Defesa & Geopolítica

Roscosmos quer participar do desenvolvimento do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão

Posted by

A corporação espacial russa Roscosmos e a Agência Espacial Brasileira (AEB) discutiram a possibilidade da participação russa no desenvolvimento do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão, informou o serviço de imprensa da corporação nesta quarta-feira.

A delegação de Roscosmos, liderada pelo diretor-geral Dmitry Rogozin, participa do simpósio do jubileu da Conferência das Nações Unidas sobre Exploração e Usos Pacíficos do Espaço Exterior (UNISPACE + 50).

A delegação assinou um acordo de cooperação com os Emirados Árabes Unidos e participou da 61ª sessão do comitê espacial da ONU, além de ter tido discussões com autoridades brasileiras.

“Além disso, foi realizada uma reunião bilateral com a delegação da Agência Espacial Brasileira, liderada pelo presidente José Raimundo Braga Coelho Braga. As partes discutiram as perspectivas de cooperação na área de navegação por satélite, monitoramento de detritos espaciais e possível participação da Rússia no desenvolvimento do cosmódromo brasileiro de Alcântara”, informou a Roscosmos.

Alcântara é a instalação de lançamento de satélites do Brasil no estado do Maranhão. No início de junho, o Brasil iniciou negociações com os Estados Unidos para emprestar o local para uso comercial. A instalação está localizada perto da linha do Equador, permitindo assim reduzir o consumo de combustível no lançamento.

Anteriormente, o projeto foi tocado pelo Brasil em parceria com a Ucrânia, mas os resultados ficaram muito abaixo do esperado.

Fonte: sputniknews

20 Comments

  1. Será que vai desta vez, sou cético, não acredito que queiram investir aqui.

  2. jose luiz esposito says:

    Esta eu quero ver ! Como sempre , é apenas uma forma de pensarmos que realmente conversam com outros interessados , mas a intenção é um Acordo caracu !

  3. A Diversidade de Conhecimentos , é uma Ferramente muito construtiva , so faz bem a todos[as].
    Brasil tem e pode ser um Base de Lançamento de e Para varias Nações Amigas.
    Russia . USA . Alemanha . Inglaterra . China e muitas outras Usaria as instalações desta Bela Base.
    Aproveito para Perguntar aos leitores deste site … O Brasil foi ou esta sendo condenado a pagar ,por atrazos no lançamento do nosso satelite , nas guinas ??? Como anda essa Estoria ou Historia em mundo de fake news … Os Cras fazem greve e o Brasil teria de arcar com custos adicionais ??w alguem poderia atualizar essa Informação ???
    Grato

  4. Alguém precisar avisar a esses Russos que a nova Guantánamo digo Alcântara já e dos Amis

  5. Rafa_positron says:

    Pode fechar o pais e entregar aos estrangeiros… como diria os titãs

    “A solução é alugar o Brasil!

  6. César Pereira says:

    O correto seria nós mesmos desenvolvermos o nosso programa espacial,mas como falta VONTADE POLÍTICA, estamos vivendo esse vexame !
    Eu sou a favor de qualquer parceria que não viole a nossa soberania,pode ser com quem for,desde que possamos fiscalizar oque fazem !
    Se tivéssemos continuado o Programa VLS, hoje já estaríamos em condições de ter um lançador próprio !

    • joao terba dos santos says:

      Foi através da Russia que a Índia desenvolveu seu programa espacial.

    • jose luiz esposito says:

      A muito tempo defendo aqui e em outros sites , que deveríamos trabalhar com a Argentina e chamarmos Peru , Colômbia até o México , e outros e ao mesmo tempo um acordo com a Rússia , para que se fôssemos bloqueados pelo Tiozinho de alguma forma ,recorreríamos aos russos !

  7. Qualquer acordo com esse nível de impacto deve ser assinado pelo próximo presidente, que será devidamente confrontado sobre ciência e tecnologia em debates nos mais diversos canais.

    Sds

  8. jose luiz esposito says:

    Somente um Adendo ! Sempre e hoje mais que nunca , Dinheiro somente para as nossas Castas Corporativistas desta Republiqueta , pensarmos no Futuro , é Tempo Perdido ou Sonho de Verão !!

  9. Foi através da Russia que a Índia desenvolveu seu programa espacial.

    • Tudo bom, mas foi a Índia que pagou bilhões de U$S para a Russia… não o contrário !! você entende a diferença? Os russos vendem sua tecnologia para qualquer um, sim, mas é bem caro!! Eles não fazem doações para países do terceiro mundo.

      • Milton dos Santos says:

        Entendo. Porém, essa troca foi positiva para Índia e China. O Brasil podia fazer o mesmo.Até os EUA compra motores e foguetes russos.

  10. Prefiro pagar aos Russos que ser capacho dos Americanos sem ter direito a nada muito menos acesso as instalações onde estes se encontrarem.

  11. Uma coisa é certa: EUA tá apanhando na Síria! Tá difícil derrubar o Assad! A pata do Urso pesou.

    • Já perderam , deram um CIAO a Síria , lá não conseguirão fazer passar o Gás Saudita para derrubarem o preço do Gás russo , e com o tempo serão colocados para correr de todo Oriente Médio , somente Otários ainda acreditam em alguma boa intenção do Tiozinho do Norte !

      • …la nao conseguirao passar o Gas Saudista…errado. Nao e Gas Saudista, mas Gas do Quatar. Arabia Saudista exporta petroleo. Realmente Arabia Saudista fez um acordo com os EUA em 2014 para produzir uma quantidade maxima de petroleo, inundar o mercado e produzir a queda de seu preco, como meio de produzir uma crise na Russia, como ocorreu em 1986. Fonte: The Secret Stupid Saudi-US Deal on Siria. Oil Gaz Pipeline War de F William Engdhal, Boiling Frog Post 24 Octoboer 2014.

        Quanto ao Gaz, e no Golfo, entre o Quatar e o Iran, que foi descoberto um enorme campo de gas. Inicialmente Quatar tentou convencer Assad permitir a construcao de um gasduto atraves da Siria, para chegar ate o mar Mediterraneo. Era o chamado Gas Sunita. Assad recusou a oferta porque ele ja havia assinado acordo com o Iran, para construcao do chamado Gas Shiita, que atravessaria o Iraque e Siria. Dai Quatar aliar -se com Arabia Saudista, Israel e os demais paises do Golfo nessa campanha de desestabilizacao da Siria com com grupos de terroristas mulssumanos. So que no final do ano passado veio noticia, talvez influencia da China, que Qatar estaria entrando em acordo com o Iran e Siria para construir um gasduto em comum. Qatar foi o primeiro pais arabe vender gas e petroleo para China em troca de Yuan, nao o dolar. Dai o ano passado Trump visitando Arabia Saudista e o esquentamento em seguida das relacoes entre Arabia Saudista e o Quatar, aquela ameacando invadir esta, e Turquia entrando na disputa enviando tropas para o Qatar e advertindo Arabia Saudista

        Gas Russo. Ainda que a construcao do Gasduto ligando o Gas do Iran e do Quatar separado ou em comujm parece estar paralizado, aliviando a pressao economica em cima da Russia, isso nao quer dizer que os EUA tambem esta paralizado na sua tentativa de bloquear a exportacao de Gas russo para Europa e que Russia pode sentir aliviada neste assunto. Ao contrario a situacao russa e bem apreensiva, segundo Peter Lvov um especialista russo no assunto que escreve para o New Eastern Outlook.

        No dia 29 Maio ultimo ocorreu em Baku, Azerbaijan a cerimonia de inauguracao do Southern Gas Corridor, que transportara gas deste pais para Europa, atraves da Turquia, o mesmo pais de Endorgan, com quem Putin firmou acordo para construir um gasduto que levaria Gas russo atraves o territorio turco ate Grecia e de la para o resto de Europa que seria uma alternativa para nao Usar o gasduto que corta o territorio ucraniano. Na Cerimonia em Baku, participou representante dos EUA, Inglaterra, petroliferas dos EUA e de Europa Ocidental.

        Se esse Gasduto Southern Gas Corridor ja nao fosse suficientemente preocupante para Putin. o Gasduto Transanatolian, conectando a regiao em torno do Mar Caspio, atraves da Georgia, Turquia e Europairia iria iniciar sua operacao no dia 12 de Junho ultimo. Creio que ja esta transportando gas daquela regiao para Europa, atraves da Turquia. So do Azarbaijan
        fala se que 10 bilhoes de metros cubico de Gas sera transportado so por esse Gasduto Transanatoliano. Mas este vai transportar gas tambem de outros paises da Asia Central, inclusive Kazakistao e Turquemistao.

        E aquele Gasduto em processo de construo no Mar Baltico, esta sendo ameacado ser paralizado devido bloqueio judical por alguns paises europeus.

        Fonte:
        Peter Lvov, new Easter Outlook, Washington’s Gas War against Russia is Picking Up Steam

        E um momento critico para a strategia do Gasprom diz Peter Lvov, e um momento preocupante para Putin diria eu.

      • Essa é pra aplaudir JOJO!

        Desmascara por completo as intenções americanas de ‘promover a liberdade na Síria’ e de quebra, desmente meia dúzia de escritórios de “besourinhos think tank” (iéié ideinhas) que espalham desinformações pelos fóruns.

        Boa!

      • É melhor ler isso que ser cego. Estultices infantis nunca acabam.

  12. vende tudo e chama a NASA !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com