Rapidinhas Rússia: Grigorovich na frota do Báltico e primeiras imagens da nova corveta Russa

Admiral Grigorovich (5)Rustam- Moscou
tradução e adaptação: E.M.Pinto

Em junho 2015 passado a fragata almirante Grigorovich o primeiro navio  Project 11356R navio escolta, em testes de mar, está programado para integrar a Frota do Mar Báltico  que passa por um processo contínuo de revitalização. O navio integrará a uma divisão naval composta por cerca de 30 de navios de superfície segundo noticiou o comando da Frota do Mar Negro.

…Por falar em escoltas….

Foi revelada a arte de uma suposta configuração da futura corveta escolta da Marinha Russa. Não há muitas informações a cerca do navio, entretanto, supõe-se que o novo projeto seja baseado no  Project 20380 Steregushchy.

nova corveta

 

 

O novo navio aparenta maior descrição e sistemas eletrônicos como radares e optrônicos incorporados a superestrutura.  Apresenta lançadores verticais para mísseis  e casco reduzido,  O hangar para operação de unidade orgânica é incorporado a  uma estrutura “limpa”. O novo navio aparenta ser destinado às operações litorâneas.

300

Revelada as imagens dos sistemas de defesa antiaéreas S-300VM destinadas ao Egito. De acordo com informações divulgadas na imprensa russa, as forças armadas egípcias receberão quatro divisões de S-300VM compostas por 24 lançadores autopropulsados sobre lagarta que foram encomendadas pela Síria em 2010.

O valor do contrato estimado em US$ 900 milhões foi anunciado pelo vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (SFCTM), Konstantin Biriulin que em meados de setembro de 2014 justificou a rescisão do contrato de fornecimento dos S-300 à Síria alegando as sanções impostas pela ONU devido ao conflito que ainda se alastra e que ceifou  centenas de milhares de vidas de civis e militares naquela nação.

54 Comentários

    • Acho que os pés de barro se referem ao fato da Rússia não ter dinheiro para grandes guerras e o fato da OTAN ser 5 vezes mais poderosa.

      “”But Kozyulin stressed that neither side really thinks it will fight the other.

      “Russia has no chances to win,” he said.”’

      Os russos concordam com Veja.

  1. (…) O novo navio aparenta maior descrição e sistemas eletrônicos como radares e optrônicos incorporados a superestrutura. Apresenta lançadores verticais para mísseis e casco reduzido, O hangar para operação de unidade orgânica é incorporado a uma estrutura “limpa”. O novo navio aparenta ser destinado às operações litorâneas. (…)
    .,
    .
    .
    Se percebe-se que a Rússia pegou emprestado o cavalo chines e a galope está modernizando a sua força armada … parece que os SpeXialistas em tecnologia russa da década de 60 do século passado deveram também mudar o seus repertório … riririri …. 😀
    .
    .
    *******************
    .
    Sinta o amor do meu S-500
    .
    Inteligência russa identificada logo no início do novo milênio que as armas do futuro seria mísseis; não porta-aviões desajeitados ou uma frota de superfície que pode ser facilmente destruída por mísseis de primeira classe (como o novo SS-NX-26 anti-navio, mísseis Yakhont que zumbe perto de 2,9 Mach).
    .
    (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/ ]
    .

    (…) O Pentágono conhece-lo – mas hubris dita a posar “, somos invencíveis”. Não, você não é invencível; silenciosos submarinos russos no mar os EUA poderiam se envolver em um peru nuclear atirar nocauteando cada grande cidade americana em poucos minutos com total impunidade. Em apenas 15 anos a Rússia saltou duas gerações à frente de os EUA sobre mísseis e pode estar à beira de uma capacidade nuclear primeira greve, enquanto os EUA não podem retaliar porque o Pentágono não pode passar os S-500s.
    .
    A opinião pública em os EUA não sabe nada disso – então o que resta é postura. Estamos de volta ao presidente do Joint Chiefs of Staff general Martin Dempsey girando os EUA estão “considerando” a implantação de mísseis baseados em terra – com ogivas nucleares – que pode chegar a cidades russas em toda a Eurásia. (…)

    • Banqueiros anglo – saxões organizaram a Segunda Guerra Mundial
      .
      Por ocasião do 70º aniversário da vitória sobre o nazismo publicamos um estudo de Valentine Katasonov sobre o financiamento do partido nazista e rearmamento do Terceiro Reich .
      .
      O autor, com base em documentos publicado em 2012 que confirmam que os banqueiros americanos e britânicos organizaram a Segunda Guerra Mundial, com a cumplicidade do presidente norte-americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain e com a esperança de acabar com a União Soviética.
      .
      Este estudo sugere uma série de perguntas que serão objecto de um artigo futuro.

      .
      (*)fonte: Valentin Katasonov / [ voltairenet.org/article187988.html ]
      .
      .
      (…) De acordo com documentos do Banco da Inglaterra revelou, em 2012, o ouro foi depositado na Tchecoslováquia Londres, em uma sub-conta para o Banco de Compensações Internacionais (BIS). Quando os nazistas entraram em Praga março 1939, imediatamente mandaram soldados para o Banco Nacional.
      .
      Os administradores foram encomendados, sob ameaça de morte, de emitir duas ordens de transferência. O primeiro ordenou a transferência BPI 23,1 toneladas de ouro desde a sua subconta da Checoslováquia no Banco da Inglaterra para a subconta do Reichsbank, também no Banco de Inglaterra.
      .
      A segunda ordem instruiu o Banco da Inglaterra para transferir cerca de 27 toneladas de ouro do Banco Nacional da Checoslováquia para a sub BIS no Banco da Inglaterra. (…)

    • “”Inteligência russa identificada logo no início do novo milênio que as armas do futuro seria mísseis””

      Por isso que eles compram tecnologia de porta aviões franceses…
      Esse russos…

    • “”Pentágono não pode passar os S-500s.””

      Realmente, perto de você, somos especialistas.

      Sua fonte além mentirosa se esquece que os EUA estão duas gerações essa frente em capacidade antimíssil.

      Qual é seu objetivo em postar essas mentiras?

      Por que a Rússia sempre faz uma choradeira quando os EUA falam no seu escudo?
      Os mísseis deles não são invencíveis?

      Por que o choro?

      Realmente você nos faz parecer especialistas.
      Obrigado!

    • helvecio…

      “Inteligência russa identificada logo no início do novo milênio que as armas do futuro seria mísseis”

      Essa foi a mesma conclusão a que chegaram os britânicos… em 1957… quando publicaram seus White Papers…

      Falando apenas de misseis anti-aéreos, eu particularmente considero isso uma meia verdade… Mísseis podem ser realmente letais e precisos, mas armas de grande alcance com capacidade ABM são artefatos caros, complexos, dispendiosos, e não são essencialmente fáceis de serem produzidos… Um míssil 48N6, salvo melhor juízo, custa aí seus 5 milhões de dólares ou mais…

      A rigor, armas guiadas de elevada energia cinética é que despontam como “arma final” para as próximas décadas, tanto como arma anti-superfície como arma anti-aérea.

      Enfim, canhões eletromagnéticos já se tornam realidade. Armas como o Blitzer, pelo que sei, terão tanto alcance quanto o S-300 e farão o mesmo por uma fração do custo.

      “…não porta-aviões desajeitados ou uma frota de superfície que pode ser facilmente destruída por mísseis de primeira classe…”

      Uma força naval é um meio de projeção de força convencional. Entre outros pormenores, ela amplia o leque de opções de ataque a nível tático e estratégico. E enquanto houver a necessidade de aviação longe da costa ou sobrevoando territórios além mar, haverá a necessidade de um porta-aviões. Russos e chineses entendem isso; tanto que se esforçam para terem os seus… Ademais, saturar uma força aeronaval como a americana é tarefa pra poucos… Mesmo os russos teriam imensas dificuldades em conseguir isso…

      “enquanto os EUA não podem retaliar porque o Pentágono não pode passar os S-500s”

      Primeiro: S-500 sequer existe ainda… Pouco se pode estipular sobre ele… Mas tudo indica que não será em nada superior ao THAAD americano. Aliás, quando este ultimo estreou nos EUA, foi um choque na Rússia, estando anos a frente de tudo o que os russos andaram fazendo nos últimos anos…

      Segundo: até onde sei, fora da área de Moscou, a defesa ABM russa virtualmente inexiste. Por tanto, haverão centros de sobra para alvejar com uma ofensiva nuclear… Ademais, absolutamente nada irá resistir a um ataque nuclear de saturação. Se os americanos quiserem destruir Moscou, isso hoje é perfeitamente viável… E o S-500, quando for entregue, o será prioritariamente na região moscovita.

      • _RR_, desculpe discordar mais uma vez de Vossa Senhoria, mas as tão faladas armas guiadas de elevada energia cinética, ainda se encontram em sede de pranchetas, não havendo nada operacional, pela simples razão de que ainda não há material ou sistema suficiente que resista ao elevado calor e ao atrito proporcionado pelas altas velocidades, sendo inviável o uso indiscriminado de ligas de titânio posto que isto encareceria de forma demasiada o produto tornando-o inviável, tal problema não é privilégio de americanos, posto que chineses e russos enfrentam o mesma dilema, da mesma forma não há que se comparar por exemplo um foguete espacial que resiste a altas temperaturas, com um míssil teleguiado como desejam os americanos, russos e chineses, posto que o atrito seria muito maior e este míssil ainda teria de ter sistemas e estruturas aerodinâmicas que lhe permitissem manobrar a altíssimas velocidades, algo inexistente hoje em dia, lembre que o ultimo teste do sistema PGS americano foi um sonoro fracasso devido exatamente a falhas no sistema de controle e direção do vetor.

        Da esma forma afirmar-se que os canhões eletromagnéticos são realidade não se coaduna com a verdade posto que sistemas que utilizamo eletromagnetismo como força impulsora ainda não conseguiram uma taxa de repetibilidade maior do que 20 disparos, pelo simples fato de que após o uso da força eletromagnética a acumulo de materiais, notadamente cobre nos trilhos e nos sistema de impulso, o que danifica não apenas o sistema impulsor mas também a carga a ser impelida, seja uma avião ou um projétil.

        Cabe ressaltar que novamente este problema não e de primazia americana, mas também de russos e chineses, sendo que a Rússia criou um novo instituto voltado apenas para a e ´pesquisa de nanomateriais resistente ao calor e as forças eletromagnéticas, posto que nos testes realizados com equipamentos hipersônicos e impulsão eletromagnética na Rússia, foi detectada a criação de um vortex, bem como a criação de um campo de plasma em torno do objeto hipersônico o que diminui ou prejudica o uso de equipamentos eletroeletrônicos de controle.

        Razão pela qual pode-se afirmar que as pretensas armas de energia cinética, bem como, as armas de pulso eletromagnético ainda demorarão alguns bons anos para se tornarem realidade.

        Quanto ao Thaad devemos lembrar que existem somente três baterias deste sistema operacionais, não havendo cobertura total do solo americano, bem como o tão propalado sistema ABM americano na Europa ainda não foi se quer implantado em sua integralidade, sequer havendo um centro de controle central e integrado, sendo que grande parte do sistema ABM americano na Europa depende dos navios da US NAVY e esta não esta nem um pouco feliz de ver seus navios em missões meramente defensivas que deveriam estar a cargo do US Army ou da USAF.

        Quanto aos S-500, estes já estão em testes no distrito Central de Moscou, operando conjuntamente com os diversos sistemas SAM, ABM e DAN em uso na Rússia, sendo que sua operacionalidade e produção em série se pretende para 2017.

        Cabe também a ressalva que quando se fala em região de Moscou, tal expressão não quer dizer que o sistema proteja tão e apenas a cidade de moscou, mas sim o distrito de moscou que abrange praticamente toda a Rússia européia cobrindo cerca de 70% doas zonas de produção e de população russa, basta você pesquisar na net e encontrará ate com certa facilidade as zonas de proteção ABM, SAM e DAM russas e soviéticas.

        Da mesma forma, estudos do Pentágono, ainda na época soviética, chegaram a conclusão que mesmo em se procedendo um ataque maciço de misseis nucleares, o escudo ABM soviético, bateria mais de 70% dos vetores, restando a possibilidade de apenas 30% das ogivas atingirem o seu objetivo, o que em hipótese alguma lograria exito de um ataque preliminar devastador que impediria os russos de reagirem, fato este que sempre fez com que a opção nuclear, nunca fosse aventada, posto que a política do Mass Destruction não seria suplantada.

        Cabe ainda ressaltar que os denominados railguns, estão longe de se tornarem vetores dos sistema ABM, DAM ou SAM, seja porque como explanada acima ainda não se tem o acesso a totalidade da tecnologia, seja porque os sistema ainda não demonstrou sua confiabilidade, sendo que o tão aclamado DDG 1000 foi preterido pela US NAVY exatamente pelo seu baixo rendimento em missões SAM, bem como seu potencial ficou muito aquém do esperado em missões navais comuns, preferindo a US NAVY investir no AB de nova geração, ao investir numa tecnologia ainda não comprovada, inclusive há na net um extenso artigo falado da comparação do DDG 1000 e dos novos AB.

        Assim afirmar-se em letras garrafais que “Se os americanos quiserem destruir Moscou, isso hoje é perfeitamente viável…”, nem o mais insano falcão americano do quilate de um Ash Carter ou de uma Hilary Clinton tentaria tal sorte, posto que, os americanos não pensariam duas vezes antes de exterminar a Rússia, acaso tivessem a certeza propalada por Vossa Senhoria, vez que o sonho americano de hegemonia mundial vem desde antes da primeira guerra mundial.

      • Mas é por isso que estão em constante aperfeiçoamento.

        Pelo menos os problemas podem ser divulgados e questionados.

        Já, em outros casos, tudo é perfeito e ninguém questiona, mas na hora da guerra o resultado é desastroso.

      • Caro rprosa,

        Por isso eu disse: “…despontam como arma final para as próximas décadas…”

        Seja como for…
        https://www.youtube.com/watch?v=GXF0n6aojSc

        Salvo melhor juízo, o protótipo da USN já foi atestado para 400 disparos… A meta seria chegar a 1000 em um primeiro momento. O maior problema desse sistema, até onde sei, diz respeito a armazenamento de energia… São verdadeiros trambolhinhos…! Atualmente, somente os Zunwalth seriam capazes de encarar uma arma com potencia necessária para ser efetiva.

        Enfim, os testes realizados até aqui mostram categoricamente que o conceito é viável. Mas é claro que pode dar em nada… Tudo vai depender da viabilidade econômica da coisa. Mas o fato é que USN está levando isso a sério, e aparentemente encara essas armas como a sua nova geração de armamento de cano.

        Quanto aos veículos manobráveis, você está certo. Os problemas enfrentados até aqui limitam muito essas opções. Mas os testes realizados também mostraram resultados importantes.

        Até onde já li, o S-500 estava previsto para concluir seu desenvolvimento esse ano, com introdução em 2017… Teria, por gentileza, alguma fonte acerca de algum protótipo operando em Moscou…? Confesso realmente desconhecer tal informação.

        Os Zunwalth foram preteridos pelo seu custo… Custam cerca de dois ‘Burkes’ atuais, e é certo que ficariam ainda mais caros… Não há orçamento que aguente, ainda mais num período onde a USN tem navios em número insuficiente para suas atuais responsabilidades…

        Receio que a questão não seria destruir Moscou… O problema seria segurar o ataque retaliatório… Como disse: nada detém um ataque de saturação… Você mesmo deu a resposta: se ocorrer um ataque massivo e 30% do que for jogado cair mesmo, então temo que não vai sobrar muito o que defender…

        O THAAD vem sendo implantado já com certa regularidade. A essa altura, já deve estar sendo entregue a quinta bateria, com a sexta e a sétima já contratadas… As unidades de THAAD hoje rotacionam pelo Pacífico, entre Guam e Havaí, com unidades em solo americano.

        Interessante o artigo.

        É claro que mesmo que o THAAD entregue o que promete ( e até aqui não há evidências reais de que não entregue ), não vai repelir tudo, pois sempre existirão consideráveis variáveis, que irão desde a atitude do míssil adversário até as condições nas quais se engaja… Contudo, é um fato que o sistema já é funcional; e oficialmente tem registrado poucas falhas desde sua implantação… Por fim, o THAAD é único em sua concepção nos EUA ( ao menos, não li nada acerca de um míssil que seja igual ). Até concordo em usar o SM-3 como padrão de comparação, mas o fato é que esse ultimo tem diferenças bastante distintas em relação ao THAAD, principalmente em desenho ( e logo, em comportamento durante o voo ).

        Saudações.

      • Caro RR, concordo que um ataque de saturação torna inviável (hoje) as condições defesa, uma vez que não seja possível abater todos os vetores lançados, hoje isso não seria possível, principalmente pelos inúmeros mísseis táticos norte americanos…mas a recíproca é verdadeira, pois a Russia tbm possui incontáveis mísseis táticos, inclusive, n’uma quantidade relativamente igual, de vetores altamente capazes, em uma quantidade tbm capaz de saturar todas e quaisquer defesas norte americanas.
        Vale dizer tbm que o argumento de um ataque surpresa não é possível hoje com as atuais tecnologias de antecipação, e tanto EUA como Russia possuem sistemas de radar, varredura, espacial, e diversos outros meios voltados somente para a proteção contra a um ataque nuclear, radares de varredura de kilometros de distancia, que avisariam em poucos minutos sobre um ataque nuclear, e e respondem de imediato com um ataque retaliatório que assegura a inexistência do adversário. Sdds

      • Informações do site da Missile Agency:

        First two batteries fielded at Fort Bliss, Texas. Total hardware for Batteries #1 & #2 includes six Launchers, two fire control & communications components, two AN/TPY-2 radars, and 48 interceptors. Delivered 50th operational interceptor in 2012.
        Battery #3 completed delivery in 2013 and Battery #4 completed delivery in 2014.
        Battery #5 on contract in 2012 with delivery in 2015.
        Battery #6 & #7 on contract in 2014.

        Assim somente estão operacionais 4 baterias THAAD e nem todas no território americano.

        http://www.mda.mil/system/thaad.html

  2. “”Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain e com a esperança de acabar com a União Soviética.””

    Se queriam acabar com a União Soviética por que não se uniram com a Alemanha?
    Se os alemães sozinhos mataram 25 milhões de russos imagine o mundo todo junto.

    Isso também não explica porque vendiam armas e apoio logístico para os russos.

    • “Se os alemães sozinhos mataram 25 milhões de russos imagine o mundo todo junto.”

      Se só os alemães mataram 25 milhões de russos, então pq os EUA SOZINHO não peita a Rússia? 😀

      Melhor: pq a Inglaterra SOZINHA não peita os Russos? 😀

      Pq a necessidade de se ter uma força conjunta chamada OTAN (prá lá de duvidosa, conforme os fatos) ? 😀

      A Rússia está sozinha lá esperando EUA e OTAN. E nós estamos aqui para lembrar disto!!

      Tenha uma boa semana! 😉

      • so não teve uma terceira guerra mundial!!!
        porque os russos tem armas atomicas capazes de destruir o planeta algumas vezes!!!!
        SE NÃO JA ERA RUSSIA FAZ TEMPO MESMO NO TEMPO SOVIETICO!!!! POR ISSO ESTAO CAGANDO DE MEDO DO ESCUO ANTIMISSEIS HEHEHEHEHEH

      • Não precisa ficar me seguindo em todos os blogs.

        Não sou o centro do mundo!

        E depois de ser pego falsificando meus comentários você deveria sumir.

    • Deagol melhor rever suas fontes pois ao lado de alemães combateram franceses, espanhóis, italianos, austríacos, holandeses, belgas, ucranianos, romenos, búlgaros, etc

  3. Deagol

    Cresce… Já ta na hora

    To falando sério

    Já ta ficando ridículo essa roteiro que vc segue… A russia não pode lançar um carrinho de mão novo que vc perde tempo do seu dia e da sua vida em diminuir e menosprezar

    Patético, cara

    Sério…

    Se os equipamentos não prestam… Se a tecnologia é ruim… Se é lata de sardinha flutuante.. Pq se preocupa tanto?

    • E depois ainda manda os outros terem dignidade

      Realmente.. O macaco só olha pro rabo dos outros… Difícil é olhar pro seu mesmo

      • Tenha dignidade sim.

        Faça um comentário de adulto e pare de atacar os outros.
        Todos sabemos que você não é engenheiro coisa nenhuma.

        Esquece o Tireless, a trilogia o Vader e mim.

        Deixa de bancar o crianção contrariado.
        De mimadinho já basta o warpth.

        Tenha dignidade e pare com os ataques covardes atrás de um nickname.

        Pare de atacar os outros e traga informações úteis.

        Para com a picuinha, e mostre que eu estou errado.

    • “”Já ta ficando ridículo essa roteiro que vc segue… A russia não pode lançar um carrinho de mão novo que vc perde tempo do seu dia e da sua vida em diminuir e menosprezar””

      Não menosprezei nada, só disse que o argumento do Pastel era mentiroso.

      Não menosprezei o PAK-FA ( nao furtivo)
      Não menosprezei o Armata com canhão 125mm
      Não menosprezei esse navio.
      Nem o caminhão de minas.

      Só não vou deixar vocês mentirem.

      Cresce e mostra pra gente que é engenheiro mesmo, poque todo mundo está vendo que não é.

      Se quer relacionamento faz um facebook e para de perseguir o Tireless, porque isso é covardia.

      Se você não gosta de saber que os americanos estão duas gerações a frente em defesa antimísseis não é problema meu.
      É a verdade.

      Siga o exemplo de adultos como o ARC, TOPOL e rprosa que fazem bons comentários e não ficam de mimimi em todos os post.

      A única coisa que você o warpth e você fazem aqui é mimimi e choradeira.

      Tenha dignidade.
      E o warpath que salva meus comentários, em todos os blogs, e falsifica meu nick é mais covarde ainda.

      Tenha dignidade.
      Quando eu estiver errado use seus conhecimentos de engenharia para mostrar…

      dignidade!!!!

    • “”Se a tecnologia é ruim… Se é lata de sardinha flutuante.. Pq se preocupa tanto?””

      A gente não gosta de ler mentiras e besteiras ainda mais vindas de alguém que diz ter conhecimento técnicos.

      Porque escreve sobre o Tireless em todos os seus comentários?
      Em todos, absolutamente todos?

      POR QUE SE IMPORTA TANTO COM ELE E COM A TRILOGIA?

      Viva a sua vida.

    • Yure quando você aprender a postar fatos, tecer argumentos, e não apenas ficar replicando o mantra dos “americanos são melhores”, talvez alguém lhe de atenção, porém enquanto você seguir a trilha de argumentação do nobre sáurio anencéfalo, será difícil alguém debater om você.

  4. Quem lê a notícia da Veja sobre os pés de barros e vê as aquisições e projetos militares dos russos em andamento, pensa:

    Pés de Barros? Cadê?

    😀

    • Concordo RR, o tracejado do novo meio naval foi fiel a arquitetura naval russa, só que com uma pitada contemporânea. Sds

      • Olá ARC,

        Sinceramente, acredito que haveria aí uma opção para a MB, se ela desistir de escoltas de 6000 toneladas. Um casco russo, mas com sistemas ocidentais, não é nada impossível…

      • Esta fragata 4.000 toneladas, um muito boa e poderosa Marinha indiana tem 6 de preço e qualidade não tem igual

        e armas que ele é invejado por destruidor Ocidental

        Tactical UKSK armas de ataque “Caliber-NK”
        Artilharia 1×1-100mm AU A-190
        Flak 2×6-30mm AU AK-630M [8]
        Mísseis 8 mísseis anti-navio ZM55 “Onyx” ou 3M54 (família “Caliber-NCE”)
        OHR ZS90E.1 SAM “Calm-1 * [8], 8×1 PU SAM” Igla-1 ”
        Antisubmarine armamento 8 mísseis anti-submarino 91RE1 (família “Caliber-NK”)
        1×12 PU RBU-6000 (90r 48 PLURAL ou RGB-60) RPK-8
        Torpedo armamento 2×2 533 milímetros DTA-53-956 (Set-65 torpedos, 53-65K)

1 Trackback / Pingback

  1. Rapidinhas Rússia: Grigorovich na frota do Báltico e priemiras imagens da nova corveta Russa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.