OS CINCO GENERAIS PRESIDENTES:COMPARAÇÕES

Sugestão: Gérsio Mutti

Carlos Chagas

“Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos difíceis. Claro que no reverso da medalha foi promovida ampla modernização de nossas estruturas materiais. Fica para o historiador do futuro emitir a sentença para aqueles tempo bicudos.”

Mas uma evidência salta aos olhos.

Quando Castelo Branco morreu num desastre de avião, verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se, a um apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas públicas e privadas.

2 – Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o privilégio de permanecer até o desenlace da vida, no palácio das Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em construção, em Copacabana.

3 – Garrastazzu Médici dispunha, como herança de familia, de uma fazenda de gado em Bagé/RS., mas quando adoeceu, precisou ser tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão.

4 – Ernesto Geisel, antes de assumir a presidência da República, comprou o Sitio dos Cinamonos, em Teresópolis que a filha Luci vendeu para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio de Janeiro.

5 – João Figueiredo, depois de deixar o poder, não aguentou as despesas do Sitio do Dragão, em Petropolis, vendendo primeiro, os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos colocaram à venda, ao que parece em lamentável de conservação.

Não é nada, não é nada, mas os cinco generais-presidentes até podem ter cometido erros, mas não se meteram em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de empreiteiras beneficiadas durantes seus governos. Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente remuneradas.

Por exemplo, o Lulinha, filho do Lula, era até pouco tempo atrás, funcionário do Butantã/SP, com um salário (já na peixada politica) de R$ 1.200,00 e hoje é proprietário de uma fazenda em Araraquara/SP, adquirida por 47 milhões de reais, e detalhe, comprada a vista.

Centenas de outros politicos, também trilharam e trilham o mesmo caminho.

Se fosse aberto um processo generalizado de avaliação dos bens de todos os politicos, garanto que 95% não passariam, ié, seria comprovado destes o enriquecimento ilícito. Como diria Boris Casoy “Isto é uma vergonha” e pior, ninguém faz nada.

Carlos Chagas é advogado e jornalista. Foi porta-voz do Palácio do Planalto no governo Costa e Silva. É professor de Ética e Legislação da UnB – Universidade de Brasilia e foi durante vinte e dois(22) anos, diretor da Agência do Grupo O Estado de São Paulo no Distrito Federal por onde começou ainda como repórter (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas_(jornalista)).

Nota:

Considerações de ordem pessoal na reprodução da matéria acima pelo Editor do Blog “Encare os Fatos” em “PEQUENAS NOTAS – GRANDES INFORMAÇÕES”:

01 – Reproduzi a matéria acima, por vários motivos e vou citar alguns. Primeiro porque o jornalista Carlos Chagas foi meu professor de Ética e Legislação na UnB em Brasilia, no curso de jornalismo em 1984. Diga-se de passagem, foi quem me ensinou a aprimorar a ética com liberdade ao exercer a profissão. Um grande mestre! Foi patrono da nossa turma quando da nossa formatura, escolhido por unanimidade, quando era reitor da UnB o professor Cristóvam Buarque. O discuro da formatura coube a ele proferir – afinal era um mestre em comunicação e fez um discurso primoroso, inesquecível! Aproveito aqui para lhe render meus agradecimentos e minhas homenagens. Também foi meu chefe quando trabalhei num dos jornais do grupo, era muito admirado e respeitado pot todos os colegas, ele nunca aprendeu a ser chefe, sempre se comportou como um repórter ( com mais experiência, claro)!

02 – O que ele em poucas linhas produziu, deixa bem claro a zorra que se tornou esse país, onde justiça, desordens, roubalheira, corrupção e os politicos, estão todos no mesmo lugar. Até que os juizes e ministros dos tribunais superiores, não tem muita culpa. Os maiores culpados são os representantes politicos que fazem a lei. A Assembléia Legislativa de Alagoas que o diga.

03 – O jornalista Carlos Chagas ao citar os cinco generais e seus bens imóveis, esqueceu de dizer que, quando chegavam a ter mais estrelas nos ombros, eles faziam juramento de honra, hombridade e ética, inclusive a renunciar a bens materiais, para não se comprometerem. Ao contrário de alguns, como o coronel Alberico Oliveira, ex-comandante do exército em Alagoas, que foi para a reserva e logo em seguida arrumou uma sinecurazinha no TRE/AL, intermediado pela mulher. Já se comenta nos bastidores do TRE/AL, que o coronel da reserve, Alberico Oliveira já está muito próximo para se sentar na cadeira do Diretor Geral do TRE. Será?

04 – Outro fato que o jornalista conhece bem e não divulgou. É que o marechal Emilio Garrastazzu Médici, vem de uma família riquíssima de Bagé/RS e que também é muito rica culturalmente! Médici descendia da dinastia dos Médici ítalo/franco, que por sua vez descendia do Papa Julio I, substituto de São Pedro. Foi um dos fundadores e disseminadores do catolicismo no mundo, embora que o sobrenome Garrastazzu venha da etinia basca do norte da Espanha. Até hoje sua familia em Bagé possui muitos bens. Médici foi um dos generais que renunciou a bens pessoais. As vezes falamos mal de alguém, sem ter conhecimento de fato, só por ouvir dizer. Foi um sanguinário, co mo presidente, isso os fatos comprovam e não resta a menor dúvida, mais foi muito honesto com relação ao dinheiro público. Era torcedor do Grêmio de Porto Alegre e do Flamengo, inclusive indo aos domingos ao Maracanã, para ver o Flamengo jogar e sem seguranças.

05 – Professor Carlos Chagas não vou lhe perdoar: O mestre “omitiu” quase tudo sobre o general Costa e Silva, de quem foi porta voz.

Uma das histórias políticas mais bela da América do Sul, senão a mais bela! Entre os políticos gaúchos, encontrei um nome que me chamou a atenção, foi o de Ernesto Costa e Silva, tio do ex-marechal Costa e Silva. Para quem ainda não sabe, Ernesto Costa e Silva, foi o dono da maior biblioteca particular de que já se teve notícia no mundo! Foi também o criador da primeira empresa de aviação da América do Sul, a VARIG/Cruzeiro e fundador da Fundação “VICENTE BERTA” que englobava as duas empresas aéreas que passaram a pertencer a familia do ex-marechal Costa e Silva. Ernesto Costa e Silva, foi quem escreveu juntamente com Rui Barbosa, a primeira Constituição Republicana em 1892, quando ainda muito jovem, se tornou um dos deputados federais pelo seu Estado e não ficou só ai. Ele foi deputado federal por oito legislaturas e assinou quarto Constituições Federais e foi o maior incentivador de Julio ……., médico e deputado federal pelo Estado do Pará, ajudando-o a redigir o projeto de lei, que deu direito a mulher a votar na Constituição de 1932. Em 1935 criava a VARIG e logo em seguida a empresa aérea Cruzeiro do Sul, que ficou como patrimônio familiar, além de muitas terras e gado, inclusive na provincia de Rosário na Argentina. Para quem não sabe, aqui vai uma curiosidade: Foi em 1935 que aconteceu o primeiro pouso de um avião no Brasil e foi no Estado do Rio Grande do Sul, um avião comprado pelo então deputado Ernesto Costa e Silva, para servir como cópia dos seus futuros aviões. A última Constituição Federal assinada pelo então deputado Ernesto Costa e Silva, foi a de 1948.

Portanto a família sempre teve bens e o Marechal Costa e Silva não usufruiu destes bens e nem os deixou para a familia. Ele havia renunciado a quase tudo quando entrou no exército.

06 – Já o general Geisel, a familia nunca teve muitos bens. Ele sempre viveu para o exército. Com o “Estado do Sitio” empregado no Brasil por Getúlio Vargas nos anos trinta(30) onde os governadores passaram a ser nomeados, Geisel que destacou no Estado da Paraiba quando da briga entre as forces política do Estado. Ele, Geisel foi indicado pelo comando do exército sediado no Recife, para ser o Secretário de Fazenda daquele Estado, onde atuou por três anos. Foi o maior auxiliar dos irmãos Ciro do Espirito Santo Cardoso, todos militares do exército, dois que compunham o Estado Maior do Exército e o terceiro, Ciro do Espirito Cardoso que em 1952 era chefe da casa militar do governo Getúlio Vargas e o pai a idéia de criação da Petrobrás, auxiliado por Geisel. Os três irmãos Espirito Santo Cardoso, eram tios do ex-presidente Fernando Cardoso cujo pai Leônidas Cardoso foi o redator do projeto de lei que virou a Lei nº 2004, lei esta que criou a Petrobrás. Portanto o general Geisel que morreu quase pobre, não deixando nem netos, apenas uma filha que um dia que se desenlaçar da vida, a familia acaba com ela.

07 – O general Figueiredo quando deixou a presidência da República, pronunciou uma frase inesquecível que diz:

Cada povo tem o governo que merece…” Não sei até agora se a frase foi criada por ele, ou ele copious de alguém. Mas tornou-es inesquecível pela sua aplicação atualmente no Brasil. Assim como os demais generais. Morreu pobre e esquecido e a natureza foi tão cruel com ele, que ele morreu numa véspera de Natal, onde a grande maioria das pessoas nem assistem televisão e até agora estão com a ignorância do seu falecimento. Até nisso!

Leia também:
Chega às livrarias “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Jr. Carta Capital relata o que há no livro

Não, não era uma invenção ou uma desculpa esfarrapada. O jornalista Amaury Ribeiro Jr. realmente preparava um livro sobre as falcatruas das privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste fim de semana chega às livrarias “A Privataria Tucana”, resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter, que durante a campanha eleitoral do ano passado foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. Ribeiro Jr. acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial.

Na edição que chegou às bancas em 09 12 2011, sexta-feira, Carta Capital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 páginas publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor (reproduzida abaixo). A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. José Serra é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização.

Ribeiro Jr. elenca uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização.

O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou  no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos.

A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada porCartaCapital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira.

Na entrevista a seguir, Ribeiro Jr. explica como reuniu os documentos para produzir o livro, refaz o caminho das disputas no PSDB e no PT que o colocaram no centro da campanha eleitoral de 2010 e afirma: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.

Carta Capital: Por que você decidiu investigar o processo de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso?

Amaury Ribeiro Jr.: Em 2000, quando eu era repórter de O Globo, tomei gosto pelo tema. Antes, minha área da atuação era a de reportagens sobre direitos humanos e crimes da ditadura militar. Mas, no início do século, começaram a estourar os escândalos a envolver Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de campanha do PSDB e ex-diretor do Banco do Brasil). Então, comecei a investigar essa coisa de lavagem de dinheiro. Nunca mais abandonei esse tema. Minha vida profissional passou a ser sinônimo disso.

CC: Quem lhe pediu para investigar o envolvimento de José Serra nesse esquema de lavagem de dinheiro?

ARJ: Quando comecei, não tinha esse foco. Em 2007, depois de ter sido baleado em Brasília, voltei a trabalhar em Belo Horizonte, como repórter do Estado de Minas. Então, me pediram para investigar como Serra estava colocando espiões para bisbilhotar Aécio Neves, que era o governador do estado. Era uma informação que vinha de cima, do governo de Minas. Hoje, sabemos que isso era feito por uma empresa (a Fence, contratada por Serra), conforme eu explico no livro, que traz documentação mostrando que foi usado dinheiro público para isso.

CC: Ficou surpreso com o resultado da investigação?

ARJ: A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação. Isso ficou bem evidenciado em muitas ocasiões, como no caso da Lunus (que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde), com os personagens de sempre, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) à frente. Uma coisa que não está no livro é que esse mesmo pessoal trabalhou na campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, mas sob o comando de um jornalista de Brasília, Mino Pedrosa. Era uma turma que tinha também Dadá (Idalísio dos Santos, araponga da Aeronáutica) e Onézimo Souza (ex-delegado da PF).

CC: O que você foi fazer na campanha de Dilma Rousseff, em 2010?

ARJ: Um amigo, o jornalista Luiz Lanzetta, era o responsável pela assessoria de imprensa da campanha da Dilma. Ele me chamou porque estava preocupado com o vazamento geral de informações na casa onde se discutia a estratégia de campanha do PT, no Lago Sul de Brasília. Parecia claro que o pessoal do PSDB havia colocado gente para roubar informações. Mesmo em reuniões onde só estavam duas ou três pessoas, tudo aparecia na mídia no dia seguinte. Era uma situação totalmente complicada.

CC: Você foi chamado para acabar com os vazamentos?

ARJ: Eu fui chamado para dar uma orientação sobre o que fazer, intermediar um contrato com gente capaz de resolver o problema, o que acabou não acontecendo. Eu busquei ajuda com o Dadá, que me trouxe, em seguida, o ex-delegado Onézimo Souza. Não tinha nada de grampear ou investigar a vida de outros candidatos. Esse “núcleo de inteligência” que até Prêmio Esso deu nunca existiu, é uma mentira deliberada. Houve uma única reunião para se discutir o assunto, no restaurante Fritz (na Asa Sul de Brasília), mas logo depois eu percebi que tinha caído numa armadilha.

CC: Mas o que, exatamente, vocês pensavam em fazer com relação aos vazamentos?

ARJ: Havia dentro do grupo de Serra um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que tinha se desentendido com Marcelo Itagiba. O nome dele é Luiz Fernando Barcellos, conhecido na comunidade de informações como “agente Jardim”. A gente pensou em usá-lo como infiltrado, dentro do esquema de Serra, para chegar a quem, na campanha de Dilma, estava vazando informações. Mas essa ideia nunca foi posta em prática.

CC: Você é o responsável pela quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Verônica, na agência da Receita Federal de Mauá?

ARJ: Aquilo foi uma armação, pagaram para um despachante para me incriminar. Não conheço ninguém em Mauá, nunca estive lá. Aquilo faz parte do conhecido esquema de contrainformação, uma especialidade do PSDB.

CC: E por que o PSDB teria interesse em incriminá-lo?

ARJ: Ficou bem claro durante as eleições passadas que Serra tinha medo de esse meu livro vir à tona. Quando se descobriu o que eu tinha em mãos, uma fonte do PSDB veio me contar que Serra ficou atormentado, começou a tratar mal todo mundo, até jornalistas que o apoiavam. Entrou em pânico. Aí partiram para cima de mim, primeiro com a história de Eduardo Jorge Caldeira (vice-presidente do PSDB), depois, da filha do Serra, o que é uma piada, porque ela já estava incriminada, justamente por crime de quebra de sigilo. Eu acho, inclusive, que Eduardo Jorge estimulou essa coisa porque, no fundo, queria apavorar Serra. Ele nunca perdoou Serra por ter sido colocado de lado na campanha de 2010.

CC: Mas o fato é que José Serra conseguiu que sua matéria não fosse publicada no Estado de Minas.

ARJ: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo.

Fonte: Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/politica/a-%E2%80%9Cprivataria-tucana%E2%80%9D-de-amaury-ribeiro-jr-chega-as-bancas-cartacapital-relata-o-que-ha-no-livro/)

40 Comentários

  1. Senhor jornalista, há um erro em suas colocações que dizem que o 1º pouso de um avião em solo brasileiro foi em 1935 no Rio Grande do Sul!!! Foi Rio Grande sim, mas não do sul e sim Rio Grande do Norte. Natal sempre foi estratégica para o mundo prova disso foram os hidroaviões que vinham da Europa e pousavam no Rio Potengi. O primeiro avião que pousou em solo Brasileiro, em 1924, foi um Breguet pilotado por Paul Vachet, detalhe um Francês!!!

    Paul Vachet foi enviado a Natal pela Lignes Latécoère para estabelecer aqui uma base dentro da rota Brasil-Dakar. E para isso precisava de um campo de pouso.
    Vachet procurou, então, um terreno apropriado para construir um aeroporto. Segundo Câmara Cascudo, “um oficial do Exército, o coronel Luís Tavares levava para Parnamirim o batalhão sob o seu comando para exercícios militares. Em 1927, indicou-o como campo de pouso para os aviões da Latércoère. Feita uma limpeza sumária no mato ralo e nivelamento provisório, inaugurando-o, às 23h45 de 14 de outubro de 1927, o “Numgesser-et-Coli”, um monomotor Breguet-19, pilotado por Dieu Coster e Le Brix, concluindo com êxito o roteiro Saint Louis do Senegal-Natal.

    E tem muito mais, a aviação no RN não começou na 2ª Guerra Mundial. Pelo contrário, ao exemplo de Augusto Severo que foi um dos principais articuladores de nossa aviação, não é a toa que o aeroporto de Natal recebe o nome desse célebre inventor que desafiava até Santos Dumont, quem conhece sabe de quem eu to falando…. Como não é a toa que no município de São Gonçalo do Amarante (Grande Natal) está sendo finalizada a construção do maior complexo aeroportuário da América do Sul.

  2. a honestidade ERA o grande trunfo dos nossos militares.mas essa honestidade tambem ja nao existe mais,os militares podem nao ser tao corruptos quando os civis,mas a maioria e corrupto sim.

  3. Tudo balela, se não aparecia na sala o dinheiro tava na Suiça, sem essa. O amigo ai deve ter saudades de uma tortura na genitalia. E misturou as privatizações com o assunto para disfarçar, a ditadura quase vendeu o Brasil. Só não vendeu porque tantos civis como militares não aceitaram. Que o diga a Escola das Americas (escola de tortura), não aguento este tipo de discurso saudosista de vivandeira dos quarteis.

  4. O “CONTRAGOLPE” DE 65, foi nesesario, pois o brsil perigava se tornar uma cuba gigante, o probema foi a perpetuação no poder por tempo demais, duas decadas, o que acabou desgastando os militares perante a população, e a falta de tato( pra dizer o minimo) natural de forças militares,em lidar com as oposições, pois o exercito e uma espada, não um bisturi, acabou por dar munição aos artistas de teatro vagabundos, e os pseudo-intelectualebas maconheiros da epoca.
    essa perpetuação no poder acabou sendo um tiro no pé, pois criou uma geração de apatridas entrguistas, que hoje estão no poder, exercendo um revanchismo ferrenho, ao qual os militares tem que se sujeitar, e o resutado esta no sucateamento das forças
    imagine a humilhação para um comandade idoneo e digno, em ver o lixo do genuino no ministerio da defesa?
    logico que não da para comparar os presidentes generais, que apesar de muitos erros de medidas tinham um projeto patriotico de nação, construindo estradas, rodovias, hidrieletricas, e com projetos maravilhosos no campo militar, que nos dariam hoje a soberania tecnologica de uma nação forte,
    o que tivemos depois foi uma serie de entreguistas, que paralizaram tudo,uma midia prostituida que alienou o povo com ideias de promiscuidade moderna envernizada,
    E PRINCIPALMENTE, PRESIDENTES INPRESTAVEIS QUE QUASE AFUNDARAM A NAÇÃO, PRINCIPALMENTE O COLLOR, E O ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, QUE AFUNDARAM E DESMORALIZARAM NOSAS FORÇAS ARMADAS !!

  5. parabéns J.messiasH por um fato tão importante da nossa historia do pais ao qual aconteceu em nosso valoroso estado e a =qui em parnmirim-rn hoje nossa histúria esta sendo corrompida com várias ações deliberada contra os minicipes de parnamirim pois onde deveria ser preservados predios historico da segunda guerra mundial onde vários militares hospedaram naquele periodo estão sendo remodelados modificado sem o menor cuidado dessa historia grandiosa ao qual ocorreu me nosso pais e municipio parnamirim.pois estamos apagando um resquicioda historia humana e não um fato nacional,sds.

  6. O CALDEIRÃO ESTÁ CHEIO!
    .
    .

    Para mim,todos são criminosos que na sua época cometerão crimes contra a humanidade,por ordenar ou deixar que acontecesse.
    .
    Essa história que não sabia das atrocidades é a desculpa de todo canastrão,basta vê as desculpas do Uribe e as do finado Kadafi,ambos alegaram que nada sabiam das monstruosidades que aconteceram nos seus respectivos governo.
    .
    Hoje com certeza kadafi esta morando na beuzelândia junto dos 5 da foto e tendo também Hitler,Ronal Regam,Rosvelt,Lene,Sadam,…etc,e já tem uns lugarzinhos reservados para; Uribe,W. Bush,Bibi,Obama junto com o seu Nobel da picaretagem,Sarkozy,Hugo Chaves que já está com um pé na cova,FHC,….etc.
    .
    Lula não,ele vai direto para o paraíso,ele já é um santo na terra,o “padim dos pobres e desvalidos”…Hehehehe….

  7. Algumas observações
    1 – Grande parte das informações ditas sobre os presidentes são do tempo da ditadura (OPA!!!)
    2 – Se um repórter TENTASSE noticiar um caso de corrupção, não vivia para ver o dia seguinte, e ainda saia nota no jornal elogiando aquele que seria acusado
    3 – A maioria dos legisladores hoje, ou são do tempo da ditadura, ou herdeiros políticos dos mesmos… as práticas que vemos hoje são muuuuuuuuito antigas… a diferença é que hoje a imprensa é um pouco menos condicionada.

  8. Como eu já disse aqui (e os próprios pronunciamentos oficiais dos EUA endossam), os EUA sabiam que o Brasil não era uma ilha e sabiam que este país imenso e dominado pela massa cheirosa (que ama os EUA) jamais viraria uma Cuba gigante (eles falam que viraria uma China gigante). A tal intervenção aconteceu porque eles achavam que “reforma agrária” e botar moral nas empresas gringas eram ações de cunho comunista (não eram). Eles estavam pouco se lixando pro povo daqui, só pensaram em seus próprios intere$$e$.

    Os EUA nunca tiveram nada contra comunistas, essa paranoia é retórica da milicada que vê vietcongues e soviéticos em cada esquina. Tanto é que instituíram o Comunicado de Xangai para abrir a China (comunista, tá vendo?) pro mundo (pra conter as CCCP). O Japão não era do contra na 2ª guerra, levou 2 bombas nucleares e hoje não é amiguinho dos EUA?

  9. o cara fala que os cinco generais morreram na pobreza com apartamentos em copacabana fazendas sitios isso no nome deles e se esqueceu completamente do povo daquela epoca que na verdade era subdesenvolvido usados como escravos mortos sumidos e etc e tal fora as crianças que tihna uma taxa altissima de subdesenvolvimento e natimorto esses caras foram tão pessimo para com a patria que nem eles mesmo se levantaram e afundaram o brasil ainda mais virando penico de gringo sobre as privatizaçoes do psdb aqui em sao paulo 16 anos desses caras e encheram as estradas que os bandeirantes abriram com pedagios para deixar nos paulistanos isolados em nossa capital da industria de multa da controlar e por ai vai 16 anos de governo e nem 30 km de metro enquanto tawan na china 16 anos 400km de metro aqui sim fomos dominados pela mafia italiana por isso tinham tantos separatistas aqui mas o povo brasileiro ainda é a grande maioria ficou pequeno para os separatistas vermes decendentes de fugidos de guerra

  10. HEBER meu caro infelizmente tens toda a razão.Hoje lindas palavras não abonam a conduta de ninguem e falhas e desvios são detectados em todas as facetas desta nossa sociedade apodrecida.Eu particularmente reconheço,adimiro e reverencio apenas um militar que para mim é exemplo para os demais OSORIO é seu nome.Integro,fiel a seus principios.Era um homem que acima de tudo sensibilizava-se com a causa do povo.Osorio chegou a deixar o Exercito Imperial para se enganjar na Revolução Farroupilha combatendo os Imperialistas.Quando percebeu que a mesma ia alem do que reivindicações e trilhava para o separatismo OSORIO abandonou a Revolução retornando ao Exercito Imperial combatendo-a.Ele tinha a adimiração e o respeito de todos.Para os Soldados era UM SEMI-DEUS.Ate mesmo quando ferido seriamente em Humaita seu cavalo,sua lança e sua flamula estavam a frente das tropas que se encheram de gloria e arrasaram adversos em uma batalha que poderia estar perdida somente por sua ausencia.Sua estatua na Praça XV no centro do RJ é forjada com o bronze dos canhões conquistados em Humaita.Não sei onde esta a espada que foi mandada ser confeccionada para ele toda de ouro e cravejada de pedras preciosas presenteada por seus comandados que deram seus proprios ouros e economias para a mesma.Este homem que era acima de tudo UM INSTRUMENTO DO ESPIRITO SANTO deveria ter tido a honra de ser reconhecido como PATRONO DO EXERCITO BRASILEIRO e talvez não o foi porque foi O UNICO GENERAL QUE RECUSOU-SE A COMBATER TODOS OS OUTROS QUE INSTIGADOS POR PARLAMENTARES OPORTUNISTAS DERRUBARAM O IMPERIO QUE JA ERA PARLAMENTARISTA INSTITUINDO A REPUBLICA SEM CONSULTAREM AO POVO.Não se enganem o Imperio caiu por não ser escravista e ter abolido a escravatura perdendo o apoio latifundiario que era a Aristocracia da época e que bancava o Governo.É mais ou menos como hoje A GANANCIOSA INICIATIVA PRIVADA E AS ELITES DOMINANTES,combata-os e perderas o poder…Nós o povo sempre fomos manipulados por argumentos de oportunistas que mostram os defeitos dos outros e se mostram como integros e as soluções de nossos problemas.Agora mesmo no Brasil vivemos um momento sensivel com corrupção generalizada e indignação popular crescente que ja vem de muito tempo onde sempre tudo deu em nada PORQUE NA REALIDADE TODOS MAS TODOS SEM EXCESSÃO TEM SUAS BUNDAS CAGADAS E RABOS PRESOS.Investigue-se as afirmações do livro Privataria Tucana e investigue-se tambem todos os ilicitos de 9 anos do governo do PT e assim que se provar o primeiro indicio sera uma sequencia de atiramentos de fezes no ventilador espalhando-se para todos os lados e uns delatando as sujeiradas dos outros E TODOS CAIRÃO.A unica forma de mudarmos o nosso pais É PASSANDO TODOS QUE DESTOAM DA MORALIZAÇÃO A ESPADA E MUDARMOS O SISTEMA E AS REGRAS DO PODER.NÃO EXISTE OUTRA FORMA E PENSARMOS EM VENCERMOS ISSO TUDO SOMENTE PELA CONSCIENTIZAÇÃO É UMA MASTURBAÇÃO SEM FIM E SEM EJACULAÇÃO.

  11. bom, pramin nunca tivemos ditadura militar, e sim REVOLUÇÃO MILITAR. na quela época a saúde, educação, segurança publica etc. funcionavam, pois os militares preocupavam-se mais em garantir um bem-estar da população, do que comprar armas.

    A grande maioria que viveu no tempo da ditadura não reclama, e se recordam como bons tempos. tempos em que, em uma abordagem, não se pedia o RG e sim a carteira de trabalho, que deveria estar assinada.

    Hoje com A DEMOCRACIA, a população Pobres, paga trilhões de impostos que vam para banqueiros, grandes empresarios e investidores, e nós ? cria-se o BOLSA FAMILIA. CADE O SINDICALISTA que lutava pelo povo ?
    ele tem milhões, em quanto a população vive com r$ 620,00 reais, pagando r$ 12,00 em um kg de carne de segundo.

    VIVA A DEMOCRACIA BRSILEIRA!!!!!!!!!!!!

  12. Por favor será que esqueceram que os generais atentaram contra a democracia brasileira, em conluio com uma potência estrangeira, no caso os EUA,sera que esqueceram que João Gular tinha sido eleito de forma democrática e teve seu mandato aviltado por aqueles que juraram proteger a democracia e seu comandante!
    Os generais diziam que iriam restabelecer a ordem e entregar o poder ao povo novamente,mas mataram inocentes,criaram o AI5 entre tantas coisas ruim!
    Um dia as forças armadas brasileiras farão um mea culpa e pedirão perdão ao BRASIL!
    Muitos jornalistas escrevem acreditando na ignorância dos leitores,quantas vezes já escreveram das maravilhas do império sem citar a escravidão, e nos fizeram crer que eramos mais felizes,mas nada disso era verdade!
    Que mais me impressionou nesse texto foi a árvore genealógica criada pelo autor que mostra como essa gente esta no poder a tanto tempo,como todos fazem parte de uma elite que se aproveita da nação desde as épocas coloniais!
    Se esses homens fossem tão virtuosos jamais seriam ditadores, você acredita que o Medici ia assistir a jogos sem seguranças?
    http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/morte_castello.htm

  13. Esse Sr.Carlos Chagas esta legislando em causa própria, foi porta-voz do Palácio do Planalto no governo Costa e Silva, o governo do famigerado AI5 !
    Como é comum na mídia nacional esse senhor faz acusações levianas como essa abaixo, acreditando na ignorância alheia.
    “”o Lulinha, filho do Lula, era até pouco tempo atrás, funcionário do Butantã/SP, com um salário (já na peixada politica) de R$ 1.200,00 e hoje é proprietário de uma fazenda em Araraquara/SP, adquirida por 47 milhões de reais, e detalhe, comprada a vista.””
    Agora leiam o link abaixo.
    http://www.terra.com.br/revistadinheirorural/edicoes/44/artigo92975-1.htm
    Eu acredito que não existe ditadura boa e ditadura ruim,ditadura é sinônimo de crimes,e infelizmente o BRASIL,foi vítima de ditaduras não uma única vez mas várias vezes !
    Quanto a afirmação sobre o filho do Presidente Lula, fica a dúvida se o jornalista é mau informado ou maldoso !

  14. Caro camarada César Pereira.
    :::
    Tente explicar o que é DITADURA DO PROLETARIADO e quem é que pensava implantar algo semelhante no Brasil em 1964. Lembrou a que ideologia pertencia essa turma?
    :::
    Por favor nos explique o que deu na cabeça dos “patriotas” Lula e FHC em assinarem na ONU o famigerado acordo que dá direito a que grupos de índios (olha a CIMI aí gente) criem “nações indígenas”, dividindo o território brasileiro.
    :::
    Aproveite também para nos falar qual o montante atual das indenizações dos seus “amiguinhos” comunistas (do dinheiro dos outros).
    :::
    E quem sabe você também explique como na intentona comunista de 1935, os heróicos marxistas trataram os seus colegas de farda. Lembrou? E aproveite e explique como o camarada Lamarca se “livrou” de um prisioneiro.
    :::
    E como foi que o Lula pagou a dívida com o BMG? Lembra? Sabe os reflexo dessa decisão no bolso de milhares de aposentados?
    :::
    E finalizando, camarada César Pereira! Quando tu fores ao Paraná, converse com os ucranianos sobre o “modus operandi” do camarada Joseph Stalin. O mesmo que é idolo do José Stédile do MST.

  15. Não temos do que reclamar… do jeito que está tá bom… tem até uns delinquentes que acham a era lula o maximo… pra que se preocupar com o pais se nele vivem seres despreziveis como o capacho falastrão demagogo lu..natico… cada povo tem o pais e o governo que merece… FATO… pra nossa sorte essas amebas também morrem…

  16. CESAR PEREIRA eu paticularmente não me esqueci que militares Brasileiros em conluio com Yankees cometeram atrocidades como tambem não me esqueci que subversivos aliciaram a juventude em conluio com Cubanos e Sovieticos para instalarem uma Cubanização no Brasil e que tambem atentaram contra a democracia.Se eles tivessem vencido nem eu e nem voce poderiamos hoje estarmos aqui escrevendo as coisas que nós escrevemos.E pensam que o povo Brasileiro é otario e que deve reconhece-los como herois nacionais e defensores da Democracia.Olhe os Vermelhinhos hoje no poder meu amiguinho KD tudo aquilo que eles defendiam e lutavam em suas juventudes?Tornaram-se ainda mais nocivos a nossa sociedade do que aqueles que os perseguiram e hoje NOS ROUBAM DESCARADAMENTE ou seja fazem justamente aquilo que quando na oposição viviam acusando os outros e a meu ver SÃO MUITO PIORES POIS DEVERIAM SE FAZEREM EXEMPLOS PARA A NOSSA SOCIEDADE E SE TRANSFORMARAM EM UMA VERGONHA NACIONAL.Para mim nossos militares erraram muito e erraram muito mais ainda por não terem passado todos esses bandidos a espada.Jamais o povo Brasileiro permitira UMA SANTA ENQUISIÇÃO se não houver justiça e justiça é imparcial e igual para todos.Deviam é se colocarem em vossas mediocridades e se calarem pois ambos sujaram de vergonha a nossa historia.

  17. Que comandante X , general B, major Y, coronel Z foram honesto nao duvido, e falo pelo conheci do exercito. Mas que havia corrupcao tambem e inegavel. Mas corrupcao e impossivel de ser eliminada onde o dinheiro manda.

  18. Caros Sres.Braziliano e 1maluquinho se lerem meus comentários novamente verão que em momento algum eu defendi a guerrilha que os militares diziam estar combatendo !
    Defendo sim a todo momento a democracia brasileira que ninguém tem o direito de usurpar sejam civis ou militares !
    Sobre essa coisa de ditadura do proletariado eu não sei de onde o Sr.Braziliano tirou isso, se no meu segundo comentário eu deixo claro que não existe ditadura boa, toda ditadura é ruim!
    Mais uma fez peço que leiam meus comentários novamente e vejam que analisei somente a matéria ,jamais defendendo o outro lado que os militares diziam combater !
    Eu sou contra qualquer tipo de violência, acredito que um erro não justifica o outro,e mais uma vez digo vocês estão confundindo as coisas que eu disse !

  19. Falar de corrupção ou não corrupção num regime de fato é coisa de EMO.
    .
    Se dou um golpe de estado, então NÃO vou tentar falar se sou ou não corrupto, porque desde que não existe democracia não existe controle nem investigação policial.
    .
    Já critiquei o Dandolo que acha que na China não existe corrupção, ou que dão tiro na nuca nos corruptos. rsrs
    .
    Se os generais eram ou não corruptos, não temos possibilidade de comprovar.
    .
    Acho essa discussão de corruptos ou não é coisa de presidentes democráticos não de presidente de fato.
    .
    Acho nunca o Stalin ou o Hitler reclamaram de não ser corruptos, um líder que é homem não reclama disso, esses são debates dentro de regimes democráticos, quem partiu para um regime de fato tem que ser homem e aguentar as críticas, porque num regime de fato não tem garantias para um delegado juiz ou jornalista tocar uma investigação.
    .
    Se comparar com presidentes eleitos é ridículo.
    Acho que os generais levavam uma vida austera, mas pelo estilo de vida de militar, não para fazer publicidade tipo os políticos, olhem como vivo blablabla. “Sou bonzinho”, “sou que nem a madre Tereza de Calcutá”.
    .
    Os políticos estão obrigados a ganhar fortunas de salários e aceitar toda propina que apareça rsrs, porque o regime de ‘democracia representativa’ os obriga a campanhas milionárias, coisa que um general não precisa.
    .
    Não defendo um ou outro sistema, mas é preciso um pouco de objetividade.
    .
    Novamente, imaginem o Führer reclamando ser um “bonzinho”, acho isso não passa pela cabeça dum líder que não poupa meios para conseguir um fim.
    .
    Acho o governo militar veio para parar o comunismo, a pergunta que fica -como colocou um colega- é se eram preciso tantos anos.

  20. Politicos roubaram muito durante o Governo FHC com a conivencia da midia GDA e ate da Inteligencia Americana que dizia ajudar a encontrar as fortunas tanto nos EUA,Europa e paraisos fiscais do Caribe e tudo deu em pizza.Agora vemos a mesma midia GDA dedicando-se como nunca a expor as falcatruas da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS.No final de tudo com cara de tacho fica a Policia Federal e o povo Brasileiro.Jamais permitirão a Policia Federal e os orgãos de Informações chegarem proximo a essa MAFIA OCULTA.Tudo isso é muito maior do que pensamos e os envolvimentos se revelados surpreenderiam a todos.

  21. “eu paticularmente não me esqueci que militares Brasileiros em conluio com Yankees cometeram atrocidades”… sem demagogias caro maluquete… me mostre quais atrocidades… meia duzia de comunistas comparado aos milhões que CERTAMENTE eles matariam, mesmo os alinhados que não fossem mais uteis, é no minimo irrisorio… que eu saiba, somente os que pegaram em armas e alguns que sofriam de problemas congenitos e morreram só de medo… se fosse verdade hoje não estariamos sendo presididos por uma ex-guerrilheira e assaltante que baixou aos porões do DOP’S e saiu sem NENHUM problema de saude… então não queira bancar o “santo grau” da incolumilidade como se alguem lhe tivesse nomeado para isso… ce ta parecento anjo… não tem sexo, não tem posicionamento politico, nem ideologico… um verdadeiro androgino… adora equilibrar em um muro…rsrsrsrsr…

  22. BLUE EYES Deixe de demagogia voce meu caro e de hipocrisia tambem.Querer comparar fatos concretos com fatos abstratos so na tua cabeça mesmo não é amiguinho rsrs rsrs Voce que acha que eu não tenho um posicionamento não é mesmo rsrs EU SOU A FAVOR DA MORALIZAçÂO TOTAL E DO CEROL FININHO EM TUDO E EM TODOS OS QUE DESTOAREM DISTO E SURPREENDA-SE VOCE ESTA INCLUIDO DENTRE AQUELES QUE SEUS CÓRPOS ALIMETARÃO A CHAMA DA PIRA DA DEPURÂÇÃO rsrs rsrs e vira a buzanfa para o meu lado e depois sente na farinha e constate tudo o que perdestes rsrs rsrs

  23. Foram ditadores, lutaram contra a democracia, a liberdade e os direitos civis.Fecharam os olhos para as torturas e tiveram o que mereciam, uma insignificância na história do Brasil. Dr. Ulisses tinha razão, quando se referiu aos ditadores brasileiros, três patetas.

  24. O homem nasce com o direito natural a liberdade, o que foi negado por muitos anos, 21 anos, nesta país, por ditadores.

    Tenho que reconhecer que os Argentinos souberam resolver bem o período maldito de sua história. No Brasil, nada aconteceu , fica a lembrança da tristeza de muitas famílias , a humilhação e a solidão de muitos brasileiros que sofreram neste período.

  25. A liberdade é um dos maiores bens de uma nação, que viveu neste período, sabe este significado.

    Viva a democracia, não é perfeita, mas não criaram nada melhor.

  26. Convido os amigos leitores deste site a conhecer o livro: Brasil nunca mais, da Arquidiocese de São Paulo, sobre este período maldito de nossa história.

    Sobre este ditadores, deixo o meu repudio público e a minha eterna condenação por ter manchado a história de meu país.

  27. A condenação a estes indivíduos, não ocorre somente em nosso país, também fora do Brasil a imagem dos nossos generais ditadores não são os melhores.Estão hoje numa galeria ao lado de muitos outros ditadores.

  28. Amo a liberdade , a democracia, o Estado de direito. Quem sabe o significado destas palavras, saberá o que estou dizendo.Perde estes direitos, para ver o que é uma ditadura.

  29. Vou saindo, que me faz mau só de pensar nas pessoas que sofreram nas mãos dos torturadores.Quanta desgraça, quanto sofrimento, quanta injustiça. Tiraram o sangue dos filhos deste país, de brasileiros, acabaram com famílias e distribuiu a dor e o medo .

  30. katholikoromano, vc devia se lembrar das dezenas, senão centenas de vitimas dos guerrilheiros comunistas que explodiam, justiçavam e destruiam quem, muitas vezes nada tinha a haver, lhes atravessassem o caminho… contar só o lado romantico e mentiroso da historia é facil… dificil é ser imparcial… transformaram até o horroroso e maquiavelico Mariquela em heroi nacional… quem mente afinal?… sobejamente os que chamam de heroi Lamarca que, com um homem amarrado, para não chamar atenção, matou-o com golpes de coronha… esses sim são herois… herois de gente nefasta como os incaltos papagaios de pirata…

  31. “Amo a liberdade , a democracia, o Estado de direito. Quem sabe o significado destas palavras, saberá o que estou dizendo.Perde estes direitos, para ver o que é uma ditadura.”… vc vai ver daqui alguns anos… veras uma ditadura forjada nas colunas da internacional comunista ao modo gramcista… sim… vc verá… pode acreditar… se não estas vendo é porque ou se vendeu ou não tem capacidade craniana para enchergar o obvio… infelizmente… é deprimente…

  32. Rsrs rsrs rsrs rsrs Por isso que eu defendo o Cerol Fininho Geral porque JUSTIÇA É IGUAL PARA TODOS E CEGA MAS TEM AUDIÇÃO E SE PRONUNCIA E JULGA COM IMPARCIALIDADE.Como eu ja escrevi para mim ambos os lados foram usados e manipulados por interesses extrangeiros que não eram A DEMOCRACIA E A LIBERDADE esim o controle ideologico do Estado.Querem justça pois que então façamos realmente justiça julgando a todos TORTURADORES E SUBVERSIVOS e seus colaboradores tambem.Agora querer perpetuar na historia aqueles que defendiam uma Cubanização Albanizada como forma de sistema e ainda lhes condecorarem COMO MARTIRES LIBERTADORES E GUARDIÃES DA DEMOCRACIA E LIBERDADE e ainda obrigarem o contribuinte Brasileiro a dar-lhes INDENIZAÇÔES E PENSÕES é o fim da picada.Continuem com essa picardia pois o nosso povo ja esta com o Trolho encaixado na portinha lokinho para empurrar tudo de uma vez E PASSARMOS REALMENTE ESSE PAIS TODINHO A LIMPO E REALMENTE FAZERMOS JUSTIÇA SOCIAL E PRATICARMOS IGUALDADE.Que vão para o inferno os reacionarios golpistas de direita e tambem os terroristas entreguistas de esquerda.Nem com a manipulação das midias e gritinhos de Kits Gays,maconhas livres e comunidades Paz e Amor farão a sociedade Brasileira aceitar a instalação de uma Santa Inquisição para voces queimarem nas fogueiras seus antigos fantasmas e seeus algozes.Não escolheram o caminho das armas,perderam e então ponham o rabo entre as pernas e agradeçam por terem a oportunidade de estarem entre nós com todos os direitos inclusive politicos.Continuem com o cirquinho e depois verão a verdadeiro espetaculo.

  33. Onde esta escrito que devemos praticar uma justiça imparcial como fez a Argentina e como manipuladores Internacionais nos pressionam a fazermos???????????Me respondam com embassamentos e quem sabe eu mdo a minha ideia.

  34. Viva a democracia plena, como essa em q vivemos, os gen.poderiam até ter altas qualidades morais..+ pq as torturas e mortes de tantos Brasucas e isso sem falr no exílio compulsorio de mt dos nossos…Pq?Trágico.

  35. No final de 1962, a equipe liderada pelo economista Celso Furtado elaborou em menos de três meses o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social para subsidiar o governo do presidente João Goulart. As crises vividas pelo governo Jango – tanto no plano econômico, com a inflação alta, quanto no plano político institucional – impediram que se consolidassem todos os objetivos traçados. Foram feitas nesse período as chamadas “reformas de base” (reformas administrativa, bancária, fiscal e agrária), além do reescalonamento da dívida externa herdada dos governos anteriores e agravada pela conjuntura internacional.

    Com informações do Núcleo de Pesquisa da Agência Brasil

    Plano Trienal – João Goulart realiza um governo contraditório. Procura estreitar alianças com o movimento sindical e setores nacional-reformistas. Paralelamente, tenta implementar uma política de estabilização baseada na contenção salarial para satisfazer a oposição udenista, o empresariado associado ao capital estrangeiro e às Forças Armadas. Seu Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, elaborado por Celso Furtado, ministro do Planejamento, tem por objetivos manter as taxas de crescimento da economia e reduzir a inflação. Essas condições, impostas pelo FMI, são indispensáveis para a obtenção de novos empréstimos, renegociação da dívida externa e elevação do nível de investimentos.

    Reformas de base – O Plano Trienal também determina a realização das chamadas reformas de base – reforma agrária, educacional, bancária etc. –, necessárias ao desenvolvimento de um “capitalismo nacional e progressista”. O anúncio dessas reformas aumenta a oposição ao governo e acentua a polarização da sociedade brasileira. Jango perde rapidamente suas bases na burguesia. Para evitar o isolamento, reforça as alianças com as correntes reformistas: aproxima–se de Leonel Brizola, então deputado federal pela Guanabara; de Miguel Arraes, governador de Pernambuco; da União Nacional dos Estudantes e do Partido Comunista que, embora na ilegalidade, mantém forte atuação no movimento popular e sindical. O Plano Trienal é abandonado em meados de 1963, mas o presidente continua implementando medidas de caráter nacionalista: limita a remessa de lucros para o exterior, nacionaliza empresas de comunicações e decide rever as concessões para exploração de minérios. As retaliações estrangeiras são rápidas: governo e empresas privadas norte–americanas cortam créditos para o Brasil e interrompem a renegociação da dívida externa.

    Radicalização no Parlamento – O Congresso reflete a crescente polarização da sociedade. Forma-se a Frente Parlamentar Nacionalista em apoio ao presidente, reunindo a maioria dos parlamentares do PTB e PSB, e setores dissidentes do PSD e da UDN. A oposição aglutina-se na Ação Democrática Parlamentar, que reúne boa parte dos parlamentares do PSD, a maioria da UDN e de outros partidos conservadores.

    Financiamento da oposição – A Ação Democrática Parlamentar recebe ajuda financeira do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad), instituição mantida pela Embaixada dos Estados Unidos. Setores do empresariado paulista formam o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), com o objetivo de disseminar a luta contra o governo entre os empresários e na opinião pública. A grande imprensa pede a deposição de João Goulart em seus editoriais.

    Autoria: Eduardo F. Miranda

Comentários não permitidos.