Procuradoria vê indícios de três crimes de Temer

Presidente será investigado, com base na delação de executivos da JBS, pelos delitos de obstrução de Justiça, corrupção passiva e organização criminosa. Segundo acusação, ele se associou a Aécio para frear Lava Jato.

Temer negou qualquer tipo de ato ilícito e, na noite de quinta-feira, fez um pronunciamento descartando renunciar ao cargo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, registrou indícios de três crimes ao apresentar o pedido de abertura de investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o presidente Michel Temer: obstrução de Justiça, corrupção passiva e organização criminosa.

“Importante registrar que um dos delitos em tese cometidos é o de corrupção passiva, o qual, como é sabido, pressupõe justamente o exercício de cargo, emprego ou função pública por parte do agente”, escreveu Janot.

A Procuradoria-Geral da República argumenta que Temer e o senador afastado Aécio Neves se articularam com outras pessoas para impedir o avanço da operação Lava Jato:

“Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos.”

“Desta forma, vislumbra-se também a possível prática do crime de obstrução à Justiça”, ressaltou Janot, citado no texto da decisão do ministro do STF Luiz Edson Fachin de ordenar a abertura de um inquérito para investigar Temer, Aécio e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) em função do acordo de delação dos donos do grupo JBS, Joesley e Wesley Batista.

A delação de Joesley colocou Temer no centro de um escândalo de corrupção. O empresário confessou que a JBS pagava propinas ao presidente desde 2010, segundo documentos divulgados nesta sexta pelo STF, e gravou uma conversa tornada pública na quarta-feira e que compromete diretamente o presidente.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a gravação mostra que Temer deu “aval” ao empresário Joesley Batista para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e que está preso por corrupção também no âmbito da Lava Jato.

Temer negou qualquer tipo de ato ilícito e, na noite de quinta-feira, fez um pronunciamento descartando renunciar ao cargo, apesar das pressões da oposição e de alguns setores de sua base política.

Fonte: DW

Operações da JBS em mercados sob suspeita

Companhia teria lucrado com os efeitos da delação que envolveu o presidente Michel Temer. Um bilhão de dólares teriam sido comprados antes de real despencar, gerando milhões em ganhos.

Em meio ao terremoto político criado no país após a delação da JBS, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo administrativo para investigar possíveis irregularidades cometidas pela empresa no mercado, informou a imprensa brasileira nesta sexta-feira (19/05).

O conteúdo da investigação não foi confirmado pelo órgão. Jornais afirmam, no entanto, que a CVM está apurando informações de que o grupo J&F, holding que contra a JBS, teria operado no mercado financeiro para lucrar com os efeitos da delação premiada firmada por seus executivos.

Segundo o jornal Valor Econômico, a investigação está centrada em duas questões: a compra de dólares pela JBS e a venda de ações da empresa por seus controladores.

Na quarta-feira, poucas horas da revelação dos depoimentos do dono da JBS, Joesley Batista, envolvendo o presidente Michel Temer e outros políticos, a empresa frigorífica teria feito um grande volume de compra de dólares, segundo informara a imprensa citando fontes do mercado financeiro.

O Valor, assim como o jornal O Globo, menciona que o valor da compra teria superado 1 bilhão de dólares. Com isso, a JBS teria se beneficiado da valorização de mais de 8% da moeda americana ante o real um dia depois, na quinta-feira, causada justamente em reação às acusações contra Temer.

O mercado financeiro prevê sigilo dos investidores, portanto não é possível identificar se foi a JBS quem realizou a operação. Caso as investigações confirmem a prática da empresa, isso configuraria uso indevido de informações privilegiadas, o que é proibido pela CVM.

Na quinta-feira, o dólar comercial fechou com alta de 8,15% em relação ao real, encostando na marca de 3,40 reais – a maior valorização diária desde o início de 1999.

Segundo o Valor, a CVM investiga ainda se a JBS teria se beneficiado com operações no mercado de ações. Seus controladores venderam o equivalente a 327,4 milhões de reais em ações da empresa durante o mês de abril, segundo o formulário mensal enviado pela companhia à CVM.

Entre os dias 24 e 27 de abril, a tesouraria da JBS comprou 19,3 milhões de ações da própria empresa, o equivalente a quase 200 milhões de reais, informa o Valor. Os depoimentos de Joesley e de seu irmão Wesley Batista no âmbito da delação premiada ocorreram entre abril e maio. As vendas de ações em abril teriam sido as primeiras movimentações dos controladores no período de um ano.

Em nota, a JBS informou que gerencia de maneira minuciosa e diária sua exposição cambial e de commodities.E acrescenta que as movimentações no mercado de câmbio feitas nos últimos dias estão “alinhadas à sua política de gestão de riscos e proteção financeira”.

Fonte: DW

 

11 Comentários

  1. Apenas o militares podem acabar com tudo isso…apenas eles podem intervir para impedir todo este desmantelamento e arrastão que estão fazendo com nossa nação…mas infelizmente para se ver livre da “ameaça comunista” entraram em conluio com estes grupelhos e bandos criminosamente organizados…esta tudo nas escutas do Jucá…tudo isso só esta acontecendo porque estão dando apoio e cobertura…porque permitiram e apoiaram…as forças armadas estão tomadas de “Zé Cariocas”…estão completamente aparelhadas…patriotas e nacionalistas são minoria…Em países como os EUA, o Nacionalismo e o Patriotismo são importantes e enaltecidos…em todos os países grandes estes sentimentos são ensinados e fomentados na sociedade pois para uma nação ser grande antes de mais nada o povo dela deve se respeitar e se valorizar…valorizar sua nação e identidade…mas aqui a mentalidade da maioria dos militares é de que o que é bom para os eua é bom para o brazil…é de entreguismo, vassalagem, submissão e subserviência a estrangeiros…

  2. Falou bem a verdade maquina troll não é so os militares não a maioria do povo que so pensa em si mesmo e assim também o Brasil acabou se fosse um pais tipo iugoslavia,ja teria se esfacelado em pedaços

    • “rogelessa
      19 de maio de 2017 at 17:55”

      o problema é que neste pais a grande meta da vida de todo coxa macunaíma é conseguir algum dia ser reconhecido e valorizado de alguma forma por esta gente…nós nunca seremos respeitados e valorizados se não começarmos a nos valorizar e a nos dar ao respeito…enquanto não começarmos a valorizar o que nós somos e o que nós temos…o que é nosso…

  3. com todo o respeito, mas tá me parecendo uma CONSPIRAÇÃO e das boas.

    a JBS foi a grande beneficiária no governo petralha, ae em vez de serem presos e tentarem uma delação premiada como fizeram o Marcelo Odebrecht, lhe dão acesso livre pra andar por ae para gravarem escondidos o presidente da república ? ESTRANHO !!

    bom não sou advogado não sei oq vai acontecer, mas reitero, tem evidências muito piores de corrupção, formação de quadrilha, e tentativa de interferir nas investigações da lava jato, de Lula, Dilma, Aécio e tantos outros, e todos, ou maioria estão livres, leves e soltos.

    • (…) mas tá me parecendo uma CONSPIRAÇÃO e das boas. (…)
      .
      Más nobre coxinha .. lembra que tudo isso começou com uma CONSPIRAÇÃO … lá no palácio do Jaburu ..rssrs …. realmente foi sim uma conspiração .. todo golpe sempre tem uma conspiração pelo meio e uns trouxas para ajudar no enredo da mentira toda .. 😉

      .

  4. Não vai acontecer nada com estes pilantras…principalmente com esta turma do “Mineirinho” senhores…todos os pedidos de abertura de processos contra estas quadrilhas são sempre negadas ou arquivadas até prescreverem…pois o judiciário esta todo aparelhado por estas facções…no máximo o que farão com o “Mineirinho” será afasta-lo do publico até que os holofotes saiam do foco dele e tudo caia no esquecimento…é o mesmo que farão com a irmã e o primo…daqui a algumas semanas liberam regime semi aberto ou prisão domiciliar para eles até que complete alguns meses para os soltarem de vez…tudo não passa de circo e espetáculo de pirotecnia para fazer encenação e dizer que agiram…que fizeram algo e a “justiça foi feita”…o resultado de tudo isso é o crime organizado que toma conta do pais…é o PCC infiltrado e na influencia do stf…

    é juiz que dá carteiraço…é juiz que fura fila ou não paga multa porque é “otoridadi”…é juiz que vende sentença pra bandido ficar livre…é juiz que trabalha pra facção criminosa… …Na Turquia foram mais de 2 mil juízes pra CADEIA…..ACORDA BRASILLLLL…

    • “”é juiz que dá carteiraço…é juiz que fura fila ou não paga multa porque é “otoridadi”…é juiz que vende sentença pra bandido ficar livre…é juiz que trabalha pra facção criminosa… …””

      Que comentário idiota. Na realidade é mais uma delação acusando Lula e a Dilma, junto com temer e Aécio.

      Mais engraçado foi ver vocês defendendo a JBS como uns desesperados há duas semanas atrás.

      Agora eles mesmos se entregaram e vocês ficam como palhaços.

  5. Esse Friboi levou o dinheiro do BNDS, tocou fogo no país e meteu o pé pros EUA.
    80% dos negócios da JBS estão nos EUA. Se bobear logo logo ele fecha suas empresas no brasil.
    Esse foi o verdadeiro golpe de mestre, pegou a grana, investiu nos EUA, fez acordo de leniência e dedou todo mundo!

    • Interessante é a constatação que tanto aqui como nos EUA as justças se vendem pir dinheiro. Isso é a sintese do capitalismo de democracias cléptocratas.
      Ne educaram que a palavra de um homem tem valor,cresci acreditando nisso e hoje constato que vc não vale o que vc é e sim o que vc tem. Se vc tem muito,vale muito. Se vc tem pouco,vale pouco. Se vc tem nada vc não vale nada.

  6. Alguns decrépitos ainda acreditam que haja vida fora do capitalismo e que tudo de mal que o ser humano produz advém dele… como se no socialismo só existissem anjos em seu paraíso utópico… difícil para eles é enumerar um ÚNICO país sequer em que esse sonho tenha se concretizado… 🙂

Comentários não permitidos.