Defesa & Geopolítica

Plano Brasil/STF/Análise: “Prisão em Segunda Instância. Definir cumprimento da pena apenas após o trânsito em julgado é perder luta contra a corrupção”

Posted by

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Plano Brasil/STF/Análise: “Prisão em Segunda Instância. Definir cumprimento da pena apenas após o trânsito em julgado é perder luta contra a corrupção”.

“Na próxima quarta-feira (04/03/2018), o STF deverá julgar o Habeas Corpus (HC) do ex-Presidente Lula. Espera-se que parte de seus ministros cumpra a lei vigente, respeitando a jurisprudência votada pelo próprio STF no final de 2016, de que a pena deve ser cumprida após a Sentença de Segunda Instância. O STF, por Supremo, deve dar o exemplo do respeito às leis a todos os brasileiros, pois, se não faz, por que o cidadão comum deve fazê-lo? Para que serve um tribunal que pratica a desobediência às leis vigentes? Não respeitar é anarquia. Fernando Tavares da Silva Filho, Rio de Janeiro – O Globo, Caderno dos Leitores, Sábado, Página 17, 31/03/2018”.

Ilustração: Charge meramente ilustrativa:

Prisão em segunda instância

Definir cumprimento da pena apenas após o trânsito em julgado é perder luta contra a corrupção

 

Folha de São Paulo (FSP), Domingo, Mercado, Página A24, 1º/04/2018 ( https://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2018/04/prisao-em-segunda-instancia.shtml?loggedpaywall )

Samuel Pessôa (*)

No direito penal americano, o réu é preso na primeira instância. No julgamento, o juiz instrui os jurados de que o réu deve ser considerado culpado mesmo se eles não estiverem 100% convictos da culpa. Basta que a dúvida seja mais fraca do que uma dúvida razoável.

Ou seja, o direito americano considera explicitamente no seu ordenamento a possibilidade do erro jurídico. É possível condenar uma pessoa inocente. Mesmo que os jurados não estejam certos da culpa, se o conjunto probatório for muito consistente —isto é, se, em razão do conjunto probatório, a probabilidade de a pessoa ser inocente for extremamente baixa, segundo o juízo dos jurados—, o sistema jurídico americano instrui os jurados a considerar a pessoa culpada.

Qualquer pessoa que tenha feito um curso introdutório de estatística sabe que existe um teorema que estabelece que, se um sistema jurídico for construído de sorte a ser impossível condenar um inocente, também será impossível condenar um culpado. Qualquer sistema jurídico estabelece, a partir de toda processualística, uma ponderação entre um erro, condenar o inocente, e outro erro, inocentar um culpado.

Se for um processo civil, isto é, entre cidadãos e que não pode redundar em pena de privação de liberdade, mas somente em compensações financeiras, o requerimento de certeza é ainda menor. Decide-se a responsabilidade civil de um cidadão para com outro de acordo com a preponderância da evidência. Quem contar a melhor história ganha o caso.

É por esse motivo que, no direito americano, é possível uma pessoa ser condenada no processo civil e absolvida no processo penal, como foi o caso do jogador de futebol americano O. J. Simpson.

Quanto maior for o número de recursos possíveis, e quanto maior for o número de instâncias recursais em seguida à Justiça de primeiro grau, menor será a probabilidade de condenar um inocente. Consequentemente maior será a probabilidade de inocentar um culpado.

Se o STF mudar o entendimento e estabelecer que o início do cumprimento da pena será apenas após se esgotarem todos os recursos possíveis na última instância, será impossível condenar um culpado em crime de colarinho-branco, que são os crimes que em geral não deixam prova material. Nesses casos a regra será a prescrição, em razão das inúmeras oportunidades de protelação.

De fato, mesmo num caso em que houve prova material claríssima, o exemplo escandaloso do assassinato da jornalista Sandra Gomide pelo jornalista Pimenta Neves, que foi réu confesso, levaram-se 11 anos para o início da pena, após o STF se pronunciar. Não me pergunte o porquê de o processo de um crime planejado, por motivo torpe e sem que o assassino tenha dado o direito de defesa à vítima, terminar no STF.

No código de Processo Penal há excrescências como “Embargo de Declaração nos Embargos de Declaração nos Embargos de Declaração no Agravo Regimental nos Embargos de Declaração no Agravo em Recurso Extraordinário no Recurso Extraordinário no Agravo Regimental no Agravo Regimental no Agravo nº 13874499”. Demorei uns 15 minutos para copiar da página 189 do livro “A Luta contra a Corrupção”, de Deltan Dallagnol.

Assim, o entendimento do STF de que o início do cumprimento da pena ocorra apenas após o trânsito em julgado é equivalente a dizer que réus em crime de colarinho-branco com bons advogados nunca serão condenados mesmo que culpados. Perderemos a luta contra a corrupção.

(*) Samuel Pessôa é Físico com doutorado em economia, ambos pela USP, sócio da consultoria Reliance e pesquisador do Ibre-FGV.

 

Fonte: Folha de São Paulo (FSP), Domingo, Mercado, Página A24, 1º/04/2018

65 Comments

  1. Pingback: Plano Brasil/STF/Análise: “Prisão em Segunda Instância. Definir cumprimento da pena apenas após o trânsito em julgado é perder luta contra a corrupção” | DFNS.net em Português

  2. Ele faz uma bela mistura de fatos para expressar sua vontade, sem se apegar a algumas outras considerações. O caso do jornalista Pimenta Neves é um exemplo da nossa morosidade judiciaria, os recursos estão previstos em nossa Constituição e ela é bem clara nisso, a questão ai é a lentidão seletiva. Nesses dias vimos vários casos de corrupção que prescreveram por pura seletividade, e determinar a prisão em segunda instancia não vai resolver nada, vai satisfazer o ego de alguns promotores e juízes que ganham acima do teto e fazem jejum e orações.
    A questão da corrupção passa por uma reforma do judiciário mais caro e ineficiente do mundo, com apenas 30% de seus casos julgados, e é nisso que esse artigo recheado de fatos sem contextos esta pecando. Ao citar esses casos ele ignora que isso só ocorreu por pura morosidade(interesse) da justiça, notem que ele não diz quanto tempo Pimenta Neves demorou para ser julgado em primeira instancia, e o quanto o judiciário protelou o julgamento de seus recursos.
    Artigo feito para fazer pressão e agradar os leitores do jornal. não aponta solução para nada, pura pirotecnia.
    * quantos anos para ser julgado (justiça seletiva) Paulo Maluf e ai teve uma multa de apenas um milhão de reais, que é dinheiro de pinga perto do que ele tinha em contas comprovados no exterior. Por o Maluf hoje na cadeia é mais um sinal de insanidade que justiça, um homem com quase 90 anos.
    ** ele não cita a esposa do Eduardo Cunha que foi absolvida em Curitiba depois de usufruir plenamente de contas lá no exterior, justiça seletiva ?. Ela não é corrupta ? Ou o fato do Eduardo já ser citado desde 1990 e ter passado despercebido todo esse tempo.
    *** quem acha nossa justiça fraca que olhe a da corrupta Noruega, a diferença é que lá juiz não fica em cima de uma caso por dez vinte anos até prescrever.

    Sds

    • César Pereira says:

      Parabéns Muttley, você disse tudo.eu concordo plenamente com você, o autor da matéria a cima só quer jogar para a galera,falou, falou e não disse nada !
      Mas você foi perfeito !

    • A Máquina Troll says:

      “A lei é para todos, menos para os Tucanos”

      Davis Sena Filho

      Todo o judiciário é aparelhado por estas facções ditas “da direita”…todos os pedidos de abertura de processos contra os integrantes destas quadrilhas são sempre negadas ou arquivadas até prescreverem…na Política brazileira o réu não precisa provar sua inocência…basta ter foro que é inocentado…fatos…gravações…denuncias…tudo isso é irrelevante…e quando vai preso passa um mês na cela e sai pelas portas da frente com uma tornozeleira de brinquedo…tudo o que vemos na TV não passa de circo e espetáculo de pirotecnia para fazer encenação e dizer que agiram…que fizeram algo e a “justiça foi feita”…o resultado de tudo isso é o crime organizado que toma conta do pais…é o PCC infiltrado e na influencia do stf…bobo é quem esta preso na cadeia cumprindo pena, os verdadeiros ladroes estão soltos e bem soltos e escolhem até o juiz…é um autentico circo de horrores com o picadeiro repleto de marginais incriminados em denuncias por roubo, corrupção, formação de quadrilha entre outros….

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “A Máquina Troll
        3 de Abril de 2018 at 14:04

        E quem disse que defendo ou apoio o esquerdismo ou petismo?!…pare de tentar criar cortina de fumaça para mascarar as tuas intenções aqui…vcs panfletam para estas quadrilhas rivais dos petralhas…além de serem antipatriotas e antinacionalista…e explicitamente contra a soberania, desenvolvimento e independência deste pais…a agenda de vcs consiste só de fazer apologia destas quadrilhas e atacar suas facções rivais…”…

    • A Máquina Troll says:

      sobre o auxílio moradia de R$4.300,00 para juízes :

      https://www.youtube.com/watch?v=AbrQc22CJE0

    • A Máquina Troll says:

      é juiz que dá carteiraço…é juiz que fura fila ou não paga multa porque é “otoridadi”…é juiz que vende sentença pra bandido ficar livre…é juiz que trabalha pra facção criminosa…é até Ministro do STF que é ligado ao PCC…Na Turquia foram mais de 2 mil juízes pra CADEIA…..ACORDA BRASILLLLL…

    • A Máquina Troll says:

      A PODRIDÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO :

      https://www.youtube.com/watch?v=N0nCxXHp354

  3. Todo essa celeuma e todo culpa do próprio STF de deixaram os lavajateiros atropelar a Lei para condenar um inocente porque esses vermes Lavajateiros ate agora não apresentaram uma única prova se quer para provar a culpabilidade do ex presidente Lula alias se o STF fizer justiça deveria anular todo processo fraudulento do tal Triprex do Guarujá aonde o ex presidente Lula foi absurdamente condenado sem provas agora eu não consigo entender o porque de tanta perseguição ao ex presidente Lula no seu governo houve o maior crescimento do capitalismo Brasileiro os números estão ai pra quem quiser ver enquanto ao Lula independentemente que os Juizecos do stf com minúsculas mesmo decidir o ex presidente Lula será o ganhador se o prenderem sem provas o tornará um preso político se Livre ele se tornará presidente e se Morto ele se tornará Mártir portanto o choro e Livre seus coxas Nazifascistas patos amarelos chorem mais kkkkkkkkkkkkklkklk

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Quem diz que o lula foi condenado sem provas não tem capacidade cognitiva para entender como funciona o mecanismo de um processo legal… mas vou tentar… primeiramente… o Dr. Sérgio Mouro é o JUIZ NATURAL DA CAUSA… se intere do que vem a ser isso… segundo, provas se constituem de materialidade, indícios e testemunhas… se vc se der ao trabalho de ler somente a SENTENÇA condenatória, verá que sobram materialidade, indícios e oitivas de testemunhas que corroboram a tese do MPF… logo, vc perdeu tempo tecendo esse manifesto tosco, eivado de parcialidade e ignóbil, pra não falar totalmente fora da realidade jurídica do caso em tela… chamar o processo em análise de fraudulento é de uma canalhice a toda prova… processo este que tramitou por DUAS instâncias, acompanhado o tempo todo pelo crivo do MPF e da sociedade !!!… mas vindo de vcs, semi analfabetos ideológicos de amplo aspectos, é tolerável… ainda que encha a paciência de quem tem conhecimento do mecanismo em que operou a ORCRIM chefiada pelo condenado em segunda instância… é provável que se torne realmente mártir… não faltam imbecis nestepaís para que isso aconteça de fato…

    • Ferreira Junior says:

      É isso aí Joaquim.

  4. Nunca vi tanta besteira escrita de uma só vez. Isto só se explica pelo fato de que quem escreveu a matéria é FÍSICO, portanto, não entende nada de direito. Acontece que no Brasil é assim mesmo, todos querem saber de tudo mesmo que não tenha noção alguma do que está dizendo.
    Quem se formou em direito, sabe que o sistema jurídico norte-americano é totalmente diferente do ordenamento jurídico brasileiro. Lá eles adotaram o commom law (sistema de Direito cuja aplicação de normas e regras não estão escritas mas sancionadas pelo costume ou pela jurisprudência). Deste modo lá, o juiz é obrigado a seguir a jurisprudência existente, isto é, se para determinado caso já tiver havido uma decisão judicial, todos os outros casos semelhantes devem ser decididos da mesma forma, pois essa jurisprudÊncia vincula os juízes.
    O Brasil adotou o sistema positivo para o seu ordenamento jurídico, isto é: aqui o juiz deve obedecer as leis e principalmente a LEI MAIOR (Constituição Federal). Assim, nenhuma decisão poderá ser contrária a lei e se alguma lei divergir da constituição federal será derrogada por meio de ADIN (ação direta de insconstitucionalidde). Até o STF é obrigado a respeita a constituição, pois é o seu guardião e interprete.
    No caso da prisão a constituição, em seu artigo 5 LVI, diz: “ ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;”. Ora o TRÂNSITO EM JULGADO só ocorre depois que a terceira instância (STF e STJ) se manifesta, portanto, a prisão após o julgamento em segunda instância é inconstitucional e o STF terá que se posicionar contra ela, senão corre o risco de perder a sua principal finalidade que é a de defender a constituição.
    O que vemos hoje é a mídia e alguns setores do empresariado querendo interferir nas eleições a qualquer custo, chegando ao ponto de exigirem que o STF decida contra o texto expresso da constituição federal.
    Por estar inscrito no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, a prisão só após o trânsito em julgado é clausula pétrea, portanto, não poderá nem mesmo ser suprimida por meio de reforma a constituição. Somente se fizerem outra constituição é que o artigo 5º LVII poderá ser modificado/derrogado.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      O Sr. não se posicionou assim no caso EDUARDO CUNHA… porque a mudança tão repentina ???… seria o caso de DOIS PESOS e DUAS MEDIDAS ???…

      “Vou-me embora pra Pasárgada/ Lá sou amigo do rei/ Lá tenho a mulher que eu quero/ Na cama que escolherei”…

      • Na matéria sobre crime organizado citei este empenho da esquerda para manter o status quo criminoso , tudo para livrar o Lula ladrão da cadeia , depois aparecem os entendidos de carro defender o combate ao crime organizado !

  5. Engraçado agora todo petista ficaram contra a prisao apos 2 instância, tem coloca esse bando de picareta na cadeia sim e dar bloqueia seus bens, o que falta para combate a corrupção e limita o foro privilegiado…lula e todos corruptos na cadeia

  6. Engraçado agora todo petista ficaram contra a prisao apos 2 instância, tem coloca esse bando de picareta na cadeia sim e dar bloqueia seus bens, o que falta para combate a corrupção e limita o foro privilegiado…lula e todos corruptos na cadeia

  7. Brasil, um país onde o crime compensa, e assim vão transformando o país em um inferno na terra, quem trabalha paga imposto para tudo, mas quem tem direito é o bandido, logo toda a população vai deixar de trabalhar e passar a roubar, afinal quem trabalha vive na pindaiba, e quem rouba, vive no luxo, e é cheio de direitos, assim surge o seguinte pensamento, trabalhar pra que ? Vamos todos roubar … Madmax a vista no futuro do país .

  8. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    NÃO SE PODE em nome de liberar UM CONDENADO, sabe-se lá, porque cargas d’água se apequena perante tal figura sinistra, abrir as portas da prisão para milhares de outros condenados que roubaram e enganaram o povo brasileiro… isso é um acinte contra a ordem pública e democrática… como dita a Lei maior do país, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI… ou esse ordenamento não está mais valendo ???…

    “Vou-me embora pra Pasárgada… Lá sou amigo do rei…”…

  9. Luís Santos says:

    Concordo com a prisão em 2ª instância, desde que a “justissa” brasileira não fosse seletiva e partidária!

  10. Ferreira Junior says:

    Realmente tinha de ser um físico para escrever tanta besteira. Aliás nos EUA a condenação se dá após o julgamento em terceira instância. Mas tem gente que escreve por puro ódio e a serviço de interesses escusos. Pois toda Europa continental não prende em após condenação em segunda instância. Por fim o Art. 5° LVII é bem claro… Ninguém será preso sem o transito em julgado. O resto é conversa de entreguista que quer tirar alguem do páreo. E se tivéssemos um mínimo de vergonha, estaríamos prendendo quem fez cursos nos EUA, para servir aos seus intentos de neocolonialismo.

  11. Macacada , esqueçam o combate ao crime organizado , enquanto ou ver esquerda nesta pocilga os milionários vão nadar de braçada .

  12. César A. Ferreira says:

    Samuel Pessôa – “Cólonista da Falha de São Paulo” e tucano de carteirinha…

    Opinião, opinião, opinião, mas ler e respeitar a Constituição ninguém quer.

  13. “Provavelmente, os juízes corruptos da lava jato teriam condenado Jesus por organização criminosa (afinal, eram mais de quatro) com base na delação premiada de Judas”

  14. César A. Ferreira says:

    Perícias apontam que o material colhido na Odebrecht pela Operação Lava-Jato foi adulterado. Ou seja, estamos na situação absurda em que o poder público adultera provas para obter condenações!

    Trechos da matéria:
    “O sistema de contabilidade paralela da Odebrecht, o MyWebDay, nunca foi acessível pela defesa de Lula por determinação do juiz Sergio Moro. Mas a perícia feita pela Polícia Federal concluiu que o material havia sido manipulado antes e depois de chegar às mãos dos procuradores”(…)

    (…)”Os laudos foram emitidos pela britânica CCL Group, pelo Centro Brasileiro de Perícia e por auditor independente, com base na análise do material eletrônico periciado pela Polícia Federal”.

    Inacreditável! Procuradores manipularam provas e isto foi apontado por perícias independentes e pela Polícia Federal!

    Vai ficar por isso mesmo?
    Ninguém irá considerar um escândalo que Procuradores/promotores venham a manipular provas?
    Onde estamos!

    https://jornalggn.com.br/noticia/material-da-odebrecht-foi-adulterado-na-lava-jato-dizem-pericias

  15. O legal da amanhã e que se o supremo não acatar a prisão do Lula por condenação em segunda instancia, vai abrir precedente para soltura de um monte de bandidos, corruptos, estupradores assassinos…que beleza de legado hem?!
    O Eduardo Cunha por exemplo vai pra rua olha que bacaninha.

  16. A verdade e que a esquerda esta pouco se lixando para corrupção desde que acreditem que ela esteja servindo para “financiar a revolução”
    O resto para eles e “moral burguesa cristã”

    Quando corrompem estão na verdade”financiando a revolução”!
    Quando roubam estão “redistribuindo renda e recursos”!
    Quando matam estão “eliminando um inimigo burguês “! (Celso Daniel)
    Porque acham que os canhotos estudam tanto dialética? Dialética e a arte de dizer duas coisas ao mesmo tempo.

  17. 1maluquinho 1maluquinho says:

    Incontestável. Deve sempre prevalecer o que esteja especificado no código penal alicerçado na constituição sem tirar e nem pôr,agradando ou não agradando e isso chama-se democracia.
    Se prenderem o ladrão eu voto em Circo Gomes.
    Se não prenderem o ladrão eu voto no ladrão. Afinal de contas todos são ladrões e corruptos,sem nenhuma exceção. O ladrão rouba dos ricos para entregar aos pobres,enquanto os demais roubam dos pobres para entregarem aos ricos.
    Chupá no talentinho que sai coalhada Bolsominion coxinha pato amarelo kkkkk

  18. Ciro Gomes e um politico tão bom quanto Fortaleza, capital que ele e o irmão governaram por quase 15 anos e segura para se viver kkkkk

    To falando que esta gente e estuprada e se paixona pelo estuprador?! kkkk
    Quem era o bêbado barbudo que vivia no palanque o Cabral em Hell de Janeiro mesmo? kkkk

  19. Ciro Gomes e um politico tão bom quanto Fortaleza, capital que ele e o irmão governaram por quase 15 anos e segura para se viver kkkkk (Segundo a UNESCO uma das 10 cidades mais violentas do mundo, a frente junto com Maceió ate de hell de Janeiro, isto porque ele disse que investiu como nunca na “educaçaum” cearense, mas se educação segundo eles reduz violência, alguma coisa não fecha na conta desta gente…ou será conversa fiada?)

    To falando que esta gente e estuprada e se apaixona pelo estuprador?! kkkk
    Quem era o bêbado barbudo que vivia no palanque o Cabral em Hell de Janeiro mesmo? kkkk

  20. Concordo plenamente!

  21. 1maluquinho 1maluquinho says:

    Os imbecis fazem vista grossa da manipulação,querem na marra praticar próprio código penal e própria constituição. A fanfarrona da Raquel Doddge posa de moralista tucana. A defunta viva do STJ posa de caquética estuprada fazendo amor com Temer. O MP e o DPF almejam holofotes. E nesse país onde quem mais mostra a Bunda pensa convencer,esquecem-se todos de algo letal,”TODO MUNDO JÁ VIU TUDO SABE DE TUDO E TÁ DE CUNHO CHEIO”.
    Querem arrastar o país a uma guerra civil ? Que então venha o banho de sangue e o resultado pode ser o não desejado.
    O General se borra de medo duplamente,com medo da ira do povo e se catando todo com a insatisfação da tropa. Ou você otário acredita mesmo que eles estejam unidinhos e solidários com tanta intolerância, preconceito e injustiças praticadas contra os mais pobres !
    Quero me banhar nesse sangue imundo.Vocês conseguirão despertar o que existe de mais abominável nesta nação,o Diabo Olubi !

  22. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    Saravá, misifi… rsrsrsrsrssss… a manhã vai ter gente que vai pitar pelo lado da brasa… rsrsrsrsrssss… o capeta vai vir buscar muita gente e o recado do General já foi dado: SE NÃO DESATAREM O NÓ NÓS DESATAMOS… 🙂

  23. 1maluquinho 1maluquinho says:

    O recado do general foi dado e o imbecis viajou na maionese achando que o general guerreiro de selva não conhece quem são nossos verdadeiros adversos.
    O imbecis pensa ser o general um Bolsominion cafeína do e serviçal.
    Eu vos alertei em outro postar que o resultado pode não ser o esperado pela minoria intolerante preconceituosa e racista.
    O esbugalhados vem tranquem seus furiosos e adquiram reforçador és de festim adaptados pra furingo porque o catranco vai ser forte.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      “NÃO HÁ UMA DECISÃO CERTA E UMA ERRADA”… Ministro Dias Tóffoli… rsrsrssrsrsrsssss… em desarranjo intestinal durante apresentação do voto no pedido de Habeas Corpus do molusco condenado… rsrsrsrsrssss… “Eminente Jurista Inovador”… rsrsrsrssrssss… eis a visão “progressista” de um representante da SUPREMA CORTE brasileira, desclassificando aquela Excelente Corte como separadora de águas entre o certo e o errado, o bem comum e o mal feito… relativizando o “irrelativizável”… se me permitem a licença poética… 🙂

  24. 1maluquinho 1maluquinho says:

    COMPREM REFORMADORES DE FESTIM ADAPTADOS PRA FURINGO cruzem as pernas e tranquem os rabos pois o catranco vai ser forte e o Esbudegador vem

  25. 1maluquinho 1maluquinho says:

    Tem dois microbios que vivem logando com outras calçinhas apenas para disseminar odio,preconceito,intolerancia. Um ser assim so pode ser um debil mental ou um carquetico com a vida ganha. Melhor definição, MICRÓBIO HUMANO !

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Bolivarianus são tão bonzinhos !!!… rsrsrsrsrsrsssss… quem te conhece não compra… é baratinho mas não vale nada… tipo, satélite espião chinês… rsrsrsrsrssss… solta pecinhas, né ???… 🙂

  26. E este bostá Celso de mello, fala pra caralho e não diz nada , por que não acabam com a primeira e segunda instância , deveriam então enfiar processos no curso deste velho chifrado , coleque o dislexo pra julgar até roubo de galinha , a finalidade do supremo brasileiro é dar apoio e guarita para criminosos de colarinho branco , ministro do supremo tem que ter mandato como senador , deixar um fdp 60 anos naquela pocilga é foda ! O cara tá latindo a mais de 90minutos !

  27. Vê o imbecil formular o voto da até diarréia ,o merda fala de Roma , de basta , faz um palanque , o merda quer aparecer , conta piada , conta causos , que bossal ,kkkkk, a turma deve receber insalubridade por estarem diante de uma cachoeira de diarréia ! 2 horas pra proferir um voto ,kkkkkk,

  28. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    BRASIL 6 X 5 CORRUPÇÃO…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com