O susto da traineira ao largo da costa da Irlanda do Norte

Severodvinsk2

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Uma traineira ficou bastante danificada e sua tripulação apavorada depois de ser arrastada violentamente para trás por um submarino russo, informou um pescador.

Karen , um barco de pesca com base na Irlanda do Norte, foi rebocado para trás a 10 nós (11 mph) depois  que as suas redes agarraram em um obstáculo submerso cerca de 18 milhas ao largo da costa de Ardglass no mar da Irlanda. É relatado que o navio foi seriamente danificado e que a tripulação embora tenha ficado abalada, saiu ilesa ao incidente.

Skipper Paul Murphy disse à mídia local que ele temia o pior quando seu barco se emaranhou:

“Sem aviso, fomos parados e puxados para trás violentamente em cerca de dez nós, que é a velocidade máxima da embarcação. Eu realmente pensei que era isso!”

 Severodvinsk1
Foto arquivo: O russo Severodvinsk submarino nuclear da Frota do Norte Crédito: AP

Um porta-voz do Ministério da Defesa se recusou a comentar sobre o movimento de submarinos da Marinha Real na área, mas Dick James, presidente-executivo da Organização Northern Ireland Fish Producers ‘disse que os procedimentos da Marinha exigem que as tripulações parem para se identificar após esses incidentes entre submarinos e frotas de pesca – o que sugere que ele pode ter sido um navio de guerra estrangeiro.

Ele disse:

É possível que tenha sido um submarino russo.

Você não pode evitá-lo, mas se um incidente como este acontecesse os protocolos da Royal Navyexigem que o submarino venha à tona imediatamente para verificar-se e avaliar a saúde e o bem-estar das pessoas envolvidas e este não o fez.

Paul Murphy, o capitão, disse que ele sentou-se por cinco a 10 minutos para recuperar o fôlego para ver se o submarino viria à tona.

Foi um submarino,  tinha que ser; ele não poderia ter sido qualquer outra coisa.

– DICK JAMES, ORGANIZAÇÃO NORTHERN IRELAND FISH PRODUCERS ‘

8 Comentários

  1. Pois é… se não é o monstro do lago é o monstro ciberiano…hehehe… eles devem acreditar em duende também.

    Mas mesmo que não se saiba o que “rebocou” o barco de pesca, e aceitando a hipótese de ser um submarino russo, me digam aí como um submarino hostil (como são encarados os russos pelos britânicos) chegaria a 18 milhas da costa da Irlanda do Norte, bem de frente para a Inglaterra, naquele braço de água que separa a Bretanha da Irlanda? Lembrando que nas convenções internacionais mar territorial tem apenas 12 milhas, mas a turma sempre dá uma “esticadinha”, seja por questões de segurança, seja por questões políticas.

    Aonde estaria aquele controle higth-tech que a OTAN alega possuir no Mar do Norte e Báltico que faz com que toda a frota russa seja monitorada em caso de conflito? Cadê aquele monte de sondas no fundo do mar?

    Vendo as imagens de localização da cidade no Google Maps foi inevitável imaginar o que ocorreria se, em caso de conflito, um (e apenas um) dos chamados velhos Akula (Typhon), com seus 20 mísseis com dezenas de ogivas estivesse ali de bobeira na hora “h”. Não iria sobrar Grã-Bretanha suficiente nem para encher um carrinho de mão.

    Quando se questiona porque se gasta tanto e tão inutilmente em sistemas de vigilância a coisa não é a toa. Esta aí mais uma situação que ninguém nunca vai explicar, e menos ainda admitir que, se de fato foi um submarino russo, como ele chegou até ali. “Sorry” não será suficiente.

    Segue link para a locaização no Google Maps. Se não abrir digite o nome da cidade + Irlanda do Norte.

    https://maps.google.com.br/maps?output=classic&dg=brw

  2. Uma coisa é certa … naquelas águas frias da Inglaterra esta infestada de tubarões brancos …rsrss
    .
    Até parece aquele filme “O tubarão ” ….tam tam tam tam …
    .
    Numa guerra entre os russos e ingleses …será que os ingleses conseguirão sair do cais com tantos tubarões por perto … só esperando para dá uma bocanhada nos incautos . 😉

    • Se os Grileiros das Malvinas fossem esperto, deixavam dessa besteira de ficar falando Inglês e começasse falar em castelhano e rápido …tctc .. da pior das hipóteses …, seria russo ou quem sabe …,aprender a comer com palitinhos e falar chinês …rrsrsr
      .
      Se depender da sua marinha …hahahahah…

  3. O capitão pode ter engatado a marcha ré por emgano tantas pocibilidades TUDO BEM TIRANDO A PIADINHA SEM GRAÇA ME PARECE QUE QUANTO MAIS OS INGLESES COMENTAM AO MUNDO QUE ELES ESTAM PREPARADOS PARA TUDO QUE CONTROLAM TUDO OS RUSSOS APARECEM E PROVAM QUE ELES ESTAM ERRADOS COISA LOCA NÃO É?

1 Trackback / Pingback

  1. O susto da traineira ao largo da costa da Irlanda do Norte | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.