O Reino Unido está preocupado com a intenção de Argentina de adquirir caças Saab Gripen

1000_Super_JAS_Gripen2Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A intenção da Argentina em adquirir 24 caças de quarta geração Gripen NG da empresa sueca Saab tem causado grande preocupação no Reino Unido, segundo noticiou a imprensa britânica.

“A intenção de Buenos Aires para adquirir aviões de caça avançados representa o maior desafio para Londres desde o fim da Guerra das Malvinas, em 1982. As características dos caças Saab Gripen são superiores aos aviões de combate do Reino Unido que estão lá nas Malvinas”, ocitou o  jornal Evening Standard”.
Recentemente, a Argentina e o Brasil assinaram um memorando pelo qual Buenos Aires iniciou a negociação da compra de até 24 caças Saab Gripen NG, uma vez que estes sejam produzidos no Brasil .
O governo brasileiro e a empresa sueca Saab assinaram um contrato para a compra de 36 caças de nova geração, mas também envolvem uma gigante da aviação da América do Sul (EMBRAER) que pode exportar para o resto da América Latina e outras regiões.“É claro que o Reino Unido terá de aumentar as suas capacidades de defesa sobre as Ilhas Malvinas,” noticiou o portal.  As Ilhas Malvinas  segundo a ONU, são um território autônomo administrado pelo Reino Unido, cuja soberania também é reivindicada pela Argentina.

Fonte: RT

 

28 Comentários

  1. Eu pensei que a maconha fosse liberada só no Uruguai. A Argentina está pra lá de quebrada, vai pagar isso com o que?
    O sindicatão quer quebrar a Embraer também? Já não temos crédito demais a receber da Bolívia, Cuba e Venezuela?
    Para mim isso me lembra o anúncio do Rafale como escolhido para o FX-2, empolgação.
    O Mosquito é em sua maioria Anglo-americano e o que a Inglaterra não vetar os americanos o farão, claro, para protegerem seu maior aliado.
    Se a Argentina pudesse comprar algo deveria procurar nas feiras da Russia ou China. Da Embraer, eles podem vetar até o KC-390 se quiserem.

    • Meu caro Melkor, essa sua conversa é para os disléxicos leitores da Veja, ou essas aboboras já são para o halloween, coisa que os yankes adoram, e que por isso já esta virando cultura na colonada repetidora. Rsrsrsrs.

      • Júlio, isso não era nem para eu escrever aqui, mas vamos lá. Eu parei de ler a Veja tem uns 10 anos, mas pelo seguinte motivo, metada da revista é página com propaganda, então ela deveria vir de graça para mim. Eu não pago para ler anúncios.
        A Veja é responsável por inúmeras denúncias feita no Brasil, seja na época da ditadura, do Collor, Itamar, FHC, Lula ou Dilmão guerrilheiro. Essa estratégia de tentar descaracterizar a revista é coisa muito conhecida, mas não funciona comigo porque tenho os horizontes abertos, sei filtrar o que é bom ou ruim. Sei procurar varias outras fontes e comparar as verdades e mentiras. Procurar a notícia por tras da notícia. Também sei diferenciar um folhetim sindicalista de uma boa revista. Sei quando a CNN, Deutsche Welle, Le Monde, Isto É, Carta Capital, Le Figaro, NYT, Pravda, tem coisas boas e sei quando tem coisas ruins. Eu não me importo de que pais venha a notícia, desde que seja verdadeira.
        A Veja começou a ser atacada depois que o PT assumiu, porque daí em diante o PT parou de jogar pedra e começou a receber pedrada. Isso é democracia, liberdade de imprensa. A mesma sugeira sorrateira e covarde aconteceu com diversos jornais e revistas da Venezuela e Argentina, hoje fechados.
        Quando houver alguma inverdade em alguma matéria sobre o seu governo, seu partidão pode entrar na justiça e contestar a revista.
        Mas, pela resposta dada pela iluminada, ela não vai fazer isso não.

      • Parabens, em algumas coisas concordamos, mas meu caro quero muito acreditar que há isenção nesses grupos, economicos e midiaticos, depois do PT, mas infelizmente, para mim, não é verdade. Por que, se uma noticia vem produzida burlando a lei, como essas que são dadas, passando por cima de segredos de justiça, e em processos em andamento, o que ocorre é que esses que assim pocedem rasgam os direitos individuais constitucionais. Ainda que se queira queimar, ou melhor, malhar um judas qualquer, num poste qualquer, esse tipo de violencia os nivela a qualquer troglodita de plantão, se é que vc me entende. Acho que fazer justiça com as proprias mãos encontra amparo em muitas mentes irresponsáveis. Mentes que insinuam querer viver em sociedade, mas rasga, as normas legais conforme suas conveniencias, normas que são criadas para regular a sociedade. Discordo de se querer desvendar um crime cometendo-se outros. Outra situação é a repetição viralizada por grupos que defendem as ideias de alguem, sem nenhuma originalidade, Sem sequer questionar, parece não ser o seu caso, já que dizes não ser. Como essa troça sobre partidão. Hora, meu caro, não deprecie a minha inteligencia, o PT, que para seu governo não tenho qualquer vinculação politica, mas ainda assim não quer dizer que eu seja um alienado politico, tem uma representação em numero de militantes muito menor que grande parte dos partidos nacionais, como o caso do PMDB, esse sim o partidão numericamente falando. A diferença que incomda muita gente, com relação a este partido é que ele, querendo ou não, produz os militantes mais disciplinados politicamente e mais fieis politicamente, sabe por que? Por que ele representa categorias profissionais que pouca representação e respaldo tiveram na construção de nossa sociedade, profissionais da parte de baixo da escala social que entenderam que para serem ouvidos teriam que se disciplinar para parecer um só. Inteligencia meu caro, o mundo está cheio de exemplos de partidos desse tipo que trabalham em unissono. Por isso seu barulho incomoda os individualistas.

      • Caro Julio,

        Tendo a concordar com o Melkor, mas vou me ater à alguns pontos que você levantou aqui que considero bem importantes:

        1. A operação Lava-Jato não corre “sem segredo de Justiça, em vista dos mandamentos constitucionais da publicidade dos processos e das decisões judiciais” como já explicou o juiz responsável pelo caso.

        2. Só leio o conteúdo digital da VEJA pelo mesmo motivo que o Melkor mencionou – muita publicidade. Mas confesso que comprei essa edição (que por sinal já havia sido programada para ser lançada na sexta-feira mesmo antes de se ter conhecimento do fato) e posso dizer que a revista foi como deve ser – informativa! A revista apenas informou que Alberto Yousseff afirmou que Lula e Dilma sabiam – fato constatado também pela ‘Folha de São Paulo’ e pelo ‘Estado de São Paulo’ no dia seguinte. Pode ser que esteja mentindo? Sim! mesmo porque a fase de apresentação de comprovações ainda não chegou (e por isso não há “provas”) o que não muda o fato de que Yousseff sim, disse o que disse, se mentiu, o fez para o juiz, para o mídia e para o povo brasileiro. Ao meu ver querer criminalizar o carteiro por ter lhe entregue uma multa trânsito não faz sentido.

        3. Quanto ao “partidão”: acho que o PT é visto assim porque conseguiu aparelhar sindicatos e movimentos sociais como nenhum outro (à despeito de outros partidos serem maiores em número de associados). E infelizmente os “militantes” (odeio essa palavra) não são apenas mais “disciplinados” – eles são doutrinados a seguir cegamente as diretrizes do partido em prol de uma ideia romântica da esquerda como via para um sociedade mais justa (são assim enganados). Sindicatos e agremiações de classe estão também aparelhadas – interesses dessas classes são suplantados pelos interesses do próprio partido. Daí o termo ‘PARTIDÃO’.

        Por fim, o barulho incomoda o restante da população não-petista pois essa vê o governo ser complacente com essas minorias barulhentas enquanto reivindicações legítimas são ignoradas.

        Abs!

      • Reitero a vc não sou petista, mas admiro o partidão de vinte e poucos anos de idade que como ja disse surgiu de uma necessidade do grupo que dele fazem parte se fazerem ouvir politicamente, e veja nem sou ligado a sindicatos, mas entendo como natural alguns estarem ligados a ele desde a sua formação o empresariado faz o mesmo, com a diferença do poder aquisitivo muito maior capaz de comprar simpatias até de que eles submeteram a um dos mais baixos padrões de vida no mundo tendo inclusive gerado o dito de que dentro do Brasil existem varios países todos diametralmente opostos, alguns chamam Belindia que mistura o padrão Belga para alguns e o padrão indiano para a maioria, outros consideram que o Haiti é aqui. Mas de verdade, meus caros, avaliando tudo o que temos sido, não posso concordar com vocês.

  2. o brasileiro não entende que dessa forma teremos além das peças produzidas aqui fabricaremos o avião como um todo

    entenderam a jogada é bem melhor o brasil já comprar a tecnologia e fabricaremos para toda a américa latina aqui no brasil auto suficientes em muitas peças das mais variadas em pouco tempo pois temos um mercado se formando

    esta mais que correto é negócios fortalecemos nossa indústria aero espacial e dessa forma começamos com um pais que é o segundo depois da gente na américa latina
    um bom começo paras os gripens latinos
    unasul

    • Opa,opa,opa, meu caro pé de cão, pode parar. O brasileiro entende sim todo o contexto que nos aguarda com a negociação que se buscou fazer para agregar inteligencia e empregos ao nosso povo. Os que não dizem não entender tem é apenas má vontade com o que se busca nesse país que começa a ser redesenhado. São os que os que representam a meia duzia, no contexto, que perderam a prerrogativa de ir para uma faculdade publica, tendo que disputar vaga com muita gente que sequer teria uma oportunidade, por que para eles a exceções são a desculpa perfeita para justificar o atraso social do país. Perá lá meu caro, Brasil bom para eles é aquele onde andavam em seus autos com ar condicionado olhando um muleque fazer malabarismo no sol com limão e decidindo se abriria o vidro para dar uma moeda. Esse é o Brasil desses que não querem aceitar que o povo melhore sua cidadania, para serem eternos escravos que valem menos que uma vaca de raça ou um cavalo puro sangue. Sds.

      • Mais 4 anos, e veremos o resultado da molecada saindo com nivel superior, para competir por aqueles empregos que eram quase uma reserva de mercado.

  3. O Brasil não é um paísinho qualquer que nego vai vetando de qualquer jeito sem respeitar cláusulas e regras e leis internacionais não, para embargar um negócio do Brasil a Inglaterra tem que avaliar muito bem seus investimentos no país e o que ela tem a perder em criar uma contenda com o Itamaraty, que na grande parte das vezes não compensa do ponto de vista financeiro… E mesmo que venha a interferir e de fato consiga vetar o fornecimento de componentes Ingleses, isso pode vir a se tornar uma forma de fomentar ainda mais a cadeia de produção de equipamentos nacional para substituí-los.

  4. Amigos,

    A aquisição de 24 Gripens, apesar de alterarem significativamente o panorama geral, não representam uma ameaça decisiva, ainda mais se levarmos em consideração que os caças somente estariam disponíveis para os argentinos muito provavelmente após 2020, quando os porta-aviões da classe Queen Elizabeth já estarão disponíveis e com F-35B operacionais… E mesmo que não fosse, nesse meio tempo, os britânicos poderiam reforçar pesadamente sua presença nas ilhas.

    Não se faz operações insulares sem uma verdadeira capacidade anfíbia, o que impõe a necessidade de uma verdadeira marinha, composta por escoltas no estado da arte, navios de assalto anfíbio, submarinos, e proteção aérea ( coisa que somente um porta-aviões pode assegurar de maneira eficaz ).

    Por fim, reitero que as negociações para os argentinos podem incluir uma variante mais austera do Gripen, com sistemas simplificados ou outros distintos ( de desempenho mais modesto ), sem capacidade anti-navio e com uma capacidade ar-ar limitada ao WVR, com mísseis WVR de alcance estendido ( Python V, A-Darter, etc ); tudo isso no intuito de acalmar os críticos da venda dessa aeronave a um potencial adversário da OTAN. E de repente, munidos de uma capacidade direta de poder intervir na cadeia logística para os argentinos, os britânicos considerem mais vantagem participar da venda ( e lucrar ), com o benefício de poupar no esforço diplomático com seus parceiros da OTAN, no caso de conflito.

  5. Os bucaneiros de sempre, se dizendo c medinho..ora, vá enganar outros..Cos Tayphoon e mt outros caças de atake melhores..Eo gripen , n pulga alada, ñ é laá essa fera td q estão dizendo…Estão kerendo é grana p levarem adiante seus poderio militar..justifica-los p à opinião pública interna…tá kerendo me enganar!…Sds. 😉

  6. Vender essas aeronaves a Argentina sera um verdadeiro desafio de Hércules,pois infelizmente o BRASIL não é um país soberano que possua capacidade tecnológica para levar essa empreitada até o final, caso Inglaterra ou os EUA decidam o contrário !

    Nós nem começamos a produzir os nossos próprios Grippens, não produzimos motores nem turbinas e muito das tecnologias embarcadas nessas aeronaves,não somos autossuficientes !

    Infelizmente se quiserem são capazes até de revogar nosso o acordo com a Suécia !

    Como já disseram aqui somente a Rússia e a China possuem soberania nesse momento para vender caças a Argentina, o BRASIL infelizmente não possui indepêncua tecnológica !

  7. Enquanto não desenvolvermos capacidade intelectual, industrial e tecnológica estaremos à mercê dos detentores de tecnologia. Discutimos aqui possibilidade de embargo de cada um dos concorrentes do FX-2 e agora que finalizada a novela já paira essa possibilidade.
    Felizmente pela versatilidade do Gripen os componentes do GB podem ser substituídos( talvez o assento ejetor Martin Baker) agora se a mesma fizer pressão sobre os EUA de vetarem o motor aí F#@§ não vejo opções à vista, já que um caça é construído em torno do motor e uma mudança no mesmo pode praticamente levar a produção de um novo caça.
    Vamos esperar até que a GB se pronuncie e quero ver o tom do queixa para analisar melhor a situação.
    Como disse antes o Amorim causou um mal estar desnecessário.

  8. A verdade é éssa :

    “””“É claro que o Reino Unido terá de aumentar as suas capacidades de defesa sobre as Ilhas Malvinas,” noticiou o portal. “””

    Curruíra NG não assusta ninguém.

  9. Achei esta matéria interessante sobre o contrato do Gripen onde diz que o modelo biposto já terá design da Embraer e será um versão BR do Gripen.

    “Co-design with Saab of some aspects of the two-seaters will open a new phase of development of Brazil’s – particularly Embraer’s – military aircraft capabilities. Sindahl, speaking by telephone after the contract signing, did not detail whether or not Brazilian final assembly work would include some or all of the two-seaters. However, in July Embraer chief executive Frederico Curado said Brazil’s assembly point would be Embraer’s military factory and flight test centre in Gavião Peixoto.”

    http://www.flightglobal.com/news/articles/saab-brazil-finalise-gripen-ng-deal-405288/

  10. É tão secreto que :

    “””” As características dos caças Saab Gripen são superiores aos aviões de combate do Reino Unido que estão lá nas Malvinas”, ocitou o jornal Evening Standard”.””””

    Como eles sabem disso se o avião não existe e eles já sabem como vai ser.

    Secreto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Eu acho que esta informação baseada na declaração do Ministro da Defesa da Argentina Agustin Rossi está tendo apreciação equivocada e, muitas vezes, insensata em suas características.

    Agustin Rossi, durante a solenidade de apresentação do KC-390, “…anunciou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil.”, isto logo depois de assinar, juntamente com Celso Amorim, acordo de cooperação bilateral denominado Aliança Estratégica em Indústria Aeronáutica (AEIA), com o objetivo integrar e fortalecer os setores industriais de defesa de ambas as nações, ao que o representante brasileiro (falando sobre este acordo) “classificando-a como simbólica e ‘duplamente estratégica” por juntar os setores de defesa e aeroespacial.” E ainda emendou: “Nossa disposição de cooperar com Argentina, país vizinho e amigo, é total”. Isto em 21/10/2014.

    http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1998

    Naquele momento o contrato entre Brasil e Suécia, referente ao Gripen, nem estava assinado ainda. Aliás o próprio Celso Amorim deu declaração bastante vaga sobre as intenções do representante argentino quanto ao Gripen, declarando que “estudará com empenho” o fornecimento de caças. No meio diplomático isto é o mesmo que tentar evitar um assunto que você não quer ver se consumando. E nem havia como ele proferir outro tipo de declaração pois não poderia correr o risco de ver uma situação qualquer afetar o contrato (que já deveria estar finalizado neste momento) com a SAAB.

    O contrato entre Brasil e SAAB, para compra e produção do Gripen por aqui, foi assinado apenas no dia 24/10/2014, pegando a imprensa do setor desprevenida ante o convite da SAAB para conferência de imprensa realizada em 27/10/2014, momento em que foi declarado a assinatura do contrato definitivo de aquisição do Gripen. Segue link para o press release (.pdf).

    http://www.saabgroup.com/en/About-Saab/Newsroom/Press-releases–News/2014—10/Invitation-to-conference-call-on-Gripen-NG-to-Brazil/

    Nesta conferência ficaram claros alguns pontos que ainda são motivo de controvérsia pela internet quanto ao Gripen:
    1 – o representante da SAAB estava muitíssimo feliz ao anunciar a venda ao Brasil, o que demonstra que o argumento usado contra o Rafale (custa caro porque não vende) afetava de fato o futuro do Gripen no mercado internacional;
    2 – o modelo Gripen E será comercializado na Suécia, que será diferente do modelo Gripen NG comercializado com o Brasil. Aliás, segundo a conferência, nós seremos os financiadores do projeto Gripen NG, o que aparentemente nos dará alguma exclusividade de uso frente a alguns equipamentos adotados pela SAAB no caça e que serão usados apenas no Gripen NG;
    3 – parte mais interessante, e que não está no press release, o Sr. Lennart Sindahl, representante da SAAB, deixou de responder várias perguntas relativas as características do avião alegando cláusula de confidencialidade contratual entre SAAB e FAB, o que pode explicar, entre outras coisas, o aumento no valor final do contrato;
    4 – os primeiros 21 Gripen destinados ao Brasil não serão totalmente contruídos na Suécia pois serão montados e finalizados aqui (CDK?), o que contraria uma corrente defendida por alguns comentaristas em vários blogs sobre o assunto. Então construiremos 15 unidades TOTALMENTE DESENVOLVIDAS AQUI, mas as 21 anteriores serão FINALIZADAS AQUI, coisa muito diferente do que se afirma por aí.

    http://www.flightglobal.com/news/articles/saab-brazil-finalise-gripen-ng-deal-405288/

    http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/17234/SAAB-detalha-o-contrato-de-US$-5-4-bilhoes-com-a-FAB/

    http://www.saabgroup.com/

    http://www.saabgroup.com/en/Air/Gripen-Fighter-System/?id=3&epslanguage=en

    Voltando agora a questão da Argentina.
    Quando leio algo sobre este tema, que está fazendo muita gente queimar os neurônios esta semana (inclusive eu até poucos dias atrás), percebo que não faz sentido nenhum discutir isto neste momento. E os motivos não seriam os ligados ao conflito entre Argentina e Inglaterra, ou mesmo a questões econômicas do país platino. É que isto é uma não notícia. Todas as dicas foram dadas para duas coisas muito maiores e que estão passando em branco na blogosfera: (a) não estamos falando das capacidades do KC-390 frente ao C-130 que deve substituir, ou mesmo frente a outros modelos maiores e menores no mercado de cargueiros militares e civis (lembram que o Correio também pretende comprar o equipamento?); (b) há coisas definidas neste contrato com a SAAB que podem fazer com que o equipamento obtenha ganho de desempenho significativo (estou falando da tecnologia embarcada, não da “perna curta”), e que a FAB exigiu que não se apresentasse em público. E isto me intriga e preocupa muito pois não tenho certeza se, no futuro, a FAB fará alguma apresentação de itens de desempenho exclusivos do projeto que nós financiaremos, coisa que ficará em torno de 13 Bi U$D, preço que até acho mais condizente com as informações que estão aparecendo a conta-gotas sobre o projeto.

    Se a Argentina tem real interesse na aquisição do Gripen, ótimo para nós. Eu mesmo já escrevi sobre isso dias atrás. Mas isto, como falou o Ministro Rossi, é apenas intenção neste momento, e até justificáveis já que o mercado internacional apenas quer fornecer material de segunda para o país (coisa que tenho certeza que está mais ligado a produzir agitação e desestabilização interna do que prevenir um assalto as Malvinas). Não perderíamos nada com isso, muito pelo contrário. Mas estas informações suprimidas pela SAAB coloca tudo em nova perspectiva, a menos que possamos produzir versões anteriores do Gripen por aqui e para exportação para a América Latina.

    Só que tudo isso ainda não torna a “possibilidade” de venda a Argentina tema central.

    Deveríamos estar falando de cargueiros e do contrato com a SAAB, coisa que nos interessa mais imediatamente.

    Para instigar, fica vídeo com impressionantes primeiros 30 segundos, onde estão enfileirados para decolagem um Kawasaki C-1, seguido de dois Kawasaki C-2.

    http://www.youtube.com/watch?v=faiF1CtR2X0

    • Confio em vc irmão brasileiro, de pouca maluquice e muita lucidez. Acredito no grande potencial e na grande virada que se avizinha para nossa patria. Sds.

  12. Errado! Apenas 15 aeronaves serão montadas no Brasil.

    Mesmo com o acréscimo de 1 bilhão ao negócio (segundo a FAB por pedidos extras – o que é bom para nós) duvido que essa diferença no valor final seja relativa à substituição de peças made in USA ou UK (desenvolver essas partes seria beeeeeeem mais caro que um acréscimo de 1Bi).

    Se quiserem embargar vão sim!

    Vale reiterar que não sou contra vender para os hermanos, entretanto “de prateleira” e se possível (ou se EUA e UK assim permitirem). Nada de se associar com os hermanos no projeto (que é estratégico para a FAB).

    Por fim: muito se fala que o Brasil precisa desenvolver suas tecnologias para ter independência – isso é obvio! Agora façam o seguinte exercício de lógica: se UK e EUA ameaçam embargar é porque estão exercendo seu justo direito sobre sua propriedade intelectual que muito lhes custou para ser desenvolvida (e o que busca também o Brasil).

    Abs!

  13. Pessoal percebo que a maioria dos seguidores do blog olhão para o nosso gripen com desconfiança é do conhecimento de todos que minha preferencia era o Rafale mas veio o SAAB tudo bem mas espera um pouco se não estou emganado o Brasil esta investindo e com um percentual alto de sucesso numa turbina me corijão se eu estiver errado sei que a capascidade da turbina ainda e insuficiente para um caça mas é um comeso o Brasil comprava no exterior um chip onde acabou tendo embargo americano o Brasil partiu para a luta se não me emgano hoje este chip é produzido aqui e bem superior aos que recebia,O Brasil comprou a transferencia de tecnologia com certeza os gripen com peças estrangeiras poderam sim sofrer embargo mas os que forem desenvolvidos e produzidos com tecnologia totalmente nascional como ser embargado somente o Brasil podera embargar o produto desenvolvido e produzido de seu total dominio,OUTRA COISINHA O BRASIL ANUNCIOU QUE HIRIA CONSTRUIR UM SUB NUCLEAR ENSEGUIDA A ARGENTINA FOI AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DIVULGOU QUE LANÇARIÃO O SEU PRIMEIRO QUE NÓS SE NÃO ME EMGANO ESTAVAM ATE AFIM DE COLOCAR UM REATOR EM UM TR 1700 QUE ESTA AINDA EM CONSTRUÇÃO PARADO POR FALTA DE VERBAS NÃO ME LEVEM A MAL NÃO ESTOU AQUI DIMINUINDO A CAPASCIDADE ARGENTINA mas toda vez que o Brasil divulga um projeto a Argentina ou diz que fara primeiro ou se joga como primeiro cliente ou se oferece como socio LEMBRAM QUE ELES DENUNCIARÃO O BRASIL AOS EUA O NOSSO PROJETO NUCLEAR, mas vamos voltar ao assunto se os Ingleses estão preocupados é porque eles tem conhecimento da capascidade Brasileira de substituir os produtos fabricado por eles estou levando como elogio esta preocupação sinal de que eles reconhecem que somos capazes e em pouco tempo e me parece que os estrangeiros temem muito mais a nossa cascidade de superar obstaculos do que nosso povo acredita em nossa capascidade NÃO SE ASUSTEM SE NOSSOS GRIPENS APRESENTAREM SURPRESAS COM AUMENTO DE ALCANCE MAIOR MANOBRABILIDADE E AUMENTO DE CAPASCIDADE DE ATAQUE E DEFESA SÓ O TEMPO O DIRA espero não ter ofendido ou desrespeitado ninguem mas vamos dar credito aos nossos tecnicos e trabalhadores,pesquisadores,inventores,pois são capazes A FINAL VOCES FAZEM PARTE DESTE POVO QUE MERECE CREDITO DE TODOS.

    • A ideia é de que o Brasil não vai ficar com apenas 36 caças ate porque pretende adquerir 2 porta aviões digamos com 24 caças cada um ja são mais 48 peças.

  14. Primeiro: Tem gente que confunde a palavra ‘produção’ com a palavra ‘montagem’. O A-1 que o diga…. e de repente o Brasil muda da noite pro dia…. delírio é pouco. O Brasil é o que é… tô careca de saber…. falácia…. Quando tivermos décadas ‘de desenvolvimento próprio’ (exemplo: área nuclear) aí eu vou acreditar. Até lá, desinformação não vale. Não digo que não absorveremos o que for repassado… mas falar que o RAVEN-ES e a GE F-414 serão destrinchados e o entregaremos à quem quisermos com o devido pagamento….??! Faça-me rir… Nem o ST pudemos vender… quem dirá o Gripen…

    • William com todo o respeito que tenho ha sua pessoa e a todos os seguidores do blog é que afirmo que superaremos tal obstaculo pois como tu mesmo o diseste e lembraste com magestria no caso super tucano, achas mesmo que nossos empreendedores cometerão o mesmo erro, investir bilhões sem tirar proveito acredito que este erro não sera repetido TINHA ME ESQUECIDO DO CASO SUPER TUCANO MUITO OBRIGADO POIS TUA MEMORIA E A GANANCIA DE NOSSOS EMPREENDEDORES FORTALECEM O MEU COMENTARIO.

  15. Eu estou pouco me lixando com o que esta preocupado a Terra da rainha, e seu colonialismo falido.
    Eu estou preocupado e com o crescente bolivarianismo na AL, e com o fato de “nosso governo” estar financiando esta farra com dinheiro do BNDES, tendo como avalista/fiador de emprestimos a rodo, o próprio tesouro nacional, e para países com histórico de calote, inclusive com um em andamento.

    Vai srr cômico ver o contribuinte brasileiro, equipar indiretamente a Força Aérea Argentina.
    UNASUL e o KCT :/

Comentários não permitidos.