Defesa & Geopolítica

Pá de cal? :Secretário de Defesa americano ordena uma revisão do programa do F-35 e avaliação comparativa ao F-18E/F

Posted by

E.M.Pinto

 

O secretário de defesa dos Estados Unidos James Mattis, ordenou uma completa revisão do programa do caça de quinta Geração F-35.

A medida segundo nota do Departamento de Defesa visa reavaliar completamente o programa de modo a reduzir custos.

Em paralelo o secretário ordenou um estudo comparativo para avaliar as capacidades operacionais dos caças F-18 EF em relação às do F 35, além disso, sugeriu um estudo para dimensionar as possibilidades de melhorias no programa F-18 Super Hornet e avaliá-lo como alternativa competitiva em capacidades e custos.

A notícia caiu como uma bomba no Pentágono, pois claramente sinaliza um posicionamento duro da administração Trump em relação ao programa que vem sofrendo críticas ao longo da gestão de três outros presidentes.

Trump tem marcado os primeiros dias do seu mandato com decisões indigestas e a reavaliação do programa parece não ter escapado à regra.

Os analistas veem assim que este é um duro golpe no programa alvo de críticas inclusive internas, o F-35 surgiu como a promessa da garantia da manutenção da superioridade aérea dos Estados Unidos porém tem se tornado uma dor de cabeça para as autoridades americanas.

O caça oriundo do programa JSF de 1993, sofreu ao longo das décadas diversas alterações de modo a provê-lo das capacidades de combate superiores aos adversários atuais e futuros, entretanto, o programa multibilionário teve seus custos elevados demasiadamente por problemas surgiram, especialmente na versão Bravo, STOVL destinada aos Marines.

estudo comparativo entre o F-35C e o F-18E/F

7 Comments

  1. César Pereira says:

    Tenho lido algumas coisas sobre o F-35 que me fazem crer que ele não é tudo isso que andam dizendo ou seja um caça eficiente e confiável ,mas sim um projeto falho que vem consumindo recursos sem parar! Fico surpreso diante disso, se isso for verdade esse será um dos maiores blefes da história da aviação moderna.

    • Sr César Pereira.

      O fato é que o frenesi com a quinta geração foi lá no inicio dos anos 90 e de lá para cá o pessoal se tornou mais racional e hoje a vê como mais uma geração e não uma nave com tecnologia extraterrestre, o Irã tem um RQ 170 guardado em casa.
      Quanto ao F35 só Deus sabe se ele é tudo isso mesmo, mas os EUA perderam uma boa oportunidade de dar continuidade ao F22 o que para mim seria muito mais logico e barato. Se o F22 fosse Russo já teria uma versão mais madura em produção, pois Eles não tem dinheiro para rasgar ou queimar. O problema para mim é o preço que ficou esse caça, ele em si não é ruim (acho que está longe disso) mesmo por que Israel vai opera-lo e Eles não costumam se dar ao luxo de errar.

      *Agora deve-se ver a coisa um pouco pelo lado da politica quem financiou o Trump pode estar querendo colher o que plantou, o mesmo pode-se dizer dos financiadores de campanha do Obama. O fato é que o mercado de ações ferve.

      Sds

  2. A Máquina Troll says:

    “Pá de cal? :Secretário de Defesa americano ordena uma revisão do programa do F-35 e avaliação comparativa ao F-18E/F”

    https://www.youtube.com/watch?v=k-OfHDOdBVY

  3. O JSF passou da conta, e muito, Trump foi a pessoa que teve coragem e o apoio certo pra conter isso, já estava na hora de alguém fazer alguma coisa.

  4. A teta vai secar!

  5. Muito difícil cessarem agora…

    O programa já passou do ponto de não retorno. O F-35A e B já se constitui em realidade. Seria anti-econômico cancelar o ‘C’…

    O máximo que pode acontecer é o F-35C dividir espaço com o F-18 E/F durante mais tempo do que se prevê ( o que vai acabar acontecendo no final das contas, já que as ultimas células produzidas do SH certamente irão além de 2045… ).

    Mais uma coisa: a nova variante proposta para o SH certamente demandará outro rio de dinheiro, mesmo se considerarmos o fato da aeronave aproveitar a estrutura básica do F-18 E/F. Logo, é improvável que se leve adiante…

    • A Máquina Troll says:

      “_RR_
      30 de janeiro de 2017 at 14:37

      Muito difícil cessarem agora…

      O programa já passou do ponto de não retorno. O F-35A e B já se constitui em realidade. Seria anti-econômico cancelar o ‘C’…”

      é…mas este pato ai vai ser mais “depenado” ainda…

shared on wplocker.com