Pequim ajudará a recuperar rublo ‘caso necessário’, diz ministro chinês

A China está disposta a ajudar a Rússia se houver necessidade, mas acredita que o país tem capacidade de superar seus problemas econômicos por conta própria, segundo ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, citado por um jornal estatal nesta segunda-feira (22).

O rublo caiu cerca de 45% em relação ao dólar este ano, sofrendo quedas particularmente acentuadas no início da semana passada. O presidente russo Vladímir Pútin se recusou a chamar o declínio de ‘crise’ e garantiu que a moeda nacional irá recuperar seu valor novamente.

Em entrevista no fim de semana, Wang disse que a Rússia tem “sabedoria” para sair de dificuldades, segundo o jornal “China Daily”. “Se os russos precisarem, vamos fornecer a assistência necessária dentro de nossa capacidade”, disse ele, lembrando das relações próximas entre os dois países.

Em meio à queda do rublo, o Ministério do Comércio da China propôs também a intensificação do uso da moeda chinesa no comércio com a Rússia, para “garantir trocas comerciais seguras e confiáveis entre os países”.

China e Rússia têm estreitos laços diplomáticos e econômicos, sobretudo no setor de energia. No entanto, a China manteve-se relativamente fora da crise na Ucrânia, evitando tomar partidos e pedindo um diálogo para resolução do problema.

As exportações da China para a Rússia cresceram 10,5% e as importações subiram 2,9% nos três primeiros trimestres do ano em relação ao mesmo período em 2013. As trocas comerciais entre os países chegaram a US$ 70,78 bilhões.

A agência reguladora de câmbio da China informou na semana passada que estava monitorando de perto a queda do rublo, mas não havia observado um impacto significativo sobre os fluxos de capital transfronteiriços.

Publicado originalmente pelo The Moscow Times

Fonte: Gazeta Russa

10 Comentários

  1. Kkkkkkk

    O sonho americanocida trilogiopata deagolense de ver a China se confrontando com a Russia vai ficando mais distante, findando por se transformar num sonho de uma noite de verão

    As duas potências estão cada vez mais próximas militarmente, economicamente e estrategicamente

    O futuro econômico do mundo é ali…. Tanto do ponto financeiro quanto energético…. O tempo de domínio unilateral uda combalida América e da envelhecida Europa já passou faz tempo

    Só o esgoto trilogiense não reparou ainda (AINDA!!!!)

    E antes que eu me esqueça: vai trabalhar, Da Lua!!!!!!

    O futuro do Da Lua é largar as esculturas de areia e trabalhar numa fabrica chinesa…. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • kkkkkkk

      “Rutinha Rutinha, vamos encerrar as atividades da Petrobrás e estabelecer uma lei que proíba a exploração de petróleo no Brasil, considerando que é uma commoditie em declínio e de grande passivo ambiental. A revista Veja comprova isso”

      “Rutinha Rutinha, a Ucrânia é uma economia em expansão”…

      kkkkkkkk

    • Como sempre mais um comentário vazio e cheio de ataques.
      Pare de reclamar do outros e faça um pouco pesquisa para criar seus próprios argumentos.

      • Amigo Deagol, É apenas a dupla Debi & Lóide querendo mostrar serviço no intuito de justificar os 3% surrupiados da Petrobrás. De um lado temos Debi (o Engenheiro da cracolândia) e de outro Loide (A groupie).

  2. A Rússia sempre ajudou muito a China. Acredito que no momento de crise a China não vai deixar a Rússia na mão.
    A segurança da China começa na Rússia, um protege o outro contra o capitalismo selvagem e a ameaça que a Europa e os EUA praticam.

  3. Logico que irao,afinal para a china nao interessa uma russia falida, a china precisa vender seus produtos e de quebra manter o gigante agonizando ,simples assim !

  4. mais um pedala Robinho na fuça dos americanos yankes
    russia e china não são apenas aliados econômicos mais militares também
    so não enxerga quem não quer alias aqueles mesmos que vivem com uma trave nos olhos e falam do cisco no olho dos outros

    isso é um recado claro que a russia não ira sofre um maremoto e sim uma marolas
    o futuro é o dólar ser jogado de escanteio já ia ser so acelerou mas os estados unidos nao podia fazer nada depois da criação do banco dos brics

  5. Quer dizer que o Rublo e o imbatível Putin vão precisar do Viagra chinês para não quebrar? Isso após a moeda russa perder 45% do valor, o BC russo aumentar os juros de 12% para 17% e ainda controlarem capitais. E para 2015 existe previsão de recuo de 5% no PIB e inflação acima de 10%. E ainda tem que diga quem diga que a Rússia é parte do “domínio econômico e energético mundial”.

    Piada, quem manda o cidadão ficar o tempo todo fumando crack com a bolsa do Haddad?

Comentários não permitidos.