Quem irá definir as regras económicas e comerciais na Ásia – a China ou os EUA?

© REUTERS/ Takaki Yajima

França, Alemanha e Itália querem entrar no Banco Asiático de Investimento

A França, a Alemanha e a Itália concordaram juntar-se ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura AIIB (Asian Infrastructure Investment Bank), criado pela China, informa o jornal Financial Times.
O AIIB foi criado em 2014 por iniciativa da China. O objetivo do banco é o financiamento de projetos de infraestrutura na região da Ásia-Pacífico. O capital autorizado do banco é 50 bilhões de dólares.

A decisão dos três países europeus foi tomada alguns dias após o anúncio da intenção da Grã-Bretanha de se tornar membro do AIIB. A decisão irritou imediatamente Washington. A administração do presidente dos EUA disse ao Financial Times, que Londres ” se adapta constantemente ” à China.

O AIIB é um potencial concorrente do Banco Mundial, dominado pelos EUA e o Japão. A criação do banco agrava a questão de saber quem irá definir as regras económicas e comerciais na Ásia – a China ou os EUA?

Entretanto, a agência Xinhua informa que a Suíça, a República da Coreia e Luxemburgo também estão considerando a possibilidade de integrar o banco.

Fonte: Sputnik

 

16 Comentários

  1. Mais um passo inportante rumo ao multipolarismo, pois com diversidade de financiamentos haverá aume to do alcance do mercado europeu, que gerará mais independencia economica em relação aos EUA, com isso, ocorrerá a diminuição de ditames estadunidenses sobre a Europa, e esta, poderá adotar sua propria postura em assuntos externos, como convém a sua soberania…aos poucos chegaremos a uma nova ordem global sob a égide da ONU, e NINGUÉM mais, nenhum país ditando nada.

    • Mas Sr.ARC ….. segundo alguns ispefixilista em assuntos internacional, só os submergentes estão aderindo essa festa chinesa … e ai … como é que fica ?

      • Caro Helvecio, não há duvidas e apesar de alguns defenderem a hegemonia norte americana, é fato que o mundo caminha e pela surdina orquestra o multipolarismo, onde absolutamente todos saem ganhando…menos os EUA. Tenho pra mim que esse atraso no acordo de livre comercio entre Europa e EUA é proposital e visa a independencia europeia, que entrando em acordos como estes, deixa clara sua postura de independencia ao mundo e sua vontade de entrar em parcerias com os países emergentes.
        O multipolarismo é a visão do futuro, ou os EUA se enquadram, ou se prepara pra enfrentar um guerra em que todos estão contra ele. Sds

  2. Quando o barco começa a adernar os ratos são os primeiros a cair fora … rsrsrs … a hegemonia americana na Europa a cada dia sr mostra em deterioração .. para o desespero dos americanófilos tupiniquins.
    .
    Será que os BRICS vai ganhar novos irmãozinhos ? 😉

    • De que adianta ganhar irmãozinhos falidos que só podem sugar dinheiro da China e da Índia, que são os únicos que crescem de verdade?

      O bloco dos submergentes.

    • EUA SENDO JOGADO DE ESCANTEIO POR ALIADOS QUE BUSCAM SE APROXIMAR DA CHINA.
      .
      Fundamentalmente, Washington vê o venture chinês como um desafio deliberado para essas instituições do pós-guerra, que são liderados por Estados Unidos e, em menor medida, o Japão, e que o governo Obama colocou pressão sobre aliados não participar .
      .
      (*)fonte: [ noticia-final.blogspot.com.br/2015/03/eua-sendo-jogados-de-escanteio-por.html ]
      .
      .
      (..) A decisão do Reino Unido para se juntar ao banco de desenvolvimento chinês foi feito com] praticamente nenhuma consulta com os EUA. (..)
      .
      .
      *********************
      .
      Segundo alguns ispefixilaistas; só os submergentes estão aderindo essa festa chinesa. 😉
      .
      .
      .
      Será que a China com esse proposito de ser uma alternativa de banco financiador não seja para aumentar a sua influência política mundial ?
      .
      Será que pelo fato do titio Satã ser muito ganancioso ele acha que o seu credor é uma coisa exclusiva dele ?

  3. Logico que a China é uma especie de hibrido de socialista com capitalista. E olhando pelo lado dos capitalistas, todos devem estar super contentes com esse avanço Chines abrindo mais uma opção financeira para tirar o monopolio do controle economico mundial das mãos de orgãos que funcionam com agentes a serviço de algum estado. A China, de forma muito inteligente, trabalha dentro da maxima capitalista da concorrencia, da lógica apregoada do mercado. Mas é lógico isso desagrada, por que os que vomitam a todo tempo o deus mercado gostam mesmo é de um bom e velho monopolio, inclusive o da verdade.

  4. “Esta semana, dois dos principais aliados dos EUA – dois dos “Cinco Olhos” – atropelaram os pedidos dos EUA e uniram-se ao banco de desenvolvimento chinês.”

    O EUA, que se opôs vigorosamente à adesão de seus aliados ao “Asian Infrastructure Investment Bank” (AIIB), sofreu fragorosa derrota…

    “Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e Índia já assinaram sua adesão…

    Quem será o próximo? Coreia do Sul?”

    • Mas Senhor Alvez8O, segundo alguns ispefixialistas só os submergentes estão aderindo essa festa chinesa … e ai como é que fica ? 😀

Comentários não permitidos.