Pacto de aliança e integração: Moscou agora é responsável pela defesa da região separatista da Geórgia

Tibilov (esq.) e Putin

No aniversário da anexação da Crimeia, Moscou firma pacto de aliança e integração e passa a ser responsável pela defesa da região separatista da Geórgia. UE afirma que atitude pode abalar estabilidade regional.

A Rússia reforçou nesta quarta-feira (18/03) seu controle sobre a Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia. O líder da região, Leonid Tibilov, e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram o chamado Tratado de Aliança e Integração, apesar da condenação por parte do Ocidente.

Segundo o pacto, a Rússia passa ser oficialmente responsável pela defesa da Ossétia do Sul. Milhares de soldados russos estão estacionados na república autodeclarada desde uma guerra contra a Geórgia em 2008.

Autoridades da Geórgia condenaram o tratado – semelhante ao que foi firmado entre Moscou e o enclave separatista da Abkázia no ano passado –, considerando-o uma anexação de facto de seu território por parte da Rússia. As regiões da Ossétia do Sul e da Abkázia se separaram da Geórgia após guerras civis nos anos 1990, depois do fim da União Soviética.

Antes da assinatura do pacto, a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou que o Tratado de Aliança e Integração seria mais uma atitude da Rússia “que vai contra os esforços para assegurar a segurança e estabilidade da região”.

A assinatura do controverso pacto de integração da Ossétia do Sul vem no momento em que a Rússia comemora um ano da anexação da península da Crimeia, numa atitude amplamente condenada por Kiev e líderes ocidentais.

A Anistia Internacional acusa as autoridades pró-Moscou da Crimeia de levarem adiante uma “impiedosa campanha de intimidação para silenciar dissidentes” na península.

“Desde a anexação da Crimeia pela Rússia, as autoridades usam táticas para reprimir os dissidentes. Uma série de sequestros ocorreu entre março e setembro, fazendo com que muitos críticos do regime deixassem a região”, afirmou John Dalhuisen, diretor para a Europa e Ásia Central da organização de defesa dos direitos humanos.

RC/afp/dw

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. A Rússia esta fazendo igual os EUA/OTAN, não quer nem saber, ser for de seu interesse passa por cima mesmo !
    Lamentável !

    • Fazer o que, Cesar? Mostrar para seus adversários, e sabemos que existem, que suas aberturas para um novo momento, significam sinais de fraqueza? Que poderão aceitar ser cercados para serem facilmente batidos, bombardeados, como fizeram com outros países que não seguem as cartilhas dos “Masters do Universo”. Não, Certo Eles. Meu caro, a Russia se quiser manter sua cultura, sua individualidade, sua soberania, deve proteger aqueles que com eles tem relações de afinidade, tanto cultural quanto genética, quanto linguística, pior é constatarmos, como aqui, que nunca tivemos qualquer identidade com os “Masters do Universo”, nem cultural, nem genética, quiça linguística, e percebermos que apenas pelo dinheiro vendem tudo aquilo que nos fazem únicos como nação, vendem nosso povo, vendem nosso território, vendem nossa soberania, e finalmente estamos sendo invadidos pelo idioma invasor, como forma de acomodar mentes e facilitar a completa assimilação que este povo, que ainda se chama brasileiro, já sofre.

    • Não se trata de simplesmente expandir, mas sim consolidar sua postura na Europa que vez apos vez tem sido desrespeitada, foi avisado, os europeus não ouviram, agora o livro de doutrina russa considera a Otan um adversario, e isso so tende a piorar. Sds

  2. Faz muito bem a Rússia.

    As populações da Ossétia do Sul e da Abkázia, desde a época da dissolução do regime soviético em 1991, jamais aceitaram e nunca fizeram parte de uma Geórgia independente da Rússia…

    É a propaganda da OTAN/EUA que sempre pretendendo desintegrar cada vez mais o território russo… Que vende a ideia de que seria “um abuso russo” a recusa destes dois territórios em serem anexados por uma Geórgia sob domínio político da OTAN…

  3. Enquanto isso a populaçao russa eslava estah se reduzindo e a populaçao asiatica islamica cresce exponencialmente ,kkkkk, nada disso vai adiantar ,os idealizadores da naçao russa ,caminhao para a extinçao ,assim como os gauleses, saxoes, nordicos e outros destraidos ,kkkkk,o futuro serah inferno geral ,vai ser uma doideira quando armas nucleares francesas ,russas e americanas estiverem sendo administradas por estrupadores de equas,kkkkkkkkkkkkkk , irao tirar o planeta da orbita e lança-lo para o sol,kkkkk , observando estas contaminaçoes gerais das naçoes civilizadas , nao ha como se posicionar contra russos eslavos e chineses hans , pena que as trollagens cortinam o valor que estas culturas citadas possuem !

    • uma nova era esta nascendo/surgindo senhor teropode……aceite…conforme-se….case-se com uma muçulmana e seja feliz…. hihihihi… 😀

Comentários não permitidos.