Defesa & Geopolítica

O perigo latente das armas militares da Venezuela

Posted by

Governo Maduro justifica crescimento armamentista com medo de ataque militar pelos EUA

Embora fracassado, recente ataque contra um quartel no norte do país deixa especialistas apreensivos. Em termos armamentistas Venezuela tem status especial na América Latina, e sua situação política é altamente instável.

Após o levante na base militar de Forte Paramacay, na Venezuela, no último domingo (06/08), muitos se questionam até que ponto os arsenais do país politicamente instável estão em segurança, e se poderiam ser utilizados no caso de uma guerra civil.

Os Exércitos das nações latino-americanas não contam necessariamente entre os mais bem armados do mundo. No índice Global Firepower (GFP), compilado pelos Estados Unidos, a Venezuela aparece num modesto 45º lugar. Na América Latina, o país abalado por crises está em sexto lugar, atrás da Colômbia (40º), Peru (39º), Argentina (35º), México (34º) e o Brasil, de longe o de mais forte militarmente, ocupando a 17ª posição do GFP.

Força e perigo são relativos

Força é em conceito relativo, neste contexto, e dependente de diversos fatores, como o tipo das armas, sua idade ou construção. Contudo o consenso entre os analistas é que a região praticamente não dispõe de armamento pesado.

“Nesses países não há grandes quantidades de tanques blindados, navios de guerra ou similares, que em outros lugares se consideram representativos de uma grande potência militar”, comenta Matt Schroeder, do projeto internacional de pesquisa Small Arms Survey.

Num contexto político instável, como no caso da Venezuela, porém, cada arma tem potencial de perigo, independente de seu tamanho. “Estamos apreensivos com armas de mão, granadas e mísseis de curto alcance que possam cair em mãos criminosas”, alerta Schroeder.

Nesse contexto, mesmo tendo fracassado, o recente ataque contra um quartel no norte venezuelano suscita preocupação. “Terroristas, narcotraficantes e traficantes de armas não querem armamentos high-tech, mas sim pequenos e simples. Caso a situação na Venezuela siga piorando e incidentes assim se repitam, aí temos um problema.”

Sistema de mísseis portátil russo Igla-S tem importãncia inusitada nos arsenais venezuelanos

Meio milhão de soldados voluntários

Para Diego Sanjurjo, politólogo paraguaio da Universidade Autônoma de Madri, também em outro aspecto o país em questão é ímpar na América Latina: “Enquanto no resto da região houve desarmamento maciço nos últimos anos, a Venezuela é uma grande exceção”, tendo aumentado seus arsenais como nunca antes. Como justificativa, evoca “o perigo latente de invasão pelos EUA”.

Além disso, a república bolivariana não tem excedentes de armas, pois, além do Exército regular, mantém um de voluntários, com cerca de 500 mil cidadãos fiéis ao governo estão à disposição das Forças Armadas. O presidente Nicolás Maduro anunciou que até o fim do ano cada um deles deverá dispor de uma arma.

Segundo o especialista Matt Schroeder, uma determinada arma abriga potencial de ameaça especialmente elevado: “Durante o governo de Hugo Chávez, a Venezuela adquiriu um número inusualmente alto de mísseis russos Igla-S”, dos quais dispõe atualmente, no mínimo, de 4 mil a 5 mil unidades.

No resto da região esse sistema portátil, lançado a partir do ombro, não é muito difundido. O Brasil, por exemplo, possui um número bem mais modesto de Igla-S. “O problema, no caso da Venezuela, é a quantidade de armas de mão e mísseis, e a situação de segurança precária no país. É grande o risco de um soldado cair na tentação de vender armas a qualquer um, para alimentar a própria família”, adverte Schroeder.

“Perfeitos para uma guerra civil”

O pesquisador Pieter Wezeman, do Instituto de Estudos da Paz em Estocolmo (Sipri), partilha essa apreensão. “Todos os países latino-americanos têm arsenais armamentistas que servem perfeitamente para uma guerra civil. No caso, sua idade não é importante: armas de pequeno porte adquiridas 40 anos atrás bastam perfeitamente para inflamar um conflito.”

De uma maneira geral, em caso de guerra civil costumam se empregar as armas que já se encontram no país, pelo menos de início. Exemplos mais recentes são a Líbia, Síria e Iraque, onde os rebeldes assaltaram bases militares a fim de se armar, lembra Wezeman.

Fonte: DW

92 Comments

  1. Resultado de Politica Fracassada do Chaves.

    • tinha que ser o chaves mesmo .
      foi sem querer querendo

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      Pra praticar GENOCÍDIO com o seu próprio povo deve ser suficiente… agora, pra impedir uma invasão dos Mariners, creio que não… o futuro dirá… cadê o GOVERNO ESQUERDISTA brasileiro que ainda não retirou seu diplomatas daquela DITADURA CUBANA TRAVESTIDA DE BOLIVARIANA ???… era pra sermos nós a bola da vez, mas o povo brasileiro abriu os olhos mais cedo que os vizinhos… ainda bem… pusemos os foristas esquerdopatas pra correr… e nesse ínterim alguns já foram comer capim pela raiz… GRAÇAS A DEUS !!!…

  2. o plano brasil esta comendo bola direto
    os traidores ja foram presos
    foram financiados por Miami a mesma que veio os fuzis para o comando vermelho do rio de janeiro
    trump ameaçando a venezuela pode jogar todo o continente em uma guerra civil
    o trump fala pelos cotovelos

    se fosse ruim para todos venezuelanos o maduro teria caido mas la ele tem apoio sim do povo senao ja haveria de ter caido

    trump quando fala em invadir Venezuela ele demostra total desrespeito com todos paises americanos do sul pois parece ser o quintal deles

    na coreia o povo se alistando em massa pode acontecer a mesma coisa na venezuela
    Vietnam latino

    ja descarta a operçao logística entreguista que vai fazer na fronteira do peru colombia e brasil , fala que foi corte de verba rs

    • Ferreira Junior says:

      Parabéns pelo comentário.

    • Adriano Corrêa says:

      Concordo! Tem é muito falastrão por aí, os problemas da Venezuela temos que fazer como sempre fizemos, procurar ajudar com paz e camaradagem sulamericana.

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        rsrsrrsssss… quer dar tempo pro regime ditatorial que vc admira se estabelecer de fato, meu caro comuna ???… SÓ QUE NÃO… logo as forças democráticas de verdade começarão a se organizar e ai o bicho vai pegar pro lado do DITADOR COMUNISTA… vai parar na ponta da corda como todo ditador merece acabar…

    • O seu viés ideológico trai a razão.Ao contrario do que afirmas,o tirano de plantão não tem o apoio do povo,pelo contrario eles querem a sua saída. Não está ruim para o povo,está péssimo,só os cegos ideológicos que não querem ver!
      O atual ¨governo¨é mantido pelo apoio dos militares que se venderam ante vantagens pecuniárias,bem como pelo apoio de Cuba e países ditos bolivarianos.

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        Preocupe não… “O SOCIALISMO SÓ DURA ENQUANTO DURA O DINHEIRO DOS OUTROS…”… Margareth Thatcher…

        Num mundo em eminente transformação tecnológica (em menos de 25 anos estaremos passando pela SINGULARIDADE TECNOLÓGICA,,,), um regime assim não perdura nem que a vaca tussa… repito: MADURO VAI PARAR NA PONTA DA CORDA antes do que pensamos… é um governo FRACO, amparado na grana que os russos fornecem em troca de petróleo futuro… isso os esquerdinhas não falam porque são burros, analfabetos e mal informados… a Venezuela já vendeu aos russos bacias de petróleo inteiras através de contratos futuros… os chinas tinham feito o mesmo, mas caíram fora porque pagaram mas acabaram descobrindo que não iriam receber… então, o fim do madurismo é iminente… favas contadas… é só os russos pararem de comprar os contratos e ele se finarão… rsrsrsrsrsrssss…

    • ONU diz que Venezuela supera Brasil em qualidade de vida.

      Venezuela aparece com uma pontuação de 0,767, no 71º lugar, acima do Brasil, cujo índice é 0,754 e ocupa o 79º lugar no ranking de melhores ou piores países para se viver.

      Nem precisa dizer que ficamos atráz de Cuba também.

      • nascimento e pior de tudo a onu que e um escritório americano rsrs

        mas fazer o que nem o vice presidente americano visita os golpistas

        milhoes entrando na miseria novamente
        veja quanta gente puxando carroça

        ai vem aqui ficar deslumbrado com venezuela sendo que o brasil violento igual?

        e ainda quer discutir sobre cegueira ideológica rsrs

        o que esse governo golpista quer e arrumar uma guerra na america latina para poderem dar outro golpe esse com nome de parlamentarismo , distritao e o caramba a quatro ok

        quero saber quando o comando militar vai perceber a cama de gato que esse lixo golpista esta fazendo contra as forças armadas

        alias perceber não ,pois eles ja estão a par mas quero saber da tomada de atitude em ver um aloisio 500 mil fazer a presepadas dele achando que nos somos carne de canhao de gringo

      • A ONU já não consegue disfarçar a simpatia comunista e o globalismo destruidor de soberanias nacionais.

        Dados falsos para incitar os imbecis brasileiros a perseguir o “paraíso socialista” e ficar cantando “Guantanamera” como idiotas.

        • onu obedece o que os yankes mandam

          so mesmo alguem que acredita no mbl movimento boquinha livre para achar o contrario

          se ate a onu citou o brasil pior que a venezuela ,mesmo o brasil tendo esse lixo de governo entreguista entao a coisa esta feia mesmo

          faz o seguinte voce que se acha de direita , vai na marcha dos nazistas nos estados unidos

          eu aposto que voce nao dura dois minutos no meio deles
          irao te pendurar em uma arvore e tocar fogo no seu corpo rsrs e ainda vao te chamar de comunista rsrs

          e vem aqui enganar quem ?
          , ve se eles te aceitam por la , vai para miami sem visto igual o aloisio quer liberar para os gringos ,vai comprar terras no exterior o menos estado rsrs

          mais um sabe de nada inocente !! ou pode ser o mesmo que nao sabe nada mesmo mas fica mudando de nicks names

        • A Máquina Troll says:

          “M. Silva
          13 de agosto de 2017 at 16:48”

          “enviado da ONU denuncia “neocolonialismo” dos EUA na África”

          “ONU denuncia projeto dos EUA de expulsar crianças ilegais”

          “Alta comissária da ONU Navi Pillay denuncia EUA por armar Israel”

          “EUA: ONU denuncia cortes no fornecimento de água para famílias pobres de Detroit – Internacional”

          “Comitê da ONU denuncia morte de crianças afegãs pelos EUA”

          “Especialista da ONU denuncia ‘barcos-prisões’ nos EUA”

          “ONU denuncia padrão de impunidade nos EUA”

          “ONU critica EUA por violar direitos humanos em Guantánamo”

          “ONU denuncia crime de guerra dos EUA no Iraque”

          a ONU denuncia diversas ações atrozes e criminosas desta gente mundo afora…

          Síria – Conferencia ONU – Legendado :

          https://www.youtube.com/watch?v=abHj_OP5pGU

        • PMs armados ocupam universidade durante audiência pública sobre direitos humanos

          Ouviram-se frase macabras, como “Depois morre e não sabe o porquê!” ou “Quando precisarem da polícia, chamem o Batman”. Além disso, um grupo de militares e seus apoiadores começou a fazer cartazes com “Bolsonaro 2018”, “Liberdade sem libertinagem”, “Pode confiar #”. Situação preocupante em que os que defendem a “escola sem partido” partidarizam sua atuação portando as vestes e as insígnias de uma corporação militar. Ainda mais lamentável: a alta patente fardada nada fez para controlar seus subordinados que, aliás, quase agrediram fisicamente algumas docentes e estudantes.

          Eduardo Bolsonaro já postou foto nas redes com bandeira adotada por supremacistas brancos, Ku Klux Klan, depois pelo extremista Tea Party e finalmente por supremacistas brancos.

        • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

          rsrssrsrsrsssss… TRAGAM UM TROFÉU PRA ESSE MITO !!!… descrevestes bem como as coisas se dão no ideário dazisquerdas nacionais… 🙂

      • “ONU diz que Venezuela supera Brasil em qualidade de vida”

        Quem fornece os dados “oficiais” a ONU mesmo?
        Há é ! São os governos locais kkkk, deve ser tudo verídico então kkkkk, só não entendo como tem tanta gente fugindo de la, não faz sentido fugir de paraísos como Venezuela e Cuba kkkkkkk

        • a maioria que foge sao sempre os mesmos

          sao os mais abonados , os pobres em sua maioria fica e luta

          igual a uma guerra em cuba aconteceu isso muitos foram embora e quem ficou foram os pobres

          mas ja que voce esta falando em ir embora rs

          https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/311531/No-Brasil-p%C3%B3s-golpe-34-gostariam-de-emigrar.htm

          agora traduz ai 32 por cento do brasileiro veja que é muito mais que a populaçao inteira da venezuela

          e mais veja quem é que vai embora mesmo apenas o rico ou o cara que vai se desfazer de tudo atras de um sonho que talvez na maioria das vezes nunca jamais se realiza

          engana ninguem , essas pesquisas usam muitas vezes material de ongns em que mais uma vez quem controla sao inglaterra estados unidos e afins

          a onu escritorio yanke !

      • jose luiz esposito says:

        Nascimento ,explique para que Serve a ONU ? Eu somente a vejo avalizar as Desgraças cometidas pelos EUA e seus Capachos Mundo a Fora .

    • Traidor da pátria é o Maduro, que junto com seus asseclas do executivo vêm tentando botar goela abaixo (para não dizer outra coisa bem pior) uma constituição ilegítima para se perpetrar ditador, até porque não tem como advogar pelo coletivo, pela estatização completa sem antes colapsar a economia, ferir liberdades individuais que em uma democracia LEGÍTIMA E LIBERAL são incólumes;o final, todos sabem: igualdade e justiça social cumpridas com êxito, maior parte da população na linha da miséria, prisão de opositores, sem qualquer motivo lógico, senão o medo de uma ideia contrária que ligue uma faísca de esperança, pessoas se matando por um pedaço de comida, na doce teoria igualitária de um paradiso, lhes aplicamos a realidade, e vemos apenas escombros.

    • É sarcasmo né ? Não é possível uma pessoa ser tão retardado.

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        rsrsrsrsrsrssrssrsss… tadinho do pézito esquerdista… rsrsrrssrrsrsssss…

      • É sarcasmo né ? Não é possível uma pessoa ser tão retardado. quem ? os nazistas do estado minimo escravos de sionistas e maconicos ?

        • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

          NÃO… os rola bostas vermelhinhos que querem nos transformar numa republiqueta de retardados socialistas… SÓ QUE NÃO… “AQUI NÃO É A VENEZUELA” – João Dória…

          • OBLIVION – Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus!
            kkkkk belo nome kkk mostra teu nivel de inteligencia!

          • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

            Vc prefere dilmanta ou luladrão ???… posso mudar pra te agradar… 🙂

  3. Eduardo Ramos says:

    Tomará que Trump invada logo a Venezuela e expulse de lá todos os comunistas e que eles voltem para o limbo que saíram nesse caso a Cuba dos irmãos Castro.

    • Eduardo Ramos says:

      Quem disse que sou a Apátrida ? Veja lá quem coloniza a Venezuela agora é Cuba, Rússia, China e o Hezbollah, Este Cocar tem historia de lutas contra regimes de exceção que escravizavam povos e realizavam genocídios como o Nazismo, pera o comunismo sempre realizou esse tipo de coisa também escravizou povos e cometeu genocídios, Vargas Quiz sair da vida para entrar para a historia e isso foi problema dele, Maduro já entrou para a historia como pior governante da Venezuela só resta saber como vai sair se bem que todos já desconfiamos que vai ser pela porta dos fundos.

  4. Será que realmente o Trump vai mandar marines para a Venezuela como ele disse ? .. se for será outro front a caminho, além da Coreia do Norte,Irã, como se já não bastasse a Rússia e a China… olha que nem citei o Afeganistão,Síria e o Iraque.
    .
    E se mandar .. então o tio Sam …só terá fazendo o seu “sagrado” papel de o maior FDP do planeta, e isso nunca seria uma novidade não é mesmo ..rsrrs
    .
    E por falar em FDP … a História tem se mostrado ás vezes muito cruel com eles e mitas vezes até maquiavélica … se não vejamos.
    .
    .
    .
    Na idade antiga mais precisamente na antiga Grécia , segundo os homens .. olhando pelo lado gnóstico dos fatos do passado .. a Dona História se viu em um grande dilema, como tirar a Grécia de cena e colocar Roma .
    .
    A Grécia já houvera cumprido o seu papel para a evolução dos homens; e na nova Roma seria a bola da vez do projeto para o desenvolvimento da humanidade .
    .
    Então ? .. como haveria a história destruir a Grécia e em cima dos seus escombros fazer Roma ? .. então a dona História deixou por conta do “acaso” o pepel de aniquilar a Grécia e assim elevar Roma no seu lugar .. e em nome do desenvolvimento social dos homens …. o “acaso” encontrou um ponto fraco na Grécia e este ponto fraco tinha um nome …o fútil do Páris.
    .
    Páris um troiano da elite daquela época, não passava de um playboi, um boa-vida, um mauricinho …alguém que vivia na vida mansa, um namorador … então páris; de todas as mulheres gregas no pedaço … o cara foi dar logo em cima da mulher do maior valentão do pedaço .. Minelau irmão do rei Agamenon…..bem … o desenrolar desse fato a Dona História …contra lá na ” guerra de troia ” .
    .
    A História as vezes usa pessoas como Páris, pessoas fúteis, sem um propósito maior e uma visão tosca do futuro … estes incautos esquecem do passado e nem se quer … vivem o presente pois a sua futilidade os deixam cegos, débeis e de fácil domesticação como bons animais ao trato que merecem …rsrsr.. e assim a História usou e usa pessoas como os Páris da vida …como fora com os fúteis na antiga Grécia, também foi em Roma e hoje também não seria diferente com os atuais Páris ( os párias ) .. os lendários “comedores de alfafa”.
    .
    Eu não estou aqui represando a Dona História e nem tenho uma procuração dela para falar por ela .. mas creio que se ela se manifestasse aqui …em uma frase ela diria para os fúteis do momento o seguinte …. ” VALEU COXINHAS “

    • Adriano Corrêa says:

      Putz! Eu sempre gosto de parar em um pastelaria aqui da minha city e comer uma coxinha de vez em quando!
      Agora que essa gentalha tem esse termos a eles(as) atribuídos, acabo a me lembrar disto quando vou na pastelaria!

      Ótimo comentário o seu, parabéns!

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        Ir morar no paraíso ditatorial venezuela/cubano mortadela algum quer… rsrsrsrsrssrsrsssss…

  5. Ferreira Junior says:

    Ficou provado que a Venezuela SEMPRE teve razão ao afirmar que precisa se armar, para tentar evitar uma invasão colonial dos EUA.

  6. A Máquina Troll says:

    são nestes momentos que a gente vê bem a importância de se ter uma defesa e principalmente um serviço de inteligência bem montado, preparado e eficaz…

    • A Máquina Troll says:

      nos dias de hoje de nada adianta um pais ser bem armado mas ter instituições fracas/vulneráveis e um serviço de inteligência inútil e vagabundo….o inimigo se infiltra e aparelha toda a sociedade e instituições chaves..se infiltra em todas a camadas da sociedade e das instituições do pais….e derruba e toma o pais alvo por dentro…sem dar um único tiro…sem mobilizar nenhuma incursão militar…

      • O Exército só se preocupa em “monitorar” os movimentos sociais, ainda sofrem da paranoia anticomunista, mesmo sabendo que comunismo não existe e nunca existiu no mundo (ficou restrito à cabeça do milionário inglês Carl Max, que não tendo o que fazer escreveu o famigerado manifesto comunista).
        Para os militares do Brasil tudo o que vem do “parceiro” do Norte é bom.Sempre foi assim, uma total subserviência a US ARMY.
        Vejam que recentemente deram um curso de guerra nas selvas para os yankes. Ninguem sabia porque o interesse dos yankes em fazer exercícios na Amazônia. Afora sabemos estavam se preparando para invadir a Venezuela e vieram estudar a geografia do terreno..

        • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

          RSRSRSSRSRSRSRRSSSS… “CARL MAX” e “MILIONÁRIO” non ecxiste, meu caro comuna… RSRSRSRSRSRSRSSS… é o que eu sempre digo… COMUNISTA BRASILEIRO é uma vergonha pra comunidade comunista internacional… RSRSRSSRSRSRS… comunista, antes de mais nada, tem que saber ler para poder entender o que o manifesto do barbudo quis dizer… mas os nossos comunistas nem isso sabem… os nossos comunistas são analfabetos… RSRSRSRSRSSRSRS… vergonha internacional… RSRSRSSRSRSSSS… são comunistas de ouvido… de “ouvi dizer que é assim ou assado”… RSRSRSSRSRSSS… “Calr Max” foi de matar.. RSRSRSSRSRSSSS… deve ser parente do Mad Max… RSRSRSSRSRSRSRSSSSS…

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      “são nestes momentos que a gente vê bem a importância de se ter uma defesa e principalmente um serviço de inteligência bem montado, preparado e eficaz…”… REALMENTE… pra implantar uma DITADURA DA NOMENKLATURA SOCIALISTA tem que ter tudo isso ai pra MASSACRAR o próprio povo…

  7. Furia Nordestina says:

    Adriano Ramos bla bla bla Comunista bla bla bla comunista muda o disco retardado sempre a mesma ladainha essa gente vê comunista ate na hora de fazer o numero 2. já a Venezuela àquilo la e uma guerra política de dois grupos antagônicos pelo poder nada mas e cada grupo que exterminar o grupo contrário essa divisão entre chavistas mas oposição esta destruindo a Venezuela e os países vizinhos da nossa região mas as grandes potências deveriam pressionar tanto o governo como aposição chegar a algum acordo político para evitar o pior ou seja uma guerra civil que e tudo que ninguém quer muito menos nos já que uma guerra civil na Venezuela trariam levas de milhões de refugiados Venezuelanos pras nossas Fronteiras

    • Guerra civil está acontecendo nos USA , na Virginia onde acontecem combates entre neonazistas e antinazistas.
      O Baby Sauro Trump instigando a discórdia na Venezuela e esquecendo do próprio pais. Como diz um velho ditado “o macaco só olha pro rabo da cutia”.

      • Pois não é ! … logo eles ( neo fascistas ) que vivem esbanjando hipocrisia, como tem alguns por aqui … se dizendo “preocupados” com os povos; venezuelano,norte-coreano,cubano, tec ..etc .. e são os mesmos que sai na rua para agredir ; negros,árabes,índios,nordestino,judeus,homossexuais,mulheres ..etc ..etc
        .

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      Não são COMUNISTAS… são MARXISTAS/LENINISTAS… rsrsrrssrsrsrsssss… analfa… 🙂

  8. Furia Nordestina says:

    Correção e Eduardo Ramos não Adriano .

    • Eduardo Ramos says:

      Eu sou Nordestino! Respeite um conterrâneo não lhe conheço não lhe desrespeitei com insultos, respeito sua opinião mais não me insulte, observe que países como Cuba, Rússia, China em menor escala Bolívia, Nicarágua e etc, atuam para manter o regime de Maduro lhe fornecendo armas das quais ele as utiliza para oprimir seu próprio povo, armas estas que já ameaçuo entrar em guerra com a colombina e invadir Essequibo na Guiana Inglesa, e inclusive ameaçou Brasil se Dilma fosse impeachmada os de menor porte como citei na OEA e na Unasul só votam a favor da Venezuela sustentando um Governo ilegítimo que fraudou as eleições de forma grosseira como no Equador, o povo de la não tem comida, remédios e tem gente que apoia tudo isso, mas a hora de Maduro vai chegar e a vai ser a esquerda retardada que vai sofre um rever nunca antes visto.

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        Liga não… é só a fúria burrista em ação de evacuação de impropérios descarga abaixo… rsrsrsrssrssss…

  9. Trump não vai invadir nada, não tem dinheiro, quem financia não vai mais assinar o cheque.

    Quanto a Venezuela, kkkkkkk espero que ela afunde cada vez mais no inferno socialista, assim serve de exemplo para o restante da America do Sul, alias ja esta servindo.

    Tem engenheiro venezuelano vendendo bananas nos faróis de Boa Vista RR, e meninas de 12 anos se oferecendo para prostituição em troca de um prato de comida, e boçal ainda vem defender este regime lixo com base em anti americanismo de síndrome do irmão do meio. PATÉTICO.

    • Aqui no Brasil tem muito engenheiro dirigindo taxis.

      • Pois la taxistas são considerados “burgueses safados” como todos os que trabalham ou empreendem na iniciativa privada, no socialismo só e valido o parasitismo estatal.

        E eu não vejo taxistas nem engenheiros brasileiros fugindo para caracas, já o contrario….

      • Francisco …. hoje há no braZil muitas contradições se não vejamos …ainda há muitos braZileiros fugindo para Miame e ao meso tempo há muitos estrangeiros como Haitianos,Sírios,Bolivianos, africanos,Coreanos,Chineses, europeus chegando no braZil e a contradição maior é que muitos neofascistas ( os nazistinhas ) que adoram perseguindo nas ruas do braZil haitianos e árabes … ou seja …são os hipócritas que estão preocupados com a situação da condição humanitária na Venezuela,norte-coreana,cubana,haitiana …rsrsrsr … dá para levar à sério esses nazistinhas .
        .
        São os mesmos que aplaudiram o Bosonaro quando este fez alusão preconceituosa para os quilombolas e os índios que são braSileiros natos …. e agora estão chorando lagrimas de crocodílio para o povo venezuelando …HAHAHAHAH ..

        • Para que este HAHAHAHAH no final do texto cupanhero ?
          Por acaso você acha graça nesta baboseira que escreveu ?

          • Não “cupanheiro” … acho graça de vocês neofascistas …rsrs .. cheiros de contradições,bravatas baratas,demagogias com sua ideologias ultrapassadas ..HAHAHAHAH .. são piadas em pessoas …HAHAHAHA..

          • Neofacistas são voces que se fazem de bacanas , usando conversinha fiada com mantras propagandisticos dos anos 60 ….
            Para seu governo menino , eu me orgulho muito de pertencer a uma família Republicana que combateu Benito Muussolini e perdeu dois de seus membros . Ok ?

          • “Os fascistas do futuro, chamarão os outros de fascistas”

            Winston Churchill

  10. O maior de uma invasao americana e a eminente guerra civil na venezuela e a nossa fronteira pois, os venezuelanos fugiram macicamente nestas duas situacoes e armas brasileiras nada farao, . alias se tivessemos alguma capacidade militar relevante Trum nao vociferava sem pensar sobre invadir a Venezuela.

  11. Retificando o maior perigo.

  12. Quanto vale um Igla S no mercado negro? Quanto um terrorista da AlQaeda, Isis, ou algum outro grupo pagaria para ter um destes?
    Uma pena ver a Revolução Bolivariana tão elogiada pelos socialistas latinos e brasileiros, artistas, não conseguir entregar comida a população e se transformar em uma ditadura militar como em Cuba?!? Tem gente que desejava este destino ao Brasil. A Venezuela tem os maiores indices de violencia urbana do mundo. País falido!

    • jose luiz esposito says:

      Exemplos nos EUA de militares venderem informações , projetos , detalhes e armas ao inimigo Deles , não e daí por isso , os Exércitos de nossa região deveriam deixar de se armar , Mais um exemplo , na Coreia , caso usassem Paraquedistas , seus aviões seriam derrubados com a tropa ,antes do lançamento , um tentativa de ataque anfíbio seria praticamente impossível tal o número de submarinos ao largo do litoral Coreano ; na Venezuela o número de IGLA S aconteceria o mesmo , e os milicianos armados podendo levar vários soldadinhos a morte antes de morrerem , calculem o número de soldadinhos o Tio Satã teria que dispor , Tio Satã agora deverá pensar bem antes de assumir este Risco , será mais um FIASCO , onde se metem fazem desgraças , mas não vencem !

  13. …………um Igla – S custa de 60.000 a 80.000 dólares porém no mercado negro deve custar muito mais………………………..bem as possibilidades de terroristas pegarem os estoques venezuelanos existem mas creio que o Maduro já esteja bastante esperto sabendo das consequencias de “revoluções coloridas” em sua marcha para derrubada de um governo ……….outrossim, quem financiava os grupos anti-Assad e o tal estado islamico eram as chamadas potencias ocidentais e Arabia Saudita mas muitas corjas terroristas rapinaram armas que sobraram dos enormes estoques do Iraque e Líbia ….dinheiro para produção e compra de armas tbm não falta aos EU que quer fazer da Venezuela uma nova Síria pra alimentar seu complexo industrial-militar…………..

  14. O povo passando fome e enquanto os seu lideres vivem como reis e tem pessoas que defendem isso, maldito Marxismo porque não vão todos morar la se o Maduro é tão bao ?

  15. A Máquina Troll says:

    “Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.”

    Nelson Rodrigues

    • O caso da Venezuela! Perfeito! No caso estão tentando não serem exterminados pelo MADURO, alguém aqui lembra de algum país q foi tomado/dominado pelos comunas q deixou de sê-lo? É mais do q sabido o quanto desses povos fugiram assim q tiveram oportunidades, arriscando-se através das formas mais precárias possíveis. Nesses países há oposição com alguma representação? Dá pra comparar com a parte “socialista” q existe nos países democráticos? Com os democratas nos EUA? Vejam o q a mídia, universidades desses países propagam em seus discursos e agendas? É preciso ser muito BURRO ou desonesto, mesmo para não enxergar a diferença, o quanto estão infiltrados no sistema mundo afora e quem realmente propiciou isto, não teriam conseguido sozinhos…

      • jose luiz esposito says:

        Senhor Antonio , cite três países comunistas por favor ? Dois tenho certeza que citarás , mas três será impossível , mas como conheces bem o que afirmas , penso que poderás tirar da Cartola o Terceiro .estou esperando !

    • A Máquina Troll says:

      “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

      Nelson Rodrigues.

      • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

        “É porque eu realmente sou um sujeito CANALHA sr. Warpath…”… A MÁQUINA TROLL…

    • A Máquina Troll says:

      “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.”

      Nelson Rodrigues.

    • A Máquina Troll says:

      “Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.”

      Nelson Rodrigues.

  16. Palavras ditatoriais sempre geram atitudes ditatoriais…A Venezuela é uma ditadura desde o primeiro dia de Hugo Chaves…sempre com a ideia de coletivização dos problemas individuais, como se a pobreza do meu vizinho fosse responsabilidade da sociedade!
    Por mais problemas que o nosso Brasil tenha, ainda temos total liberdade de expressão, apesar do radicalismo de meia duzia de idiotas nas redes sociais (cara-a-cara são uns fraguinhos), o país continua andando e tentando consertar erros históricos.
    Defender Hugo Chaves, Maduro, Cristina Kirchner etc…de dentro da sua casa, aquecido, com comida na mesa, computador, liberdade de expressão etc…é fácil, quero ver ser homem e ir viver na Venezuela ou Argentina (países extremamente corruptos e com problemas de tirania crônica).
    Sabe o que é engraçado? Tanto Venezuela quanto Argentina, supostamente inimigos do mundo, atacando EUA e meio mundo, acabam por ser países extremamente irrelevantes em todos os cenários.
    A Holanda, países minúsculo da Europa, população pequena e envelhecida, tem uma riqueza maior que Argentina, Venezuela e Bolivia somados.
    Os quietos dominam o mundo!
    Abraço!

  17. Fabio Aguiar says:

    Brasília deveria oferecer um bolsa família pi cara irmã desses.

  18. OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

    Os EUA podem até não invadir tão logo a venefavela, mas nada impede que eles financiem uma guerra civil apoiando a oposição venezuelana… e adivinhem de que lado o Brasil penderá ???… duvido que dos comunas… se formos pra guerra, tá na hora de limpar a nossa casa desses imundos vermelhos… COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO… e tenho dito… e o SENHOR TODO PODEROSO tem dado uma ajudinha ultimamente… já autorizou o capeta a levar meia dúzia nesse último ano através dos umbrais dos infernos… rsrsrsrsrrssss…

  19. Renato de Mello Machado says:

    Isso é conversa fiada,nunca que a” Volkssturm Bolivariana” vai lutar como os russos em Stalingrado,ou os alemães na luta por Berlin.Quando o caldo engrossar vão aparecer as rendições.A Venezuela um bom país cair nessa foram muito ingênuos,mas o Brasil não tem de se meter a depor ninguém.Pois nossos chefes militares falam toda hora em respeitar a constituição no nosso país,né? Sr General Villas Bôas,para a alegria dos enrustido a comunista desse país. Mas as vezes para puxar o saco dos EUA, podem querer botar a gente para lutar com vizinhos.Os venezuelanos quê escolheram esse triste fim de sair da comunidade internacional, e se juntar ao lixo quê é Cuba então quê se lasquem.

    • … e se juntar ao(inimigo do)lixo/luxo quê é Cuba então quê se lasquem.
      (nao e cuba que querem se juntar e a china e seu Novo Banco de Desenvolvimento e deixar de ser colonia depois de 500 de exploraçao)

      • anos
        ‘Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana.’
        Fidel Castro

        • Essa frase hoje é completamente falsa! Há milhares de crianças cubanas dormindo nas ruas hoje em dia, prova cristalina do fracasso retumbante do socialismo/comunismo

          • “Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral.”
            Fidel Castro
            (ja os vendidos a moral e a 1 coisa que perdem)

          • “Revolucionários” de esquerda, farsantes que eram e são, nunca tiveram moral. São canalhas que enganam apenas incautos….

          • “A história me absolverá.”
            Fidel Castro

          • A história j’o condenou!

          • A história jornalistica’o condenou!

          • Não meu caro PeTista! A história mesmo! Cuba hoje está mergulhada na miséria, exporta médicos como mão de obra barata para financiar o regime e a prostituição alcança níveis altíssimos. Culpa do socialismo/comunismo que você defende.

          • List of countries by Human Development Index
            68 Cuba 0.775
            71 Venezuela 0.767
            79 Brazil 0.754

          • Quem audita esses índices mesmo meu caro PeTista?

          • ai q ta ate eles ! que na siria,iraque e ucrania provaram que sao vendidos!
            2010: 0,724
            2011: 0,730
            2012: 0,734
            2013: 0,747
            2014: 0,754
            2015: 0,754
            2016: 0,754
            Por que parou?
            Parou por quê?

            Por que parou?
            Parou por quê?

            Por que parou?
            Parou por quê?

            Por que parou?
            Parou por quê?

            Parou porque viu violência
            Parou porque viu confusão
            Se a gente(eles) tomar a previdência
            Desarma a polícia e armar o ladrão

            Parou pra ficar na escuta(nsa/cia)
            Pra ver outro bloco passar
            Na praça so cabe dis-puta(dos eua)
            Se toca quem quiser se tocar!

            Parou?
            Por quê parou?
            Parou por quê?

        • Você mesmo se ridiculariza PeTista!

          • e seu esclerosado caquetico safado papagaio da veja vindo dum nulo idiota util que nem tu nao e ofença !

          • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

            COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO e COMUNISTA BURRO É PRAXE… e tenho dito… RSRSRSSRSRSRSRSSRSSSS…

          • OBLIVION – Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus!kkkkk belo nome kkk mostra teu nivel de inteligencia! foi ironia ta kkk da falta de inteligencia! fazinho do doria

          • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

            Humor de comunista nível tiririca… rsrssrrsrssss… “Forentina, Forentina…”…rsrsrsrsrssss…

          • OBLIVION – Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! 16 de agosto de 2017 at 0:10
            Humor de comunista nível tiririca… rsrssrrsrssss… “Forentina, Forentina…”…rsrsrsrsrssss…
            tento fazer graca com abestado kkk mas eles se senten verdadeiros meritocraticos da direita q nem doria kkkkkk nao respondo mais para essa laia empoderada e perda de tempo
            (tiriria votou a favor do impeachement)
            sorry/ze ninguem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com