Defesa & Geopolítica

O que se sabe até agora sobre o ‘atentado’ contra Maduro na Venezuela

Posted by
Maduro e a esposa Cilia FloresDireito de imagemREUTERS
Image captionPresidente Maduro (centro) e sua esposa Cilia Flores (esquerda) participavam de um evento militar, quando ouviram um barulho alto

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, afirmava, em discurso, que havia chegado a hora da “recuperação econômica” do país. De repente, ele interrompe a fala e olha para cima, com expressão preocupada.

Logo atrás, a esposa dele, Cilia Flores, se assusta e faz um gesto instintivo de quem se depara com algum perigo. Assim como Maduro, ela olha para o céu. Essas imagens foram flagradas por câmeras que transmitiam ao vivo o discurso do presidente por ocasião do aniversário de 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana – um dos quatro corpos das Forças Armadas do país.

As imagens mostram o momento em que soldados enfileirados começam a correr. Horas depois, Maduro fez um pronunciamento dizendo que sofreu uma tentativa de assassinato envolvendo drones e explosivos.

Mas restam muitas dúvidas sobre o episódio. Quem teria sido o autor do ataque? Quantas pessoas se feriram? Realmente foram usados drones?

Qual a versão do governo?

Vídeo mostra reação de Maduro e do público no momento do incidente

O episódio aconteceu às 17h41, na capital venezuelana. Segundo o ministro das Comunicações, Jorge Rodriquez, “dois artefatos voadores, tipo drone” foram usados no “ataque”.

Horas depois, em pronunciamento, Maduro disse: “Um objeto voador explodiu perto de mim. Uma grande explosão. Segundos depois, houve uma segunda explosão.”

Fotos que circulam nas redes sociais mostram seguranças protegendo Maduro com escudos à prova de bala, após o suposto atentado.

Isso explicaria os gritos “tapa, tapa, tapa arriba Castillo”, como que ordenando que cobrissem o presidente, para protegê-lo, e “Arriba, mi comandante” (para cima, meu comandante) que se podem escutar na transmissão televisiva.

Quem é o autor do “ataque”:

Maduro informou que os “autores materiais do atentado foram capturados”. “A investigação está muito avançada. Sem dúvida, lidamos com a situação em tempo recordo e se trata de um atentado para me matar”, afirmou.

O general Tarek William Saab anunciou que os presos seriam apresentados publicamente na segunda.

Maduro acusou a Colômbia e pessoas de dentro dos Estados Unidos de instigarem o que chamou de “atentado da direita”.

Ele acrescentou “não ter dúvida” de que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, está “por trás desse ataque”.

Mas Maduro não apresentou evidências para comprovar a acusação. O governo colombiano negou envolvimento, dizendo que as alegações do venezuelano “não têm base”.

Já o ministro das Comunicações da Venezuela acusou “a oposição de direita” do país de orquestrar o ataque.

“Após perder no voto, eles falharam de novo”, disse Rodriguez, em referência à eleição presidencial de maio que reelegeu Maduro para mais um mandato de seis anos.

Hasler Inglesias, um líder do partido de oposição Voluntad Popular, disse à BBC: “Nós não sabíamos o que estava acontecendo. E é difícil acreditar que a oposição faria um atentado sendo que nunca fez algo assim em 20 anos.”

Enquanto isso o pouco conhecido grupo “Movimento Nacional Soldados de Camiseta” disse na sua conta no Twitter que foi o autor do atentado.

Soldados armadosDireito de imagemAFP/GETTY IMAGES
Image captionUm grupo pouco conhecido reivindicou a autoria do “atentado”, enquanto Maduro acusou a Colômbia de envolvimento

O grupo afirmou que havia planejado jogar dois drones com explosivos em Maduro, mas os equipamentos teriam sido alvejados pelos militares que faziam a segurança do presidente.

“Demonstramos que são vulneráveis. Não conseguimos (alcançar o objetivo) hoje, mas é questão de tempo”, diz o Soldados de Camiseta num tuite. A conta de Twitter @SoldadoDfranela, foi criada em março de 2014 e conta com 95 mil seguidores.

Mas não foram apresentadas quaisquer evidências e o grupo não respondeu aos pedidos de entrevista da imprensa.

Além de todas essas incertezas, bombeiros que estavam no local contestaram a versão do governo, segundo a Associated Press.

Sem citar nomes, a agência de notícia diz que três bombeiros afirmaram que o incidente, na verdade, foi uma explosão de gás dentro de um apartamento. Mas eles não deram detalhes.

Quem são os Soldados de Camisetas

O Movimento Nacional Soldados de Camiseta diz que foi criado há quatro anos para “agrupar todos os grupos de resistência a nível nacional para dar efetividade à luta contra a ditadura”.

O grupo parece reivindicar vínculos com Óscar Perez, um ex-policial que em junho de 2017 atacou a sede do Ministério do Interior de helicóptero. Vários meses depois, ele morreu alvejado numa operação das forças especiais de segurança da Venezuela.

Soldados perto de um prédio com marcas de incêndioDireito de imagemAFP/GETTY IMAGES
Image captionBombeiros disseram que o incidente foi, na verdade, uma explosão de gás num prédio próximo ao local onde Maduro discursava

Por que há dúvidas sobre a versão oficial

Essa não é a primeira vez que Maduro denuncia ter sofrido um atentado. Mas até hoje ele nunca apresentou provas para respaldar as acusações. Apesar de haver imagens do momento em que o episódio ocorreu, muitos expressaram dúvidas sobre se realmente foi um atentado.

O ceticismo se explica em parte porque, na transmissão oficial do evento, não é possível ver qualquer drone e testemunhas que estavam presentes ao evento disseram à imprensa que não viram esses “artefatos voadores”.

A oposição venezuelana também se mostrou cética da versão oficial. “Ainda é preciso ver se realmente foi um atentado, um acidente fortuito ou alguma das outras versões que circulam pela internet”, disse a Frente Ampla Venezuela Livre, em comunicado.

“O responsável seria esperar as investigações, mas é difícil acreditar no que dizem os burocratas do regime”, afirma a entidade, que reúne as principais forças de oposição ao governo de Maduro.

E as dúvidas se reforçam com as reportagens publicadas até agora pela imprensa. O jornal espanhol “El País”, por exemplo, cita que um “militar presente ao ato, que se encontrava a poucos metros de Maduro” disse não ter visto drones, embora tenha escutado “uma explosão como de morteiro”.

Qual o impacto desse “ataque”

É parte da retórica constante de Maduro acusar a Colômbia ou os Estados Unidos de conspirarem contra o seu governo. Como não há liberdade de imprensa na Venezuela, é difícil identificar a verdade.

A repórter da BBC Katy Watson diz que o temor maior é que o governo use o episódio para justificar a perseguição de adversários políticos.

Além de por em dúvida a versão oficial sobre o atentado, a Frente Ampla Venezuela Livre afirmou que as primeiras reações do governo “não parecem ter o objetivo de esclarecer os fatos, mas sim aproveitar a situação para atacar de maneira irresponsável a oposição de forma genérica”.

O grupo que congrega diferentes forças de oposição afirmou, em comunicado, que Maduro tenta com isso “desviar a atenção do verdadeiro problema que preocupa o país, que é a tragédia humanitária e a catástrofe econômica e social sofridas pela maioria dos venezuelanos”.

Também advertiu que Maduro poderia aproveitar o ocorrido para “criminalizar quem se opõe legítima e democraticamente” ao governo.

“Alertamos que esse evento confuso pode ser usado como desculpa para suprimir o direito constitucional que tem o povo de continuar a protestar pela defesa de seus direitos”, afirmou.

Já houve atentado assim antes?

Em junho de 2017, um helicóptero lançou granadas no prédio do Ministério do Interior da Venezuela.

O piloto Oscar Pérez reivindicou a autoria daquele ataque e convocou os venezuelanos a fazer frente ao governo de Maduro.

Na época, o presidente venezuelano classificou o episódio de “ataque terrorista”. Pérez, como dito mais acima nesta reportagem, morreu alguns meses depois do ataque.

 

Fonte: BBC Brasil

41 Comments

  1. Que tem milhares de pessoas querendo eliminar maduro não tenho dúvida…mas que este suposto atentado pode ser tudo armado por ele ,para pagar de coitadinho e tentar levantar um apoio, não duvido também…

    • NA MOSCA… aquilo é mais malandro que o encarcerado da PF de Curitiba…

    • A Máquina Troll says:

      Claro que sim…assim como aquele ataque de helicóptero com granadas contra o prédio do Ministério do Interior da Venezuela…foi tudo armação…prova disso é que aquele O. Perez era ator…ele não morreu…tudo aquilo foi encenação…ele foi contratado pelo o pessoal de maduro pra fazer toda aquele espetáculo de encenação e depois foi enviado pro México onde vive disfarçado e trabalha hoje como ator de novelas mexicanas da Televisa, Bruno w Basillio…rs….

  2. A Máquina Troll says:

    Tentaram fazer o mesmo que fizeram ao Teori Zavascki e Eduardo Campos aqui…não foi a toa que eliminaram eles…Teori Zavascki não estava mancomunado com o golpe de estado que fizeram aqui e que agora tentam na Venezuela e Nicarágua… Teori ia enquadrar todo mundo…Eduardo Campos era um progressista…a gestão dele como governador em PE foi bem avaliada e de alta popularidade…foi eleito e reeleito se tornando o governador mais bem votado do Brasil com mais de 80% dos votos válidos no primeiro turno…

    Eduardo Campos ocupou o governo de Pernambuco durante sete anos(2007–2014)…na primeira gestão destacaram-se projetos e obras estruturadoras do Governo Federal como a ferrovia Transnordestina, a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, a fábrica de hemoderivados Hemobrás e a recuperação da BR-101…colocou as contas públicas na internet com o Portal da Transparência do Estado…considerado pela ONG Transparência Brasil o segundo melhor do país entre os vinte e seis estados da federação e o Distrito Federal…o estado de Pernambuco cresceu acima da média nacional(3,5% em 2009) e os investimentos foram de mais de R$ 2,4 bilhões em 2009 contra média histórica de R$ 600 milhões/ano…a administração foi premiada pelo Movimento Brasil Competitivo…

    na segurança pública houve redução dos índices de violência com a implantação do programa Pacto pela Vida…o número de homicídios no estado sofreu uma queda 39,10% desde o início do programa…88 municípios pernambucanos chegaram a uma taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais menor que a média nacional que é de 27,1 por 100 mil habitantes…a redução também ocorreu com crimes como roubos e furtos…entre 2007 e 2013 houve uma diminuição de 30,3% neste tipo de delito no estado…foram construídos três novos hospitais na Região Metropolitana do Recife e 14 Unidades de Pronto Atendimento(UPAs), além da expansão do número de leitos de UTI e UCI…houve redução de 9,6% na taxa de mortalidade por causas evitáveis…foi o principal responsável pela compra do maior hospital do Sertão do Pajeú…

    registrou um crescimento de 14,8% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica…número mais de duas vezes superior à média nacional de 6,2%…os alunos das escolas técnicas pernambucanas apresentaram um desempenho médio 47% superior em relação aos estudantes de outras partes do Brasil…como São Paulo e Santa Catarina…segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP) foram gerados 560 mil empregos formais…sendo 150 mil apenas no interior do estado…o que representa uma expansão de 48% no mercado formal e atraiu mais de R$ 78 bilhões de investimentos privados…empresas como Sadia (Vitória de Santo Antão), Perdigão (Bom Conselho), Novartis (Goiana), Kraft Foods (Vitória de Santo Antão) e Fiat Chrysler (Goiana) se instalaram no estado…

    o sujeito era um progressista e estreava na concorrência presidencial já em terceiro lugar…segundo as projeções nas próximas eleições já estaria disputando com o pt a presidência tirando o partido da helicoca da disputa…o pais foi literalmente tomado de assalto por bandidos e quadrilheiros…Temos que parar tudo isso…Ou este pais acaba com esta gente ou esta gente vai acabar com este pais…

    • Todo ditador , assim como Hitler sofre atentados porque são tiranos eliminam vidas e não querem oposição . São psicopatas ,ególatras e sinda por cima corruptos de carteirinha ( Fidel, Chavez, Maduro e o pinguço apedeuta que adora Ditaduras Lulalau ) . Agora, isto também pode ser uma armação para tentar se fortalecer internamente ou internacionalmente como uma pobre “vitima” da “malvada” direita kkkkkkkkk

  3. A Máquina Troll says:

    ” “Qual o impacto desse “ataque”

    É parte da retórica constante de Maduro acusar a Colômbia ou os Estados Unidos de conspirarem contra o seu governo. Como não há liberdade de imprensa na Venezuela, é difícil identificar a verdade.”

    Entenda porque a VENEZUELA e mais democrática que o BRASIL :

    https://www.youtube.com/watch?v=AoSTMcDwC5M

    Fake news para censurar imprensa :

    https://www.youtube.com/watch?v=uCR17NBBBFo

    “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”

    Millôr Fernandes

    Negro Vs Branco portando legalmente fuzil AR 15 :

    https://www.youtube.com/watch?v=tGbIHEhylio

    • Vc, a cada dia se superando na indigência moral e intelectual…

    • A Máquina Troll
      É impressionante a hipocrisia por parte de algumas pessoas no quesito Venezuela. Tivemos a eleição do congresso venezuelano em 2015 e este foi constituído em ampla maioria pela oposição, e a eleição valeu e foi comemorada por muitos inclusive aqui na nossa imprensa (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/oposicao-venezuelana-consegue-maioria-de-dois-tercos-no-parlamento.html) . Esse congresso fez de tudo para ajudar Maduro se reeleger, fazendo uma oposição pra lá de suicida não conseguiram nada além de queimar o filme já que não ofereciam um projeto de governo, uma alternativa construtiva.
      Maduro foi reeleito e a oposição não reconheceu o sistema eleitoral que deu a ela maioria no congresso na eleição anterior e nossa imprensa desqualifica a eleição (https://g1.globo.com/mundo/noticia/maduro-e-reeleito-presidente-da-venezuela-diz-conselho-eleitoral.ghtml). A frase do Millôr Fernandes que o Sr cita é o retrato mais certo para o quadro atual.

      * as pessoas ignoram o que o povo Venezuelano passava antes de Hugo Chávez, isso explica muito a tolerância que Eles estão tendo com o Maduro nas urnas.

      Sds

      • HMS TIRELESS says:

        Defesinha bem mequetrefe essa sua do Maduro meu caro Muttley!? Acusa o legislativo oposicionista de “fazer oposição suicida”, de não “oferecer uma alternativa construtiva” mas ignora que em uma democracia os poderes são independentes! O Motora de busão não poderia impor a sua agenda ao legislativo! Ademais você ignora as muitas manobra do tirano para deslegitimar o legislativo, inclusive com o apoio dos seus paus mandados do judiciário.

        E nem vou falar da reeleição fraudada do Maduro e também da sua “constituinte” fajuta.

      • A Máquina Troll says:

        “A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”

        George Orwell

      • A Máquina Troll says:

        “muttley
        6 de agosto de 2018 at 11:48”

        Apple e Facebook suprimem conteúdos de promotor de teorias da conspiração

        AFP6 de agosto de 2018

        A Apple suprimiu vários podcasts do americano Alex Jones, enquanto o Facebook retirou quatro páginas de sua plataforma por considerar que “glorificam a violência” e incitam ao ódio.

        Fundador do site InfoWars, Alex Jones é uma personalidade midiática afiliada à extrema direita que se tornou uma celebridade graças às suas teorias da conspiração sobre a matança de Sandy Hook, ocorrida em 2012.

        Desde o ataque a tiros perpetrado por Adam Lanza em uma escola primária de Connecticut que deixou 26 mortos, entre eles 20 crianças, Alex Jones afirmou em repetidas ocasiões que o massacre foi uma encenação.

        Jones afirma que os pais das crianças vítimas da matança na verdade eram atores pagos para interpretar um papel.

        Várias famílias de vítimas assassinadas levaram Jones ante a justiça, acusando-o de propagar teorias para aumentar sua audiência e seus rendimentos.

        O texano, de 44 anos, evocou várias outras teorias da conspiração, segundo as quais o governo americano teria ordenado vários ataques terroristas como os de 11 de setembro.

        Há alguns dias, o Facebook retirou quatro vídeos de páginas de Alex Jones que violavam suas políticas de redes sociais sobre o discurso de ódio e assédio, indicou nesta segunda esta plataforma em uma mensagem.

        Desde então, Jones publicou conteúdos suplementares no Facebook, o que levou o grupo a suspender suas quatro principais páginas de extrema direita.

        Estas páginas são acusadas de “glorificar a violência” e “utilizar uma linguagem desumanizada para descrever as pessoas transgênero, muçulmanas e imigrantes”, em violação ao regulamento interno do Facebook.

        A rede social detalhou que foi a linguagem utilizada, e não as teorias da conspiração transmitidas por Alex Jones, o que a impulsou a suprimir as páginas.

        A Apple retirou de sua plataforma a maior parte dos podcasts de Alex Jones, constatou a AFP, uma informação que inicialmente foi revelada pelo BuzzFeed.

        A Apple não respondeu uma solicitação da AFP para comentar esta decisão e especificar seu alcance.

        No fim de julho, o YouTube retirou quatro vídeos publicado por Alex Jones e o suspendeu por 90 dias. Seu canal segue sendo acessível nesta plataforma de vídeos on-line.

        “O establishment está atacando a liberdade de imprensa, aqui nos Estados Unidos”, afirmou Jones no último vídeo que postou no YouTube, há uma semana.

        ~~

        Vão se preparando…pois a internet daqui komo a usamos hoje esta kom os dias contados e ficara pior do que a da Coreia do Norte…A justiça deste pais foi transformada em um instrumento de perseguição, censura, repressão e cooptação…foi convertida para assumir o papel e se tornar o novo DOI-CODI do pais…e esta em curso planos para expandir isso para a internet daqui…

        querem “regulamentar” a internet daqui para controla-la e restringi-la…pois com a democratização da informação trazida pela internet os grandes conglomerados da mídia tradicional perderam o monopólio que detinham sobre a informação…de forma mal disfarçada editam os fatos, distorcem, deturpam, omitem, interpretam ou expõem apenas o que lhes interessam…reflexo disso é que o país encontra-se apenas na 104ª posição no “Ranking de Liberdade de Imprensa” de 180 países, ranking da ONG “Repórteres Sem Fronteiras”…

        o braziu está mais mal ranqueado que Uganda, Gabão, Timor Leste, Bolívia, Kenia, Libéria, Kosovo, Togo, Moçambique, Nicarágua, República Dominicana, Guiana, Argentina, Haiti, Nigéria, dentre outros…a midia tradicional do pais é dominada por algumas poucas e poderosas familias…intimamente ligadas aos Centros de Poder…e a serviço destes…é notória a influência e persuasão que possuem principalmente sobre a parte mais pobre e menos esclarecida da sociedade…grupo de pessoas em sua maioria formada por gente kom pouca instrução…que tomam komo verdade absoluta tudo que é veiculado justamente por não possuirem meius ou condições para discordar daquilo que é ditu…reparem na forte campanha de guerra de propaganda de uns tempos pra cá contra a internet deste pais hoje…que a internet é uma disseminadora de desinformação e que permiti-la como um espaço livre a torna uma ameaça potencial para a sociedade e que por isso deve ser melhor “regulamentada e restringida” pelos órgãos competentes do pais…

    • A Máquina Troll says:

      “Derrota após derrota até a vitória final”

      Che Guevara

  4. Terrorismo na Venezuela ! …só basta vê de onde saiu esse ataque… até parece com os ataques com armas qimicas lá na Síria… onde muitos idiotas pro “America first” diziam que foi o Assad por trás daqueles atentados quimicos..rsrsrsr .. esse filme hollywoodiano é velho,e não é a primeira vez que o maior estado terrorista do planete usa esse tipo de jogo sujo na Venezuela e no continente hispano americano .

    • A Máquina Troll says:

      “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”

      Bertolt Brecht

    • A Máquina Troll says:

      Quem derrubou o avião de Eduardo Campos?….Se ele continuasse na corrida presidencial a quadrilha da helicoca ia para o terceiro lugar e os interesses das “forças ocultas” estariam ameaçados e cada vez piores de se alcançar….

    • A Máquina Troll says:

      Enquanto isto por aqui as manadas de currais eleitorais ainda continuam acreditando na velha falácia da ameaça comunista…qualquer retardado sabe quem sempre explorou este país…espoliam o pais em esquemas de corrupção…vendem o Brasil…nossas riquezas e patrimônios….e o país fica sem empregos e cada vez mais pobre enquanto políticos enriquecem com privatizações ilícitas e esquemas de maracutaias…os ladrões condenados ficam presos em mansões…com champanhe, piscina e empregados…desfrutando do lucro do roubo….mancomunados com juízes corruptos…

      Acabamos de entregar o pré-sal…Adivinhem pra quem?!…E o ouro em Roraima.…todo este discurso de ameaça comunista não passa de cortina de fumaça para fazer as pessoas não enxergarem a bandalheira que praticam impunemente neste pais…o braziu cada dia que passa vai indo ainda mais pro inferno…os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país…É O FIM DO BRASIL…estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote enquanto corruptos e potencias corsárias estrangeiras saqueiam/pilham todo o nosso pais...

  5. A Máquina Troll says:

    A corrupção não tem bandeira, ideologia ou pátria…A verdadeira pátria do Corrupto é o dinheiro…Só o Nacionalismo pode salvar uma pátria do abismo…Ame o chão que te sustenta…Ame o solo que te alimenta…Honre sua família…Honre sua pátria…Quem ama sua pátria ama a si mesmo…

  6. HMS TIRELESS says:

    A desculpa de que teria sido um atentado é completamente tosca pois como ficou cabalmente demonstrado tratou-se apenas e tão somente de uma explosão de gás dentro de uma residência próxima.

    Aliás fosse realmente um Drone com C4, um explosivo extremamente potente, toda a parede teria sido destruída e talvez até o prédio houvesse caído. Isso dá uma mostra de como são risíveis os factoides criados pelo estertoreante regime do Cartel de Los Soles.

    • A Máquina Troll says:

      “A diferença entre a verdade e a ficção é que a ficção faz mais sentido.”

      Mark Twain

    • A Máquina Troll says:

      A vida é um Sonho!
      O Real é ficção…
      Como pode?
      A fome,
      As Guerras,
      Os Males…
      Catastrofes…

  7. HMS TIRELESS says:

    Esse é o regime que passou 13 anos sendo adulado por aqui, o mesmo regime que segundo um certo presidiário tinha “excesso de democracia”. Pois bem, os dois principais candidatos oposicionistas foram impedidos de concorrer sendo que um está inelegível ao passo que o outro foi condenado em processo fraudulento (ao contrário do que ocorreu com nosso mais notório presidiário, que teve respeitado o direito ao contraditório e à ampla defesa). De igual forma durante a eleição haviam urnas exclusivas onde apenas beneficiários dos programa sociais do governo podiam votar, e esses obrigatoriamente tinham de mostrar a carteirinha de beneficiário para exercer o sufrágio. De igual forma, e em que pese o voto ser facultativo, eleitores foram coagidos a votar por milícias chavistas.

    Ademais cumpre lembrar que, contrariado por um legislativo de oposição que exercia as suas prerrogativas, o truculento e ignorante motorista de ônibus empurrou goela abaixo do povo uma constituinte que foi escrita por seus paus mandados, onde os institutos básicos da democracia como a independência dos poderes e o voto foram feridos de morte. E falando em voto o tirano inventou o voto setorial, onde os setores dos movimentos sociais chavistas ganharam 173 cadeiras cativas no parlamento de um total de 545. Isso claro sem falar no judiciário que há muito é um puxadinho do Palacio de Miraflores e da absoluta falta de liberdade de expressão.

    • TRANQUILO, meu caro, TRANQUILO… em tempos de internet e singularidade batendo às portas, socialismo não vai durar uma lua nova… até a China vai se render ao livre mercado… aliás… JÁ SE RENDEU e não terá como manter o regime de exceção que mantém seu povo escravo por mais tempo… tão mudando a conta-gotas… mas tão mudando… a democracia é um regime que não terá inimigos, somente MALANDROS querendo abocanhar o erário público… estava aqui pensando… antes do YOUTUBE, não tínhamos uma memória coletiva auto regulável… só as TVs que mantinham o monopólio da cultura e a versão dos fatos que quisessem nos passar… hoje, temos condições de saber quem foi quem e quando tudo aconteceu… ai eu me lembrei do Apóstolo João: “E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”… como sempre, a única causa de libertação do homem vem novamente pela tecnologia… pela política, NUNCA chegaremos lá… POLÍTICA É ESCRAVIZAÇÃO…desde os tempos dos faraós… saudações…

    • Continuas o mesmo vomitando asneiras com viés puramente ideologico.
      Bolsomito,o palmito dos alienados e seu estafeta o General Maçon-Nazista vem ai para seu extase.
      Uma quentinha custara 10 dolares,o Brasil vai abandonar o tratado de Kioto,revelar nossas centrífugas e a Embraer já é Boing-er.

      • HMS TIRELESS says:

        Eu não voto no “mito”,portanto e como de costume você perdeu a sua viagem….

        Por outro o seu candidato quer governar o Brasil a partir de uma cela na carceragem da PF em CWB não é mesmo meu caro Maluquinho!?

    • E havia um urso no meio do caminho da primavera globalista…

  8. Pra mim esse atentado não passa de uma farsa.
    A Venezuela agoniza com o Chavismo.
    Que tal anexa-la,afinal de contas é a maior reserva petrolifera do mundo. Basta um referendo e sua população adoraria ser cidadã Braileira.

    • A Máquina Troll says:

      A única farsa aqui é vc…

    • HMS TIRELESS says:

      Existe um princípio muito caro na Carta da ONU meu caro Maluquinho, que se chama autodeterminação dos povos. É o mesmo princípio que assegura aos habitantes das Falklands o direito de permanecerem súditos da Rainha e não pobres habitantes da Argentina que falam inglês. Pois bem, o povo venezuelano quer permanecer sendo Venezuelano, o que eles querem é se livrar na narcoditadura bolivariana.

  9. Ferreira Junior says:

    O atentado na Venezuela, uma coincidência com dois aviões de transporte de tropas que estiveram em Manaus, um C-130 vindo de base dos EUA no Paraguai, outro um C-17 vindo diretamente dos EUA.
    Como não acredito em coincidência!
    Fico a perguntar, o Brasil virou trampolim para ataques a Venezuela?

    • Com um drone que se compra em Shopping ? E serio que tem gente levando isto como algo de verdade?

      Olha que conveniente “Ataque de drone, cousa duzamericanu, me mantenham no puder que eu protejo vocês desta ameaça externa”

      -Mas oh grande presidente maduro, o povo ta ficando de saco cheio de falta de comida, falta de remédio ,falta de vacina…

      “Em épocas de ameças externas (Convenientes) e natural alguns sacrifícios e privações”

    • A Máquina Troll says:

      Estavam fazendo escala para a Colômbia para levar drogas de lá para os eua…pois já é bem manjado que a Cia é a maior organização de trafico drogas que existe no mundo hoje…é a organização que mais financia e movimenta o trafico de drogas pelo o mundo…

  10. Tirolesa
    To nem ai pra \Mito Lula ou Dilma
    Sou Monarquista Estatista,perdeu tua viagem de tua cadelice social entreguista kkkkkkkk
    Tenho ate pena de pessoas como vc e os de tua espécie

    • Monarquista estatista… pode, Arnaldo ???… rsrsrrsrsssss…

      • claro que pode o que não pode é esse herdeiro social democrata porque é empresario.
        A monarquia é neutra ideologicamente.

      • Monarquia neutra… pode, Arnaldo ???… rsrsrsrsrssss… entenda, sujeito… nada é NEUTRO nesse mundo… nem PHA… rsrsrrsrssss… não resisti ao trocadilho… 🙂
        PS: vc consegue ver diferença entre os tais social democratas e os petistas na ladroagem e mafiosidade bandida ???… onde é que se aprende a ser “neutro” intelectualmente ???… fez algum curso a distância ???…

  11. A Máquina Troll says:

    “1maluquinho
    14 de agosto de 2018 at 11:08

    Tirolesa
    To nem ai pra \Mito Lula ou Dilma
    Sou Monarquista Estatista”

    Quando esse pessoal diz “Monarquista” eles querem é dizer na verdade “Fulgentista” por trás…de Fulgencio Batista…não caiam nessa pessoal…. 😉

    • Eita que agora não entendi mais nada… rsrrsrrsrssss… aliás… quem disse que vc e ele foram feitos para serem entendidos ???… seria pedir demais… rsrrsrssrrsssss… uma farsa criticando a outra… monólogo bivitelino… 🙂

    • Menino Malafaia to nem ai pra vc Troll Bobão,que apenas insere comentarios não pertinentes com a materia,para desvirtuar.
      Voce é um meme !

shared on wplocker.com