OTAN identifica manobras aéreas “incomuns” e de “grande escala” de aviões militares da Rússia

Bombardeiro Tupolev-95 FM

Em dois dias, quatro grupos de aviões militares russos sobrevoaram mares do Norte, Báltico e Negro, sendo interceptados por caças da Aliança Atlântica. Não houve violação de espaço aéreo.

A Otan afirmou nesta quarta-feira (29/10) ter detectado manobras aéreas “incomuns” e de “grande escala” de aviões militares da Rússia sobre o Mar do Norte/Oceano Atlântico, o Mar Báltico e o Mar Negro nestas terça e quarta-feiras. As aeronaves incluem bombardeiros, caças e aviões de reabastecimento.

Em comunicado, a Otan adiantou que “detectou e controlou quatro grupos de aviões militares russos realizando manobras militares significativas no espaço aéreo europeu” entre terça e quarta. Um porta-voz destacou que não houve violação do espaço aéreo dos países da Otan.

Aeronaves de três países da Aliança Atlântica decolaram de quatro locais para realizarem as missões de interceptação dos quatro grupos de aviões militares russos em manobras nos espaços aéreos dos mares Báltico, do Norte e Negro, segundo a Otan.

A mais importante operação mobilizou unidades de três países da Otan, após a detecção de um grupo de oito aviões russos – quatro bombardeiros Tupolev-95, que têm capacidade de carregar armas nucleares, e igual número de aeronaves de reabastecimento – voando em formação sobre o Mar do Norte, em espaço aéreo internacional.

Quatro caças F-16 da Força Aérea Norueguesa dirigiram-se ao encontro dos aparelhos russos para os identificar. Seis dos aviões russos alteraram a rota, retornando para a Rússia, mas dois bombardeiros Tupolev-95 não alteraram o percurso, levando caças Typhoon da Força Aérea Britânica a decolarem para os escoltar, até serem entregues à caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, igualmente para escolta, no espaço aéreo internacional que é de responsabilidade dos portugueses.

Caças alemães também intervieram na terça-feira, para controlar um grupo de sete aviões de combate russos em manobras sobre o Mar Báltico. Outra operação foi conduzida pela Força Aérea da Turquia sobre o Mar Negro, para controlar um grupo de quatro aeronaves russas, incluindo dois bombardeiros Tupolev-95, disse a Otan.

Segundo a Otan, os aparelhos russos não tinham apresentado planos de voo, não estabeleceram qualquer contacto com as autoridades de aviação civil e não responderam às comunicações, o que “representa um risco potencial para os voos civis”.

AS/lusa/afp/rtr

Fonte: DW.DE

17 Comentários

    • por LUCENA
      .
      .

      ELEITORES PUNEM EXTREMA DIREITA NA UCRÂNIA.
      .
      Depois da vitória eleitoral dois anos atrás, poucos nacionalistas ocuparão assentos no novo Parlamento em Kiev. Segundo analistas, ucranianos perceberam que radicalismo não é uma política construtiva para o país.
      .
      (*) fonte:http://www.dw.de/eleitores-punem-extrema-direita-na-ucr%C3%A2nia/a-18031133?maca=bra-uol-all-1387-xml-uol
      .
      .
      ( … ) Dois anos atrás, ela também votou na extrema direita. “Mas muitas vezes eles eram agressivos. Nós precisamos de tolerância. Não se pode ser tão irracionalmente radical, ainda mais na questão do idioma”, enfatiza a aposentada. A facção exigia que fosse anulada a lei que permite ao russo ter status de língua regional em certas áreas da Ucrânia. ( ….)
      .
      .
      *******************
      .
      Esse tipo de gente ninguém quer, seja da direita ou da esquerda; são escórias , são assombração que a sociedade deve exorcizar para sempre da política e da sociedade.
      .
      Na Ucrânia o povo democraticamente vez a sua escola e o desejo da maioria é o que vale.
      .
      Não dá para agradar gregos e troiano ao mesmo tempo, nem Cristo conseguiu então, conforme o bom senso, o que vale é a maioria ,

  1. Missões típicas para testar o nível de prontidão da OTAN e testar a eficiencia de seus sistemas de radares, testar em que ponto do trajeto seus aviões foram detectados, quanto tempo até a interceptação, quais vetores serão enviados para escoltá-los, quais bases aérea foram acionadas, etc… dessas missões são extraídas informações importantes para traçar os pré requisitos para uma eventual missão real de ataque e assim adequar quais os melhores meios para fazê-lo caso necessário…

  2. Mais uma desnecessaria demonstração de força para tentar constranger os Russos. Se não violaram espaço Aéreo, se estavam sob espaço internacional, foi apenas provocação. Cães rosnando.

    • Sr lambe botas ,nao se irrite , pelo que se sabe vc eh um reles latrino da banania , jamais compreenderah as nuances do tabuleiro , somente players sabem o motivo dos movimentos , aos capachos so resta ladrar e tomar partido de A ou B , vc ja escolheu o cuturno que receberah o carinho de tua lingua subhumana e subdesenvolvida,kkkkkkkkkk

      • Sr. Sáurio de pequeno encéfalo, lambo as botas sim do meu Brasil, e se hoje os Russos tem mais a oferecer que os Yankes, que sabemos tem nos tirado muito, até boicotando nossa soberania, então que seja, aceito sua critica com prazer.
        Vergonhoso e ser um lagarto, assumidamente do passado, que não se envergonhar em deitar e rolar, sob comando, achando que todos os ossos e as carnes maceradas que recebe para se alimentar de sua própria especie, dada por estrangeiros adestradores é o máximo de suas vitorias conseguidas com objetivo de alegrar seu dono.

  3. É aquela velha guerra de nervos da guerra fria, uma declaração daqui manda os “Bear” visitarem a otan ou o tio san.Sanciona daqui corta o fornecimento de gás no inverno. Nada de novo só espero que ninguém perca a cabeça e provoque uma guerra real.

    Nos tempos da guerra fria já era assim.
    http://m.youtube.com/watch?v=NMb9OmXDj4g

  4. Li em um jornal, q qdo a humani// alcançar seus 10 bilhões de almas, o planeta entra em falência . Será guerra aberta por água, por alimento, guerra por tudo.E p trazer a terra a seus ritmos de normali// só mesmo um holocausto nuclear e ou uma praga p reduzir a população p no máximo uns 2 bilhões , o aceitável seria uns 900 milhões em td o planeta..Terrível.Sds. 🙁

  5. E ai Deagol (agente 3.1)! Como vai a terapia? Vc mal superou o trauma Su-24 x Aegis e de repente, se depara com uma notícia desta?

    Cuidado pro Ursinho não puxar seu pézinho peludo à noite, hem! rsrs…

    P.S.: O choro é livre! 😀

  6. Topo, vc esta corretíssimo, não há nada de belicoso ou de distensão nesta atividade russa, era assim na guerra Fria e será assim daqui para frente.

    O que eu estranho e esta choradeira da OTAN/EUA, pois se os russos voam sobre as fronteiras europeias e americanas, os europeus e americanos sobrevoam as fronteiras russas, só que os russos ao contrário tratam isso com naturalidade e não ficam fazendo selfies para postar no facebook, bem como, não saem por ai invadindo espaço aéreo de terceiros para fugir de uma interceptação, como ocorrido recentemente com uma aeronave americana.

    quanto ao excesso populacional e o princípio do armagedon, eu pessoalmente sou contra estes discursos alarmistas, pois desde que o mundo e mundo a humanidade tem vencido so desafios e avançado, assim não duvido que nossa tecnologia possa suprir as necessidades básicas de nossa população, basta abandonarmos os discursos belicistas e trabalharmos em parcerias, cada qual respeitando o direito do outro.

    Antigamente pra se plantar necessitavamos obedecer o ciclo natural de chuvas, hj conseguimos produzir frutos fora de época, plantas sem contato com o solo (hidroponia) e aumentamos em muitas e muitas vezes a produtividade média agrícola, temos inúmeras áreas despovoadas, bem como fartos recursos minerais a serem explorados, apenas como exemplo cito o caos da indústria petroleira que já devia ter ocorrido segundo os alarmistas de plantão e o que vemos hoje a descoberta de novas reservas gigantes e o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitam a extração a profundidades cada vez maiores, bem como a teoria do petróleo sr abiótico e portanto inesgotável, ganha cada vez mais relevância e adeptos.

    Desta forma a humanidade sempre esteve exposta a desafios e sempre os venceu e certamente vencerá os próximos

Comentários não permitidos.