O que faz da eleição de Macri na Argentina um acontecimento único

ReutersImage copyrightreuters
Image captionMacri venceu com pouco mais de 51% dos votos dos argentinos

No comitê de campanha do opositor Mauricio Macri em Buenos Aires uma frase era ouvida a plenos pulmões na noite de domingo: “Sim, é possível”.

E embora usurpado da campanha do americano Barack Obama à presidência em 2008, o lema não poderia definir melhor a trajetória deste engenheiro de 56 anos que, por uma margem apertada de votos, se tornou o novo presidente argentino.

Há um ano, o prefeito de Buenos Aires tinha apenas um papel secundário na corrida presidencial. A partir do próximo dia 10 de dezembro, quando a atual presidente, Cristina Kirchner, deixará a Casa Rosada, ele passará a comandar a segunda principal economia da América do Sul.

Ao derrotar Scioli nas urnas, Macri encerra 12 anos de governo kirchnerista ─ iniciado com Néstor Kirchner (2003-2007), morto em 2010, e concluído por sua viúva, Cristina (2007-2015).

Mas há outras razões que tornam a vitória do candidato de oposição única. São elas:

1. Nem radical nem peronista

(Reuters)Image copyrightReuters
Image captionVitorioso, candidato da oposição encerra 12 anos de governo kirchnerista

No próximo dia 10 de dezembro, Macri se tornará o primeiro presidente depois do retorno da democracia, em 1983, que não é peronista nem radical.

Nesse sentido, seu perfil político se distancia de seus antecessores no cargo ─ Raul Alfonsín, Carlos Saúl Menem, Fernando de la Rua, e o casal Kirchner.

O prefeito da cidade de Buenos Aires, que ganhou popularidade em todo o país como presidente do clube de futebol Boca Juniors nas décadas de 1990 e 2000, conseguiu unir peronistas, radicais e outras correntes políticas com um objetivo comum: acabar com o kirchnerismo.

Desde 2007, ele é o líder da ‘Propuesta Republicana’ ou PRO, partido nascido após a crise de 2001 com a proposta de renovar a política nacional.

Macri lidera uma aliança não-peronista de partidos, mas não antiperonista.

Em seu discurso de vitória na noite de domingo, o prefeito de Buenos Aires subiu ao palco junto a líderes da histórica União Cívica Radical, um dos partidos mais antigos do país, e da Coalizão Cívica.

Macri pediu união do povo argentino e afirmou não querer governar motivado por revanchismo ou vingança.

Mas o novo presidente precisará do apoio de governadores e sindicatos de trabalhadores, ligados historicamente ao peronismo, para assegurar a governabilidade.

2. O primeiro conservador?

GettyImage copyrightgetty
Image captionMacri é primeiro líder de centro-direita desde retorno da democracia, em 1983

Macri é também o primeiro líder de centro-direita desde o retorno da democracia.

O PRO, seu partido, é considerado um partido de centro-direita. Apesar disso, seus assessores de campanha queriam evitar a todo custo apresentá-lo como representante deste espectro político.

Macri se opôs à nacionalização de empresas privadas, como a YPF e a Aerolineas Argentinas, mas durante a campanha se mostrou favorável a mantê-las sob o controle do Estado.

Em 2010, quando a Argentina votou a lei permitindo casamentos entre pessoas do mesmo sexo, sua companheira de chapa e agora vice-presidente do país, Gabriela Michetti, foi uma das principais vozes contra a adoção de crianças por homossexuais.

Macri também é contra o aborto e a descriminalização da maconha (como a atual presidente, Cristina Kirchner).

E na esfera econômica tem se mostrado favorável às políticas de livre mercado, talvez o maior contraste com o partido atualmente no poder.

No entanto, o PRO e o Cambiemos argumentam que são uma alternativa política e inclusiva de centro. Os partidos alegam que pretendem manter e melhorar alguns dos programas sociais mais bem sucedidos do governo Kirchner, como a Asignación Universal por Hijo, uma espécie de Bolsa Família argentino.

3. Novo ator político

ReutersImage copyrightReuters

O partido que Macri criou não se enquadra na dinâmica da política tradicional da Argentina e, em menos de uma década, posicionou-se como força hegemônica na capital, na província de Buenos Aires e no país.

Ao grupo juntaram-se políticos de centro-direita, empresários, ativistas de ONGs e jovens profissionais que não tinham experiência anterior em comícios.

Nos últimos meses, eles criaram técnicas de marketing nunca antes vistas na política nacional, como distribuir doces, sorvete ou pipoca na rua.

Também encheram balões em espaços públicos e espalharam, com a ajuda de sua legião de jovens voluntários, slogans emocionantes que clamavam por mudança, despertando críticas dos oposicionistas.

Além disso, o PRO, que até um mês atrás governava apenas a cidade de Buenos Aires, tem agora uma estrutura poderosa fora da capital, graças aos acordos com os radicais e outros grupos locais, um elemento-chave na política tradicional .

Seus resultados têm sido especialmente positivos nas províncias de Córdoba, Santa Fé e Mendoza.

E na província de Buenos Aires encerraram anos de governo peronista pela primeira vez após o retorno da democracia.

4. Congresso

AFPImage copyrightAFP
Image captionMacri terá de governar sem apoio do Congresso

O recém-eleito Macri governará sem o apoio da maioria no Congresso.

Tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados tem maioria kirchnerista, do partido Frente para a Vitória.

Seu governo terá de buscar consenso não só para unir as diferentes sensibilidades de sua coalizão, mas também para convencer parlamentares de outros grupos a apoiar suas propostas sobre questões importantes, como a nomeação dos juízes do Supremo Tribunal ou a negociação com os chamados “fundos abutre”, credores da Argentina.

Macri espera que, com uma grande acordo de governabilidade, poderá colocar a seu lado governadores que possam adicionar peso político às negociações com o Congresso, os sindicatos e outros atores da vida política nacional.

5. Novo mapa da região

ReutersImage copyrightReuters
Image captionMulher de opositor venezuelano preso, Lilian Tintori parabenizou Macri por vitória

“Temos boas relações com todos os países” na América Latina, disse Macri em seu discurso no domingo.

E com a vitória do oposicionista, o cenário político na América Latina também pode mudar.

Se Cristina foi uma forte defensora de seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, Macri já deixou claro que lutará ativamente para libertar Leopoldo López e outros políticos da oposição presos na Venezuela.

A mulher de López, Lilian Tintori, estava em Buenos Aires no domingo e parabenizou Macri pela vitória.

Além disso, Macri será o único presidente de centro-direita do Mercosul, ao lado do paraguaio Horacio Cartes.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, apoiou abertamente o governista Daniel Scioli durante a campanha eleitoral.

Fonte: BBC Brasil

107 Comentários

    • O candidato da direita, Mauricio Macri ganhou a eleição argentina.

      O seu competidor governista, Carlos Scioli, não esperou o final da apuração para reconhecer a derrota, embora esta ainda não fosse matematicamente irreversível, mas politicamente definida.

      Muito menos o esperou a Presidenta Cristina Kirchner para cumprimentar o vitorioso e convida-lo a uma reunião de trabalho, amanhã.

      Tudo normal, civilizado, democrático, apesar de dizerem que o governo argentino era autoritário, antidemocrático, bolivariano y otras cositas más.

      Mesmo que a vitória de Macri tenha sido por meros 1,8% de diferença, ou 700 mil votos, e e ninguém questiona por isso a sua legitimidade.

      Aqui, há um ano, a diferença foi quase o dobro, percentualmente: 3,28% dos votos. Numericamente, quase 3,4 milhões de eleitores, cinco vezes aquela diferença.

      Mas não tem ninguém se proclamando “presidente da metade dos argentinos”.

      Quem sabe, embora haja poucas esperanças disso, a direita brasileira possa aprender com a esquerda argentina – aquela, “peronista, bolivariana, antidemocrática, arcaica” – como se respeita a maior das instituições democráticas: o voto da população.

      (Fernando Brito)

      • Colega, quero lhe parabenizar por seu comentário, foi exatamente isso que pensei quando vi a diferença de votos na Argentina. A posição ética e correta do candidato da cristina bem como dela mesmo aceitando o resultado com naturalidade e respeitando o resultado das urnas, isso sim é ser democrático e respeitar as instituições, ao contrário dos alienados de oposição daqui do Brasil que fazem uma verdadeira guerra dividindo o país em 2.
        Com relação ao novo Presidente Argentino, acho que já começou errando quando pediu que o Presidente do Banco Central renuncie para que ele possa indicar alguém de sua confiança, como pode? se a lei manda ter Presidentes do BC eleitos , com mandatos e independentes cabe a ele aceitar a regra do jogo, é aquela velha máxima da direita que a lei só vale para os adversários, mas não para eles, aqui vimos isso na questão da reeleição de Presidente, na questão da indicação dos Ministro do Supremo e na questão da Cpmf, quando era benéfico para a direita estava tudo bem, quando a direita deixou o poder eles trataram de arranjar uma maioria para derrubar aquilo que eles mesmos criaram e se beneficiaram por anos .
        Quanto ao fim do Kircherneismo acho um pouco cedo para afirmarmos isso, vamos ver como o novo Presidente se sai, se for bom se mantém, se for ruim a Cristina volta com mais força ainda.

      • VERDADE… teremos que reinventa-la para logo… temos que começar a separar o nosso candidato para preparar uma agenda para as próximas eleições… marina, aécio e outras figuras carimbadas não dá mais… não discuto aqui capacidade, mas representatividade… prefiro apoiar uma nome novo como alguma figura proeminente que tenha lutado contra a corrupção petralha… temos bons nomes por ai… aguardemos…

  1. Graças a Deus que isso seja o começo do fim da esquerda bolivariana populista maldita que corroe o sistema político e social na América do Sul!??

    • PARABÉNS ao povo argentino pela manifestação democrática nas eleições… em especial a ESQUERDA e ao perdedor, que souberam , até o momento; respeitar a decisão da maioria . 😉 .. como se pode vê, ninguém da esquerda saiu na imprensa falando GOLPE.
      .
      A pior coisa é mal perdedor, ninguém da ESQUERDA vestindo camisa vermelha saiu na rua caçando alguém com a camisa da AFA para espancar.
      .
      Até o momento, ninguém da ESQUERDA, saiu com o nariz de palhaço e batendo panela querendo que os militares tomem o poder.
      .
      Ninguém da ESQUERDA, mandou e-mail para a embaixada americana ou para Embaixada Inglesa ( no caso Argentino ) para que as suas FFAA intervenham na Argentina.
      .
      Até o momento, não se ouviu ninguém da ESQUERDA jogar bombas ou coquetel molotov em diretório de partido da direita porque perdeu as eleições.
      .
      Até o momento, não apareceu nenhum juiz peronista ou promotor da ESQUERDA já querendo caça o mandato do novo presidente da Argentina.
      .
      Eu não sei se os coxinhas da Argentina são mais consciente com decisões das urnas e respeite os seus governante, pois os paneleiros daqui já sabemos da sua incapacidade de conviver em um pais que quer ter uma democracia de primeiro mundo.
      .
      Agora o governo dos Hermanos são da direita e por incrível que pareça, alguns paspalhos que vivia preconceituosamente xingando eles, hoje se vê a imensa hipocrisia soltando flores para os hermanos …” Agora eu sou Argentina desde criancinha ” .. Hahahahahah …
      .
      Já que a Argentina é bem ai … seria interessante os coxinhas que não podem ir a Miami, da um pulinho em Buenos Aires e aprender com os de lá como se deve se comportar diante da maioria da decisão da urna e assim estarem preparados para 2018 … rsrsrsr
      .
      .
      VIVA O PAIS DO PAPA FRANCISCO E A DEMOCRACIA.

      • TESE DO IMPEACHMENT APENAS MUDOU DE DATA
        .
        Governador tucano Geraldo Alckmin (SP) afirmou que o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff não perdeu força no Congresso: “Eu acho que o impeachment não enfraqueceu. Mudou de data. O que poderia ser feito neste ano vai ser feito depois da Páscoa”, disse o governador, em entrevista ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes; segundo ele, a decisão tomada pelo STF, no mês passado, que suspendeu o rito do processo definido pelo presidente da Câmara, e a crise vivida por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Casa, adiaram o caso, mas diz ver chances dele avançar: “Acho que o dia em que colocar em votação não vai ser uma questão descartada”; “Eu tenho a impressão pessoal, de seriedade da presidente. Quando se fala em crime de responsabilidade, não é que a pessoa pôs dinheiro no bolso”, ressaltou ele sobre Dilma
        .
        (*) fonte: brasil247.com
        .
        .
        ***********************
        .
        2015 está perdido para o Brasil e parece que 2016 corre o risco também se depender dos golpistas .
        .
        A lição que vem da Argentina, ate o momento; indica que lá ninguém da ESQUERDA fala em golpe paraguaio ou hondurenho ,
        .
        Tudo indica que o povo argentino, sabe viver em um ambiente democrático….. não é a toa que na Argentina todos os militares que torturaram na época da ditadura fora em cana e a imprensa PIG teve que entrar nos eixos .
        .
        Vamos ver como o governo do Macri no pais das mães da praça de maio e do papa Francisco vai se comportar com os direitos humanos na Argentina . 🙂

      • CORREÇÃO
        .
        .

        (…) Ninguém da ESQUERDA, mandou e-mail para a embaixada americana ou para Embaixada Inglesa ( no caso Argentino ) para que as suas FFAA intervenham na Argentina. (…)
        .
        .
        Realmente é um absurdo .. imaginar alguém da ESQUERDA pedir que outro pais intervenha no seu próprio pais, especialmente se ele for bolivariano ( nacionalista da gema ).
        .
        Até estaria fora da lógica de um ESQUERDISTA, pedir por e-mail que o Tio Sam faça isso ….seria mais lógico que ele pedisse a Cuba ou a Venezuela, más mesmo assim, um ESQUERDA nacionalista pedir que outro pais ataque o seu próprio pais .. seria um caso raro…. mesmo que seja ataque cibernético.
        .
        Eu na vejo o quê leva alguém soltar fogos de alegria ao ver o seu pais sendo atacado por um estrangeiro, nem que seja por via escuta clandestina,grampo via telefone ou computador .

  2. A casa caiu pra esquerdalha-populista argentina, e começa a cair pra toda a corja vermelhuxa latrino-americana.

    Vocês FRACASSARAM seus biltres!

    Se não houver (muito difícil) fraude na Venezuela o Motô de Busão que fala com Pajaritos vai rodar também. E vai ser uma debandada de cubanos desempregados infestando o Bananão que vcs vão ver só…

    Se houver fraude, Argentina (Macri) e Paraguai (Cartes) já avisaram que irão exercer a Cláusula Democrática pra excluir a Venezuela do Mercosul.

    Em última análise, se a Cláusula Democrática não for cumprida, Argentina e Paraguai podem deixar o Mercosul e se juntar à Aliança do Pacífico, o que implodiria não apenas o Mercosul mas, por tabela, também aquele projeto ridículo do Foro de São Paulo (patrocinado e bancado pela diplomacia bananeira do governo do PT) denominado de Unasul.

    Ano que vem tem eleição municipal e o PT vai der destroçado: até os próprios PeTistas sérios (existem uns dois ou três) já anteveem a derrota fragorosa. Não vai sobrar pedra sobre pedra do PT.

    Enfim, após uma longa e tenebrosa noite de pesadelo, que infelizmente no Brasil ainda nem chegou no seu clímax, se avizinha uma luz no fim do túnel.

    Delenda est PT! 🙂

    • Gostei do “existem uns 2 ou 3”. 🙂
      O PT é só o começo, por trás deles tem um câncer representado pelo PSOL, PSTU, PC e PCdoB que também deverá ser curado.
      Desta vez não sairão como coitadinhos, torturados, pobres escoteiros perseguidos pelo malvado exército na selva, mas como réus, condenados, marginais que destruíram a economia, a ética, a cultura, os valores, a família e a religião sulamericanos.

      Regimes comunistas são crime contra a humanidade.

      • “Ricardo
        23 de novembro de 2015 at 11:21

        Graças a Deus que isso seja o começo do fim da esquerda bolivariana populista maldita que corroe o sistema político e social na América do Sul!”

        se esqueceu de citar aquele tal de partido verde…que na verdade não passa de mais um partido radical de esquerda travestido de causa ecológica…mascarado de causa ambiental…

      • “Ritter
        23 de novembro de 2015 at 13:30

        Gostei do “existem uns 2 ou 3”. 🙂
        O PT é só o começo, por trás deles tem um câncer representado pelo PSOL, PSTU, PC e PCdoB que também deverá ser curado.”

        se esqueceu de citar aquele tal de partido verde…que na verdade não passa de mais um partido radical de esquerda travestido de causa ecológica…mascarado de causa ambiental…

      • É o famoso partido melancia, verde por fora… 🙂
        Cara, só a américa latina, sempre atrasada, é que ainda adora esses retardados ditatoriais. Até os países comunistas já teriam largado essa ideologia se os seus ditadores não tivessem tanto medo de ir parar numa jaula por 20-30 anos.
        Você já imaginou como poderia ser a América Latina se Cuba nunca tivesse existido? Ou se os guerrilheiros não tivessem tomado o poder na ilha?

      • Revisionismo histórico da esquerda tupiniquim: No Brasil… Os guerrilheiros eram escoteiros acampados na mata… tudo gente boa.
        rsrsrsrsrs!!

      • Até onde se sabe, quem massacrou centenas de pessoas na Argentina, foi a direita quando esta estava no poder no tempo dos militares.
        .
        Aliás, que se saibe … não foi a Esquerda que declarou guerra a Inglaterra pelas Malvinas, e nem vivia as turras escaramuças com seus vizinhos; brasileiro, paraguaios,uruguaios e chilenos.
        .
        Olha quem nem irei falar sobre o Governo de Carlos Menem, um corrupto neo-liberal e nem do Fernando de la Rúa .. Hahahahah
        .
        .
        Não chores por mim Argentina … Hahahahah,

      • Cara, se não houvesse uma Cuba na América Latrina pra financiar guerrilhas em todo o continente nem teriam havido ditaduras militares… 😉

    • Que bom né Pathethus Vadériuns! 😀

      Agora os credores dos fundos abutres poderão receber seu $$$$$
      Agora as Malvinas finalmente serão reconhecidas pela Argentina como território da Inglaterra.
      Agora a Argentina dará uma banana para o Mercosul e se voltará à Aliança do Pacífico (volta pro mar oferenda) 😀
      Agora sim começará um reaparelhamento sério das FAs Argentinas (com direito a somente equipamento ocidental made in USA)
      Agora a Argentina se tornará competitiva e suas indústrias exportarão a rodo para o mundo todo, pau a pau com o ‘Capital Status Quo’.

      Viva a Direita! 😀

      Muito bom! Já peguei a pipoca e já reservei meu lugar na arquibancada! Mal vejo a hora de começar!! rsrsrsrs…

      😀

      • Quem está pegando a pipoca somos nós para assistir a derrocada da esquerda populista, patrimonialista, assistencialista, corrupta e mentirosa aqui na América Latina minha cara Mariquinha. E o presidente eleito da Argentina já declarou o que vai fazer senão vejamos:

        – Vai atuar para a suspensão da Venefavela do MERCOSUL por violação à Clausula democrática;

        – Defenderá que os membros do MERCOSUL possam assinar acordos bilaterais, rompendo a camisa de força que engessa o bloco;

        – Defenderá que o mesmo Mercosul (despacho de encruzilhada) seja tão dinâmico como a Aliança do Pacífico;

        – Vai atuar na economia para desfazer as burradas perpetradas pela beiçola do Prata, no intuito principalmente de reduzir a inflação a um dígito. Também irá acabar com os criminosos controle cambiais da beiçola.

        – Certamente irá revogar a malfadada e autoritária Ley de Medios;

        – Irá revogar o criminoso acordo de acobertamento da responsabilidade do Estado Fascista iraniano pelo atentado à AMIA.

        Como se vê minha cara comedora de pão com mortadela, a pauta é extensa e irá mudar completamente a feição do país, tão vilipendiada pelo Kirchnerismo.

        Pensa que acabou? Tem mais, para desespero de pelegos parasitas como você:

        – Nas eleições parlamentares da Venefavela a derrocada do motora de busão será inevitável.

        – Em 2016 nas eleições municipais o ParTido sofrerá uma derrota histórica, algo vaticinado até pelo Zé Dirceu.

        Como se vê a coisa está feia para o seu lado. De 2018 você não passa, vai ter de trabalhar pois não haverá mais pão com mortadela para sustentar sua parasitagem aqui.

        O que foi? O gato comeu sua língua ou você se engasgou com o Pão com Mortadela?..rs!

      • Graças a Deus o efeito domino começou, Argentina, Venezuela e em breve o Brasil. Os ventos da liberdade começam a soprar novamente sobre a América do Sul e deixarão Equador e Bolívia isolados. Lugar de comunista bolivariano chorarar é na cama que é quente, mordendo fronha!! rsrsrs

  3. Boa sorte ao povo Argentino, o novo presidente terá muito trabalho para tirá-los do buraco “progressita”.
    Para nós brasileiros fica dado o recado, Lula e Dilma participaram ativamente da campanha do atual regime, com vídeos da campanha e até, pelo que li, com viagens à Argentina para subir no palanque do sindicalista local. Perderam lá, primeira derrota.
    Perderam. Foi por pouco, mas perderam. A primiera luz se acende para libertar a América Latina desse regime do mal, da guerra entre negros e brancos, homo e heteros, mulher e homem, empregado e patrão, governo e religião cristã.
    O ser humano é livre e inteligente, vai encontrar o caminho certo.
    Parabéns aos Argentinos e boa sorte.

  4. Primeiro o Paraguay, agora a Argentina ,parece que os ventos estão virando por estas bandas.
    O problema e a politica de “terra arrasada” deixada pela esquerda depois que sai do poder, e algo que leva décadas para consertar .

    • Pois éhh!
      Os louquinhos membros e apadrinhados das cúpulas esquerdalhas torraram dinheiro com bordeis, caviar, charutos e champanhe a rodo. Esquerda+socialismo+Comunismo = a tal terra arrasada.

  5. Parabéns Argentina !
    Um problema que Mauricio Macri terá assim como nosso futuro presidente é o aparelhamento do Estado por meio da estratégia de Antonio Gramsci, vai levar tempo até tiramos hegemonia dos vermelhuxos dos tribunais, parlamento , agencias reguladoras em resumo da estrutura estatal como um todo.

  6. Democracia é isso, ganhar o poder no voto, e correr o risco de perder as eleições mais a frente se não tiver competência. Parabéns ao Macri, que já declarou, será um governo melhor para o Mercosul e para o trato com a Dilma, do que foi sua antecessora. O resto, como sempre, é delírio de uma esquizofrênica cidadania reaço nazo fascista, que espera por jihads anti nacionais. Rsrsrsrss

      • Desde o começo o Macri tem dito que iria ser muito melhor para a Dilma, sua vitória que seu adversário. Desde sempre tenho dito que sou democrata, diferente dos cretinos golpistas, que como você apostam em golpes de estado, desde os militares até os civis, orquestrados para que no poder estejam aqueles te facilitem a tarefa de virar latas. O hipócrita aqui é você, um triste e patético reaço nazi fascista, cada vez mais esquizo devido a orfandade. Rsrsrsrs

  7. É só mais uma eleição,
    desta vez alternando entre as correntes políticas argentinas, sinal de maturidade do sistema democrático argentino…

    Isto demonstra, na prática, que não há ditadura de esquerda na América do Sul.
    O Kirchnerismo perdeu no voto, outra corrente política ganhou e vai governar normalmente, tudo dentro da legalidade…Ao contrário do que afirmam os propagandistas do “bicho papão bolivariano”…

      • Pois é… vc viu a cara de pau desse pária comentando sobre o voto impresso ???… “vai se um retrocesso no sistema eleitoral…”… SACANA… talvez seja um retrocesso pra ele que quer continuar tendo o poder de minerva na hora de decidir as eleições… é que agora pode acabar a mamata das malas pretas e trocas de favores entre os esquerdalhas e seus asseclas… MALDITOS… TRAIDORES DO POVO BRASILEIRO… MERECEM O CADAFALSO POR ALTA TRAIÇÃO A NAÇÃO BRASILEIRA… já era para ternos livrado dos PETRALHAS, mas as eleições passadas foram ganhas no TAPETÃO… tanto é que não deixaram investigar as urnas e o sistema de contagem viciada… mas agora eu quero ver… e digo mais… METADE da culpa disso tudo foi da merda da oposição consentida que não tiveram interesse em cavucar fundo nesse ninho de cobras chamado STE… é lá que começa o mal do Brasil que é a falta de representatividade que o sistema eleitoral nacional possui… sou a favor de ELEIÇÕES PARA JUÍZES e PROMOTORES… isso seria um grande avanço para o país… evitaria que homens sem escrúpulos se perpetuassem no poder causando um mal sem limites a nação…

      • Exatamente, temos que reestruturar e remodelar nossa administração pública, do jeito que está já provou que é negativa. Time que só perde tem que ser mudado.
        Apostar nossas fichas nessa estrutura política e pessoas, que estão aí há décadas, todos incompetentes, não é mais possível.

  8. Se Macri conseguir obter vitórias no congresso e implantar suas propostas a Argentina vai decolar… Vai crescer muito em números (pois há espaço devido a estagnação), e irá se tornar uma nova opção de investimento na AL, deixando o caro Brasil ainda mais estagnado.

    O bom disso é que Macri pode abrir os olhos dos Brasileiros, e impulsionar ainda mais o sentimento e desejo por mudança. Não da mais para ficar do jeito que está! É muito tempo perdido para não sair do mesmo lugar, nada muda! Só piora… O Brasil precisa ser concertado.

    Quanto ao ramo da defesa… Podem anotar: F-16 na cabeça, via FMS, para reestabelecer relações com EUA e tentar uma reaproximação com os Ingleses.

    Os hermanos começaram a sair do buraco. Assim como o Paraguai já começou. Logo logo haverá mais companhia para o Chile, que é quem encabeça os numeros do desenvolvimento na AL.

    E o Brasil?
    Esta… Deitado eternamente em berço esplêndido…

    • Fizeram um bom governo.

      A administração Kirchner tirou a Argentina do buraco neoliberal em que se encontrava e foi altamente benéfica para o país.
      Inclusive no período de 12 anos de governo Kirchner, o crescimento do PIB Argentino foi superior ao do tão incensado Chile.

      Basta olhar os números abaixo e não é preciso falar mais nada…

      —————————————————————–
      – ARGENTINA, CRESCIMENTO ANUAL DO PIB –
      —————————————————————–

      Governo de Eduardo Duhalde:

      Histórico do crescimento anual do PIB:

      1999: – 3,4%
      2000: + 0,8%
      2001: – 4,4%
      2002: – 10,9%

      Governos Nestor e Cristina Kirchner:

      Histórico do crescimento anual do PIB:

      2003: + 8,8%
      2004: + 9%
      2005: + 9,2%
      2006: + 8,4%
      2007: + 8%
      2008: + 3,1%
      2009: + 0,1%
      2010: + 9,1%
      2011: + 8,6%
      2012: + 0,9%
      2013: + 2,9%
      2014: + 0,5%
      ———————

      Em resumo, o PIB da Argentina mais do que quadruplicou durante a gestão Kirchner;
      teve um crescimento de 437,04% – sobre o PIB de 2002…

      – PIB da Argentina fechou 2002 em:

      123,6 bilhão USD

      – PIB da Argentina fechou 2014 em:

      540,19 bilhão USD

      • não tem jeito né senhor Alvez8O…um sujeito desses não tem vergonha na cara mesmo….desenvolvimento pra estes vira latas reaças é dar tudo pra estrangeiro…é privatizar e dar o monopólio de tudo pra gringo…

      • Falavam a mesma coisa da EMBRAER… hoje ela exporta BILHÕES e nos pôs na ponta de lança da tecnologia espacial… CHORA BANANEIRA, CHORA… 🙂

      • Sr.Alvez8O
        .
        .
        O senhor esqueceu de mencionar Carlos Menem .. rsrsrsr
        .
        .
        Argentina: ex-presidente Carlos Menem é condenado por tráfico de armas
        .
        (*) fonte: terra.com.br
        .
        .
        Isso sem falar do governo dele, que foi péssimo, não deixou saudades alguma para o povo argentino.

  9. Um recomeço pra Argentina que apesar das lutas que enfrentará, terá uma agenda positiva, e outra, com a posição do presidente sobre a Venezuela, ele pode atrair favores norte americanos para o setor financeiro, isso é bom sinal para eles. Outro ponto que com certeza não deve ser discutido tão cedo é Malvinas, assunto que deve ser posto na gaveta (já era tempo) para realmente tratar o que precisa ser tratado.

  10. A Kris Kirchner até que tentou mas só acabou piorando a situação, muito populismo e pouca realidade, agora vai guinar pra direita e de novo terão a oportunidade de provar competência ante tanta responsabilidade, o que ninguém pode negar é o peso geopolítico da Argentina no Atlântico Sul.

  11. Graças a Deus , um povo culto deu o recado para a América Latina :
    – Por mais que sejamos conservadores , sabemos que estamos ferrados , portanto , chega desta aventura Lulo-Bolivaria-Castrista .

  12. Graças a Deus começou a mudança. Que a América do Sul consiga se livrar desses comunas petralhas corruptos, terroristas, bandidos. Esse é só o começo da mudança. O Brasil é o próximo. Que assim seja para o bem de todos. Fora petistas, fora socialismo bolivariano, fora comunismo. Democracia já, liberdade já, e que a mão da justiça pese sobre esse corruPTos.

  13. Neste novo cenário político estou vendo que a Argentina tá querendo ser no mínimo uma potência econômica da America Latína , acrédito que Argentina venha agora se desenvolver bem melhor do que o nosso Brasil de ñ abrimos os olhos .

  14. hiiii…lascou-se para o chinês…olha só…

    com toda certeza agora da Kfir ou alguma sucata superfaturada made in usa qualquer…

    pelo menos se livraram do governo “indesejado” sem terem que recorrer/orquestrar a golpes de estado…como fizeram no Paraguai e Honduras…infelizmente o mesmo não se dará da mesma forma por aqui e este pais será completamente arruinado e desmantelado pelas “forças ocultas” de sempre…

    a petralhada conseguiu neutralizar Cunha & Cia…cuidado nessa olimpíadas caboclada..que vão aumentar mais a pressão/rojão…ESTÃO AVISSAAADDOOOSS… 😉

  15. O que a eleição na Argentina teve de única? Absolutamente nada! Aqui como lá, o povo não passa de gado com memória de peixinho dourado. Aqui como lá, os jovens alienados, completos analfabetos políticos sem qualquer conhecimento nem mesmo da história recente do seu país tem poder para decidir eleições. Pergunte a um jovem argentino ou brasileiro se eles sabem como estavam seus países no início dos anos 2000? Não tem nem idéia de como o Brasil e Argentina estavam no fundo do poço com suas economias arrasadas. A história sempre se repete. Povão se ferra até não aguentar mais com governos ditos direitistas e colocam governos ditos de esquerda para dar uma amenizada, depois de um tempo recolocam os ditos direitistas para sofrerem mais um pouco. Aconteceu assim no Chile, aconteceu assim no Paraguai, aconteceu assim na Argentina, vai acontecer assim na Venezuela e vai acontecer assim no Brasil em 2018.

    • Pode ficar à vontade meu caro Petralha que o choro é livre. Hoje foi a Argentina que literalmente “endireitou”. Amanhã será a Venefavela. E em 2016 começa a inexoravel derrota do seu ParTido, a ser consumada em 2018.

      Aconselho a você procurar emprego que a bolsa pão com mortadela vai acabar viu!?

      • Seu anônimo patético que nem o nome tem coragem de colocar, não sou petralha ou petista, e muito menos desempregado, trabalho e muito para ter o pouco que tenho, apenas não sou um fascista otário com cérebro de do tamanho de um amendoim como você que não consegue sequer fazer uma análise rasa sobre a história do próprio país. Quem deve estar desesperado para arrumar um emprego deve ser você, por isso deseja tanto que a direita volte ao poder e quem sabe consiga uma boquinha chupando os bagos de algum político.

    • Estamos falando de seres imperfeitos , errou , trocou , oque nao pode eh os gobiernos mentirem descaradamente para permanecerem no puder , o povo confia e deve conferir , quem comete o maior crime eh o govierno que pedala para esconder que sao uma escoria incopetente e ladrona , alias tem um bando de fdp que sao pagos com a grana destes crimes , os bolsa lan house !

    • Juliano…

      Os anos 80 é que foram caóticos… O Brasil, como um todo, começou a consertar nos anos 90… Entre 2000 e 2001 a situação econômica estava muito mais estável que a dez anos antes…

    • Pois é meu caro, você fala do jovem mas age como um, ao não lembrar de como eram as coisas nos anos 80 e começo dos 90, e achar que em 2000 é que a coisa tava feia.

      Vá estudar História do Brasil amigo… Se não fossem os oito anos de governo FHC o PT nem teria chegado ao poder…

  16. Só pra avisar, isso já ocorreu no Chile e a esquerda voltou. Ou vai dizer que já esqueceram?? Ricardo Lagos de 2000 a 2006 e depois veio a Bachelet de 2006 a 2010, ambos do partido socialista. Depois o povo elegeu um liberal ou direitista, no caso o Sebastián Piñera e ele não fez sucessor e a Bachelet voltou. Ou seja, não é porque um cara da dita direita ou liberal venceu que quer dizer que vai mudar pra sempre o país ou os votos dos argentinos pra sempre e muito menos do continente. Essa é minha opinião.

      • Nem poderia pois a Constituição Chilena não permitia o exercício de mandatos consecutivos. tanto que isso impediu Bachelet de reeleger-se apesar de seus altos índices de aprovação.

        Sugiro a você se informar melhor…

      • Tá então deixa eu consertar o que eu disse. Ele(Sebastian Piñera) não fez sucessor e ela que representa a esquerda voltou. O que eu quis dizer é que só porque uma ideologia ganhou não quer dizer que ela vai ficar pra sempre no poder. A não ser que seja competente pra ficar e parece que a esquerda é quem mais tem ficado ultimamente, mesmo com a volta esporádica e curta da direita.

    • Querer comparar a situação do Chile com a da Argentina apenas demostra a desonestidade intelectual da turma do Pão com Mortadela. À diferença dos Kirchners Michelle Bachelet não acabou com o país e manteve-se fiel ao receituário que separou o chile do populismo atávico latrinoamericano.

      E a despeito de ser popular e competente, Bachelet teve de disputar o segundo turno com a candidata apoiada por Pinera.

      • Não S-88. Claro que tem tudo a ver. A Bachelet, apesar de você não aceitar, faz parte da mesma esquerda latina americana que os Kirchners. Eu só estou falando que apesar de vocês da direita não entenderem a democracia, inclusive dando tiros em pessoas que se manifestam, a democracia é assim, quem é mais votado que ganha e quem é competente continua no poder. Se o direitista que venceu na Argentina for competente e melhorar o país, ele vai continuar com certeza no poder, se for uma bosta como foi o Piñera que não quis fazer a reforma educacional que foi iniciada pela Bachelet, tanto é que teve manifestação de estudantes massivas no Chile, vai sair e a esquerda voltará. É isso que eu quero dizer no final de tudo. Não é a ideologia quem vence. É competência. O único desonesto intelectual e cego pela própria ideologia aqui é você. A tua raiva cegou você e muitas pessoas aqui neste site que só consegue enxergar ideologias e não fatos.

      • Bachelet pode ser de esquerda mas não incide nos pecados típicos da mesma nessa esquina do mundo ou seja, não é personalista (aliás, a esquerda chilena jamais apelou para esse expediente), não é populista, não apela para a demonização “duzamericanú”(Pelo contrário, trabalha com eles tanto que o Chile assinou a TPP), não cria transtornos na economia e acima de tudo respeita a democracia.

      • Eu já vejo como covardia e provocação. Todos aqui sabem que o su-24 é uma aeronave de ataque portanto, desprovido de defesas. A turquia mais uma vez prova-se de que lado está. do lado de terroristas genocidas pois o avião foi abatido do lado Sírio, ou como se explica o fato do corpo ser capturado por “Rebeldes”?
        Não vejo motivos pra comemoração,Apenas constatação que turquia e OTAn apoiam e querem ver o inferno criado pelos terroristas.
        Não acredito que a Rússia vá revidar na proporção que se fala, mas vejo um futuro negro para os Turcos que tal como os sauditas assistirão a irmandade mulçumana os comerem pelas entranhas, é só questão de tempo e de eliminação de barreiras, ou acham que eles vão parar ai?
        Quanto ao episódio,só lamento a imbecilidade turca e de seus apoiantes, quando as bombas e tiros eclodirem na europa e quem sabe por aqui, quero verde onde virão as lágrimas das “vítimas” e a indignação quando os estádios Turcos canterem em coro novamente “Alá é grande”…

      • Então pronto. Ideologia não quer dizer nada. Tem governos de extrema esquerda e tem outros moderados. O Brasil ultimamente está bem moderado, tanto é que colocou o Levy na economia. Só que daí ser entreguista e fazer as vontades dos americanos eu já acho antipatriotismo e entreguismo. O Brasil fez isso durante séculos e não ganhou p… nenhuma. Vamos ver se o Chile fez a escolha certa ao assinar aquele acordo da TPP em um futuro próximo.

      • Corbin, pelo que vejo, vc não entende nada de política ideológica, confundindo-a com a partidária, que nem sempre andam juntas… os comunas pensam assim: MELHOR DAR UM PASSO PRA TRÁS PARA PODER DEPOIS DAR DOIS PARA FRENTE… puseram o Levy no comando econômico para agradar aos banqueiros e diminuir a pressão sobre o atual governo corrupto… SE conseguirem se desvencilhar, logo depois, voltam ao mesmo sistema esbanjador e não produtivo, apesar de eu, pessoalmente, achar o Levy e sua política econômica EQUIVOCADA… mas isso é outra história…

  17. Em 2009 teve eleição no Chile o pessoal “mais informado” aqui no Brasil dizia que era o prenuncio de mudança, e deu no que deu. Convem lembrar que Brasil não é a Argentina, e Lula (o provavel candidato do PT) não é pequeno.
    Fica a dica para o pessoal que gosta de misturar politica com torcida, é melhor ter prudencia pois tem muita agua para rolar até 2018, isso considerando o quadro atual com essa oposição anemica que depende de um piá de 20 anos para ditar a sua agenda politica.
    Sds

  18. Essa vitória certamente irá influenciar e muito a política brasileira,nas próximas eleições já veremos as mesmas táticas que foram usadas por Macri e seus partidários sendo aplicadas aqui !
    Boa sorte a Argentina !

  19. Os malucos, tal como o ser de pinico preto na cabeça, irão gritar: “é o fim da esquerdalha na Argentina!”; e coisas do gênero…
    Mas, Macri era amigo de longa data de… Scioli. A ponto do primeiro ter sido a primeira pessoa ao qual o segundo informou da intenção deste de entrar na política.
    Que coisa, não?

    Escolha a farsa e acredite nela.
    😉

    • Amizades não têm nada a ver com orientação política. Aliás a política não se mistura com relações pessoais. Pessoas ideologicamente díspares podem tranquilamente manter relações de cordialidade e amizade.

      Como de costume sua desonestidade intelectual de esquerdalha não resiste aos fatos.

    • Decepcionado , ja deveria ter se acostumado com fracassos , sua ideologia nao funciona nem em paises com pedigree , querer que uma ideia criminosa de certo onde existe vira-latas eh puro masoquismo ! O honrado povo eslavo provou desta idiotice , se nao fossem guerreiros estariam atolados nesta merda ateh hoje , a Argentina provou desta bestialidade , ta certo que foi ssuaave , mas que deixou estragos e atrasos , so resta aos criminosos da esqquerda tentarem sabotar a na;ao argentina , as for;as sindicais agem como agentes do caos , a unica motiva;ao de luta eh para alcancerem o poder e depois PILHAR, BOA SORTE AOS ARGENTINOS ,se ;livraram de um cancer ! chuuuuu,, gadernal !

  20. A política sadia de um país democrático tem que ser composta por membros da centro-esquerda e membros da centro-direita, sem nenhum extremismo de nenhum dos lados. Só assim se consegue manter o foco no desenvolvimento tentando equilibrar os interesses coletivos e os privados, o social e o empresarial! O maior e melhor exemplo disso é a Alemanha!

  21. Gente, vamos deixar os cretinos da direita golpista serem felizes, não ganharam aqui , então estão destilando suas raivas e comemorando a vitória por 1, qualquer coisa de porcentagem na Argentina, kkkkkk
    Vamos esperar pra ver, no Chile, que é tão elogiado por aqui tivemos vários anos de esquerda no poder, entrou Pinera e só ficou 4 anos, não elegeu seu sucessor, uma peninha, mas a bachelet de ESQUERDA VOLTOU, kkkkkkkk
    E ai os verdadeiros comedores de pão com mortadela ficaram caladinhos, estão há 13 anos aqui só na mortadela e vão ficar mais um pouquinho, kkkkkk

    • Em 2016 o teu ParTido vai tomar uma surra histórica nas eleições municipais…..

      Em 2018 o vai ser só para tampar o caixão. E você vai ter que arrumar um emprego pois o pão com mortadela vai acabar meu caro Petralha..?

      • Colega, sua análise é simplesmente uma coisa hilária, essa história que o Pt vai tomar uma surra nas urnas vem de tempos, mais quando se abre as urnas a coisa é outra, diziam que Haddad não ganharia em São paulo, várias pesquisas e coisa e tal, o Haddad ganhou em São Paulo e o PT ainda fez barba , cabelo e bigode no grande ABC, Minas do mesmo jeito, já agora em 2014, diziam que Aécio era o “dono de minas”, quem levou no 1 turno, mesmo debaixo da maior campanha midiática contra da história do Brasil??? Foi o PT colega, o rio Grande do Sul parece couro de pi2a, vai e volta no revezamento, mas o Pt sempre está presente, os gauchos até tentam mudar, mais sempre quebram a cara e voltam para o PT, foi assim com a yeda do PSDB e agora com o PMDB caloteiro.
        Então coleguinha, quem vai continuar comendo pão com mortadela e vc, que está há 13 anos passando fome, kkkkk e vai continuar mais uns 3 anos pelo menos, e saiba que teus patrões não terão vida fácil em 2016 e em 2018,kkkkkkk

    • CRETINO chamando outros de cretinos… mas vindo de um ESQUERDALHA, fazer o quê ???… O CHORO É LIVRE, BANDALHO ESQUERDOPATA… 🙂

    • A esquerda chilena nada tem a ver com o bolivarianismo argentino, venefavelano, brasileiro e etc., até porque esquerda e direita chilenas fizeram parte da “concertación”, corrente política multi-facetária que comanda o Chile desde a redemocratização, e que convive muito bem com idéias liberais.

      Comparar a situação política chilena com a argentina ou brasileira é coisa de gente de má-fé.

      No mais, o choro é livre… 🙂

      • Nem de longe! A esquerda chilena jamais foi personalista, não tem surtos estatizantes (inclusive porque aprendeu a lição com Allende), respeita o livre mercado e o Estado Democrático de Direito. Bem diferente da corja do Foro de SP

      • A esquerda chilena é personalista sim colega, está ai a bachelet PresidentA de novo, será que eles não tinham um outro nome??? fala sério cara, sua falta de bom senso está acima do normal.
        Com relação a não ser estatizante é que eu acho graça. Só para citar exemplos de empresas militares, a FAMAE e a ENAER são estatais, assim como era a Embraer, eles tiveram um prejuízo de cerca de 100 milhões com essas empresas em 2015, pensaram em privatizar e depois voltaram atrás, kkkkkkk
        No mais privatizaram água, luz , combustíveis, estradas, previdência, etc, etc, etc… e por isso o chileno hoje paga caro por esses insumos, uma vergonha. Chile é um dos países mais desindustrializados da america, só 10 do PIB chileno vem da indústria, e a maior parte da indústria de mineração(cobre), eles não tem sequer uma única montadora de automóveis, nem CDK chinesa existe lá, o Mercosul já brindou o Uruguai com seus poucos mais de 3 milhões de pessoas com 2 dessas fabricas chinesas.
        Chile é a grande farsa da américa latina.kkkk

      • A falta de bom sendo e inteligência aqui é sua meu caro Pão com mortadela, O fato é que a constituição chilena não admite a reeleição. Fosse isso Bachelet teria concorrido a um segundo mandato. Como não podia, veio agora. No mais o nome da mesma foi um consenso dentro da Concertación, que você nem sabe o que é.

        Quanto à FAMAE e a ENAER, talvez o tamanho delas não tenha despertado o interesse pela privatização das mesmas, mas o prejú de 100 milhões de dólares deixa claro que a administração do Estado é sempre ruinosa.

        Quanto ao valor das tarifas, a sua desonestidade típica de esquerdista omite que a renda per capita chilena é maior que a da maioria dos países ou seja, proporcionalmente esses serviços públicos terminam sendo mais baratos que em ícones do bolivarianismo. E ao contrário da Venefavela, não falta comida nos supermercados.

        Por fim, se formos usar a sua métrica das indústria, a Nova Zelândia também é um grande farsa. Estaá vendo como a prosa de vocês não se sustenta meu caro Pão com Mortadela?

  22. Um tiro no pé!
    É isso o que aconteceu na Argentina!Jogaram 12 anos de avanços sociais no lixo!Elegeram um governinho de direita que vai ser amiguinho dos ingleses e dos americanos!!!Péssimo para a UNASUL, péssimo para o BRICS, péssimo para o MERCOSUL, péssimo para o Brasil…a segunda maior economia e o segundo pais mais industrializado da América do Sul, será governado pelos próximos quatro anos pela direita!Não acredito que os argentinos fizeram tamanha besteira!A primeira vítima dessa decisão insana do eleitorado argentino, será a indústria de defesa argentina, será desmontada dijolinho por tijolinho, como Carlos Menem, fez nos anos noventa!Adeus PAMPA III GT, adeus kfir BLOCK 60, adeus tanque TAM 2C, adeus blidados NORINCO…a Argentina vai a partir do ano que vem, retroceder 12 anos no tempo!Os argentinos terão quatro anos pela frente para se arrependerem…só daqui a quatro anos:2020, ou seja na próxima década, que a esquerda argentina, vai poder limpar a caca, deixada pela direita!É bom para o povo brasileiro ver e aprender com os erros argentinos, e não cometer a mesma burrice em 2018 no Brasil:trocar o PT pelo PSDB…direita fascista no Brasil, se Deus quiser nunca mais!!!

    • rsrsrsrsrsssss… enumere os “avanços sociais” pra ver se a gente acredita… rsrsrsrsrssssss… a Argentina é governada pelos peronistas a mais de meio século… onde vc viu “direita” governando a Argentina durante esse tempo ???… e se Deus quiser, e ele não é PETRALHA, sua apelação não vai colar… só pelo nível do seu comentário dá pra ver que tu é só mais um esquerdinha ANALFA… quer dizer então que o psdb é didireita ???… rsrsrsrsrssrsss… esse é o nível de entendimento político da esquerdopatia… CHORA BANANEIRA, CHORA… 🙂

    • Paulo…

      Que avanços sociais…? Você mesmo disse: a Argentina está virtualmente falida. Sua economia está estagnada… E seus trabalhadores médios e de baixa renda deixam em impostos para o governo entre 30 a 40% de sua renda; tudo pra sustentar uma máquina estatal monstruosa e sem propósito… Como se pode ter um verdadeiro desenvolvimento social assim…?

      A industria de defesa argentina já vinha sendo sistematicamente desmantelada desde os anos 60, com os governos populistas e militares incompetentes que se sucederam…

      Quanto aos equipamentos virem ou não, tudo depende de grana em caixa; coisa que os argentinos até tem, mas não pra tudo… E mesmo que consigam algum crédito na praça, a maioria do que eles pretendem adquirir ( Kfir, modernização do TAM e Pampa ) vai depender de sua posição política em relação ao Ocidente, que tende a melhorar… E quando ao equipamento chinês, duvido que Pequim se negue a fornecer o que quer que seja, tendo o dinheiro na mão…

      Aliás, por que você acredita que os chineses vão deixar de investir na Argentina…? Ideologia…? Fosse assim, não investiriam a pilha de dinheiro que investem na Europa e EUA… Para os chineses pouco importa os rumos políticos da Argentina… O que pega pra eles é terem seu rincão assegurado no mercado argentino; coisa que no final tende a acontecer de um jeito ou de outro…

      Quanto a sua ideia de empréstimo chinês para o Brasil… Legal… É tudo o que precisamos… Uma nova divida externa…

  23. Ah, tinha esquecido!
    Como castigo, tenho certeza que a China, vai deixar de investir ou diminuir drasticamente, os cerca de US$ 35 bilhões de dólares, que tinha combinado com o atual governo que ia investir por lá!Aí é bom para o Brasil…com o PT no poder esse dinheiro virá para o Brasil, ajudando nosso país a sair mais rápido da crise…a China não vai investir R$ 35 bilhões de dólares em um apaís que elege um governo amiguinho do tio Sam…mais nunca.Quero ver se os americanos e europeus vão investir todo esse dinheiro na Argentina…sendo que estão falidos, com dívidas interna impagáveis!…Os argentinos trocaram gato por lebre…estão ferrados pelos próximos quatro anos!!!

    • Verdade… RSRSRSSRSRSRSRSRSRS… ela, a China, prefere investir nos próprios EUA… rsrsrsrssrsrsrsss… o retorno é mais garantido… rsrsrsrssrsrsrsrsrsss… esse ai entende pra car…o do assunto… 🙂

  24. A ARGENTINA PÔS A CABEÇA PRA FORA DA MERDA… PARABÉNS A ELES… o pêndulo político começa a se mover da ESQUERDOPATIA rumo aos braços dos produtivos e não populistas… agora a Argentina tem uma chance de sair da merda socialista e começar uma novo tempo em sua economia e administração… tai… esse é um BOM EXEMPLO que temos que seguir e abandonar de vez a MENTIRA SOCIALISTA… 2018 é EMINENTE A DERROTA DA ESQUERDOPATIA… AGORA A AMÉRICA LATINA TEM UMA CHANCE DE SE DESENVOLVER…

    VIVA A AMÉRICA LATINA LIVRE, DEMOCRÁTICA E CAPITALISTA SEM O SOCIALISMO ATÁVICO E DESTRUIDOR DE NAÇÕES…

    O candidato recém eleito já começou bem… pediu a cabeça do motora de busão venezuelano… se continuar assim, podíamos contratá-lo para dar um jeito no Brasil… 🙂

  25. Bom o que eu acho dessa vitoria do novo presidente da Argentina bom novo começo novo rumos e isso vai acontecer no Brasil vai com certeza o Povo brasileiro ja esta cansado de tanta corrupção o povo foge dessa ignorância Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam esta vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A arca de Noé, o dirigível,
    Não voam, nem se pode flutuar

Comentários não permitidos.