Raytheon instalará mais radares AESA nos Super Hornets da Marinha dos Estados Unidos

A Raytheon Company ganhou um contrato de US$ 54 milhões para integrar novos radares de varredura eletrônica ativa AESA AN/APG-79 nos Boeing F/A-18 E/F da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) em prosseguimento ao programa de upgrade desses aviões de combate.

O contrato corresponde à integração de um lote situado entre 26 e 29 unidades do AN/APG-79. Os novos radares estão substituindo os APG-73 instalados atualmente nos F/A-18 E/F, elevando a aeronave à sub-variante Block II.

A Raytheon vendeu 134 unidades do AN/APG-79 para serem instalados nos Super Hornet e EA-18G Growler da US Navy. Com o novo contrato, subirá para 38 o número de Super Hornets convertidos para Block II.

O radar AN/APG-79 é um radar multi-modo (ar-ar e ar-superfície), capaz de operar os dois modos simultaneamente. Esse radar tem um alcance de 180 km e é capaz de rastrear e engajar alvos múltiplos (incluindo mísseis) e desempenhar funções de navegação e jamming (interferência).

No modo ar-superficie, o AN/APG-79 opera na função SAR (Synthetic Aperture Radar – Radar de Abertura Sintética) e no RBM (mapeamento). O AN/APG-79 é um sensor de baixa emissão eletromagnética, o que permite operações eletronicamente mais silenciosas.