Defesa & Geopolítica

Plano Brasil/Brasil/Ministério da Defesa (MD)/Análise: “19 de Abril, Dia do Exército Brasileiro”

Posted by

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: “Plano Brasil/Brasil/Ministério da Defesa (MD)/Análise: 19 de Abril, Dia do Exército Brasileiro”.

O Dia do Exército Brasileiro é celebrado na data 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapestravada em dois confrontos, o primeiro em 18 e 19 de abril de 1648 e o segundo em 19 de fevereiro de 1649, ambos ocorridos no estado de Pernambuco (PE).

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

A Nação deve mirar-se nessa data que celebra a Batalha de Guararapes, berço de União Nacional que tem no Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva (25 de agosto de 1803 – 07 de maio de 1880), apelidado de “O Pacificador” pois soube como ninguém exercer a Arte da Conciliação em todos os quadrantes desse Brasil-País-Continental.

As primeiras famílias, que vieram a constituir a Comunidade Italiana que se estabeleceu na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul (RS), começaram chegar à região gaúcha, escarpada e bastante acidentada, até então denominada de Conde D´Eu, genro do Imperador Pedro II, e marido da Princesa Isabel, a partir de 1875.

Com o tempo e com a vinda de mais outras tantas famílias, todas oriundas das Províncias do norte da Itália, cidades começaram a ser fundadas e nominadas sendo que três foram homenageadas com nomes referentes aos líderes, ou ao acontecimento histórico da Revolução Farroupilha (19 de setembro de 1835 – 1º de março de 1845), tais como Garibaldi, Bento Gonçalves e Farroupilha, mas o núcleo central e mais importante da Comunidade Italiana esta reservou-lhe o nome de ““Caxias” do Sul” em homenagem ao PACIFICADOR Duque de Caxias, também personagem importante da Revolução Farroupilha, que pacificou a revolta com magnitude de uma guerra civil de mais longa duração no Território Brasileiro, bem como na História do Brasil: dez anos.

Hoje, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e 2° Maior Polo Industrial Metal Mecânico do Brasil e um dos maiores da América Latina. Possui mais de 6.500 indústrias que fazem com que o município responda por cerca de 5,83% do PIB do RS.

BRAVO ZULU (BZ) para o EB!


 

19 de abril, Dia do Exército Brasileiro (EB)


 

O Seu Exército Nunca Para

3 Comments

  1. Claudio Moreno says:

    Puta merda! Como é lindo ver nosso Pavilhão flamular! O vídeo é um dos melhores já produzidos pelo nosso MD, que eu tive a oportunidade de visualizar.

    Felicidades a todos os amigos de armas e aqueles que adoram nossa Mãe Pátria Brasil.

    Brasil urra!

    CM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com