Opinião: Discurso de Netanyahu no Congresso dos EUA foi contraproducente

Premiê israelense perdeu oportunidade de propor alternativa para acordo sobre programa nuclear iraniano. Em vez disso, ele fez de Israel uma questão partidária, opina o jornalista da DW Michael Knigge.

Michael Knigge, jornalista da DW

Com seu discurso diante do Congresso dos EUA, Benjamin Netanyahu tinha sobretudo um objetivo, que era advertir os parlamentares americanos sobre os riscos de um potencial “mau negócio” que a administração Obama e as outras cinco potências internacionais possam vir a fechar com o Irã sobre o programa nuclear do país.

Foi um objetivo louvável, com apenas um problema. Se há uma instituição fora de Israel que não deixará que o presidente Obama se comprometa com um mau acordo em relação ao programa nuclear do Irã, essa é o novo Congresso em Washington, controlado pelos republicanos. Isso ficou evidente logo no início, através dos aplausos estridentes para o primeiro-ministro israelense, assim que ele entrou na Câmara dos Representantes.

Mas o apoio a Israel, a seus interesses e a sua frágil situação de segurança tem sido tradicionalmente muito forte em ambos os dois maiores partidos dos EUA – muito antes de Netanyahu se tornar primeiro-ministro. Quando se trata de Israel, continua a existir – coisa rara atualmente em Washington – um amplo consenso político, que vai além das linhas partidárias.

Assim, mesmo antes de Netanyahu e do líder republicano John Boehner irritarem Barack Obama, fazendo o primeiro-ministro discursar diante do Congresso sem uma consulta prévia ao presidente, muitos legisladores republicanos e democratas deixaram claro que iriam se opor a um acordo com o Irã que não levasse em consideração as preocupações legítimas de segurança de Israel. Netanyahu, que é profundamente familiarizado com a política dos Estados Unidos, certamente sabe disso.

Por exemplo, há anos o senador republicano John McCain critica a política de Obama para o Irã. Em janeiro, ele classificou a esperança de um possível acordo com Teerã de um delírio. Nesta semana, o senador democrata Chuck Schumer disse que não confia nos iranianos.

Obama pode ser criticado com razão, mas ele é um realista político, e como tal, é consciente do fato de que qualquer acordo potencial que não considere adequadamente as preocupações de Israel é algo fadado a não ser aceito nos EUA.

É por isso que o discurso de Netanyahu sobre o perigo de um mau negócio e suas advertências sobre o regime iraniano foi como pregar para convertidos. Mas foi mais do que isso. Apesar alguns elogios obrigatórios para o que o presidente Obama já fez por Israel, ele foi um tapa na cara político: não apenas para Barack Obama em sua própria casa, mas também para os parlamentares dos Estados Unidos.

Para Obama, ter o chefe de Estado estrangeiro com quem ele mais se encontrou aparecendo diante do Congresso para tentar sabotar os esforços do presidente para alcançar o que pode ser um acordo importante sobre o programa nuclear do Irã é um descaramento e algo sem precedentes. Fazê-lo 13 dias antes de uma acirrada corrida pela reeleição em Israel é a maior afronta possível e contraria a etiqueta política.

Mas o discurso de Netanyahu também é um sinal de desconfiança em relação aos parlamentares americanos. O premiê israelense aparentemente pensa que é necessário lembrar o Congresso de impedir o presidente de entrar em um acordo que pode pôr em risco Israel. Como ele chega a essa avaliação quando esse mesmo Congresso já forneceu mais de 120 bilhões de dólares em ajuda a Israel desde 1949, é difícil de entender.

Por todas estas razões, o discurso de Netanyahu foi contraproducente. Como esperado, ele não produziu quaisquer argumentos acerca do programa nuclear do Irã que não já tenha sido ouvido dele ou de outros antes.

Embora, em última análise, um acordo final ou seus detalhes não sejam conhecidos nem garantidos, Netanyahu declarou repetidamente que os EUA podem conseguir um melhor acordo com o Irã. Infelizmente, ele perdeu uma oportunidade de ouro para expor novas ideias ou esboçar um caminho sobre a forma como um tal “melhor” acordo pode ser alcançado na prática. Isso teria, realmente, levado a discussão adiante. Em vez disso, Netanyahu simplesmente reiterou sua oposição bem conhecida a um mau negócio, pediu ao Congresso para ser duro com Teerã e disse que o acordo previsto abrirá para o Irã o caminho para a bomba.

No final, as declarações de Netanyahu minaram o que ele mesmo havia proclamado logo no início do discurso, ou seja, que Israel deve permanecer acima da política. O fato de o presidente Obama, o vice-presidente Joe Biden e 57 parlamentares democratas terem optado por não assistir ao discurso de Netanyahu é um sinal de que, pelo menos por enquanto, Israel se tornou uma questão partidária. E isso, definitivamente, não pode ser do interesse de Israel.

Fonte: DW

32 Comentários

  1. “Premiê israelense perdeu oportunidade de propor alternativa para acordo sobre programa nuclear iraniano”

    Perdeu a oportunidade de ficar quietinho, como diz o correspondente dele aqui no PB rsrsrs…

    ” Apesar alguns elogios obrigatórios para o que o presidente Obama já fez por Israel, ele foi um tapa na cara político: não apenas para Barack Obama em sua própria casa, mas também para os parlamentares dos Estados Unidos.”

    Cadê as americetes pra defender os EUA agora!!! 😀 😀 😀 Israelzinho sentando o tapa na cara dos americanos!! Vcs vão ficar quietinhos?? 😀

    “. Como ele chega a essa avaliação quando esse mesmo Congresso já forneceu mais de 120 bilhões de dólares em ajuda a Israel desde 1949”

    Ahh então Israelzinho não nasceu e se sobressaiu do nada né!! Mandaram dimdim para ‘aquele povo transformar deserto em tecnologia’ 😀 😀 😀

    “Infelizmente, ele perdeu uma oportunidade de ouro para expor novas ideias ou esboçar um caminho sobre a forma como um tal “melhor” acordo pode ser alcançado na prática.”

    E Israel quer expor ideais pra chegar num acordo com seus vizinhos?? Sabe de nada inocente rsrsrsrs…

    “O fato de o presidente Obama, o vice-presidente Joe Biden e 57 parlamentares democratas terem optado por não assistir ao discurso de Netanyahu”

    Então o Bibizinho não conseguiu expor sua obra de arte pro Obama!! Ah perdeu play boy hahahahaha MoMA já era!! Volta pro seu deserto de tecnulugia, volta! Vai lá desenhar que é a única coisa q vc faz de útil….rsrsrs..

    • Carolzita, Carolzita, esse teu surto nuna acaba, e tudo isso porque seus pais não a deixam brincar de médico com os primos Rs!

    • Carolzita, Carolzita, continua surtada porque seus pais não a deixam brincar de médico com seus primos? Pelo visto tá piscando né?…Rs!

      • Ele só quer atenção, caro Tireless.
        Ele não consegue atenção com argumentos inteligentes então trola para provocar brigas.
        É um carente.

        Só nós dois respondemos os posts dele, até a turminha dele despreza.

        Melhor ignorar.

        Sds.

      • Bostérico quais ssão os argumentos inteligentesem assuntos de geopolitica que voce apresenta bbostérico kkkk quando não são links que tem nada haver sobre o que postam são repetições de idiotices kkkk muito fraquinho voce bostérico por isso que so ganha naba de tudo que é lado kkkk

      • É mas você nunca me desmentiu e eu já desmenti você várias vezes.

        Se lembra da economia russa que ai crescer 7%.

        Ou os nossos flankers?

        Ou f-22 chinês brasileiro?

        Gripen de dois motores?

        Su-35 para argentina?

        Darem Rafale de graça?

        E tem muito mais.
        Você erra todas, mané!
        E não pode negar…

  2. Esse problema de Israel e a Arábia Saudita com o Irã, ficou muito pequeno com os grandes que se avolumam onde se vê os cachorros grandes; como os EUA, Rússia e a China.
    .
    Para os sionistas, Israel pode ser um boi de piranha nessa tramoia toda, más que é um boi que possui aramas nucleares e não ficaria surpreso se essas armas entrarem na negociação no futuro bem próximo , ou seja, Netanyahu poderá lembrá-los que pode usá-las se continuarem dando apoio ao Irã … e ai ?
    .
    Em quanto isso ….no outro mundo chamado RIC …
    .
    ***************
    .
    O QUE OS BIRCS + ALEMANHA ESTÃO COZINHANDO ?
    .
    Que ninguém se surpreenda, pois, de a Think-tankelândia nos EUA estar feito barata tonta, distribuindo “previsões” piradas, com impressões digitais da CIA por todos os lados, segundo as quais a Rússia está(ria) em processo de desintegração, e a China está(ria)-se convertendo em ditadura comunista. Tanta “lógica” desejante no império, tão pouco tempo para prolongar a hegemonia.
    .
    (*) fonte:por Pepe Escobar / [ redecastorphoto.blogspot.com.br/ ]
    .
    .
    (…) Está em construção também uma “entente cordiale” tripartite. O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, estará na China no próximo mês de maio – e essa “Chíndia” com certeza trabalhará numa abertura que leve a equacionar e resolver suas ácidas disputas territoriais. Assim como Delhi tem muito a beneficiar-se de massivo investimento de capital e exportações chinesas, assim também Pequim quer beneficiar-se do vasto mercado e das competências tecnológicas da Índia. Paralelamente, Pequim já ofereceu ajuda econômica à Rússia – caso Moscou solicite – além de toda a crescente parceria estratégica que já aproxima os dois países. (…)

    • “Redecastordeandrade”? Fala sério! Ainda mais Pepe Escobar, que disse que o Kadafi iria vencer os jihadistas…Rs!

      • Tirolesa quantos anos voce dizia mesmo que o NAe Chines levaria para navegar e o J20 para voar. Voce esqueceu né kkkkk
        Lembra Tirolesa aquele videozinho com o Chinoke fumegando cheio de cadaveres de Seals e um Talebã desnutrido sendo reverenciado por seus companheiros com seu AK47 enferrujadinho que eu encontrei e postei aqui kkkk abatido por um AK47 os executores de Bin Laden kkkkk

  3. ,..Esse sr. já era p estar fora do governo,essa teocracia de partidos religiosos; há tempos. Ele tem posições mt radical em relação aos Persas e qto a presença da formação do Estado Palestino, seus irmãos semitas(Gên.16:4) q e sempre torpedeada por ele e os seus asseclas , nas fajutas reuniões de negociações de de puro engodo e perda de tempo..Ele sempre cria um fato p levar os Palestinos a fazer uma besteira por puro desespero( vide o site Somo Todos Palestinos )…E o pior os iankSS sabem e dão apoio aos mesmo ainda q cometendo altas arbitrariedades e ilegalidades dentro das leis internacionais, são na verdade a efígie da mesma moeda q judas vendeu o filho do inefável JEOVAH ò DEUS dos deuses(Sal.83:18, 95:3,Isa.42:8,9,João 20:17, Rev.1:1 3:12…e tem mt outros ) Jesus, ò cristo…Fora sr.bestaniahuh , de repente , um novo premier c ideia + pacificas e conciliatorias q permita a formação do /Estado de seu irmãos Palestinos, vivendo ambos lado a lado e em paz, sim a PAX /SHALOM e possível, eu acredito, chega de soro ,de mortes de crianças, mulheres e velhos , soldados de ambos os lados…PAZ Já…Dpois povos velhos, sábios, e fazendo uma mlerdas por ñ decidirem viver no + pedaço de terra. Vamos tentar e p ontem…Sds. 😉

    • Geancarlos meu nobre se não me engano voce mora proximo do P. U. né meu caro ja vai pra quase tres anos que o chefe do trafico ai não lembro o nome se foi o Linho ou o cara que ficou no lugar dele que foi abatido a noite por volta das 19 horas por um drone. O video vazou no JN e depois disso as operacoes de inteligencia foram blindadas.
      Vem quero-quero do pampa e diga que estou mentindo kkkkk
      Isso é Rio de Janeiro onde segurança publica é levado a serio.

  4. Vou assistir de poltrona a resposta yanke a esse comportamento “ousado” do “democrático” Bibi, que agiu pelas costas do presidente americano numa total falta de respeito pelas instituições americanas, ainda que os tupinyankes aqui venham por panos quentes. Israel deu um pouco do próprio remédio que os americanos costumam aviar pelo mundo, qual seja o de agir pelas costas para tentar atingir seus objetivos. Ainda não deu para saber que é o professor e quem é o aluno nesta história, que tem conteúdo suficiente para virar novela, mas certamente correrão os colocadores de panos quentes para tirar essa bronca de cena midiática para ficar nos bastidores, como preferem agir os manipuladores de ambos os países.

    • Esse é um bosta meu caro se caga de medo dos Persas e do Califado e fica implorando seguro de tonho aos EUA.
      Tudo o que mais quero é que ele coneta a cagada de pir conta propria atacar o Irã.

  5. O discurso de um genocida fascista para uma plateia de asnos segregadores que tem o repudio da maioria de sua propria sociedade. Que so sabem promoverem guerras genocidios e covardias mundo afora.

    • Que lindinho Maluquinho! Só ta faltando agora para você a boina e a camisa ensebada do Che Guevara…..rs!

      • Essa tua retorica de rotular as pessoas de comunistas quando se diferenciam do teu capaxismo Yanke comigo não cola bosterico.
        Pra mim bolivarianos e capaxos Yanke não passam de dois microbios oriundos de una mesma merda e cagados pela mesna bunda.
        Muda o disco Tirolesa kkkkk

    • eu nem iria entrar agora no plano brasil ,mas depois do maluco sumariar o texto

      resumiu ,simplificou tudo rsrs

      muito bom ,o warparth também foi bom rs

      isso prova que o povoa americano sofre com esses políticos lobistas do congresso americano

      coitado do povo de israel tendo esse partido politico de estrema asneira ,

      fizeram guerra sempre que puderam para não fazer paz com seus vizinhos a mando dos anglos nazifasci

      e agora estão entre a cruz e a espada !!!!

      tem que mudar de governo ai em israel senão o futuro é apenas mais guerras

      aqui no brasil nossos políticos também não são lá essas coisas ,mas se pelo menos aqueles dois caírem na investigação ,do lava jato já adianta um pouco o nosso lado

      ate agora esse congresso não votou as contas do governo
      significa que esta tudo contingenciado ficando assim mais difícil o reaparelhamento militar

      • Bom mesmo são nossos políticos né meu caro sociopata- analfabeto político, especialmente os do seu ParTido e da base alugada flagrados na lavajato….rs!

    • Que lindo, Bibi e os senadores estadunidenses.

      Como uma Máfia, eles se entendem: está tudo em casa, tutti cosa nostra…!

      • Agora você falou uma verdade Estafeta, mafiosos de fato se entendem. Basta ver os Senadores do teu ParTido e da base alugada, enrolados na Lavajato….rs!

  6. Este senhor opina para a torcida , ha no discurso e na atitude Israelense ,motivaçoes e objetivos que fogem de todas as observaçoes feitas por este sr , acredito que uma das conseguencias serah o aumento da ajuda americana ( armas),com grandes chances do F35 sair quase de graça e em suaves prestaçoes !

  7. Senhores congressistas façam alguma coisa matar judeus é crime contra a humanidade kkkk
    Daegógó essa noite foi dez horas de intenso tiroteio aqui no Alemão kkkkk quantos quilos de bosta voce deixaria nas calças heim kkkkk

  8. Poutz….

    Owwwww DiplomaciaZINHA de buteco…. Regada a uma Sapupara meota e um limão cortado em cruz pra tirar o gosto

    Diplomacia de esgoto…. Se eira nem beira

    Diplomacia de atabaques

    Diplomacia de gente derrotada e abirobada

      • Pode choramingar a vontade, bater o pezinho no chão o quanto quiser Rafrutinha afinal, você é a perfeita galinha choca. Contudo, apenas pode ser “PuTênfia” um país que for governado por Petralhas. Assim, a duvidosa honra de ser “Putênfia” cabe apenas para a Banânia aqui…rs!

    • Boa mesmo deve ser a Diplomacia dos atabaques do “Brasil PuTênfia” né Rafrutinha? Aquela mesma onde o apedeuta chamou aqueles que protestavam contra a fraude que reelegeu o fascista Ahmadinejad de “torcedores cujo time perderam o campeonato”.

      A mesma diplomacia que acha que pode salvar o mundo e se mete a mediar um acordo que de tão infame foi rejeitado por todos os membros do CS da ONU, inclusive Rússia e China, nossos parceiros “nuzbriqui”;

      A mesma diplomacia que deixa o índio cocaleiro expropriar os ativos da Petrobrás e não aciona a Bolívia nas cortes internacionais;

      A mesma política externa “ativa e altiva” que deixa o mesmo índio cocaleiro colocar seus meganhas para revistar o avião do megalonanico;

      A mesma diplomacia “independente” que leva um monte de boladas nas costas dor argentinos no MER(D)OSUL e não reage com a justificativa de, como é que é mesmo, “paciência estratégica”;

      A mesma diplomacia “ativa e altiva”que seguiu ordens do chavismo e interferiu nos assuntos internos de Honduras ao receber na embaixada brasileira o chapelão maluco;

      A mesma diplomacia que “respeita os assuntos internos dos países” mas que tachou uma decisão legítima do legislativo paraguaio de “golpe” apenas para dar um golpe no MER(D)OSUL para enfiar pela janela a Venezuela, que de democrática não tem nada;

      A mesma diplomacia “Competente” que em um gesto de incrível má educação doméstica (e não diplomática) deixou de receber a carta credencial do embaixador indonésio em retaliação à execução de um traficante desprezível. A EMBRAER e a AVIBRÁS adoraram. #SQN

      E você ainda vem falar da Diplomacia israelense? Ao menos ela está defendendo os interesses nacionais deles. Bem diferente da nossa, que defende apenas os interesses do ParTido. E olha que, como você adorar dizer “O megalonanico formou-se em primeiro na turma e foi estudar em Viena”. Imagina se ele tivesse se formado na repescagem….rs!

Comentários não permitidos.