corporação que tem prestado relevantes serviços à nação, apesar das limitações que lhe foram impostas.
        Existem estrangeiros que acham que todo brasileiro é malandro e preguiçoso. Não me surpreende. Difícil é conviver com derrotismo doméstico.

  16. Sinceramente, que lixo de matéria…
    Em relação ao programa FX-2 a minha posição sempre foi muito clara e o Gripen NG teve de mim oposição firme. Todavia, nunca denominei o projeto de “Gripado” e outros termos do gênero. Mas, esperar o quê de uma pessoa frustrada que acredita ser um redator de matérias de Defesa?

    Um redator deveria se objetivo e informativo no tocante ao material que publica, não é o caso. Preocupa-se, antes, em ficar a dar apelidos para aeronaves… Atitude infantil.

    Aerofatos tornou-se um espaço dispensável.

  17. Caros Administradores/Editores

    Uma coisa eu vou concordar com um dos comentários: Esse texto não deveria ter sido republicado aqui. É uma honra ter algo seu em um site com o peso do Plano Brazil, mas será que vale a pena ser achincalhado por comentadores que não me dão o direito nem de saber os seus nomes?

    Esclareço para os mais invejosos, aqueles que nunca tiveram essa honra, de que eu não pedi para ninguém republicar. Se soubesse que esse material acabaria aqui, teria tido o cuidado de elaborar algo mais técnico e com conteúdo a altura desse público.

    Também concordo que dentre os leitores tem gente muito mais habilitada para escrever algo a respeito. Foi por essa razão que ainda em 2013, após uma meia dúzia de textos, eu ABANDONEI um outro site de PESO que havia me convidado para postar.

    A sensação que eu tinha quando fazia algo para eles era a mesma sensação de um mergulhador alimentando tubarões, onde a qualquer momento, um bicho iria arrancar a minha mão. Não valia a pena passar por aquele stress!

    Por essa razão, optei por ter o meu próprio blog sem nenhuma pretensão ou preocupação com nada. Apenas pela zoeira e prazer de dar um formato de site a alguns textos que caberiam muito bem em um comentário de Facebook.

    Eu não sou um critico do Gripen, pelo contrário. Quem me conhece sabe. Mas também não sou Fã. Sou apenas um contribuinte pagador de impostos que provavelmente não terá oportunidade de ver o retorno da dita Transferência de Tecnologia. A única crítica feita no texto foi a quantidade adquirida e a falta de clareza dos dirigentes. Apenas isso.

    Alguém perdeu minutos preciosos de vida lendo o texto? Sinto muito. Se serve de consolo, eu ia dormir após o almoço no entanto estou aqui escrevendo. Nem por isso ofendi ninguém. Que chato, né?

    Sendo assim, vou agradecer a visibilidade que me deram, mas vou sugerir que não o façam mais. Não republiquem esses textos fracos e sem conteúdo. Afinal, eu não estou a altura de alguns leitores daqui e depois de certos comentários, não tenho nenhuma intensão de me adequar a eles.

    Continuo achando esse espaço o MAIS DEMOCRÁTICO da área de defesa que eu conheço e continuarei lendo quando possível.

    Um abraço aos Editores, Colaboradores e aos muitos Leitores, sejam eles críticos ou não do Gripen. Para alguns, infelizmente, eu vou deixar apenas um peido sabor cebolitos que é o máximo que vocês merecem.

    #ForaFake #ForaIntolerancia

    • Falou tudo. Atualmente temos em nossa sociedade deslumbrados, que vêem nas Forças Armadas alguma esperança de Organização e talvez modernização do país. Estes, estão enganados, a caserna acostumada ao bem bom, a segurança de receber seus proventos e ter garantida sua generosa aposentadoria, algo incerto a maioria da população. Estes militares que gastam nossos recursos em projetos falidos com VLS e que vê 60 fuzis serem encontrados no Galeão pela Polícia Civil. Estes vivem em um mundo paralelo em vilas militares e não sabem as aguras do povo, pois tem hospitais militares passam os dias mantendo a doutrina. O Gripen é uma aberração cara, que encontra na própria Suécia dúvida sobre sua utilidade e perguntas sobre gastar tanto em tal equipamento. A Tela WAD foi a gota d’água. Um anexo, aditivo, ao projeto original pra quê? Qual o propósito de colocar uma tela multimidia em um fusca? Um sueco me falou que se gastou muito tempo e engenharia na ergonomia das três telas originais, mantendo o piloto sempre atualizado com as informações necessárias na missão. Mas a FAB e suas parcerias pensam diferente e quem irá contrariá-los? Ninguém. O contribuinte brasileiro está vendido, apenas vê seus recursos irem pelo ralo e em projetos estúpidos e absurdos como desta aeronave.

    • Parabéns pelo texto. Alguns ainda preferem viver em seu mundinho de fantasias e pensam que o Gripen vai mudar a mediocridade de nossas vidas e de nossas cidades. Não vai senhores e muito menos alterar algo em nossa segurança externa. Esse brinquedo caro só serve a um propósito, manter alguns brigadeiros e seus parentes ganhando um extra com o projeto. Algumas famílias se beneficiam, todo o resto sofre. Parabéns Brasil, a potência dos trópicos.

      • wolfpak ele acabou de dizer que nao criticou o gripen apesar de nao ser fã
        e ele disse que a unica critica e a quantidade

        agora para o julio ribeiro

        vc não pode ficar tão sentido pois o texto produziu efeito
        foi comentado

        criticas e outros aplaudiram

        eu ja coloquei o que achava também

        o assunto caças sempre fez nascer discurso dos mais variados

        eu mesmo vou pegar o nome do site e vou ler umas matérias la também

        nao se sinta mau por ter escrito o que vc pensa

  18. …”Será que ninguém da FAB vai comprar essa briga ou vão ficar quietos só por causa de um aumentozinho de salário?” BOA ANALISE E FINALIZAÇÃO! Os chefes das forças estão focados unica e exclusivamente no SOLDO, tão se lixando para efetividade da força somente “grande efetivo” ou cabidão de empregos.

    • Nada ver, a opinião de “especialistas de internet” não tem valor para eles. Eles fazem o trabalho deles e pronto. O Gripen NG é uma das melhores aeronaves do mundo, barato e custo operacional baixo.

  19. A moderação tá deixando a desejar… barrou um comentário meu sobre tema controverso e informativo, de interesse nacional, e deixa esse tipo de desacato ficar no ar mais do que o necessário… o companheiro Ghost tem minha admiração por tentar esclarecer fatos que nem todos estão aptos a entender… merece respeito ao invés de criancices…

    • Zé Ninguém,
      Todos aqui já estão de saco cheio de seus comentários ofensivos, basta alguém criticar o governo temer ou as operações dos Estados unidos no continente e o internauta é atacado por você. Não me surpreende que começaram a censurar você, do meu ponto de vista é uma resposta já tardia aos seus comentários deselegantes e inapropriados.

      • Você não pode apelar para moderação, visto que entra aqui com inumeroso personagens com intuito de trollar os demais comentaristas…

      • Sempre fui censurado, esquerdinha, porque falo a verdade… não foi por causa própria meu comentário que pedi que tomassem providencias para impedir que destratem o editor do texto… até porque, se formos levar em conta elegância e propriedade, vcs, esquerdinhas não teriam condições nem de escrever uma parca linha, dado o analfabetismo funcional que vcs carregam… tentar tirar a trave dos olhos de quem vive nas cavernas do conhecimento é trabalho cristão, mesmo sabendo que os algemados se levantarão contra vc… e lembre-se: vc votou no Temer… não eu… vc é culpado por ele estar na presidência… acusar outros das cagadas que fazemos é próprio dos esquerdinhas sociopatas… logo, não me venha com xurumelas… vcs são os párias da questão… vcs nunca serão vítimas, porque vcs agem com premeditação bandida, como fazem os mafiosos…

  20. O ideal seria que um texto tão critico apontasse para um nova direção, mais sensata. Isso nao ocorre entao ficamos com os ecologistas que vao contras todas os opcoes de geracao minimamente viáveis
    Agora por favor usar o argumento da ameaca Venezuelana é um erro crasso.

  21. Quanto ao texto, normal, de diferente o estilo irreverente usado. Nada a ver com as críticas deveras depreciativas e até vulgares.
    O autor não deve ficar abalado por tais críticas azedas de comentaristas azedos. Isso faz parte da realidade e irrealidade virtual da Internet Democrática, onde basta saber manusear o teclado para participar.

    Bem, o que 36 novos caças representam para a Força Aérea de um país com cerca de 15 milhões de quilômetros quadrados para defender?
    Significam que serão úteis apenas para treinamento, para desenvolver e manter doutrinas de defesa. SÓ ISSO.
    É colegas, fosse o caça novo que o fosse o número continuaria igual.
    Esses novos caças não são para nossa defesa. São para vitrine da FAB, e para suas salas de aula no céu.
    Porque para servir para nos defender esse número 36 como alguns comentaristas, bem o sabem, não adiantam nem para fazer cócegas no inimigo… Pois caso o inimigo aparecesse arrombando nossas portas, eles nem sairiam do hangar.

    E, mais uma vez, mesmo sendo cansativo ficar repetindo sempre a mesma coisa… Não temos inimigos ao nosso lado (todos vizinhos anões inclusive), nosso possível arrombador vem de longe. Sendo que atualmente, do jeito que nossas forças se apresentam, apenas uma força tarefa deles já suplanta a totalidade de nossa Marinha de Guerra, e a totalidade de nossa Força Aérea. A guerra se um dia novamente nos atingir será contra forças armadas de atuação intercontinental… Pô será que isso não entra na cabeça de alguns, principalmente de nossos militares?!! Nossa Defesa tem que estar preparada para o real adversário que virá de longe. E nunca aqui da América do Sul.

    Ahh.. A Venezuela. Ahh… O Chile. Ahh… A Argentina.. a Colômbia.. o Uruguai.. o Paraguai.. a Guiana.. o capeta anão latino… Ai! ai! ai! Eles têm isso eles têm aquilo. PÔÔÔÔ essa gente não tem condições de guerrear conosco. Essa gente não tem motivo, interesse, objetivos transnacionais aqui dentro.
    O inimigo se vier vai vir botando o pé na nossa boca, carregado até não poder mais de armas, entendam isto.

    Sim, 36 caças zero bala, nos possibilitarão ter uma ótima doutrina, mas só de doutrina não se vence guerra contra um inimigo n vezes mais poderoso em quantidade e qualidade.
    Não precisamos ter uma enorme quantidade para atacar, mas um razoável quantidade para NOS DEFENDER DE QUALQUER UM.

    Um ótimo domingo a todos, inclusive para os azedinhos de plantão.

  22. Jesus Cristo…
    Esqueçam este negócio de F16 por via isso, via aquilo. Mirrages de segunda mão. Mais F-5 dos estoques não sei do que.

    Bixo isso cansa.

    Não era o meu favorito, então não pode. Tinha que ser americano por que são os melhores, são isso, são aquilo…
    Tinha que ser o Rafale, muito melhor, já testado blá blá blá..
    Tinha que ter mantido na concorrência o SU 1000000 sabe-se lá qual 35/27/30 ou o raio que o parta.

    Acordem.

    Estão achando caro? Péssima opção?
    O que não seria então se fossem as outras opções que logo de partida já eram mais caras?
    Se tá ruim com o Gripado, pior com outra opção.

    Minha preferência caia sobre o F-18.
    No entanto, é o que temos.

    Portanto, nada mais óbvio do que apoiar.

    No resumo, é o bixo ser anunciado no próximo Show Aéreo que TODO MUNDO, desde de a favores como contras, estarão lá pra tirar um click.

    Então galera.
    Menos.

  23. Uma pena que a notícia seja tratada desta forma. O GRIPEN NG é um avião diferenciado, não um “block III”.
    Capacidade de integração de dados muito superior ao F-35.
    Não ele não será apenas para vitrine, estamos cuidando disto.
    Sim, a quantidade comprada é insuficiente, mas com o orçamento em 36% do que estava em 2013, é o que se pode fazer.
    Entendam, o País foi roubado e o chefe dos ladrões continua arrotando.
    Qual a quantidade de aeronaves necessárias? o mínimo para provocar a dissuasão entre os amigos da América do Sul.

  24. Se o Gripen era o melhor ou pior caça do Programa FX, ninguém aqui pode afirmar. Mas de uma coisa tenho certeza, ninguém aqui é trouxa para não entender que esse lote de 36 aeronaves é um lote inicial, e que o Brasil, por também ter o direito de fabricar esse caça, poderá comprar mais unidades dele.

    Agora uma observação:
    A Venezuela possui um caça imponente (Su-30 MK2 / MKV), Mas quem garante que eles vão poder comprar peças de reposição. Não falo só pela atual condição financeira daquele país, mas também pela burocracia russa que com exceção de alguns parceiros(o) (Índia) não transfere tecnologias ou peças assim com tanta facilidade. O mesmo podemos falar dos EUA, que também possui uma política muito rígida quanto a transferência de qualquer material de reposição, e que com exceção de alguns parceiros(o) (Israel) cobra valores absurdos por seu apoio logístico.

  25. a Argelia adquiriu 16 unidades de Su-30MKI(A) por 1/4 desse preço

    enquanto a fab pagará 3 vezes mais por caças inferiores só por causa da transferencia de tecnologia

    me fala quando que ( TOT ) deu certo no brasil ? veja os AMX que a FAB nada fez com a (TOT) ..
    e várias embarcações que a MB poderia ter dada a continuidade dos projetos ao menos tentasse fazer e foram desprezados .

    pq a ( tot ) sai caro no Brasil se depois será descartados ???

    na minha opinião os 23 Rafales oferecido pelo governo da França com entrega de no máximo de 3 anos seria a melhor oferta daquele momento …
    ou seja em 2013 foi finalizado o programa FX2 e em 2016 a FAB já operaria os 23 Rafales e seria a melhor FA da America Latina …

    mas por causa da dilmalandra guerrilheira cubana ficamos com o pior negocio e pagamos caro por isso , era para um ministro ou comandante da FAB escolher e não a presidenta anta ..

    agora a FAB lamenta esperar + de 20 anos para receber 36 Gripens
    enquanto algumas FA de países sérios que investe em Força Aérea um programa desse demora 3 a 4 anos para receber os aviões e não 27 anos como no caso do Small Brasil

    seria melhor na minha opinião optar pelos Rafales , e em segundo optar pelos F18
    e não essa palhaçada que fizeram

    diziam que o mercado latino ficaria cm o brasil , coisa que não é verdade já que perú méxico e colômbia estuda adquirir essas aeronaves também e a própria SAAB está indo nesses países oferecendo as aeronaves a eles .

    diziam tbm que o Brasil não queria os SU30 porque queria ser o único país a operar tais aeronaves na região, agora parece que a FAB não será mais né ?

    put@ palhaçada que a FAB fez tomara que fique 40 anos sem verba para aquisições para deixar de fazer os brasileiros de otários …

    enquanto isso continuaremos a ser a 4° melhor força aérea da america do sul
    1° é venezuela com SU30 e F16…
    2° Chile com F16 BOCK50 e F5
    3° Peru com MIG 29 e SU 25
    4° claro ele o small brasilzão com seus velhos F5 e seus A29 e tem besta que compara A29 com caça de 3° e 4° geração

    • A Embraer e empresas ligadas a ela fizeram muito bom proveito dos conhecimentos absorvidos com o A-1. Muito do que foi aplicado naquele programa foi utilizado em produtos posteriores.

      Se observar a corveta ‘Barroso’, verá muito da classe ‘Niterói’ nela… Mesmo a nova classe ‘Tamandaré’ claramente tem o desenho do seu casco inspirado na “nossa” ‘Vosper’… Aliás, o NE ‘Brasil’ foi o primeiro proveito dessa experiência pela MB.

      Se não foi dada a sequência ao aprendizado ou se isso não foi levado adiante como deveria, o foi por outras questões, e não por uma incapacidade ou falta de vontade de quem queria trabalhar em si…

      O FX-2 foi conduzido em conjunto com a FAB, que teve a sua mesa as propostas da Sukhoy, EADS e Lockheed. Rejeitou-as por não cumprir com os requisitos, além de outros fatores…

      Embora a decisão do processo fosse política, houveram outros pormenores que pesaram, como custo inferior da oferta e a proposta de pagamento ( os suecos foram, de longe, os mais maleáveis )…

      Os suecos também ofereceram um lote de ‘Gripen C’ em leasing, até que os ‘NG’ estivessem disponíveis, mas isso não seguiu adiante por indisponibilidade de verba…

      E que eu saiba, chegou-se, pelo que me lembro, a ventilar-se na mídia uma oferta por caças Rafale usados e caças Mirage 2000-5 como “tapa buraco”… Mas nada além disso…

      No mais, fosse qual fosse o escolhido, o processo seria rigorosamente o mesmo, com ToT e tudo, obedecendo a legislação… E no final, cada Rafale custaria a FAB mais de US$ 250 milhões de dólares, com os F-18 não ficando muito atrás…

      Veja que não é um simples processo de aquisição de uma aeronave ( e legalmente nem teria como sê-lo ), como é normalmente feito em outros países na forma de “prateleira”. Foram exigidas muitas contrapartidas…

      20 anos de espera…? O processo FX-2 iniciou-se em 2008, com as primeiras entregas do Gripen previstas para 2019 e IOC em 2021 ( e esse cronograma não mudou ). Se está pondo nessa conta o FX-1, veja que aquele processo contou com aeronaves de quarta geração, sem que houvesse candidato real de geração 4.5. F-18E/F, Rafale e Typhoon estavam em suas variantes iniciais e não foram oferecidos, e o Gripen NG era ainda uma ideia em formação…

      Quanto ao desejo da Força, desde os anos 90, quando o ‘Gripen A’ entrou em serviço, a FAB já contemplava o caça sueco, tendo os militares na época ficado impressionados com o desempenho da aeronave e conceito por trás de sua concepção; otimizado para ser operado com o mínimo de estrutura no solo… De fato, estava entre o Gripen C e o Mirage 2000BR o FX-1.

      Comparar Su-30 com Gripen NG… É praticamente uma geração tecnológica de diferença… Quando entrar em serviço, o Gripen NG será o caça mais avançado na América Latina; o único a contar com um legítimo radar AESA e munições de ultima geração. Será também o único caça LO ( Low Observable ) a operar nessas bandas.

      A única coisa na qual o Gripen NG irá dever em relação aos demais é capacidade de carga. E só… No mais, fará exatamente o mesmo que os demais iriam fazer por essas bandas…

  26. Eu não vou avaliar o Gripen como aparelho porque não sou expert…

    Trabalho com tecnologia a 23 anos e não gosto da proposta industrial dele.

    Mas se no Brasil as coisas fossem só um pouquinho sérias este programa já estaria congelado.

    O Gripen já está na Zelotes e agora na Lava-Java, via instituto Lulla…

    Para o programa, apura certinho…e vê se tem propina mesmo.

    Se tem cancela e pronto…

    Senão tem pé no acelerador e compra pelo menos mais 72.

    • “RodrigoMF
      18 de junho de 2017 at 19:06

      Trabalho com tecnologia a 23 anos e não gosto da proposta industrial dele.”

      se for verdade mesmo isso então o sistema de ensino deste pais realmente é uma piada …. ?

  27. “_RR_
    18 de junho de 2017 at 21:46

    Comparar Su-30 com Gripen NG… É praticamente uma geração tecnológica de diferença… Quando entrar em serviço, o Gripen NG será o caça mais avançado na América Latina; o único a contar com um legítimo radar AESA e munições de ultima geração. Será também o único caça LO ( Low Observable ) a operar nessas bandas.

    A única coisa na qual o Gripen NG irá dever em relação aos demais é capacidade de carga. E só… No mais, fará exatamente o mesmo que os demais iriam fazer por essas bandas…”

    de onde vc tira isso de que a FAB com meia dúzia de gripphens sub-armados será mais capaz que a FAV com SU-30 MKII ?!….o que o faz pensar/garantir que a FAB ou outras forças aéreas da vizinhança tem melhores táticas de combate…melhores estratégias, melhores comunicações ou melhores alertas tempranas que as outras forças da região?!….faça-me o favor sujeito…

    este ultraleve não passa apenas de uma versão alongada de um caça já existente…de fato não tem comparação mesmo com um Su-30 pois os eua chegaram até a sondar em usar esta porcaria como treinador… pfff..

    isto que será o nosso “Hi”…nossa bala de prata para nos prevenir contra futuros Pak-Fas do Peru, F-35s do chile e SU-30s da “Venefavela”…patético…

    • “alguém” não quer este país bem armado!!…para que uma nação se mantenha no cabresto e sob exploração de alguma potencia corsária é fundamental que esta seja mantida combalida e sub-armada…pois contra uma nação forte, coesa e bem armada isso não é possível….conquistaram o controle sobre seu destino/caminho…conquistaram a capacidade de assegurar a soberania, independência e desenvolvimento de sua nação….

      na Rússia por ex tudo foi jogado contra ela…desde sanções até a completa demonização… desde um ataque à sua moeda até a uma guerra nos preços do petróleo…incluindo até mesmo tentativas patéticas de iniciar uma revolução colorida nas ruas de Moscou…mas lá o povo é patriota e nacionalista…se da ao valor e ao respeito…não é como aqui que meia dúzia de vira latas corruptos/entreguistas e uma mídia ainda mais corrupta, venal e traidora conseguem desestabilizar politicamente um país gerando recessão…

      é do interesse de alienígenas que nosso pais se mantenha sempre combalido e sub-armado pois em países bem armados e fortes não se consegue por correia…intentam estabelecer o clientelismo e fazer deste pais reserva de mercado de sua indústria de armas…com ênfase em comercialização de material excedente superfaturado…que nos mantenha dependentes, sub-armados e fracos mas dando lucros a sua indústria de armas…

      de fato hoje a única função das força armadas deste pais é servir de cabide de empregos e de reserva de mercado pra indústria de armas estrangeira…são mantidas apenas com este único fim…o resto é tudo faz de conta…nosso pais não tem defesa alguma…é uma colônia mascarada de estrangeiros…qualquer passo para frente que damos em alguma coisa somos alvos de incursões obscuras e escusas…somos sabotados e puxados para trás…de volta…o destino/rumo de nossa nação é completamente controlado por mãos alheias…

    • Demonstrando o “alto” conhecimento que a pátria deseducadora lhe desensinou, meu caro maquineta ???… 🙂

    • “…meia dúzia de gripphens sub-armados…”

      E um caça com misseis ‘Derby’ ( e futuramente o ‘Meteor’ ) ‘Iris-T’ e ‘A-Darter’ estará sub armado…? Presta atenção, vai…

      O mais, você mesmo colou a resposta no seu comentário…

      “…o que o faz pensar/garantir que a FAB ou outras forças aéreas da vizinhança tem melhores táticas de combate…melhores estratégias, melhores comunicações ou melhores alertas tempranas que as outras forças da região…”

      Pesquise e descubra por si mesmo… A FAB está anos luz a frente no que diz respeito a desenvolvimento e implementação de ‘guerra centrada em redes’, e tudo o que a acompanha… Talvez apenas chilenos igualem a FAB nesse quesito, e olhe lá…

      Que treinador…?

      Os americanos nunca sondaram o Gripen como treinador… Apenas ventilou-se utilizar um projeto baseado em itens do Gripen para ser o treinador avançado da USAF, o que foi deixado de lado… E no final, SAAB e Boeing entraram com um projeto totalmente diferente para o T-X americano…

  28. “Julio Ribeiro
    17 de junho de 2017 at 15:14

    Caros Administradores/Editores

    É uma honra ter algo seu em um site com o peso do Plano Brazil, mas será que vale a pena ser achincalhado por comentadores que não me dão o direito nem de saber os seus nomes?”

    são elementos recrutados com um único fim…como os marxistas…subverter a nossa sociedade e colonizar nossas mentes e corações…degradar nossa sociedade e erradicar todo e qualquer espírito de patriotismo ou nacionalismo…consiste de um trabalho de subversão para modelar o entreguismo, a submissão e a subserviência a estrangeiros nas mentes e corações de nossa sociedade…

    são Sockpuppets recrutados por grupos de fachada ligados a grandes corporações estrangeiras para praticarem Astroturfing por aqui…estas praticas já são uma praga nos países destes conglomerados estrangeiros de tanto que praticam por lá….

    são indivíduos pagos para fazerem panfletagens, lobby ou guerra de propaganda/informação pela net…eles usam programas que criam e administram vários perfis falsos ao mesmo tempo…são os chamados “sockpuppets”…indivíduos recrutados para praticar “Astroturfing”…existe até empresas privadas que são dedicadas a prestar este tipo de serviço…partidos políticos e corporações são os principais clientes…mas são os serviços de inteligência de países que mais fazem uso deste tipo de pratica…

    reparem como estes Sockpuppets nunca apoiam nada que traga algum progresso, independência ou desenvolvimento para este pais…nunca apoiam algo que traga algum ganho ou vantagem para esta nação…e sim só coisas que tragam alguma vantagem pra estrangeiro ou suas corporações…só o que fazem aqui são apologias de subserviência e submissão deste pais aos eua…sempre tentando incutir em nossas mentes e corações que nós não prestamos e jamais prestaremos…que nada deste pais não presta e jamais prestara…tentam condicionar a ideia de que não somos nada e como tal devemos nos conformar e nos recolher a uma impotência insignificante…reparem também como usam nomes em seus avatares sempre em língua estrangeira…especialmente/geralmente em inglês…prestem atenção…

  29. Quanta baboseira.

    O Gripen NG foi a melhor compra militar do Brasil feita em décadas. O caça não deve nada para os demais de sua geração, pode ter até um alcance e carga um pouco menor mas compensa e muito com os seus custos de operação. A aviônica e de primeira. O único problema foi comprarem 36 em vez dos 108 planejados. Dividiram em 3 lotes. Contudo se tivessem comprado tudo de uma vez a mídia esquerdinha caviar pseudointelectual ia malhar a compra até não poder mais…

    Patética a opinião infundada de muitos aqui. Texto ridículo que parece feito por um jovem de 12 anos de idade.

    O Gripado armados com mísseis a-darter e meteor ou até mesmo o i-derby e ainda com apoio dos E-99A é imbatível na América Latina e deixaria os F-16 e Su-30 locais no chinelo. Este é o fato. Mil vezes o Gripen NG made Brasil do que F-16 usados de prateleira e Su-30 pelados… aliás Su-30 versão básica e bem inferior ao Su35 enquanto o Gripen NG e o ápice desta plataforma.

  30. “_RR_
    19 de junho de 2017 at 8:47

    “…meia dúzia de gripphens sub-armados…”

    E um caça com misseis ‘Derby’ ( e futuramente o ‘Meteor’ ) ‘Iris-T’ e ‘A-Darter’ estará sub armado…? Presta atenção, vai”

    de onde vc tirou isso de Meteor?!…já esta anunciado e decidido que não vai ter Meteor algum pra cá…Iris-T e A-Darter são bons misseis mas são de curto alcance…..em relação a este Derby vou nem comentar…patético…rs…

    • “…já esta anunciado e decidido que não vai ter Meteor algum pra cá…”

      Onde…? O que eu já li é que o Meteor está sim dentro dos planos da FAB. Aliás, o ‘Meteor’ vai ser integrado ao NG de qualquer jeito, visto já operar com o suecos. E a aquisição de ao menos um lote de mísseis BVR é inevitável…

      Quanto ao ‘Derby’, está dentro do que se espera para um BVR, sendo muito similar ao MICA francês… Já o Derby-ER supera por larga margem as primeiras variantes do R-77, sendo um equivalente direto ao AIM-120C…

      • “_RR_
        19 de junho de 2017 at 13:40

        Onde…? O que eu já li é que o Meteor está sim dentro dos planos da FAB. Aliás, o ‘Meteor’ vai ser integrado ao NG de qualquer jeito, visto já operar com o suecos. E a aquisição de ao menos um lote de mísseis BVR é inevitável”

        Pesquise e descubra por si mesmo… 😀

    • Derby 50km

      I-Derby 100km

      Obviamente me referi ao I-Derby, que é um missel de ar-ar de longo alcance acessível pelo preço e amplamente utilizado pelos israelenses. O derby utilizamos no F5M por ser o maior tamanho que ele pode levar.

  31. O nível de alguns comentários aqui impressiona, principalmente aqueles que choram a derrota do Sukoi 30. Tal caça foi eliminado logo no começo do certame, e nem chegou a fazer parte do short list do FX2. E Porquê, alguém se lembra?
    Falha em atender todos os requisitos da FAB. Ao que parece, era dúbio o comprometimento do fabricante (e seu país de origem) em fornecer os códigos fonte do sistema de armas e radar, o que permitiria à FAB integrar quaisquer armamentos, de quaisquer fornecedores, em qualquer momento. Depois da eliminação do short list a Sukoi veio a público e desmentiu, afirmando que forneceria os tais códigos, mas ai já era tarde, e o short list já estava fechado. Ninguém se lembra disso?
    Reparem que os Sukoi vendidos mundo afora invariavelmente só operam com armas russas. Recentemente um deles lançou uma bomba Paveway, mas porque estava com um Pod designador ocidental, que comandava a arma.
    O Grippen não padece desse mal, pois já tem integradas armas suecas, americanas, israelenses, européias (inclusive o Meteor, melhor ar-ar da atualidade), e teremos os códigos para integrar o que quisermos.

    Outro argumento que me espanta é chamar o Grippen E de um caça esticado, como se isso fosse uma falha ou pecado. Pelo visto se esquecem que os Sukoi 30/35 são reedições do Sukoi 27, que voou pela primeira vez em 1977 (a 40 Anos)?

    Conveniente sentar no próprio rabo para falar dos outros, não?

    • “Satyricon
      19 de junho de 2017 at 12:05

      O nível de alguns comentários aqui impressiona, principalmente aqueles que choram a derrota do Sukoi 30. Tal caça foi eliminado logo no começo do certame, e nem chegou a fazer parte do short list do FX2. E Porquê, alguém se lembra?”

      enquanto tiver melancias e vira latas apátridas e entreguistas nas rédeas deste pais este quadro não mudara e seremos sempre uma republica das bananas……

    • Lembrando que neste caso o Super Hornet também não passaria de um Hornet “esticado”, o Su-35 não passaria de um Su-27 “esticado” e quem sabe chegaríamos à conclusão de que o Mirage 2000 também não passaria de um Mirage III “esticado” se formos um pouquinho mais criativos poderíamos dizer também que o Kfir não passa de um Mirage III “esticado”.
      Putzz parece que quase todos os grandes fabricantes de aviões andaram “esticando” suas aeronaves.

  32. encomendaram apenas uma meia dúzia desta porcaria que serão entregues pingados….a conta gotas….entrega esta que se arrastara por vários anos como sempre fazem neste pais…reparem como aqui criam programas de todo tipo mas enrolam o negocio por varias décadas…é proposital para que já saia obsoleto…são só pra desviar verba e pra dizer que fizeram algo….pois em troca de malas de propina sabotam o progresso e a soberania do pais para mante-lo atrasado e sob a correia/controle/influencia de estrangeiros…quando todos estes caças estiverem entregues e estrearem por aqui já estarão obsoletos……

    • “…quando todos estes caças estiverem entregues e estrearem por aqui já estarão obsoletos…”

      E como poderia estar obsoleto um caça que terá um radar AESA legítimo ( praticamente uma segunda geração ), será o único de design LO e terá armas no estado da arte…?

    • Não estarão obsoletos, obsoletos já estão os SU-30 venezuelanos comprados 10 anos atrás e que vieram na versão básica. Chora esquerdo para caviar.

      • Até parece que os Flankers não vão ficar obsoletos juntos com toda a 4° G.

        Nosso gripen é muito mais moderno que os Su-30 da Venezuela.

  33. e além do mais quero prestar todo meu apoio ao Julio Ribeiro…deixar registrado aqui que concordo plenamente com tudo que vc redigiu e que vc ganhou um fã… todos os cumprimentos e parabéns pelo o seu artigo…foi um TAPA na cara da sociedade…e não se abale com os ataques e latidos destes vira latas contra vc…como diz um ditado…Cão que ladra não morde….O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes……. 🙂

  34. Foi o artigo mais ridículo que já li.

    E o F-18 e um projeto dos anos 70/80 assim como o F-16, 2 pesos e duas medidas??

    Parabéns a Suécia por desenvolver caças que não devem nada para o similares de grandes potências, deixemos o mínimo dos viralatas fãs dos EUA é Rússia e sigamos fazendo parceria bilateral com um parceiro sério e decente.

    O choro é livre. Gripen NG a melhor escolha.

  35. Se tivéssemos comprado o Rafale teríamos uma rainha de hangar com altos custos de manutenção e hora de vôo, não sairia do chão.

    Se tivéssemos comprado o F-18, sairia mais em conta, mas ainda sim um custo alto, e em matéria de parceria tecnológica e códigos liberados teríamos zero de retorno dos americanos, que aliás só querem ver o Brasil de capacho e desarmado, vide o presidente Geisel que denunciou o pacto de defesa que tínhamos com os EUA e buscou se aproximar da Alemanha para termos as usinas de Angra e os submarinos U-209. Vide os notórios vetos dos EUA para componentes do nosso programa espacial como se fôssemos um país hostil, bem como vetos para armamentos simples como o piranha, sem falar da espionagem americana a um presidente brasileiro. Sério que tem gente que defende ainda comprar caças e fazer parcerias com americanos? Os franceses são salgados mas até eles são mais confiáveis, vide a assistência para o sub nuclear que se disporam a nós dar e o Bush ficou indignado.

    Resta o Gripen NG que tecnologicamente deve nada para os anteriores e o custo de manutenção e hora de vôo são bem menores, e uma parceria real de tecnologia com um país pequeno que não tem interesse em fazer ingerências aqui muito menos tem paranóia de nós ver como ameaça possível.

    E ponto, estes são os fatos, sem paixões, so nao ver quem não quer. Viralatas são complicados mesmos.

  36. Os russófilos que me perdoem, mas capacidade e destreza são fundamentais… e isso os caças russos não tem e jamais terão… e o choro é livre… 🙂

  37. Como o simpatico “amiguinho” O Irmão Caim do Norte mexe os pauzinhos por detras das cortinas para melar o projeto Gripen no Brasil,acabarão conseguindo frente a capaxada subserviente colaboradora relevante.

    • É mesmo né!? Uzamericanú vão impedir não apenas o Gripen bimotor como também a “turbina da Volvo Aero”…kkkkkkkk

      Tira o penico da cabeça é que é!

Comentários não permitidos.