Programa do novo helicóptero Russo Milmi 38 sofre atrazo

Moscow, 21 Maio 2009 – A produção do novo helicóptero de carga e transporte russo, o Mi-38, será atrasada até 2014 devido à retirada já esperada do fabricante canadense de seu motor, diz um diretor do projeto.

A fabricante de turbinas Pratt & Whitney Canada e a Helicopters of Russia assinaram um memorandum de entendimento (MoU) em maio de 2008 para a produção do PW127TS para o Mi-38, uma nova geração de helicópteros bi-turbina russos de capacidade média.

“Infelizmente neste ano o Mi-38 perdeu os motores originalmente desenhados para ele. Parece que nossos parceiros canadenses estão se retirando do projeto,” diz Georgy Sinelshchikov, diretor geral da Fábrica de Helicópteros de Moscou.

Até recentemente, a implementação do projeto das turbinas estava paralisada na Pratt & Whitney, que aparentemente não conseguia cumprir suas obrigações contratuais devido a um embargo americano nas vendas de equipamentos russos de propósito duplo, diz o oficial.

A Pratt & Whitney Canada, baseada em Longueuil, provincia de Quebec no Canadá, E uma lider mundial no desenvolvimento, produção e manutenção de motores e turbinas para aeronaves de emprego civil e militar.

“Estamos agora vendo a possibilidade de instalar o motor russo TV7-117V no helicóptero Mi-38,” diz Sinelshchikov.

O MI-38 está sendo desenvolvido pela Fábrica de Helicópteros de Moscou e pertence a uma nova classe de helicópteros com grande capacidade de carga, podendo acomodar 30 passageiros, ou cargas até 5 toneladas, em propósitos civis ou militares.

Fonte: Alide