O Programa Espacial Brasileiro, “não o do Governo Federal”, vai muito bem. Obrigado!

 VES

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: Em tempo, a matéria em questão  versa sobre as reportagens dos links abaixo, mencionadas por datas, dos experimentos realizados pelo técnico em eletrônica, Vagner “Coyote” Brito, morador de São Caetano do Sul, SP,  entusiasta dos Programas Espaciais dos EUA e da ex-URSS quando menino nos anos 70 do Século XX, e que agora, depois de adulto, promete causar uma revolução nos projetos espaciais brasileiros:

10/04/2010, Link postado no site da Universidade Metodista de São Paulo;

31/03/2011, Link sobre teste estático, pressurização e empuxo do motor-foguete líquido CRLP (Coyote Rocket Liquid Propulsion) da “Coyote Rockets Company” que se encontra em fase de desenvolvimento, chegando a uma pressão de câmera de 5,5 BAR , portanto um empuxo estimado em 3000 Newtons com peso do motor de 4,8 kg, cilindro combustívél cheio com 4,5 kg, cilindro de LO2 com 5,0 kg, tempo de queima do propelente de 26 seg, e empuxo estimado de 3000 Newtons. Calculando uma fuselagem simples de fibra com um peso de aproximado de 4,0 kg chegamos a um total de 18,0 kg; e

22/05/2011, Link sobre o lançamento bem sucedido do VES (Veículo de Experimentos e Sondagens) em Cordeirópolis, SP

O projeto do foguete amador VES (Veículo de Experimentos e Sondagens) não se configura num foguete de “múltiplos estágios” segundo o projetista Brito por ser considerado antiquado.  [O Governo Brasileiro no seu VLS (Veículo Lançador de Satélites) trabalha com um foguete de múltiplo estágios.]

Segundo parâmetros de projeto, o foguete VES em questão, com lançamento bem sucedido ocorrido em Cordeirópolis, SP em 22/05/2011 é uma peça metálica cilíndrica única de 3,16 metros de comprimento e 70 quilos de peso, que se estagia sob o comando de microprocessadores, que, por sua vez, comandam os quatro motores do foguete (3k+L) de carga propelente a uma velocidade de projeto de até 1350 Km/hora.

Sem patrocínio, trabalhando sozinho, ao custo de R$ 10 mil reais do próprio bolso, Brito lançou o foguete VES impulsionado por três motores de Classe K (kilo) de 1500 Newtons cada, no primeiro estágio e apenas 01 motor L (lambda) de 4500 Newtons no segundo estágio, com configuração de projeto de (3K+L) de carga propelente para atingir uma altitude de até 15 mil pés do solo, comprovando assim a funcionalidade da ignição temporizada, onde, após percorrer toda a trajetória, foram ejetados os paraquedas abrindo-os conforme previsto no projeto e, consequentemente, efetuando um pouso perfeito a 30 metros da base.

Das Funções e Automações: O foguete VES atingiu o limite sub/supersônico elevando-se a 5490 pés registrado em seu altimetro e apresentou os seguintes parâmetros acerca do seu funcionamento: ignição dos três motores K (perfeita), decolagem (perfeita), trajetória (perfeita), ignição 2º estágio (perfeita), ejeção de motor (perfeita), abertura de paraquedas do motor (perfeita), abertura dos três paraquedas do VES (perfeita), telemetria (perfeita), transmissão do vídeo link (perfeito), acionamento de alarme de busca (perfeita), e pouso a 30 metros da base (perfeito).

Na propulsão usou os mesmos componentes dos dois “boosters” laterais dos ônibus espaciais americanos, recentemente desativados, ou seja, combustível sólido de perclorato de amônio+alumínio atomizado+oxído de ferro+agente curador, num composto químico pré-calculado em função das características de projeto do foguete.

Brito, também é o projetista e construtor do primeiro  “foguete amador ACME supersônico Mach 1 com Motor Classe K com 1500 Newtons de empuxo”  e lançado com sucesso no Brasil em 10/04/2010. Parâmetros medidos: Altitude 8100 pés e velocidade de 1280 Km/hora. O lançamento ocorreu, após contagem regressiva feita, pelo também entusiasta e amigo, Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço. [ACME é a sigla de uma sociedade fictícia que existe no univerno Looney. Neste universo o Coyote faz parte]. [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zirhMV” standard=”http://www.youtube.com/v/ucs91JJbhZA?fs=1″ vars=”ytid=ucs91JJbhZA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5217″ /]

Para assistir os 10 vídeos dos avanços do “Coyote” Brito na corrida espacial brasileira, acesse Coyote Rockets Company: teste de motor Classe Monster de 7347 Newtons de empuxo, teste de fluxo e pressão do motor, teste estático, pressurização e empuxo do Motor CRLP (Coyote Rocket Liquid Propulsion), teste estático com dois boosters, teste estático com motor Classe M de 8000 Newtons de empuxo, teste estático do motor Classe H do Projeto Skyward.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zirz6n” standard=”http://www.youtube.com/v/xxVreRafTPA?fs=1″ vars=”ytid=xxVreRafTPA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9499″ /]

“Dar de ombros” do Governo Brasileiro com o Programa Espacial Brasileiro: Há horas em que as atitudes dos governantes desse país chegam a irritar. Uma dessas irritações diz respeito a falta de atitude enérgica com o sucesso do Programa Espacial Brasileiro. Países como Índia, Japão, Irã  e Coréia do Norte, que começaram muito depois na exploração do espaço, já estão em muito à nossa frente.

“… a Índia, que entrou na exploração do espaço em 1963, já realizou 41 lançamentos de seus três modelos de foguetes a partir de 1975 e produziu 74 satélites de diversos tipos de aplicações. Fora isso, o país asiático mandou ao espaço 45 satélites estrangeiros, colocou duas sondas na órbita da Lua e enviou outra a Marte.” (Poder Aéreo, 11/04/2014, “VLS não será mais lançado este ano, nem tem novo prazo previsto”)

Senhores Comentaristas do Blog Plano Brasil, não há espaço para Ciência séria no Brasil, pelo simples fato, como se posicionou, muito bem, por sinal, Lucas Senna, em 15/08/2014 na recente matéria do Plano Brasil, Por que a sétima economia do mundo ainda é retardatária na corrida espacial”  :

“O programa espacial não deslanchou pelo mesmo motivo que nenhum outro programa científico deslanchou. Primeiro, não existe política de estado séria nesse país, que dirá na área científica.

Além do mais, “ciência não dá voto”, e ainda atrai a atenção de politicamente corretos, idiotas de Facebook, pra falar que o dinheiro “deveria ser usado na saúde”, ou “pra acabar com a fome”, ou qualquer outra coisa do gênero.”

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zirKPc” standard=”http://www.youtube.com/v/HP1IbNz4qY4?fs=1″ vars=”ytid=HP1IbNz4qY4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2989″ /]

Morador de São Caetano do Sul, SP, lança foguete, dia 10/04/2010

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zirQGp” standard=”http://www.youtube.com/v/nZoVHpD4Omw?fs=1″ vars=”ytid=nZoVHpD4Omw&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3831″ /]

Teste Estático, Pressurização e Empuxo do Motor CRLP da Coyote Rockets em 31/03/2011

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1zirX4S” standard=”http://www.youtube.com/v/y0yEMOM-Dxk?fs=1″ vars=”ytid=y0yEMOM-Dxk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9333″ /]

Lançamento bem sucedido do VES em Cordeirópolis, SP, em 22/05/2011

17 Comentários

  1. Existem muitos projetos como esse do Sr. Vagner “Coyote” Brito.pelo mundo a fora,já vi inúmeros programas na tv a cabo de pessoas que executam projetos como esses com recursos próprios e conseguem feitos fantásticos com muito poucos recursos !

    O problema do BRASIL todos nós sabemos,é a falta de vontade política, e como muitos aqui sabem um programa que não estipula metas,que esta sempre em aberto sem precisar mostrar resultados tem que dar nisso que estamos vivendo ai !

    Se esse humilde técnico em eletrônica, estivesse no comando do nosso programa espacial com os recursos que já foram gastos,nós já estaríamos na vanguarda da corrida espacial,temos que reconhecer os verdadeiros cérebros desse país,mesmo os que não estiveram em bancos universitários !

  2. CONCORDO com o dito no texto:
    “Além do mais, “ciência não dá voto”, e ainda atrai a atenção de politicamente corretos, idiotas de Facebook, pra falar que o dinheiro “deveria ser usado na saúde”, ou “pra acabar com a fome”, ou qualquer outra coisa do gênero.””…..
    Vejam bem: os tais politicamente corretos são as piores pragas que se pode ter num país, não tem opinião de nada, somente querem agradar conforme o vento…
    Mas não é isso que quero acrescentar. É o seguinte: Neste país de larápios profissionais (políticos, Marininhas, Betinhos e outros que vem se apresentando, comoos tais politicamente corretos) ignorantes de conhecimento técnico, num país em que matemática, física e química não existe nas escolas. Onde na educação escolar não é ensinada nem noção básica de química que se aplica na cozinha (isto mesmo, química para se cozinhar)… vai se esperar o quê? Povo sem educação no sentido técnico, vai escolher seu representante, o seu igual: é isso. Ou acha que se viesse um Nicolas Tesla, um Leonardo da Vinci contemporâneo ele seria eleito ou mesmo seria patrocinado para ajudar o seu país? Contos de fadas são verdadeiros, como Papai Noel e Coelho da Páscoa. Brasil é reflexo de seu povo individualista, ladrão, egoísta e inferior. O povo sempre escolha seu igual. A fruta não cai longe do pé. Desculpa se ofende, mas é o que concluo, gostaria que fosse diferente.
    Eu sofro numa reunião de condomínio, sofro numa câmara de vereadores, enfim, sempre tem meia dúzia arrumando uma maneira de puxar a brasa para seu assado. É isso.
    Escutei nesta semana do Heródoto Barbeiro que o Brasil gasta ao dia R$ 3,37 no SUS. Conclusão que eu chego: é muito dinheiro para saúde. Ou seja, eu e meus familiares (05) pessoas faz 23 anos que o último procurou um atendimento pelo SUS… quero nosso dinheiro 3,37 x 365 x 23 x 5 = 141.455,75. Lógico, tenho a felicidade de viver em família saudável, somos previdentes e nós cuidamos, ninguém bebe rotineiramente ou fuma, ou outros vícios e a alimentação sempre diversificada. Bom e o resto do povo faz o quê? Não acredito que quase 200 milhões de brasileiros seja doentes, tem algo errado.
    Assim como na saúde, na realidade o dinheiro é mal gasto, e no Programa Espacial também, enfim, no setor público dinheiro não falta, pois 40% de tudo que produzimos: tijolo, casa, extração de areia, ferro, petróleo, açúcar, arroz, azeite, lâmpada, sofá, geladeira, carro, … tem imposto e todos os dias mais imposto é recolhido, ou seja, dinheiro não falta, o que falta é bom senso, o que falta é honestidade, o que falta é BOA ADMINISTRAÇÃO, o que falta são pessoas trabalhando no setor público porque de cargo e função já está mais que lotado e no final do mês lá vai o dinheiro para pagar a Folha de Vencimentos……….
    Acho que na idade média a carga tributária não era tão pesada. Hoje Governo e Banqueiros estão aí só para roubar o povo, os empresários para ganhar um pouco e o povo para trabalhar (ser escravo) e pagar a conta de seus Soberanos. Até a classe empresário esta desaparecendo com a globalização, agora são diretores que representam grandes fundos de investimentos=Banqueiros. Viva o Sistema de um país que não sabe o que quer…

    • ”.. Brasil é reflexo de seu povo individualista, ladrão, egoísta e inferior…”

      Entendo sua revolta e concordo que a maioria de nosso povo possa ser individualista e até egoísta mas ladrão não !

      Nosso povo é honesto trabalhador ingênuo,inclusive discordo daqueles que falam pejorativamente do famoso jeitinho brasileiro, é o jeitinho brasileiro que muitas vezes faz dois comerem onde só a comida para um, que encontra espaço para mais um onde não há mais espaço e por ai vai !

      Nosso povo a duras penas faz desse país uma das maiores economias do mundo, podemos ser bobos,mas repito ladrões não !

      • Concordo com você César Pereira! Como há sessenta anos disse Carlos Lacerda, somos um povo honrado governado por ladrões….

  3. Em tempo, Parabéns aos verdadeiros patriotas e que o Ministério de Defesa, no mínimo consulte os Senhores para apoio ($$$) e desenvolvimento de tecnologia.
    Só falta dizer que não tem dinheiro…

  4. Se o regime militar brasileiro, nao conseguiu resistir as sabotagens ianques do de desenvolvimento dos satelites brasileiros e teve de abandonar o desenvolvimento do processo de fabricacao de armas nucleares, nao me surpreende que com esses civis corruptos, vendidos, que hoje estao no poder, Brasil praticamente nao tem programa espacial.

  5. Isso que é um verdadeiro pesquisador, faz tudo por conta e com recursos próprios, como o se fazia antes do patrocínio de empresas e dos governos e esse fato me deixa triste, em meio à alegria em ler esta matéria. Gostaria que o Plano Brasil acompanhasse o “Programa Espacial Brasileiro, o do Wagner, o que dá resultado”.

  6. O Brasil não gosta de investir no desenvolvimento da inteligência interna, para evitar a inveja. Preferem invejar e investir na inteligência de outros países, cuja cultura é muito menos egoísta e muito menos hipócrita.

    • Queque isso $ O partidao atrasou o pagamento dos patrulheiros,kkkkkk,por isso eles estao se amotinando ,kkkkkkkk. o brasiguaio caiu na real ou eh falta de pagode !

      • Ameba, quando falo Brasil não falo deste governo, me refiro, protozoário, a cultura. Desde sempre, sei que vc não vai entender, mas afinal este esclarecimento é para aqueles com capacidade de pensar, de interpretar, não para projetos yankes de manipulação genética para produzir uma ameba mutante que pensa, que pensa. Kkkkkkkkk.

  7. Parabens a toda a equipe, realmente foco, força e persistencia pra alcançar uma façanha dessas com recursos tãos escassos. O unico conselho que dou é que não percam o tempo tentando apoio do governo pra esse projeto, mas enviem os resultados para empresas norte americanas, russas, europeias que são apoiadoras ( $$$) de projetos como este.

  8. Se notarem , poderá ser um míssil de atake, basta algumas alterações e aviônicos..O n Von Braum, está aí p ensinar o pessoal da AEB como fazer, e chegarmos ao VLS p lançarmos os n satélites .Temos de ousar, buscar soluções caseiras e q em mt caso são bem arrojadas…O entendidos da EAB já foram falar c o cara e ver a viabilidade dos projetos dele e aumentar as escalas deles p atingirmos os n objetivos?! O cara é bom, … p ontem.Sds. 😀

  9. Enquanto este notável brasileiro amarga falta de financiamento, O Eike Batista conseguiu tomar 13 bilhões do BNDES, tinha como lobistas Lula e José Dirceu…

    • Lobista, nesse caso, tem origem em LOBO… aquele ser soturno que tudo devora a sua frente… 🙂

Comentários não permitidos.