ONU vai examinar práticas de tortura pela CIA

O representante permanente da Federação da Rússia junto à Organização das Nações Unidas, Vitali Churkin, informou que a questão de aplicação de torturas pelos serviços secretos dos Estados Unidos poderá ser submetida a exame do Conselho de Direitos Humanos da ONU. “Estou certo de que esta questão será discutida”, afirmou Churkin, “pois há uma Convenção contra a Tortura e um relator especial para essa questão.”

Churkin disse ainda ter sido criado no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas um mecanismo único, pelo qual todos os 193 países-membros da ONU, “concordaram em realizar uma revisão periódica da ação do Estado na área dos direitos humanos”. Portanto, afirmou o diplomata, “o tema de aplicação de torturas pela CIA será levantado quando os Estados Unidos realizarem o processo de revisão dos direitos humanos no país”.

Antes disso, Konstantin Dolgov, encarregado do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia para questões da democracia, direitos humanos e supremacia do Direito, tinha pedido às organizações internacionais que exijam que Washington forneça todas as informações sobre as transgressores dos direitos humanos por parte dos serviços secretos americanos, cometidas no decorrer da chamada “guerra contra o terrorismo”.

Na semana passada, o Comitê do Senado Americano para a Inteligência publicou uma seleção de mais de 500 páginas de um relatório de seis mil páginas sobre os numerosos abusos da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, incluindo a prática de tortura e a desinformação das autoridades e da sociedade, perpetrados durante as presidências de George W. Bush (2001-2009).

Fonte: Diário da Rússia

4 Comentários

  1. Piada de fim de ano. Devem ter muitos burocratas ociosos com salários pagos por contribuintes mundiais para inventarem essa palhaçada tão inócua, quanto mentirosa.

1 Trackback / Pingback

  1. ONU vai examinar práticas de tortura pela CIA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.