Defesa & Geopolítica

Russian Helicopters prepara testes de voo do Ka-62

Posted by

Informações Russian Helicopters

E.M.Pinto- Plano Brasil

A Arsenyev Aviation Company, uma da holding  da Russian Helicopters,  membro da Rostec State Corporation,  está preparando o voo de testes do helicóptero multitarefa Ka-62. As estruturas do corpo do rotor anti-torque e do rotor de cauda foram aprimoradas. O sistema de transmissão foi instalado e um novo mecanismo de patente própria prometem aprimorar ainda mais o rendimento do sistema. Seguindo o planejamento inicial, a fase de testes preliminares para a certificação Ka-62 começarão no final de 2018.

O projeto Ka-62 entrou em sua fase de implementação em 2012 com o demonstrador melhorado  exposto na Exposição Internacional HeliRussia 2012. Esperava-se que a certificação da aeronave fosse iniciada três anos depois, mas os resultados dos primeiros testes exigiram algumas melhorias. Segundo o projetista, o modelo superou todos os desafios técnicos, e o projeto vem se desenvolvendo em conformidade com o cronograma desde dezembro de 2016.

Três protótipos do Ka-62 foram construídos pela Progress Arsenyev Aviation Company e de acordo com o plano aprovado, o primeiro helicóptero será submetido aos testes de frequência de vibração em meados de julho para verificar a eficiência de novas melhorias. Se os resultados dos testes exigirem, melhorias adicionais serão feitas nas estruturas do corpo do rotor anti-torque e no grupo de cauda de todos os três modelos de vôo.

O segundo protótipo Ka-62 foi entregue à oficina de verificação de testes e sistemas elétricos. Seu sistema on-board será testado em um ambiente simulado por computador e recalibrado. O terceiro protótipo por sua vez será testado logo em seguida.

O novo helicóptero Ka-62 multirole médio incorpora as mais recentes tecnologias e materiais na construção de aeronaves. Ele atende aos padrões de voo russos e internacionais (AP-29 da Rússia, CS-29 e JAR-OPS3 da Europa), requisitos operacionais internacionais, padrões internacionais de confiabilidade, uso de recursos, segurança de vôo, conforto, usabilidade, vida útil e reparos.

O Ka-62 é equipado com dois motores Ardiden 3G de 1.680 HP fabricados pela SAFRAN HE. Seu design modular e sistema FADEC de canal duplo garantem alta confiabilidade, maior facilidade de operação e baixo consumo de combustível. O helicóptero também é equipado com um glass cockpit  desenvolvido pela empresa russa Transas.

O Ka-62 é construído para um projeto de rotor único com um rotor anti-torque de várias lâminas, canalizado na aleta vertical. Possui um rotor principal de cinco pás, rotor de cauda fechado, circuito hidráulico secundário, trem de pouso com rodas para serviço pesado, fuselagem reforçada e acessórios de montagem para os principais componentes, bem como assentos amortecedores para passageiros e tripulantes.

A célula e as pás da hélice serão mais de 50% feitas de materiais compósitos poliméricos.

O Ka-62 é projetado para operações de transporte de carga, evacuação médica e operações de busca e salvamento, e também pode ser usado no setor de petróleo e gás e para fins corporativos.

Segundo o fabribnate, o Ka-62 possui as seguintes vantagens competitivas:

  • Pode operar em uma ampla gama de condições climáticas e geográficas;
  • Pode operar em temperaturas externas do ar de –50 ° С à + 45 ° С;
  • Opera em temperaturas abaixo de –35 ° С sem necessidade de aquecer os conjuntos de transmissão e motores;
  • O Ka-62 pode voar em condições climáticas adversas e em condições conhecidas de gelo;
  • O Ka-62 pode ser operado a partir de uma base aérea, plataforma de petróleo e áreas de solo despreparadas;
  • O Ka-62 é capaz de implementação autônoma e não precisa ser armazenado em um hangar.

Ficha Técnica

Max. Velocidade – km/h
308
Velocidade de cruzeiro – km/h
290
Max. alcance de voo com tanques de combustível principais  – km
770
Teto operacional – m
5700
Teto Roverando) – m
3300

Parâmetros de Massa

Máxima-kg
6500

Max. Carga útil

Na cabine de transporte- kg
2000
Carga externa (içada) -kg
2500

Motores 2xArdiden 3G, Turbomeca

Potência de decolagem – hp
1776
Potência de contingência (emergência) -hp
1,941

Dimensões da cabine

Comprimento-m
4,1
Largura máxima do piso-m
1.75
Altura -m
1,3
Volume- m3
9,5

Capacidade:

Tripulação
1 a 2 pessoas
Passageiros de serviço
12-15 pessoas

One Comment

  1. Estou surpreso pela aparente qualidade do projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com