Questão nuclear iraniana: Um ponto de discórdia entre os EUA e Israel

Benjamin “Bibi” Netanyahu primeiro-ministro de Israel e Obama

Vladimir Sazhin

Dois eventos relacionados com o programa nuclear do Irã atraíram há poucos dias a atenção da mídia mundial. A guerra de informação em torno das negociações do grupo 5 + 1 continua nas duas frentes.

Em 24 de fevereiro, o jornal britânico The Guardian publicou um artigo sobre as atividades nucleares do Irã, baseado em vazamentos dos serviços de inteligência de Israel e da África do Sul. Quase ao mesmo tempo, um grupo de dissidentes iranianos anunciou que Teerã, apesar das negociações com o sexteto de mediadores internacionais, está desenvolvendo sub-repticiamente armas nucleares em instalações secretas subterrâneas.

Ultimamente, os vazamentos desse gênero não são nada excepcionais e até mesmo, pode-se dizer, passaram a ser uma regra. Mas, neste caso, o que mais importa, quiça, é o tempo, ou seja, o momento em que as referidas informações vieram à luz. Ora bem, onde estará o busílis?

Pelos vistos, reside no seguinte. Os dados secretos da inteligência israelense publicados pelo jornal britânico desmentem o primeiro-ministro – atenção! – israelense Netanyahu, que em numerosas ocasiões declarou que o Irã criará de aqui a pouco uma bomba nuclear. Em 2012, quando o sr. Netanyahu fez um discurso sensacional nas Nações Unidas, afirmando que em menos de um ano o Irã teria armas nucleares, o seu próprio serviço secreto não concordou com ele.

Eis aqui um extrato do relatório secreto preparado na altura pela Mossad: “Apesar de ter acumulado o urânio enriquecido a 5% em quantidades suficientes para fabricar várias bombas, e inclusive ter enriquecido certa parte a 20%, por enquanto, segundo indícios, o Irã não está pronto para continuar o enriquecimento até aos graus mais elevados. Parte do urânio foi usada a fim de produzir o combustível nuclear para o reator de pesquisas em Teerã e, portanto, a quantidade de urânio enriquecido a 20% não aumenta”.

Aqui deve notar-se duas coisas. Em primeiro lugar, para fazer uma munição nuclear é necessário ter o urânio enriquecido a 90%. E, em segundo lugar, mais tarde, atuando em plena conformidade com os acordos de Genebra de 2013, ou seja, o Plano de Ação Conjunta, os iranianos desenriqueceram totalmente o urânio enriquecido a 20% ou converteram-no em combustível para reatores.

Tudo o que o relatório expõe é, sem dúvida, certo. Mas surge a pergunta: por que razão o documento preparado há dois anos tem sido publicado só agora, precisamente no final de fevereiro?

A resposta não se faz esperar: porque em 3 de março Benjamin Netanyahu planeja fazer um discurso no Congresso dos Estados Unidos, criticando duramente o programa nuclear iraniano e as negociações dos mediadores internacionais com o Irã sobre a questão nuclear. O primeiro-ministro de Israel prometeu fazer tudo o que será possível para torpedear a assinatura do acordo, atualmente em fase de preparação, sobre a solução da questão nuclear iraniana.

Ao ter apostado seu prestígio político na assinatura de um acordo definitivo e todo-abrangente entre o Grupo 5 + 1 (Rússia, EUA, China, Reino Unido e França mais Alemanha) e a República Islâmica do Irã, a administração Obama, na expectativa de um discurso inflamável do líder israelense no Congresso, teme que esse prejudique as negociações muito difíceis entre o Irã e os sexteto.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, referiu-se à posição assumida pelo premiê israelense, dizendo que esta “pode ser considerada imprópria”. “Israel é mais seguro agora do que antes da assinatura do Plano de Ação Conjunta, ao qual, aliás, o primeiro-ministro se opusera. Ele estava errado”.

A lógica sopra ao ouvido que não se deve excluir que os materiais secretos da Mossad e da inteligência sul-africana fossem jogados ao The Guardian com o objetivo de neutralizar o discurso iminente do primeiro-ministro Netanyahu em Washington.

A resposta dos aliados do primeiro-ministro israelense foi instantânea. A oposição iraniana, nomeadamente o Conselho Nacional de Resistência do Irã (NCRI, na sigla em inglês), protagonizado pela Organização dos Mujahedin do Povo Iraniano, decidiu provar que Teerã durante anos a fio vinha enganando a comunidade internacional. Desde 2008, de acordo com os dissidentes iranianos, a República Islâmica do Irã vem enriquecendo urânio em Lavizan-3, uma usina secreta escondida profundamente debaixo do solo nos subúrbios do nordeste de Teerã. As atividades nucleares secretas são efetuadas em Lavizan-3 com a ajuda de centrífugas modernas IR-2m e IR-4.

De momento, as revelações do NCRI não têm sido confirmadas. No entanto, esta entidade dispõe, certamente, de suas fontes na comunidade nuclear do Irã. Como se sabe, os membros do NCRI fizeram um número de declarações posteriormente confirmadas a respeito de várias atividades de Teerã nos últimos anos.

Sem se aprofundar nos detalhes das investigações dissidentes, deve-se ressaltar de um modo especial que o momento para tais revelações não foi escolhido por acaso. Esta revelação é um trunfo propagandístico presenteado a Netanyahu em sua luta contra quaisquer acordos nucleares com a República Islâmica do Irã.

Por outro lado, a intensificação da relutância israelense em relação aos acordos nucleares é igualmente um presente aos opositores do presidente Rohani dentro do Irã, os quais, bem como os aliados do premiê israelense, não aceitam quaisquer acordos com o sexteto. Portanto, os opositores dos presidentes, tanto no Irã como nos EUA, se empenharão com ainda maior persistência em jogar as cartadas antipresidenciais em seus jogos políticos internos.

Indubitavelmente, a questão nuclear iraniana tornou-se um pomo da discórdia nas relações, sobretudo, entre os políticos Barack Obama e Benjamin Netanyahu. No que concerne às relações entre os EUA e Israel, é pouco provável que as desavenças pessoais dos seus atuais líderes sejam capazes de abalar os laços entranháveis e estreitos entre os dois Estados que têm muitos interesses comuns na região e no mundo.

Fonte: Sputnik

 

10 Comentários

  1. Choraaa Bibi hahahaahaha …

    A carinha dele bonitinha hahaahahaha:

    “Vc não gostou do meu quadro né Obama bobão, não é atoa que vc está tomando uma coça da Rússia lá na Ucrânia…. Se vc expusesse minha obra prima lá no MoMA eu até topava concordar com esse acordo nuclear sem graça, snif…seu feio…”

    😀

    • Sr.Warpath
      .
      Depois daquele episódio onde o canastrão faz um papel ridículo da babá o certo seria Biba …hahahaha…
      .
      .
      *******************
      .
      NETANYAHU.VAI PARA O TUDO OU NADA.
      .
      No dia 3 de março, o primeiro-ministro de Israel vai fazer o lance mais audacioso de sua carreira: desafiar o presidente dos EUA em plena Washington..
      .
      A convite do líder do Partido Republicano, ele irá discursar no Senado contra o acordo nuclear com o Irã, que o governo americano vem negociando há anos. E representa um dos pontos principais da política externa da Casa Branca.
      .
      (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/03/netanyahu-vai-para-o-tudo-ou-nada.html ]
      .
      (…) O deputado israelense Yacimovich declarou: “Com sua teimosia, Netanyahu está causando prejuízo irreversível ao nosso país. Ele devia lembrar que não se trata de um reality show… ou de mais material para promoção eleitoral – mas, na verdade, do futuro do país.”

      Nos EUA, defensores tradicionais das causas israelenses também são contra.
      .
      Rick Jacobs, presidente da União pela Reforma do Judaísmo, a maior organização judaica do país, chamou a visita de “má idéia.”
      .
      Para Abrahan Foxman, diretor nacional da poderosa Liga de Anti-Difamação: “Interferindo na política externa dos EUA… o primeiro- ministro cruzou a linha vermelha. Isto torna os judeus americanos muito desconfortáveis e eu penso que é irresponsável.” (…)
      .
      .
      *********************
      .
      Só para sacanear os republicano, ainda mais naquela zona do congresso americano; só falta algum congressista democrata retribuindo a palhaçada, chamar o El comandante Fidel Castro para discusar o fim do bloqueio a Cuba … Hahahahah … já imaginou … hahhaah … todos os congressistas terem que assistir os massantes e tediantes discurso o El comandante … hahahahah …
      .
      .
      Esses políticos ianques …Hahhaahah

  2. Como a influencia sionista nos EUA é predominante, graças ao financiamento de campanhas de deputados e senadores inclusive democratas, Israel terá êxito em azedar o caldo das negociações. A questão é como a Rússia e a China vão se posicionar.

    • Sr.muttley, lembrou bem desse famigerado cartório da corrupção do AIPAC que atua a céu aberto no congresso americano.
      .
      E depois, os fundamentalistas americanófilos juram até a morte que na Meca deles não existe corrupção !!! … esses coXinhas …. hahahah

  3. Obama e Netanyahu sempre batendo de frente que nem carneiros da montanha …. rsrsrsr
    .
    A agenda do fascista Netanyahu não comunga com a agenda do pato manco do Obama e assim fica essa queda de braço entre dois.
    .
    E por falar nessa queda de braço entre Jacó e o tio Sam um texto que bem expõe essa guerra seria do Dr. Kevin Barrett, titulado em português, ” Será que Israel matará o império EUA esta semana? “,onde ele retrata esse joguete de cabo-de-força.
    .
    ***************
    .
    SERÁ QUE ISRAEL MATARÁ O IMPÉRIO EUA ESTA SEMANA ?
    .
    O império dos EUA , o que poderia ser chamado com mais precisão o bankster império da Nova Ordem Mundial , parece estar sendo atacando cegamente em seus espasmos de morte.
    .
    Na Ucrânia – como na Síria, Líbia , Iraque, Afeganistão e em outros lugares – as forças do Império estão em desordem . A perda da Crimeia, e retrocessos na Síria, são apenas o mais recente de muitos desastres . A causa deste desastre em curso : Uma série de ferimentos auto-infligidos .
    .
    (*)fonte: [ horizontenews.blogspot.com.br/ ]
    .
    .
    (…) Embora Obama tenha até agora resistiu ordens do primeiro-ministro israelense Netanyahu de atacar o Irã , os EUA ainda está fazendo a licitação dos oligarcas bankster sionistas , que são o verdadeiro poder por trás do trono ocidental. E os oligarcas – ou pelo menos o hawkish entre eles – ainda estão empurrando para a guerra mundial. (…)

  4. (O Desatracado ) ——-A farsa dos 3 adolescentes judeus mortos
    Provas de que a morte dos três jovens israelenses é uma farsa total.

    Da esquerda para a direita: Eyal Yifrah, Gil-Ad Shayer eo americano Naftali Frenkel.

    Em relação ao aclamado seqüestro de três jovens israelenses, certamente este é um dos mais fúteis e ridículos boatos de falsa bandeira já anunciados.

    A foto acima mostra os judeus que ajudaram a encenar toda a farsa quando eram mais jovens. O Mossad já usou esta tática antes em Sandy Hook.

    As mães (foto abaixo) dos supostos adolescentes mortos são todas fraudadoras, agentes do Mossad.

    O trio de fraudadoras da esquerda para a direita: Iris Ifrach, Bat Galim Shaar, e Rachel Frenkel (ou Racheli Fraenkel) .

    Nenhum semblante abatido e nem sequer uma única lágrima de tristeza para ser derramada por essas fraudadoras. Também não há o menor grau de choque ou desespero pelo sequestro de seus próprios filhos. Uma mãe, num caso verdadeiro, se portaria assim?

    É o Mossad que está por trás da farsa do sequestro dos três jovens israelenses em conluiu com outros cidadãos judeus. Não houve seqüestro. Tudo uma farsa. É uma farsa para perpetrar e perpetuar crimes e terror contra o povo palestino. E também é um meio para distrair a opinião pública dos grandes crimes sionistas cometidos diariamente contra palestinos indefesos, além de criar propaganda para conquistar mentes e corações à causa latrocida e de rapinagem de Israel que são as intermináveis invações e ocupações de terras de famílias palestinas que vivem há várias gerações nelas.

    Outra mostra da farsa, é a mãe de uma das supostas vítimas do falso seqüestro, Racheli Frenkel, na verdade uma agente secreta/espiã do Mossad, como uma das atrizes integrantes da farsa.

    A camarilha Frenkel consiste de extremistas sionistas raivosos. Um desses extremistas era um espião assassino no estado policial sionista-soviético:

    israelikidnappinghoax44

    Observando as imagens abaixo, percebe-se sempre um sorriso no rosto da mãe-espiã-atriz:

    O vídeo é altamente revelador. Ela, que coincidentemente também é cidadã norte-americana, mostra uma quantidade de grandes e largos sorrisos tão frequentes que é impossível não imaginar que não seja uma atuação fingida. Provavelmente uma atriz em tempo livre. E observe-se o olhar extremamente furtivo do homem ao lado.

    israelikidnappinghoax4

    O que ela está fazendo? Por que ela tem que fingir a limpeza de lágrimas se isso tudo fosse real? Ela está absolutamente fingindo, não há lágrimas para serem vistas ou limpas em nenhum momento. Além disso, ela sorri de forma dramática. Acaso é o rosto de alguém que está sentindo “uma dor profunda” ou que não dorme direito a noite?

    Rachelle Sprecher Fraenkel foi a primeira graduada do Instituto Avançado do Talmud de Matan. Ela é a líder do novo Programa Avançado Halachá (Hilkhata) de Matan. Ela ensina Talmud e Halachá em Matan, e tem trabalhado como um Halachá Yoetzet (Halakhic Advisor) durante quase 10 anos. É um rabi feminina do sionismo extremista.
    Fonte : http://www.matan.org.il/eng/about.asp?cat=2719

    As mortes desses 3 adolescentes israelenses e seu funeral subseqüente são uma completa farsa. Tudo para justificar mais um genocídio contra o já tão massacrado povo palestino. O mundo inteiro precisa saber disso. Os palestinos estão sendo seqüestrados e mortos com base em uma mentira forjada conscientemente pelo governo judeu de Israel e pelo seu serviço de terrorismo secreto, o Mossad.

    Toda a Palestina, de fato, o mundo inteiro, tem que se insurgir contra a insídia israelense, que é a encenação da morte de 3 (inexistentes) jovens israelenses. É tudo uma farsa traiçoeira do mundo judeu – o sequestro, as mortes, o funeral – tudo inventado

    Na foto acima, parentes e familiares não demonstram a mais leve tristeza no velório, e neste interim, jovens palestinos são abatidos. Logo os judeus que tem o hábito de ​​reagem violentamente com emoções exasperadas quando perdem alguém próximo ou algum outro judeu mesmo que desconhecido.

    Toda esta farsa serve de pretexto para os assassinatos israelenses de forma premeditada e cruel de palestinos inocentes e desarmados. Parece que não ousam lutar contra algum exército verdadeiro em uma batalha campal. Eles seriam derrotados categoricamente.

    Não há nada para se chorar. Não há cadáveres debaixo das bandeiras. É tudo uma farsa. No velório, as pessoas parecem entediadas com os discursos de Netanyahu e de Shimon Peres.

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (R) elogia três adolescentes israelenses que foram sequestrados e mortos na Cisjordânia
    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (R) elogia três adolescentes israelenses que foram sequestrados e mortos na Cisjordânia ocupada Foto: EPA

    As macas estão obviamente vazias. É mais um trabalho manipulador feito pelos sionistas. Pelo menos eles poderiam ter colocado manequins.

    israelikidnappinghoaxf1
    Não há conformação que justifique a presença de cadáveres reais; não há conformação dos pés, pernas, torsos, cabeças, ou outros.

    Foto ampliada tanto quando possível. Por meio dela, pode-se afirmar, categoricamente, que aqui não há cadáveres. Nenhum corpo de israelense algum foi recuperado. Isso porque os indivíduos com a idade anunciada sequer existem. Como não existem não poderiam ter sido sequestrados. Então, a evidência fundamental aqui presente é que não havia cadáveres nas macas planas, apesar de asseveraram que esses indivíduos estavam lá e morreram. Portanto, fica claro que o funeral foi uma farsa.

    Por este ângulo vemos melhor as discrepâncias dos contornos dos supostos cadáveres mostrados pelo governo judeu.

    Esses israelenses são mais velhos do que os descritos nas imagens. Porém, essa é uma farsa diabólica armada pelos sionistas para o mais hediondo de todos os seus planos. O plano é continuar derramando, sem parar, o sangue de inocentes desarmados. Essa gente é responsável por mais outra mentira imunda do sionismo.

    Mais uma vez, os três indivíduos retratados, que estão longe de se parecerem cadáveres ou jovens dessa idade.

    Veja esses judeus medonhos. Eles são o lixo da Terra. Veja a morte forjada dos seus filhos, enquanto eles apoiam, pelo contrário, a continuação do massacre de pessoas desarmadas.

    israelikidnappinghoaxfake
    Casal parece demonstrar um falso estado de luto, sem choro, sem tristeza. Nenhuma lágrima ou olhos inchados.

    israelikidnappinghoax44
    Durante a falsa cerimônia fúnebre, os sionistas inclinam a cabeça para baixo, de modo que ninguém possa ver suas fisionomias reais, parecendo assim, estarem chorando, desconsolados.

    Tiveram a crueza de assar palestinos vivos, ao mesmo tempo, destruir suas casas, empresas e vidas, o mundo ve tudo e não faz nada, pelo contrário, apoia estes graves crimes da cabala sionista.

    Há mais de uma dúzia de palestinos sendo massacrados agora com base nessa mentira, um dos quais foi incinerado vivo depois de sequestrado, pois que se achou fumaça nos pulmões e isso só acontecesse quando se pode respirar. Só vivo respira. Este foi um sequestro real, um sequestro de verdade, ao contrário do falso lançada ao mundo pelos sionistas.

    Fontes:
    http://www.nbcnews.com/storyline/west-bank-kidnappings/revenge-killing-burned-body-arab-teen-found-jerusalem-n146136

    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/israel/10939348/Israel-buries-its-three-kidnapped-teenagers-amid-tears-and-anger.html

    Fontes : http://nodisinfo.com/hard-proof-deaths-three-israeli-youths-fake/
    Desatracado ===== Sem falar da Questão dos semitas Palestinos (Gên.16:4 ) q tem de ter suas terras desocupadas pelos judeuSS invasores de forma a permitir a existência do Estado Palestinos das mesmas e p ontem.Q briguem entre eles judeuSS x iankSS, c amigo assim quem precisa de inimigo?!?! Sds. 😉

Comentários não permitidos.