Quem vai à guerra por um cadáver?

Cruzador Moskva (Classe Slava) no porto de Sebastopol
Cruzador Moskva (Classe Slava) no porto de Sebastopol

Por César A. Ferreira (“Ilya Ehrenburg”).

Estes dias últimos pareceram excessivamente agitados, e não foi pelo festival de nádegas femininas desnudas do carnaval brasileiro. Deu-se o assombro devido ao cruzar de unidades russas, e das imagens súbitas de soldados equipados, mas sem identificação alguma, vigiando aeroportos em regiões orientais da Ucrânia…  Frisson! Uma guerra atiça a imaginação, principalmente quando longe, bem longe.

Besteira. Guerra é algo caro, custoso, é a típica empreitada humana onde a certeza só aparece no começo… Uma guerra não é uma aposta, se o jogador for competente. Ela só é aceitável se o butim for considerável, ou se dela não for possível fugir, seja por uma questão de honra, ou sobrevivência. Ora, nada disso está disposto na situação ucraniana, pois este país não vale o esforço, é um cadáver na forma de Estado.

A Ucrânia era na época soviética uma república rica, detentora de conhecimentos favorecidos na área de arquitetura naval, motores de combustão interna a diesel e gasolina, indústria aeroespacial, metalurgia, além de fartas terras cultiváveis e florestas. Desfeita a união, o que se observou da Ucrânia foi uma decadência paulatina. Mesmo possuindo uma base industrial e acadêmica, recursos naturais e solo cultivável, a nação tornou-se cada vez mais decadente. Enquanto a Rússia se recuperou da catástrofe econômica que se abateu com o fim da URSS, a Ucrânia jamais se refez da rapinagem sofrida. A afamada revolução laranja nada mais foi do que um golpe para colocar no poder oligarcas, portadores de uma retórica nacionalista, mas com natos em acumular em proveito próprio… Fato é que a tragédia ucraniana mais parece com uma ópera sul-americana, do que com um conto russo.

Pois… A Ucrânia responde por apenas quinta parte da economia turca, e o seu comércio exterior possui como clientes maiores a Rússia e a China. Apesar dos anos, quase uma década passada desde a Revolução Laranja, a Europa Unida e tampouco os EUA, apresentaram-se como mercados viáveis para os produtos ucranianos… Ao contrário, as trocas comerciais da Ucrânia com os EUA são pífias, e somam menos de um bilhão por ano. A Rússia, sozinha, responde por mais do que dez bilhões de dólares/ano em trocas comerciais, além de ser um sustentáculo para projetos importantes da indústria aeroespacial ucraniana, caso da aeronave de transporte tático AN-70. Ademais, a Ucrânia depende da energia fornecida pela Rússia, e quebrada, pois necessita de ajuda financeira da ordem de 35 bilhões de dólares, só poderá recorrer a que estiver disposto a ajudá-la. A Europa Unida, e quanto a isso Berlusconi e Jojoy podem responder com precisão, pode ajudar com presteza… Em matéria de retórica. Seria interessante, também, ver um aporte desta natureza, de quem briga com o seu congresso nacional para poder aumentar o teto da dívida…

Portanto, se você é um jogador esperto, e Putin parece sê-lo, você não irá provocar uma guerra, apesar de se preparar para uma… Pois a Ucrânia agora é uma fruta podre, antes era uma nação com sérios problemas, hoje, um zumbi solto que baba e profere impropérios nazifascistas. A parte mais rica da Ucrânia fala russo, se identifica com a Rússia e não aceita ser governada por quem derruba monumentos comemorativos às vitórias do Exército Vermelho, honra e glória dos avós de muitos, para não dizer de todos; pessoas que não entendem e se sentem constrangidas em ver Kiev dominada por lunáticos que usam braçadeiras com símbolos das Waffen SS, ou mesmo suásticas… Putin não precisa enfrentar essa corja, que batida irá derramar a lágrima dos vitimados, seria um erro. Basta esperar, fazer que a Ucrânia, e a sua bagunça caia no colo de quem merece: UE e EUA.

Ora, ora… Tendo sido os instigadores do golpe político, e financiadores dos nazifascistas de Kiev, e vendo a pérola do Mar Negro, Sebastopol, permanecendo em mãos russas, bem como  da Crimeia e da Península de Kerch, ou seja, tendo que arcar com a conta pesada, enquanto a Rússia permanece com o que lhe interessa, pode o “Ocidente” lançar a sua cartada habitual: a guerra. Todavia, a Rússia não é a galinha morta de sempre, a Ucrânia lhe faz fronteira, além de entender que um confronto com forças da OTAN, às suas portas, com certeza será pela sua sobrevivência como nação. E a história demonstra com fartos registros, o quanto é pouco saudável enfrentar os russos nesta situação…

23 Comentários

  1. Não é que esse texto me fez lembrar o famigerado projeto Alcântara Ciclone, e me surgiu a seguinte indagação !
    _Como ficará agora essa ”parceria” com a Ucrânia? sera que diante dos fatos que se sucedem o Governo do Brasil,desistirá dessa furada que ao invés de nos levar ao espaço,nos leva cada vez mais para o buraco !

    Eu não diria que o país Ucrânia é um cadáver ,nem a matéria diz isso,pois o país me lembra muito o Brasil , com um potência enorme em várias áreas , o problema é a corrupção que inviabiliza o desenvolvimento da nação os governos vendidos e sem compromisso com o povo !

    • se o brasil tivesse um estadista no comando traria os cientistas envolvidos no projeto para nosso pais ,essa é a nossa oportunidade ,outros colocaríamos em faculdade e etc e tal ,
      o brasil tem que aproveitar o momento ,mas eu sinceramente acho que a ucrania em domínio russo sera muito mais facil para nos outros rsrs
      e cesar pereira você pode perceber que os anti brasil estao tudo torcendo para a ucrania ficar na mãos gringas e o projeto desandar de vez ,traidor da pátria aqui também tem temos que ficar alertas !!!com esses vermes.

      • Excelente ideia caro pezito…
        Cientistas ucranianos que vão agregar conhecimento as nossas universidades e institutos já deveriam estar com vistos brasileiros liberados e empregos esperanto aqui, para não recusarem nossos convites. Bem melhor que os escravos médicos cubanos.

        E de acordo com um conhecido de um conhecido meu, que vai de vez enquanto à Ucrânia a negócios ( é o que ele diz), lá é onde mais ele conheceu mulheres bonitas.
        Daí que bem que poderiam vir para nosso país muitas ucranianas também. Quanto as suas escolaridades… E isso importa?!!… rsrsrsrsrsrs!!!!!!!!



        Mas é claro que nosso governo vai jogar essa excelente oportunidade fora.

  2. Um texto onde o articulista se esmera em enaltecer os supostos méritos e atributos geopolíticos da Rússia e do Déspota. A verdade é menos dourada que a fantasia. Ao lado dos mafiosos que tomara conta do Estado Russo e propiciaram o vergonhoso 125º lugar entre os países mais corruptos, Putin sonha em restaurar os tempos de glória da antiga URSS, quando explorava e espoliava não apenas as demais repúblicas como também os países localizados no leste europeu. Como os países do leste europeu hoje em dia são todos membros da OTAN e possuem notória e justificada aversão pelos russos, sobrou para as antigas repúblicas e, dona de terras férteis e considerável parque industrial e tecnológico, a Ucrânia é o alvo principal da cobiça de Putin.

    Ao mesmo tempo,vislumbro aqui uma tentativa de pintar os opositores ucranianos como se todos eles fossem fascistas querendo acertar contas pendentes há 70 anos, e Europeus e Norteamericanos como aves de rapina sempre dispostas a saquear as riquezas nacionais dos povos oprimidos. Parece em muito com os infames textos publicados na nefasta RedeCastor, com a diferença que os autores de lá, em sua maioria notórios antissemitas, sempre dão um jeito de colocar a culpa de todos os males do mundo, sejam eles a notória incompetência de Nicolás Maduro, a igualmente notória corrupção e incompetência de Yanukovich além do desatre econômico protagonizado pela Senhora K, a Rainha louca dos Pampas, como frutos de uma suposta conspiração levada a cabo por um suposto “Império anglo-sionista”

  3. ótimo texto ,chega ser bem suave a ironia que ele coloca ,bom para provocar a torcidinha anti brasil de um bando de decendente de fugido de guerra que se instalou no nosso pais e que pesa em fazer a mesma coisa que os baderneiros da ucrania fizeram por la ,o anti brasil minoria maldita pensa fazer por aqui .esses desertores merecem ser fuzilados . lixo inútil de tudo que não presta.

  4. Ucrania e Brasil tão parecidos. Lá como aqui tem uma turma que roubou e ainda roubam, disfarçados de brasileiros, para entregar para seus parceiros o suor e o futuro do próprio povo que utilizam. Engraçado os mesmos parceiros insidiosos que esta minoria quer e que para isso dão golpes, como sempre, ignorando a democracia, dizendo serem a favor dela. Esses vende pátria, enquanto trabalham com seus parceiros a falta de cidadania, são beneficiados com acobertamento de suas roubalheiras, recebendo os cofres para evitar o risco de em alguma reviravolta futura ficar o feito pelo mal feito e o dito pelo não dito.

    • Quanta bobagem heim meu caro Júlio “Oinc-Oinc” Petralhas? Aqui mostra claramente que você é só mais um pobre militante petralha manipulado pelo ParTido. E enquanto você está nesse momento tomando cachaça barata e tirando gosto com calabresa frita, os donos do teu partido estão comendo as melhores refeições e tomando vinhos caros. E rindo bastante da tua cara afinal você faz o trabalho sujo para ele de graça…rs!

    • Falou tudo Spyker! Esse caras conseguem ter saudades de um regime que foi bem definido assim pelo grande Ronald Reagan:”O socialismo é um sistema que só funciona no céu, onde não se precisa ele, e no inferno, onde ele já existe”

  5. Sepicaquer e Tira Leite são mesmo umas gracinhas…

    Como não possuem argumento algum para esgrimir, apelam para a velha tática de desqualificar o autor…

    Piada.

    A Ucrânia é um cadáver na forma de Estado.
    Está falida.
    Depende da Rússia, em termos energéticos, financeiros e comerciais.
    A parte mais rica da Ucrânia está no leste, onde a maioria é composta por russos étnicos.
    O oeste da Ucrânia e a região de Kiev, é composta pela área mais pobre do país.
    Putin está com o queijo e a faca na mão… Vai se precipitar por que motivo?
    Quem tem o interesse de radicalizar é o ocidente, que diga-se de passagem não tem nada para oferecer aos ucranianos… Aliás, desde a Revolução Laranja, esperam os ucranianos alguma coisa do ocidente… 10 anos idos…
    Pois…
    Putin pode enviar até 32.000 soldados para a Crimeia, que estará dentro da legalidade, pois o acordo entre as nações prevê tal quantidade de soldados…

    Mas…
    As duas meninas, Sepicaquer e Tira Leite, por certo, não sabiam…
    Em vista disso, a retórica dos EUA, Europa e UE beira ao ridículo.

    • Putz !!!… então a Ucrania tá feia mesmo… dependendo de outro cadáver, a Rússia…. tá pior que aquele filme trash “Zumbiland”… rsrsrsrsrsrss… ucraniano, vc me diverte… gracias por su condicion borracho, cabron… me gusta reírme de sus payasadas… hasta la vista…

      • Zumbilândia… kkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

        É o capeta solto na Ucrânia…

        …São mortos, zumbis, mafiosos, nazistas + nazistas da SS etc, tudo pipocando por lá… até tropa sem insígnia (novo tipo de tropa) apareceu.

        … Só tá faltando nesse congresso de gentalhas… aparecerem o Lobisomem, o Conde Drácula e o Monge Rasputin (antigo cumpadi-parente do Putin? rsrsrs).

    • Já se precipitou, foi com pressa demais atrás da presa, só o que pode salvar o Putin dessa sinuca de bico será a eleição de março, se não for favoravel a ele, ou ele invade a Ucrânia e fica com um cadáver fedido p/ cuidar ou lançará a Ucrânia nos braços da UE e da OTAN, seja como for, agora toma corrida armamentista, quero ver se a Russia com o PIBinho dela tem folego p/ aguentar. Putin é inteligente mas muito apressado, precisa de autoafirmação a cada decisão, peca por isso.

Comentários não permitidos.