Quem é Sebastián Piñera, que venceu as eleições e será presidente do Chile pela segunda vez

O ex-presidente Sebastián Piñera venceu seu oponente, Alejandro Guillier, neste domingo no segundo turnodas eleições presidenciais no Chile e governará o país pela segunda vez.

REUTERS – Milionário Sebastián Piñera, tido como a terceira pessoa mais rica do Chile, é eleito o novo presidente do país

De acordo com os dados do Serviço Eleitoral (Servel), 96,31% das urnas foram apuradas e já colocam matematicamente o ex-presidente como vencedor. O líder da nova coalizão de centro-direita Chile Vamos, recebeu 54,57% dos votos, enquanto Guillier, representante do grupo dominante centro-esquerda Nova Maioria, alcançou 45,43%.

Piñera, que ocupou o cargo entre 2010 e 2014, era visto como favorito durante a campanha, mas só obteve 36,64% dos votos no primeiro turno. Guillier alcançou 22,70%. Oito candidatos concorreram no pleito.

Empresário milionário, com doutorado em economia na Universidade Harvard, nos EUA, Piñera é a terceira pessoa mais rica do Chile, segundo a revista Forbes. O eleito tomará posse em março de 2018.

“Quando chegou à Presidência pela primeira vez, ele governou com tecnocratas. Agora, tende a ser mais político”, considera Guillermo Holzmann, professor de Ciências Políticas da Universidade de Valparaíso. O mercado vê com bons olhos a eleição do candidato.

A desaceleração da economia chilena “influencia” essa aceitação, segundo Holzmann. “A percepção é de que a economia está estancada e que, com Piñera, voltaria a crescer”, diz Holzmann. O Chile cresce menos de 2% ao ano, afetado pelo desempenho da China – principal comprador de cobre do país andino.

Na campanha, Piñera prometeu reativar a economia e reduzir o tamanho do Estado – buscando atrair investimentos internacionais – assim como melhorar segurança pública, saúde, educação, transporte e qualidade de vida da população.

Outra garantia que dá é a de que vai separar a política dos negócios.

Piñera tem sido um dos críticos mais duros dos escândalos de corrupção que estremeceram o atual governo. Seus opositores o acusaram, no entanto, de conflito de interesses em diferentes ocasiões, o que ele nega.

“Em termos de conflito de interesse, Piñera sempre nos surpreende”, disse o deputado do Partido Comunista (PC), Daniel Núñez. Segundo ele, o ex-presidente teria criado uma lei de pesca após suas empresas terem investido no setor.

Caso vença no segundo pleito, uma cena de 2010 pode se repetir: naquele ano, Bachelet passou a faixa para Sebastián Piñera. Quatro anos depois, em 2014, foi Piñera quem “devolveu” a faixa para Bachelet.

Fonte: BBC Brasil.com

 

6 Comentários

  1. ………………..os presidentes da Bolívia e do Perú não vão gostar pelo fato que Piñera não irá negociar a devolução das terras destes países, roubada em 1879, no que foi chamada de “Guerra do Pacífico”, que aliás não foi uma guerra mas uma invasão em que os inglêses “ajudaram” com dinheiro e armas pois tinham interesse no guano e salitre desses países…..após a invasão os chilenos descobriram cobre nas terras antes pertencentes à Bolívia entretanto perderam a região da Patagônia para a Argentina, razão pela qual ajudaram em 1982 os britânicos na guerra das Malvinas……………..

  2. Chile dando exemplo por resto dos países da América do Sul, quanto menos estado melhor distribuição de renda, mais crescimento e menor corrupção

  3. …………Piñera como a terceira maior fortuna do Chile deveria promover o desenvolvimento do mercado interno chileno…..o país vive da venda do cobre em especial para China que já mostrou queda nas compras ou seja a fonte podera secar…..um país não só pode viver de venda de produtos primários para o exterior mas de um mercado interno que possa consumir outros artigos e serviços produzidos internamente………o Chile só vive de vender cobre…..é, o Piñera vai ter que mostrar serviço……………..

1 Trackback / Pingback

  1. Quem é Sebastián Piñera, que venceu as eleições e será presidente do Chile pela segunda vez | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.