Programa T-Xc: NOVAER em Brasília

A Novaer planeja versões de treinamento primário básico e avançado, dotadas de motores convencionais e turboélice, respectivamente, bem como variantes customizadas para transporte aeromédico, de pequenas cargas e de pessoal. (Imagem: Novaer)

Ivan Plavetz

O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, recebeu executivos da Novaer Craft e representantes do estado de Santa Catarina. Na ocasião, foi informado sobre o status do programa T-Xc, que conta com apoio do Governo Federal.

A Novaer informou sobre os excelentes resultados obtidos na corrente campanha de ensaios em voo que estão sendo realizados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP), e sobre o contrato firmado com FINEP– Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde serão realizados os ensaios estruturais durante a campanha de certificação.

A empresa demonstrou também a variedade de configurações oriundas da mesma plataforma T-Xc, como a de transporte aeromédico para resgate em regiões hostis, captação de órgãos para transplante, versão de transporte para pequenas cargas, ligação específica para forças armadas e uma versão de treinamento militar atualmente denominada T-Xc MTP que a Novaer pretende oferecer à FAB.

Durante a reunião foram apresentados os resultados nos ensaios do protótipo. (Imagem: Novaer)

Estiveram presentes na reunião o titular da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Murilo Marques Barboza, o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, major brigadeiro do ar José Euclides da Silva Gonçalves, a secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Lourdes Martini, o presidente do Conselho de Administração da Novaer, Paulo Junqueira, o diretor-presidente da empresa, Graciliano Campos, e o diretor para o Setor de Defesa, Geraldo Ferreira da Silva.

Fonte: Tecnologia & Defesa

21 Comentários

  1. olha o amorim ai colocando asas em mais um sonho do brasil para voar

    eu mesmo particularmente quero um ministro da defesa militar ,mas enquanto não aparece um nome forte com desenvoltura entre o governo civil e os estrelados o amorim esta desempenhando o papel corretamente

    agora chega aqueles militares veios elite e que serviram os interesses anglo-saxões ,como poodol tudo de pijama , vem falar mau do cara pois ele fala a realidade vai catar coquinho o turminha da faxina e ordem unida com barriga do soldado vazia !!!

    promoção para os guerreiros reforma militar já ,forças para os praças !!

    eu quero um militar para comandar nossas forças armadas igual o lula !! que veio de baixo mas não tem medo nem vergonha de gringo nenhum nem russo nem inglês

    mas enquanto uns entram por cima pulando varias promoções e esses normalmente são elite que foi mais jovem la na disneylandia , que foi em holiwoood ,

    queremos guerreiro represente os interesses do brasil

    • por LUCENA
      .
      Pé de Cão;
      .
      Como tem gente se mordendo de raiva em vê mais um produto da capacidade tecnológica dos brasileiro e que vai fazer sucesso .. 😉

      • por LUCENA
        .
        .
        Porque você tem interesse de ter um ? … hahhaah … busque e se informe no site da emprese Novaer Craft e quem sabe, com uma ajudinha do seu titio você possa ter um .. Hahahah …

      • Mas o brsil ja faz isso desde a decada de 6o, seu entusiasmo beira a infantilidade ,kkkkkk, o brasil nao foi industrializado apos 2002,kkkkkkkk ietah bosalismo !

      • Quem está se mordendo de raiva da capacidade brasileira é o próprio megalonanico meu caro Helvécio/Lucena, já que ele vai dar 30 milhões de rais do dinheiro do contribuinte para financiar a avioneta bolivariana

    • “olha o amorim ai colocando asas em mais um sonho do brasil para voar”… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSS… sonhos de uma noite de cachaçada… 🙂

      “eu quero um militar para comandar nossas forças armadas igual o lula !!” RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSS… eu quero uma casa no campo… onde eu possa não ter que escutar essas “iguarias”… 🙂

      • Eles se esqueçe nobre amigo, de que este lixo do Amorinha queria entubar na FAB, aquela do UNASUR 1(nome ridiculo) que seria produzida na falida Argentina.

        Se hoje o avião da Novaer, projetado por um gênio da aviação, esta em pauta, deve-se a pura pressão da industria nacional sob o governo, e não a vontade ideologica deste pau manda do MAG

    • Como de costume vocênão dá uma dentro não é Pezito! Sinto lhe dizer mas o megalonanico, esse que segundo você “colocando asas em mais um sonho do brasil para voar” é justamente o cara que vai acabar com o TX-c pois, se você falasse menos bobagens e se informasse mais, saberia que o Brasil assinou um memorando de entendimento onde se compromete a FINANCIAR e ADQUIRIR o UNASUR-1, carinhosamente conhecido como BAT (Bolivarian Aircraft Trainer), uma avioneta fajuta de fabricação argentina.

      E agora Pezito? O que você vai dizer para defender o Megalonanico?

    • Se vocês querem ver o que 12 anos de “educação inclusiva”fez, então prestem atenção:

      “olha o amorim ai colocando asas em mais um sonho do brasil para voar”

      – Esqueceu que o Megalonanico, “primeiro da sua turma que foi estudar em Viena”, vai torrar 30 milhões dos nossos impostos financiando uma avioneta bolivariana?

      “eu mesmo particularmente quero um ministro da defesa militar ,mas enquanto não aparece um nome forte com desenvoltura entre o governo civil e os estrelados o amorim esta desempenhando o papel corretamente”

      – Ministro militar por que, se o poder é civil? Já esqueceu-se que os ministérios militares foram extintos e que foi criado um ministério da defesa? E quem você sugere, o idiota do Bolsonaro? Acho que você precisa se decidir se é monarquista ou apologista da ditadura militar…..

      “agora chega aqueles militares veios elite e que serviram os interesses anglo-saxões ,como poodol tudo de pijama , vem falar mau do cara pois ele fala a realidade vai catar coquinho o turminha da faxina e ordem unida com barriga do soldado vazia !!!”

      – Militares reformados têm todo o direito de exprimir sua opinião. É o mesmo direito que o Apedeuta tem de proferir suas bobagens e a Marilena Chauí tem de rosnar contra a classe média. Ou já se esqueceu que vivemos em uma democracia?

      “promoção para os guerreiros reforma militar já ,forças para os praças !!”

      Como eu já havia dito, uma vez que esquerdistas não pensam, vivem de slogans. No mais, faltou combinar com a Constituição, que coloca como prncípios das Forças Armadas a Hierarquia e a disciplina.

      “eu quero um militar para comandar nossas forças armadas igual o lula !! que veio de baixo mas não tem medo nem vergonha de gringo nenhum nem russo nem inglês”

      – Igual ao Lula como? Sendo um caudilho apedeuta, arrogante, vaidoso e messiânico? Não se esqueça que foram essas características dele que fizeram o Brasil passar pelo vexame de Teerã…

      “mas enquanto uns entram por cima pulando varias promoções e esses normalmente são elite que foi mais jovem la na disneylandia , que foi em holiwoood”

      _ Você tem como provar isso? Aposto que não…..

      “queremos guerreiro represente os interesses do brasil”

      – E a concordância? E escrever “Brasil”com letra minúscula?

  2. Concordo… o Amorim está sendo mais ativo, e pró-ativo, que o esperado… pena que não lhe dão condições de realmente sobressair na sua função!

    Uma das funções citadas para o avião, a de captação de órgãos para transplante, eu acho que deveria ser delegada à aviões à jato… não se pode perder tempo com isso… tem que se fazer a captação e enviar o quanto antes!

    Na falta de ferramenta melhor, vai de TX-C mesmo, e tá muito bom.

    A aeronave ficou muito bonita de “camuflado”. Tomara que haja uma compra de “longo prazo” para garantir não só a sobrevivência da empresa, e da sua cria, mas também para garantir a aquisição de mais um excelente equipamento, tanto para a aeronáutica quanto para o exército!

    Se nós não valorizarmos esse trabalho, feito com excelência, diga-se claramente (nada de passagem!)… quem vai!??

    Abraço galera!

  3. O BRASIL precisa de mais indústrias aeronáuticas só a Embraer e pouco para o tamanho do país e suas pretensões, por isso seja bem vinda NOVAER ,que essa empresa crie mais produtos e se consolide no mercado !

  4. O Brasil precisa (também) de aeronaves como esta, leve, versátil e de baixo custo operacional para atuar na Amazônia, em pistas curtas e improvisadas.

  5. E isso aí MarceloRJ, poderíamos usar dirigíveis pousam em uma pequena clareira em pouso e decolagem na vertical, são práticos, q podem transportar, dependendo do tamanho um volume de cargas bem expressivas, servindo p quase td no campo de batalha..Os iankSS,Russos, inglesseSS os usam, assim como empresas, é a veloci// dos mesmos depende da motorização assim como p ter baixo ruídos.. São baratos, rápidos, ultrapassam obstáculos naturais c facili//, monitoram, vigiam, e alaertam assim como atacam no 1 momento…os novos modelos são bem melhores q os antigos..Sds. 😉

    • No plano brasil, antes de ser vetado para pensadores de esquerda, li sobre a questão e concordo que precisamos desenvolver projetos de dirigíveis, não só para a Amazônia, mas também para o transporte de safra em locais que não possuem boas estradas de acesso.

  6. O TX-c da Novaercraft, projetado por Joseph Kovacs (o mesmo que projetou o T-27) é um avião de instrução primária. Ao mesmo tempo os T-25 da AFA já estão com quase 40 anos de serviço ativo. O lógico seria substituir o veterano da Neiva pelo produto da Novaercraft certo?

    ERRADO senhores! Por mais absurdo e bizarro que seja, em que pese uma nova indústria nacional ter projetado um aparelho competitivo, não será isso que irá acontecer. Em 2012 o Ministro da Defesa, o Megalonanico, aquele que “foi o primeiro lugar da sua turma e foi estudar em Viena”, firmou sob os auspícios da malfadada União de Nações Sul Americanas – UNASUL um memorando de entendimento pelo qual o Brasil se compromete a financiar parte do desenvolvimento e adquirir para a FAB a Aeronave de Treinamento Bolivariana (BAT), também conhecido como UNASUR 1, uma avioneta fajuta argentina que ainda é um Mock Up.

    E tudo isso com que propósito? resgatar a indústria aeronáutica argentina do estado de morte cerebral onde ora se encontra, prejudicando os interesses da indústria brasileira e fazendo mal uso do dinheiro do contribuinte.

    • e aonde sionista você leu que o governo brasileiro não ira comprar o avião de fabricação brasileira , você acha que esta acontecendo reuniões para que ???
      você é apenas contra informação ,
      para quem foi contra os helicópteros de produção francesa , dos submarinos de produção francesa , contra o guarani de produção italiana e tanto outros casos
      você não percebe que pode estar errado novamente ???
      a me esqueci você é outro cego ideológico que ve o governo como inimigo , me fale o que o governo fez para você ser tao anti brasil rsrs

      • Pezito, penso que a sua fixação pelo sionismo decorre de pesadelos que você deve ter com sionistas a ponto de fazer Pipi na cama e tomar esporro e puxão de orelha da mamãe Pé de Cão…..rs!

        Quanto à avioneta bolivariana, não sou eu quem inventou essa história não meu caro néscio desinformado mas sim trata-se de um fato amplamente noticiado:

        No círculo da Força Aérea da cidade de Buenos Aires, foi realizada a terceira etapa das reuniões de trabalho do Plano de Ação 2012 (acordado numa reunião especial do Conselho de Defesa Sul-americano, realizado em novembro do ano passado, em Lima, Peru), cujo principal objetivo é o desenvolvimento conjunto da primeira aeronave de treinamento básicoUnasur 1.

        “A reunião, que contou com representantes militares e civis do Brasil, Equador, Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Argentina, cujo ministro da Defesa, Arturo Puricelli, presente na reunião, disse que o desenvolvimento desta aeronave “é uma meta importante, porque ele vem para suprir a necessidade que muitas das nossas nações têm de uma ferramenta adequada para a educação e formação dos nossos pilotos.”

        Apesar de não informar o tempo de fabricação, ou quaisquer custos do projeto, as delegações que participaram da reunião deixaram claro que os governos que representam vão continuar a trabalhar no desenvolvimento desta aeronave de treinamento básico, que contará com a tecnologia de cada um desses países.

        Embora ainda não confirmado, versões diferentes destacaram que o protótipo do avião de treinamento básico Unasul 1, será baseado no projeto da aeronave de treinamento básico argentino IA-73, que está sendo desenvolvido pela Fábrica de Aviões da Argentina (FAdeA), localizado na província de Córdoba.

        Fonte: Infodefensa – Tradução: Cavok”

        http://guerraearmas.wordpress.com/2012/11/14/avanca-o-projeto-do-aviao-de-treinamento-basico-unasur-1/

        Quanto ao dinheiro do contribuinte que será desperdiçado nessa estrovenga, aqui seguem os valores:

        “Aviones militares de entrenamiento primario serán fabricados por los países que integran la Unasur. Para concretar este proyecto, Brasil entregará $38 millones, Argentina $16 millones y los gobiernos de Ecuador y Venezuela $3 millones cada uno.”

        Por fim, e embora a matéria bolivariana diga que o Brasil não irá comprar a joça, um NOTIMP deixa claro que o Brasil vai embarcar nessa porcaria:

        “Avião da Unasul ficará pronto em três anos

        O avião militar de treinamento básico e primário, que está sendo desenvolvido em conjunto pelos países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), ficará pronto até 2016, disse o vice-ministro argentino da Defesa, Alfredo Waldo Forti, durante a abertura da 8ª Reunião da Instância Executiva do Conselho de Defesa do grupo em Lima, no Peru.

        “Avançamos no tema e um esquema de trabalho foi estabelecido e aprovado pelos ministros. Todos os países que têm recursos próprios estão se oferecendo para fabricar diferentes partes da aeronave. É um avião de uso futuro”, declarou Forti à Agência Andina.

        O avião será batizado de Unasul 1 e, segundo o vice-ministro, estará disponível para venda aos países membros, em 2017. Os testes serão coordenados pela Argentina. O custo do avião ainda não foi anunciado. Segundo Forti, o principal modelo terá nove horas de autonomia de voo.

        Em um primeiro momento, o avião deverá atender à demanda das Forças Armadas dos países da Unasul, mas depois poderá ser comercializado com outras nações.

        O estatuto de criação do comitê consultivo que vai supervisionar a montagem do avião foi firmado em abril do ano passado, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro.”

        http://www.fab.mil.br/notimp/mostra/20-05-2013#n5

        Por fim meu caro sarnento, eu não fui em nenhum momento contra os Guarani. Fui sim contra os Submarinos ( Essa fábula de dinheiro poderia muito bem ser usada aqui para desenvolver um Sumarino Nuclear 100% nacional, ou então para evitar o estado de atual penúria da força de superfície), e contra os Helicópteros afinal eu não caio nesse conto do vigário da “ToT de mim para mim mesmo”, sem falar da transmissão bichada da Kombosa…

Comentários não permitidos.