Óbvio para alguns, irracional para outros: Merkel é contra a instalação de bases da OTAN na Europa Central

MerkelTradução e adapta~ção: E.M.Pinto

A chanceler alemã Angela Merkel se opôs à implantação de bases fixas da OTAN na Europa Central e Oriental. Ela reconheceu, porém, que, a fim de garantir a segurança dos países do Báltico é necessário elevar a prontidão das forças de combate da Aliança do Atlântico Norte.

Em uma matéria divulgada pela agência de notícia Reuters escreve, a chanceler alemã manifestou-se contrária a instalação de bases  na Lituânia, Letônia, Estônia e a expansão de forças polonesas em bases permanentes da OTAN. Angela Merkel assegurou, no entanto, que os países da região do Mar Báltico podem contar com as garantias de segurança, devido ao Tratado do Atlântico Norte. Ela afirmou  que a OTAN no entanto deve intensificar os esforços para garantir a capacidade de resposta às ameaças “de forma rápida e sem hesitação.”

Angela Merkel tem apoiado, entre outras coisas, aumentar a intensidade dos exercícios conjuntos e o desenvolvimento de infra-estrutura, precisamente para permitir que as forças da Aliança do Atlântico Norte possam responder imediatamente às ameaças. O Primeiro-ministro da Letônia, por sua vez, disse durante uma conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel que os acontecimentos na Ucrânia resultou é uma mudança “fundamental” no ambiente de segurança na Europa.

No contexto do discurso do chefe do governo letão é difícil não se referir ao tratado firmado entre OTAN e Rússia em 1997. De acordo com o seu conteúdo a Aliança do Atlântico Norte se comprometeu a não implantar forças militares significativas permanentemente no território dos novos Estados-Membros.  A Chanceler Merkel, no entanto afirma que ainda não há a necessidade de reconhecer as ações da Rússia como mudanças “fundamentais” no ambiente de segurança na Europa, tal como reforçam as autoridades Polonesas.

Por outro lado, Angela Merkel optou por intensificar os preparativos para a OTAN em operar sob um sistema de defesa coletiva, à luz da evolução dos fatos na Ucrânia. Deve-se notar uma mudança na reação das autoridades alemãs sobre as ações da Rússia.

Fonte: Defense 24

11 Comentários

  1. Deve ser complicado para uma nação como a Alemanha,ficar pressa a aqueles que a derrotaram na segunda guerra e passado décadas ainda se encontram em seu território !

    É muito constrangedor para aquela que é a maior economia europeia (me corrijam seu estiver errado) ter uma autonomia fracionada !

  2. Isso é oq faz a Russia tomar as atitudes que toma…

    Pra que mais bases? O mundo precisa é retomar o crescimento e o desenvolvimento… As atitudes dos EUA estão na contramão desse sentido…

    Tentar isolar o maior pais do mundo e com um excelente e promissor mercado econômico é uma atitude que prejudica a todos… E ainda por cima tira a credibilidade dos EUA enquanto liderança (que eles ainda acham que são) pois esse isolamento não vai acontecer NUNCA

    E como já não bastasse isso, ainda dizem que o ocidente deve ser mais duro com a China (o motor que segurou a economia mundial no auge da crise)

    Complicado…

  3. Essa sabe jogar o jogo do poder, entende que se confrontar a Russia terá problemas desnecessários, prejuízos econômicos e afins, enquanto fortalece a OTAN em suas bases já existentes, ela não sonega o dever de proteção da Europa e ao mesmo tempo evita uma escalada de tensão na região já conturbada do oriente europeu. Uma ótima presidenta, sabe pensar, esperar e agir.

  4. Percebe-se na mesma um certo grau de racionalidade p evitar males bem maiores p todos, e trazer de voltar o Urso ao rol de compradores da UE,negicios e nada + q negocios; recessão faz esses lampejos de sanidade. Q continue a tentar impor a td a UE um pouco de razão e lucidez ..Sds.

  5. Considerando apenas os aspectos políticos e econômicos, em primeira instancia, realmente não se detecta a necessidade de mais dessas instalações. Mas no que diz respeito ao aspecto puramente militar, a conversa pode ser outra.

    Na Europa Central, realmente não ha qualquer necessidade maior de bases… Até mesmo porque, o “front” se deslocou muito para o leste. O que se deve fazer, portanto, é por pra funcionar o que já existe…

    Instalar mais bases em Letônia, Lituânia e Estônia também não tem lá muito sentido, haja visto os países serem pouco defensáveis, de uma forma ou de outra… Podem até servir como elemento de dissuasão, mas certamente não servirão para muito em situações de guerra… Contudo, no que diz respeito a Polônia, há lógica em ter mais bases. A Polônia estaria o principal eixo de avanço russo, em uma ofensiva pela Europa.

  6. Resumindo:

    1ºGuerra Mundial,frente Oriental = Erro
    2ºGuerra Mundial,frente Oriental = Erro
    Vão cometer o mesmo erro ?.

    Os russos queiram ou não são um povo valente,qualquer soldado por mais treinado que seja,detestaria ter que lutar em solo russo ou de paises aliado dos russos,se formos fazer um ranking das 10 maiores Exércitos da História certamente estarão:

    -Exército Alemão (Nazista)
    -Exército Francês( Napoleão)
    Os chamados de cavaleiros Malditos segundo os Chineses,as hordas Mongóis,talvez o exército mais sanguinario da historia.

    E os russos venceram os Franceses e alemanhães.

  7. Esta senhora estah equivocada , qualquer idiota sabe das capacidades de mobilizaçao RUSSA , manter tropas de prontidao ,mas estando longe eh uma temeridade ,ela deve governar e evitar dar pitaco politiqueiroem areas que nao sao do conhecimento dela , uma coisa eh certa , a russia tem a capacidade de em 10 horas ocupar toda a regiao da lituania,letonia e etc…., tira-los depois de estabelecido eh FODA , vai ter que morrer muito bambi europeu para tira-los ,portanto sugiro a esta velha socialista que fique quieta ou o povo alemao pode achar que sao governados por uma __________ ! Ou o putin ta comendo.

  8. teropode 20 de agosto de 2014 at 20:11

    SEU COMENTARIO FOI PITORESTICO CARA
    OS RUSSOS TEM MOBILIDADE MAIS OS EUROPEUS TEM TAMBEM, E OS EUA TEM SEUS MEGA POWER NIMITS DA VIDA PRA MANDA PRA LA RAPIDINHO E OS RUSSO SAO VIGIADO POR SATELITES DIA E NOITE UMA MOVIMENTAÇAO GRANDE DE FORÇAS SERIA DECTADO RAPIDAMENTE!! E TOMADA DECISOES DE ATACA E DEFESA RAPIDAS

    • VC TA ERRADO , QUEM TE GARANTE QUE A INVASAO NAO SERIA PRECEDIDA DE UMA IMENSA INFILTRAÇAO DE COMANDOS ,COM FINALIDADE DE SABOTAR E FAZER CABEÇA DE PONTE, ALEM DA PROXIMIDADE TERRITORIAL ,ESTAS NUANCES SOMENTE DO LADO RUSSO , AGORA DO LADO EUROBAMBI , HAVERIA UMA REUNIAO , UMA DIVISAO DE RESPONSABILIDADES , UMA TENTATIVA DE SAIDA POLITICA, E ESPERAR TIO SAN PUXAR A FILA , NESTE INTERIM ,AS TROPAS JA ESTARAO FIXADAS E COM UMA IMENSA REDE DE DEFESA AEREA ,POR ISSO EU E OS MESTRES DA GUERRA ,INGLESES E AMERICANOS ACHAMOS MAIS SEGURO DISSUADIR COM TROPAS FUNGANDO NA FRONTEIRA ,A MENOS DE 1 HORA DO TERRITORIO RUSSO , veja bem ,eu nao sou russofilo ,mas negar as capacidades deles eh ser burro como os bolivarianos ! Nao se esqueça ,ha colonias russas em toda regiao .

Comentários não permitidos.