Supremo assume poderes do Congresso venezuelano

Máximo tribunal da Venezuela, dominado pelo chavismo, acusa a Assembleia Nacional, controlada por opositores, de desacato. Decisão deve acirrar a instabilidade política no país.

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, controlado pelo chavismo, decidiu na noite de quarta-feira (29/03) assumir as competências da Assembleia Nacional, onde os opositores ao presidente Nicolás Maduro formam maioria.

A decisão deve acirrar a instabilidade no país. O tribunal, que já vinha seguidamente anulando as decisões legislativas, alega que a medida é necessária para assegurar o Estado de Direito. Segundo a corte, a Assembleia atuou em desacato seguidas vezes ao, por exemplo, incorporar quatro deputados cujas posses haviam sido impugnadas.

“Enquanto persistir a situação de desacato e de invalidez das ações da Assembleia Nacional, o Tribunal Constitucional vai garantir que os poderes parlamentares sejam exercidos diretamente por este tribunal ou pelo organismo que este estabelecer para garantir o Estado de Direito”, diz trecho do texto da sentença.

Por trás da decisão, está também a oposição do governo à chamada Lei Orgânica de Hidrocarbonetos, que indica que a Assembleia Nacional pode modificar as condições propostas ou estabelecer as que considerar adequadas na legislação relacionada a petróleo, motor da economia venezuelana.

Os chavistas acusam ainda os deputados de traição à pátria por apoiarem o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que defendeu a suspensão venezuelana do organismo diplomático regional se não realizar eleições e soltar opositores presos.

Outra reivindicação de Almagro era justamente que o tribunal reconheça a legitimidade das decisões da Assembleia Nacional, instalada em 2016 com inédita maioria antichavista. Ele defendeu a invocação da Carta Democrática Interamericana contra o governo Maduro, algo que foi rejeitado por parte dos países-membros na terça-feira.

Também na terça-feira, o máximo tribunal venezuelano decidiu que os parlamentares não têm mais imunidade por estarem atuando em desacato. Além disso, deu a Maduro atribuições especiais em temas penais, militares e econômicos.

Os opositores dizem que Maduro transformou a Venezuela em uma ditadura e arruinou a economia. Já seu governo acusa seus inimigos de levar adiante uma “guerra econômica” concebida para abrir caminho a um golpe para derrubá-lo do poder.

Foto: Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela decide assumir poderes do Parlamento devido a “persistência de desacato”

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Opinião: Fim da democracia na Venezuela

Maduro elimina de forma sistemática a oposição e toma povo como refém. Comunidade internacional deve ajudar venezuelanos, mas agir com dureza contra o regime, opina a chefe do Departamento América Latina, Uta Thofern.

Uta Thofern é chefe do Departamento América Latina da DW

A morte pública por asfixia está concluída. Ao longo de um ano e quase três meses, o mundo pôde acompanhar como o regime chavista foi estrangulando aos poucos um Parlamento eleito democraticamente. Agora, o Tribunal Supremo de Justiça tomou oficialmente para si as competências dos representantes do povo e, com isso, selou o fim da democracia.

Apenas um dia antes, a Organização dos Estados Americanos (OEA) havia finalmente obtido uma maioria para fazer um apelo à liderança venezuelana por uma solução conjunta, no âmbito da OEA, para a crise política, econômica e humanitária. A exclusão imediata da Venezuela foi descartada como drástica demais até pelos Estados Unidos. A maioria dos países da OEA queria dar mais uma chance à diplomacia. Mas, para os chavistas e o presidente Nicolás Maduro, diplomacia, pelo jeito, nada mais é que um sinal de fraqueza.

Afinal, pouco antes da reunião da OEA, esse mesmo Maduro ganhou do Tribunal Supremo de Justiça poderes especiais jurídicos, militares, políticos e outros tantos, enquanto os parlamentares da oposição, que formam uma maioria de dois terços, perdiam sua imunidade. Quem não precisa temer consequências para passos como esses vai ainda mais longe.

Em sintonia com o candidato a autocrata turco, Recep Tayyip Erdogan, o presidente venezuelano elimina de forma sistemática qualquer oposição e, ao mesmo tempo, arruína a democracia. É verdade que Maduro tem muito menos apoiadores que Erdogan e nenhum trunfo político, como fazer parte da Otan. Mas esse autointitulado socialista tem uma arma muito mais poderosa: a pobreza de seu povo.

Há meses que a Venezuela sofre com a crescente escassez de alimentos e medicamentos. No país com as maiores reservas de petróleo do mundo falta até gasolina. Padeiros são presos porque teriam feito caros produtos de confeitaria em vez do necessário pão enquanto aguardavam, desesperançosos, por mais farinha. Milhares de venezuelanos já fugiram para a Colômbia, e muitas mulheres venezuelanas, desesperadas, prostituem-se no Brasil. Casais jovens optam pela esterilização porque não há camisinhas à venda e não têm condições de alimentar uma criança. Pacientes com câncer não podem mais ser tratados, e mesmo antibióticos comuns não estão disponíveis. Essas são imagens atuais de um país que, nos anos 1980, era um dos mais prósperos da América Latina.

Diante de uma situação como essa, ninguém pode e nem sequer deseja falar em sanções econômicas. Maduro sabe disso. O homem que por meses se recusou a reconhecer a crise humanitária em seu país pediu, há poucos dias, ajuda humanitária às Nações Unidas – por causa da “guerra econômica contra a Venezuela”.

A comunidade internacional vai e deve ajudar. Mas deve fazê-lo sob condições muito duras. Remessas humanitárias não devem parar nas mãos do partido no poder, mas ser distribuídas sob supervisão das Nações Unidas. Sanções devem ser impostas a Maduro e seus peões – e não somente pelos Estados Unidos, onde muitos deles depositaram os “ganhos” com a corrupção. E é evidente que a OEA deve suspender a Venezuela. Esse regime não merece reconhecimento internacional.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

43 Comentários

  1. Será que a mesma turminha que diz que teve “gópi” aqui no Brasil vai denunciar o GOLPE que está em curso na Venezuela? E a UNASUL, organismo moldado à imagem e semelhança dos regimes que a criaram cujo presidente é um canalha que denunciou que havia um “gópi” em curso no Brasil mas silencia vergonhosamente ante aos desmandos e abusos de Maduro?

    • nada, vão ficar em silêncio pq essa é a “democracia” q eles tanto falam e estavam loucos para implantar aki tbm

      gente “progressista” é outro nível meu caro, nós é q “pobres intelectuais’ e não entendemos a visão deles rsrs..

    • O Governo Venezuelano está fazendo o que a Dilma não pode fazer. Aplicando um contra-golpe. Caso ficasse inerte como a Dilma o Maduro não chegaria ao final do ano.
      Desde quando os políticos da América do Sul são eleitos democraticamente? todos usam e abusam do poder econômico comprando votos e corrompendo o eleitorado, portanto, não tem nada de democrático na oposição Venezuelana.
      Lá, como aqui os políticos ó se interessam com o bolso deles, o pais que se exploda.

  2. ISSO SIM É “GOPI” CONTRA O QUE RESTOU DE DEMOCRACIA NA VENEZUELA BOLIVARIANISTA… agora eu quero ver os cumpanheiros de sempre dizer que “não vai ter gopi” na Venezuela…

  3. UNASUL já era depois de mudança de presidente no Brasil Argentina e Paraguai esta respirando por aparelho Fórum de SP

  4. país “progressista” é outro nível né gente ? melhor q eles só a Coréia do norte mesmo rsrs..

    Nós aki com o nosso conservadorismo neo liberal (assim mesmo na mesma frase) e os venezuelanos lá com o seu “progresso”

    Até a Madrinha China cansou deles, deu um chega pra lá no Girafales, os chineses devem ter pensando, “temos q parar de financia-los senão vão virar 1º mundo antes de nós e ser nossos concorrentes”

    Ah esses socialistas “progressistas” sempre na frente do seu tempo rsrs…

  5. Levando em conta q o IDH da venezuela é maior q o do brasil, ainda estao melhores q os tupiniquins com terceirização e reforma da previdencia no lombo.

  6. A maioria está acostumada com o Brasil e não percebe que este país não é parâmetro de desenvolvimento.

    Se Venezuela está parecida com Brasil em alguma coisa é porque está lá também está ruim.

    • O problema é que voces fãboys escravizados não enchergam o fermento hibrido ou fazem não perceber.
      A cada dia mais na maioria das populações latinas e deixo bem claro a ti fãboy que nãome refiroa ideologias e siminsatisfação popular mas como fãboy ve povocomo comunista né é o unico recurso que lhes resta para marginalizar quemnão aceita ser escravo.
      A cada dia mais as populações Latinas tomam cada vez mais aversão ao seu patrão Irmão Caim do Norte.
      O catranco vai ser estrondoroso !

      • Se vc vier querer debater comigo sobre o contesto da materia ou sobre o meu comentario terei o prazer de moer vc bem moidinho pq fãboy usa viseira como os burros e enchergam tudo apenas em um sentido e como são ultra-reacionarios e nazistinhas na falta de argumento convicente apelam para a covardia do rotular como comunista tudo o que difere.
        Vc deveria sentir vergonha de vir debater geopolitica e geoestrategia sendo um serviçal escravizado a serviço do teu patrão Irmão Caim do Norte contra os interesses da tua Pátria e do teu povo.

    • Isso é FATO… maduro vai acabar pendurado numa corda… pode escrever… mas não antes de violar direitos civis, prender e matar oponentes, como já fez antes… COMO É BELO O SOCIALISMO EM DECADÊNCIA !!!… 🙂

  7. Eu observo essa blogosfera de defesa. Cotidianas postagens de materias sobre problemas na Venezuela,Inglaterra,França,Israel e etc e tal.
    Vivemos no Brasil possibilidade real de guerra civil e os caras da blogosfera parecem ate a rede Globo maquiando tudo como que aqui no pais de Abrantes tudo vai acabar em pizza.
    La na Venezuela vivem uma ditadura travestida mas tambem la na Venezuela implantaram o fermento hibrido como fizeram aqui no Brasil tambem. Estagnando a economia para a vida do povo ficar cada dia mais dificil,carestia,falta de alimentos e empregos para que aja convulsão social e os Venezuelanos se degladiem para no final os corsarios repartirem os despojos do cadaver.
    Aqui no Brasil embora maquiado pelo BOLINHO a coisa pode tomar proporções bem maiores e inemaginaveis.
    Tanto o povo daqui do Brasil e da Venezuela querem as mesmas coisas,um pais moralizado,justoe igual para todos.
    Por mais que os comandantes militares daqui do Brasil tenham se vendido por generosas aposentadorias,cumulativose beneficios previdenciarios. Por mais que os embusteiros tenham estendido beneficios previdenciarios ao funcionalismo publico como se estivessem comprando-os para que cessem manifestações de rua. Por mais que articulem de todas as formas tornar a justiça perneta e atada,esquecem-se que a grande maioria ficou excluida de beneficios E NÃO SE VENDEU.
    Consequentemente tudo isso ira gerar um clamor e uma insatisfação que se encorpa cada vez mais.
    Então os escravizadores querem sentir o gosto do sangue né ! Encomendem reforçadores de festim daquele adaptavel para furingo pois o tranco vem ai e sera profundo,inevitavel e necessario. Depois não venham dizer que o Brasil é a nova China onde bandido corrupto e traidores são executados para o bem estar e felicidade geral da nação !
    Vai rolar aqui depuração ampla geral e irrestrita priorizando nosso maiores patrimonios,a nossa sociedade e nosso bem que são nossas riquezas.
    Sem dó e nem piedade, Sem prisioneiros,sem sobreviventes. Um bom começo.

    • “La na Venezuela vivem uma ditadura travestida mas tambem la na Venezuela implantaram o fermento hibrido como fizeram aqui no Brasil tambem. Estagnando a economia para a vida do povo ficar cada dia mais dificil,carestia,falta de alimentos e empregos para que aja convulsão social e os Venezuelanos se degladiem para no final os corsarios repartirem os despojos do cadaver.”

      O único “fermento híbrido” na Venezuela chama-se incompetência do regime bolivariano visto que tudo isso que você citou, como a carestia de alimentos, é culpa do regime socialista e não de nenhuma conspiração internacional. Na verdade estamos apenas vendo o vaticínio de Winston Churchill se cumprir “O socialismo promove a distribuição igualitária da miséria”

      • Fãboy adorador da Rainha Careca vc vem justificar a crise Venezuelana apenas com a ditadura Chavista.
        Vc desconhece que na crise de 2008 os EUA tinham 35 milões de pessoas vivendo abaixo da linha da miseria vivendo de doações de igrejas para terem o que vestir e comer como deve desconhecer tambem que Chavez doava enormes cotas de oleo ao governoAmericano para serem distribuidos aos pobres Americanos para eles terem como se aquecerem no inverno né !
        Em reportagem exibida no fantastico a anos atraz o reporter perguntou a negra pobre Americana se ela sabia da procedencia do oleo que recebia para se aquecer no inverno e ficou surpresa quando o reporter lhe revelou que tinha sido doado por Hugo Chavez.
        Como todo fãboy que se presa vc faz de conta ou finge desconhecer as manipulações sejam elas por embargos,pressões e etc para gerar o caos social né !
        Como deve desconhecer ou figir não conhecer o que traidores politicos Brasileiros estão fazendo de entregar nossas riquezas e trazerem o FMI de volta para eternizarem a escravidão no Brasil né !
        Sabe o que te falta fãboy ? Vc se alimenta estritamente da literatura hibrida. Estacionou-se mentalmente nos anos 50,não aceita diversidade e muito menos multipolaridade. São novos termos incompreendidos por quem é limitado e comoum hibrido contenta-se ortodoxalmente com teu mundinho limitado.
        Sente orgulho de ser serviçal escravizado,mude-se do Brasil pois vc não representa 120 milhões de pessoas e sim uma minoria irrisoria escravagista e serviçal de externos.
        Aquela parcelinha mais rica e bem estabelecida que enxerga mestiços,indigenas,nordestinos como sub-raças. Que sonega impostos aguardando beneses do BOLINHO.
        Cuidado nossos guerreiros são mestiços oriundos de familias simples e humildes e estão bolados com seus superiores vendidos e corruptos e a qualquer momento o tranco vem severo.

      • “Como todo fãboy que se presa vc faz de conta ou finge desconhecer as manipulações sejam elas por embargos,pressões e etc para gerar o caos social né !”

        – Não existe “embargo” ou “manipulação” alguma! Aliás, os EUA continuam a comprar petróleo venezuelano. A única manipulação é do regime para ocultar certas notícias desagradáveis a eles como o aumento da pobreza e da inflação. Culpa do “socialismo do Séc. XXI” que como o seu irmão do século XX apenas distribui igualitariamente a miséria.

        “Como deve desconhecer ou figir não conhecer o que traidores politicos Brasileiros estão fazendo de entregar nossas riquezas e trazerem o FMI de volta para eternizarem a escravidão no Brasil né !”

        Se você tivesse o mínimo de entendimento de finanças saberia que o “pagamento da dívida com o FMI” foi uma bravata populista do Apedeuta. Na verdade, o que ele fez foi trocar uma dívida com bancos estrangeiros, financiada com juros de 4% a.a por outra, com banqueiros brasileiros, financiada com juros de 12% a.a. Baita negoção não é!? Ademais você não devia falar de “entrega de riquezas” afinal assistiu alegremente o ESTADO CHINÊS, e não uma petrolífera privada qualquer, se apropriar de 20% do primeiro campo licitado do pré-sal.

        “Sabe o que te falta fãboy ? Vc se alimenta estritamente da literatura hibrida. Estacionou-se mentalmente nos anos 50,não aceita diversidade e muito menos multipolaridade. São novos termos incompreendidos por quem é limitado e comoum hibrido contenta-se ortodoxalmente com teu mundinho limitado.”

        E o que dizer de quem se alimenta de literatura conspiracionista ou de proxenetas de regimes despóticos? Não custa lembrar que essa sandice de “guerra híbrida” foi inventada por um jornalista proxeneta do Kremlin. E a qual diversidade você se refere? Ao que tudo indica é aquela em que os imbecis e boçais perderam o pudor. Tanto que sustentam sandices como “mundo multipolar”…rs!
        “Sente orgulho de ser serviçalescravizado,mude-se do Brasil pois vc não representa 120 milhões de pessoas e sim uma minoria irrisoria escravagista e serviçal de externos.”

        E quem representa a população brasileira? Aqueles que se diziam “guerreiros do povo brasileiro” e saquearam a nação?

        Aquela parcelinha mais rica e bem estabelecida que enxerga mestiços,indigenas,nordestinos como sub-raças. Que sonega impostos aguardando beneses do BOLINHO.”

        Essa “parcelinha”a que você se referee se uniu ao ParTido para saquear o Brasil e agora amarga o Xadrez em Curitiba…..rs!

        “Cuidado nossos guerreiros são mestiços oriundos de familias simples e humildes e estão bolados com seus superiores vendidos e corruptos e a qualquer momento o tranco vem severo.”

        Os nossos Guerreiros estão entre os 13 milhões de desempregados que o ParTido legou ao país.

      • TIROLESA existe sim manipulações economicas externas como ja disse todo serviçal escravizado fãboy usa viseira como um burro e encherga a tudo num unico sentido
        O mesmo fizeram aqui jogando a cotação do oleo la embaixo e empenhando a NSA,CIA,FBI para municiarem a policia federal pré-estabelecendo desde o inicio o que podia e o que não poderia ser investigado.
        Ve se investigam o periodo FHC,Collor como presidentes. Não investigam porque a propina que rolava na Petrobras nesses periodos para obterem favorecimentos em contratos é de origem Angla,como planejam quebrar nossas grandes empresas para suas corporações se abarcarem de tudo.
        ———-
        Eu gosto mesmo de debater com traidores como vc para que outros vejam os conteudos e formem proprias opiniões.
        Seu posicionamento e sua opinião representam uma minoria que odeia o Brasil e encherga o Brasileiro como escravo.
        A muito tempo alerto voces sobre tudo isso e não se espante se o tiro sair pela culatra.
        O que mais nossos soldados odeiam é a traidores,tipo voce que vempra cá defender o interesse externo.
        Antes desse golpe parlamentar vc e outros como vc vinham aqui todos os dias para desdenharem de todas as iniciativas militares Brasileira,agora defendem a aquisição de qualquer sucata de segunda mão e estão esperançosos pela entrega do AMRJ,Base de Alcantara,Pré-Sal e por ai vai.
        Eu sou Brasileiro acho que nem Brasileiro vc é ! Eu defendo que as riquezas do Brasilsejam usadas eminfraestrutua,IDH e na industria nacional de defesa. Nacional e nãoo que vc defende que é montagem condicionada.
        Então meu caro para não se perder mais tempo não dirija teu capaxismo fãboy a mim para que eu não tenha que perder meu tempo replicando um traidor vendido.

      • Larga de bravata maluco… se os EUA pararem de compra petróleo da Venezuela o maduro cai em 30 dias… ou estou mentindo ???… os próprios milicos amigos dele o penduram no mastro pra servir de exemplo… enquanto ele estiver fornecendo algum tipo de vantagem aos seus “amigos” ele fica… senão, é caixão e vela preta…

  8. então la o STFEDE tem saco roxo o daqui pipocou para a imprensa alias o daqui tem advogado do pcc , tem militante do psdb com nome na lista de furnas , tem defunto amigo de ex garimperiro que ganha todos os processos no local do stfede
    o brasil esta pior que a Venezuela

    vamos imaginar se nosso STF mandar aqueles políticos para cadeia 90 por cento deles tem rabo preso , to sendo bonzinho com noventa por cento rsrs

    o nosso stf esta com processo que demora mais de 20 anos para fazer qualquer coisa e quando vao julgar e brando com os corruptos

    ate agora so preto , pobre , puta e petista foi preso

    monarquia antes tarde do que nunca !!!

    essa democracia é uma mentira um constrói outro destrói um faz grafite 3d o outro passa cal em cima , um faz hospital o outro para a obra um constrói uma estatal vem um noia vende a preço de banana
    QUER MAIS !!!

    é o maior engana trouxa que existe ,vejam a famosa GRECIA eles não são o pai dessa democrecia ???

    então vai la ver como o pais esta a Turquia invade o espaço aéreo dele toda hora

    se essa DEMOCRECIA FOSSE BOA A GRECIA SERIA PRIMEIRO MUNDO MELHOR DE TODOS

    mas não a grecia pediu ate para dom Pedro primeiro ser rei daquele pais para vocês verem o que significa democracia , nem eles queriam

    engana trouxa sustenta vagabundo 500 que em 6 meses já podem se aposentar senado para que existe stf que podem ficar la ate virarem múmias e so aumenta os processos e els nunca julgam nada que abale os playbois da elite so pobre

    e vocês vem ficar bravinho com a Venezuela aqui cade as forças armadas vendo eles venderem a amazonia azul pois a petrobras é a amazonia azul

    já querem vender o satélite que nem entrou em orbita

    um bando da cracolandia invadiu brasilia são tudo noia vendem ate a mae a preço de babana

    e depois compra quadros igual o maluff fez

    kkk depois os gringos pegam milhões e vendem um quadro que não custa 3 reais mas no papel vale milhões e eles os noias que governam a gente acredita

    pega essa republica bananeira e sua democracia fingida fascista esquerdista direitista de meia pataca e já sabe né rsrs

  9. Tentaram usar o legislativo para dar o mesmo golpe que deram no Brasil só que na Venezuela o Supremo não aderiu ao golpe.

  10. Se o Chapolim Colorado estivesse vivo a historia na Venezuela seria outra e ficaria todo mundo caladinho como sempre ficaram kkkkk Maduro caiu de maduro so falta a milicada la jogar ele pra escanteio botar o pró hamburger no poder depois de imprensa-lo na parede é claro kkkkkk

Comentários não permitidos.