Defesa & Geopolítica

O novo bombardeiro chinês será realmente furtivo ?

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A revista de aviação de maior prestígio da China publicou as descrições de um concepção artista do bombardeiro estratégico pesado de nova geração da Força Aérea Chinesa.

O bombardeiro furtivo, conhecido como JH-XX pela aviation0watchers, é um avião bimotor e elegante, bem diferente dos modelos de bombardeiros furtivos dos EUA. O Pentágono acredita que o avião será capaz de transportar armas nucleares.

Imagens artistas do JH-XX apareceram na capa da edição de maio de 2018 da revista Aviation Knowledge a revista de aviação mais antiga e popular da China.

Fundada em 1958, é publicada pela Sociedade Chinesa de Aeronáutica e Astronáutica a revista tem ligações com a Universidade de Aeronáutica e aeroespacial de Pequim. Ambos têm ligações com o governo chinês, incluindo a Força Aérea do Exército Popular de Libertação (Força Aérea Chinesa).

De acordo com a Modern Chinese Warplanes, duas filosofias de design estão competindo para entrar no bombardeiro estratégico de próxima geração da China. Um deles, o H-20, é um design de asa voadora subsônico e furtivo similar aos bombardeiros americanos B-2 e B-21.

Já o Outro, o JH-XX, é um design supersônico mais convencional. O H-20 é projetado com o máximo de furtividade para se infiltrar no espaço aéreo inimigo. O JH-XX é menos furtivo, mas capaz de atingir velocidades supersônicas ao redor das defesas inimigas.

As imagens do JH-XX mostram um bombardeiro com um layout de avião bastante convencional, incluindo fuselagem e estabilizadores horizontais. A aeronave também parece construída para velocidade, com uma configuração aerodinâmica de asa de em ângulo mais crítico.

As asas estão “limpas” sem tanques de combustível ou armas, com ambos armazenados internamente para preservar o perfil furtivo do bombardeiro.

Embora não seja uma asa voadora no estilo B-2, o JH-XX tem muitos recursos de aeronaves stealth. O avião tem uma aparência achatada, com ângulos embutidos que tornam a aeronave menos suscetível ao radar. As entradas de ar são irregulares para reduzir sua assinatura de radar e colocadas no topo da aeronave para mantê-las fora da vista dos radares que operam abaixo do bombardeiro. Isso sugere que o JH-XX é projetado principalmente como um penetrador de alta altitude.

As duas saídas do motor estão enterrados dentro da cauda da aeronave, reduzindo seu aspecto de radar para trás e são protegidos horizontalmente pelos grandes estabilizadores horizontais. Isso diminui as chances de o bombardeiro ser detectado por sensores infravermelhos de busca e rastreamento e por mísseis guiados por infravermelho.

A questão é: a aparição do JH-XX na capa da mais prestigiada revista de Aviação chinesa significa que a filosofia “menos furtiva” ganhou? Se sim, porque? A asa voadora é praticamente o padrão ouro para aviões furtivos que não têm que lutar, proporcionando o máximo de furtividade para penetrar no espaço aéreo inimigo em detrimento da capacidade de manobra.

É possível que, apesar dos grandes avanços da China na aviação militar, ela ainda fique atrás dos Estados Unidos na chamada tecnologia “fly by wire”, onde aviões que, digamos, “menos que aerodinamicamente ideais”, são fáceis de voar por causa de computadores capazes de corrigir o seu traçado em voo e  de fazer ajustes contínuos nos sistemas de controle do avião.

Outra possibilidade é que a China esteja menos confiante na tecnologia stealth como principal meio de sobrevivência de aeronaves e esteja protegendo suas apostas escolhendo um bombardeiro com capacidade supersônica. Em 2017, o South China Morning Post informou que cientistas chineses estavam trabalhando em sistemas de detecção que usavam o entrelaçamento quântico para localizar e rastrear aeronaves furtivas, evitando os radares tradicionais.

Em tese o JH-XX substituiria o bombardeiro Xian H-6 no serviço chinês. O H-6 está em produção desde a década de 1950 e é aproximadamente comparável ao bombardeiro estratégico pesado B-52H da USAF. Como o B-52, o H-6 não é furtivo e ataca alvos à distância com mísseis de cruzeiro de longo alcance. Segundo o governo dos EUA, o JH-XX carregaria armas nucleares, algo que o H-6 não faz. A China não possui um inventário ativo de armas nucleares lançadas por aeronaves. Isso aparentemente está prestes a mudar.

É claro que nós, no Ocidente, podemos estar lendo demais nas coisas. A Aviation Knowledge pode ter simplesmente compartilhado as imagens para estimular as vendas na banca de revista. Mas a revista é de prestígio e exibir fotos de um avião que nunca entrará em produção parece improvável.

 

Nota do Editor

E.M.Pinto – A nomenclatura “JH” é usualmente destacada para os caças bombardeiros e não para os bombardeiros (H). Quando surgiram as  primeiras imagens do atual JHXX levou-se ao questionamento se a aeronave se trataria de um bombardeiro tático como o H-6 ou mesmo de um bombardeiro estratégico dotado de capacidade de ataque nuclear. Talvez ai esteja embutida uma das razões para sua escolha, se é que ela já foi feita.

Fonte: Defence News

51 Comments

  1. Adriano Corrêa says:

    Furtivo para mim é só disco voador. Tudo que é da Terra deixa rastro, ou é passível de alguma forma ser antecipado e ou visto. Estou a falar de qualquer aeronave feita por qualquer potência.

    • Foi mal, senhor engenheiro aeronáutico, electrónico e afins, conhecedor de todos os segredos das aeronaves.

    • Cipriano L. Araujo says:

      Furtiva é a falta de maturidade humana !Olho por todos os ângulos do bom senso, da responsabilidade e não vejo nessas izibições da mediocridade e da burrice de fomentar as idéias das civilizações pre-historicas de que o vizinho que habita no nosso planeta é nosso inimigo ? Vamos elimina-lo do modo mais furtivo e pervesso ! Possível ?Não respeitam nem mesmo o sonho dos próprios inocentes seus ? É fácil de resolver esse desejo inominável de matar o vizinho, põe os dois líderes que querem matar-se e uma arma portátil para cada ? Num campo de arena ?????

  2. Ça cume né um país fechado e seu maior segredo mesmo assim não vai faltar bostérico querendo demonstrar conhecimento e conhecer suas furtividades exibidas no Google né ! Balatinho balatinho e não solta pléçinhas kkkkkkk.

  3. Se levarmos em conta que radares evoluíram e muito nesses últimos anos inspirados nessa onda furtiva, não é de se espantar que os Chineses não coloquem todas as suas fichas na furtividade. Dizer que o formato asa não é adotado por falta de domínio tecnológico é um tanto grosseiro, acredito mesmo é que queiram um bom desempenho de voo, mesmo porque essa aeronave pode vir a ter função de dissuasor naval tal qual como o Tu22M.
    Podemos notar que se a furtividade imperasse de forma absoluta, como muitos pregaram quando o F-117 Nighthawk (ou o próprio B-2 Spirit) surgiu, o B-1 Lancer já estaria no museu e o que dizer do B-52. Hoje o que tem que ser furtivo full são os misseis que essas majestosas maquinas carregam, pois são eles que vão entregar a carga nas profundezas do território inimigo e provavelmente é nisso que os Chineses estão apostando.
    Podemos notar que a saída do motor do F-35 é exposta e a do F-22 não, e acredito que hoje se uma nova versão desde fosse colocada em produção teria seus motores expostos tal qual como é o F-35. É obvio que quanto mais furtivo for o bombardeiro melhor, mas sem sacrificar o desempenho de voo.
    O conceito de aeronave furtiva evoluiu muito desde o F-117.
    * E para quem aposta todas as suas fichas na furtividade basta recordar do RQ-170 Sentinel que “deu defeito” bem em cima do território Iraniano. E olha que estamos falando do Irã que é vitima de embargo e de tudo mais, sem acesso por meios oficiais ao que se pode comprar em termos de tecnologia. Agora imagine o que deve ser uma Austrália ou o Japão que seriam o destino desse futuro bombardeiro Chines.

    Sds

  4. É vem possível que um jh-xx pode acertar o JH-7 Flying Leopard que opera como caça bombardeiro. Não sabemos o que eles estão pensando em fazer com um design desses. Só esperar por mais informações

  5. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    Se for fabricado com o mesmo esmero que os satélites chinos, irá se desfazer no ar… vai começar a soltar pecinhas… srsrsrsrssrsrssss…

    • 1maluquinho 1maluquinho says:

      Segue enchendo linguiça com fézes kkkkkkkkkkkk linguiceiro kkkkkkkkkk

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Não podemos falar mal do Tio Pai Mei que paga o garoto do penico dourado pra defender a estatização no Brasil enquanto eles praticam o livre mercado fascista… rsrssrsrsrssrsrssss… ENTREGUISTA BURRO… tá recebendo em ratinhos, grilos ou em centopeias… 🙂

      • Cadela Ariana nazi-fascistal supremacista branco Illuminati

    • É risível as análises dos mortadela , quando se trata de sthealt Americano eles dizem que são detectáveis, que não existe avião indefectível,que os radares de bolinha pode detecta-los , que o íris acha eles fácil e blá blá blá, mas isso muda quando se trata dos 5gs chineses ou russos ,ehhhhhh, a macacada passa afirmar sem pudor : Ohh, coitado do Japão, coitado da Austrália, cuidada da Índia, o indico terá um único dono e blá blá blá, . Possuem memória de peixe estes mortadela , se os chineses e Russos tivessem este mesmo conceito sobre armas ocidentais , eles já estariam de CUATRO como a banana !

  6. Não podemos falar nada….não produzimos nada, isso inclui a Embraer que é uma mera montadora. Não há um parafuso que seja nacional…. E eles os chineses fabricam tudo. Parem de ser hipócritas.

  7. Fábio,
    Você tem razão. Brasil não desenvolve nada e brasileiros ainda critica os que desenvolvem. Embraer é apenas uma montadora de aviões.

    • Tá errado mortadela , eles projetam toda estrutura , trem de pouso , definem toda avionica que será utilizada , fazem a integração de todo sistema , coordenam a performance de todos associados e contratados , fazem os testes estruturais , realizam todos os testes certificação, possuem um excelente corpo de vendedores e …….., isso tá muito além de uma simples montadora , kkkkk, se formos seguir seu conceito equivocado , todos fabricantes de aeronaves não passam de montadores , pois não fabricam nenhum avionico e nem as poltronas e nem os motores , vc tá erraaaaaaado !

  8. A Máquina Troll says:

    Não resta duvidas de que a tecnologia stealth desenvolvida pelos eua são as mais avançadas que existem …MAS SÃO INVIÁVEIS E INSUSTENTÁVEIS PARA SE MANTER…é por isso que a linha de produção do Cascão(f-22) e do b-2 acabaram tendo que serem desativadas…pois nem mesmo os eua tem condições de bancar estes grandes abacaxis ou elefantes brancos…

    fundado no fim do século XIII no noroeste da Anatólia na vizinhança de Bilecik e de Söğüt pelo líder tribal oguz Osman…o Império Otomano conquistou Constantinopla em 1453 e acabou com o Império Bizantino…Cruzaram para a Europa, e com a conquista dos Balcãs o Beilhique Otomano se transformaram em um império transcontinental…Durante os séculos XVI e XVII, no auge de seu poder sob o reinado de Solimão, o Magnífico, o Império Otomano era um império multinacional e multilíngue que controlava grande parte do Sudeste da Europa, da Ásia Ocidental, do Cáucaso, do Norte de África e do Chifre da África…No início do século XVII , o império continha 32 províncias e numerosos estados vassalos…

    no sul da Europa, uma coalizão de potências católicas, liderados por Felipe II da Espanha, formaram uma aliança para desafiar as forças navais otomanas no mar Mediterrâneo…Sua vitória sobre a frota otomana na Batalha de Lepanto (1571) foi um golpe surpreendente para a imagem de invencibilidade otomana…No entanto, os historiadores hoje acreditam que o significado da batalha foi simbólico e não estritamente militar, para no prazo de seis meses após a derrota, uma nova frota otomana de cerca de 250 barcos, incluindo oito galeões modernos havia sido construída, com o porto de Constantinopla despejando um novo navio todos os dias na altura da construção…Em discussões com um ministro veneziano, o grão-vizir turco, comentou: “capturando o Chipre de você, cortamos um de seus braços; derrotando a nossa frota você apenas raspou nossas barbas.” A recuperação naval otomana persuadiu a República de Veneza a assinar um tratado de paz em 1573, e os otomanos foram capazes de expandir e consolidar a sua posição no norte da África…

    a Luftwafe na segunda guerra mundial tinha o único jato de caça que poderia colocar todo os eua e reino do opio unido de joelhos…colocaram?…Não!..porque não tinham a quantidade suficiente…o Tiger era temido por qualquer um que tivesse em um tanque aliado seja o Sherman ou um T-34 Russo…ganharam a guerra?…Não!…porque não tinham quantidades suficientes…em uma guerra de atrito no final ganha quem tiver mais indústria pra repor as perdas…e neste campo os Chineses sábia e estrategicamente se desenvolveram e se especializaram mais do que qualquer outro pais…

    a capacidade e a velocidade com que eles constroem, montam e colocam em operação seus vasos de guerras é algo impressionante…as técnicas de produção que desenvolveram são as mais avançadas e a frente que existem hoje…suas linhas de produção se constroem dentro de montanhas no subsolo…para que fiquem imunes e protegidas contra qualquer tipo de ataque aéreo, bombardeio ou mesmo ataque nuclear…é o único país a dominar a “Tecnologia de Fabricação Laser Direct 3D” em alto desempenho para a fabricação de peças grandes de metal de alta resistência mecânica/temperatura como ligas de titânio…desenvolveram impressoras 3D que produzem estruturas inteiras em titânio…e de uma vez só eles produzem todo o esqueleto de seus caças e outras aeronaves com essas impressoras 3D…economizando assim tempo e custos na produção de componente críticos…

    é impossível ou inviável para qualquer pais em estado de guerra manter uma linha de produção de armamentos que custam centenas de milhões ou até de bilhões de dólares…é como eu sempre digo aqui…Russos e Chineses fazem armas de guerra de verdade…o que a indústria de armas dos eua produzem são apenas porcarias de show de exposição…

    • 1maluquinho 1maluquinho says:

      Meme colonizado kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Que decepção, sua introdução discorda da finalização,kkkkk , vc se perde nestes textoes, acalme-se !

    • A Máquina Troll says:

      “1maluquinho
      16 de Abril de 2018 at 5:36

      Meme colonizado”

      eu não sou colonizado…eu sou alguém que vive em um pais colonizado…pois fui muito bem educado pelos meus pais e aprendi a me dar ao valor e ao respeito…a ter vergonha na cara e princípios…eu não faço parte da imundície da qual vc faz parte…

      “Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas, e outros sem”

      Khalil Gibran 😉

      • Sossega a burra esquizofrênico neo-pentecostal sapatinho de fogo. Vá orar pro malafaia seu babaca.
        Receba meu irmão receba
        receba sua benção agora
        É a Tcheba que emana leite e mel
        Receba meu irmão receba o aleluia

      • Ça cumé né maquina crente não gosta de xoxota por isso que a galera adora enrabar uma crente do rabo quente

  9. Ser “furtivo” em qualquer grau que seja, certamente aumenta a eficiência da aero nave em vários cenários, porém alta grau de furtividade também induz perda de desempenho…

    O MIG-31, que não é furtivo, ainda é muito útil para a Rússia e quando combinado com o míssil Kinzhal, torna se uma temível arma ofensiva :

    https://southfront.org/in-photo-russias-mig-31-jet-armed-with-kinzhal-dagger-hypersonic-nuclear-missile/

  10. A Máquina Troll says:

    “Casuar
    14 de Abril de 2018 at 22:27

    Não se esqueça dos roubos intelectuais”

    Os maiores ladrões de propriedade intelectual do mundo hoje são os eua…vide casos como o do Bina…existem até relatos e testemunho aqui neste pais de inventores que denunciam que seus inventos tiveram a patente negada pelo o INPI e na semana seguinte o seu invento já aparecia sendo produzido e comercializado por alguma empresa estrangeira…no braziu só umas 3 pessoas conseguiram ganhar dinheiro com patente até hoje…o inventor de um sistema de injeção por sopro, da caixinha de leite e do Bina…

    acho que todos já sabem da história/causo da empresa alemã que patenteou a rapadura na alemanha e nos eua pelos idos de 1990 e há poucos anos…temos aqui dois extremos, mesquinhez, o da rapadura alguém patenteia uma herança cultural…e o da grandeza !…Santos Dumont que não patenteava nada…simplesmente doava para a humanidade suas criações…no braziu patente só serve pra enriquecer advogado…este é um país de “bandidos & aproveitadores”…quer ficar rico???…Simples: Roube descaradamente!!!…

    Tive uma grande idéia – E agora, como protege-la de ser copiada ? :

    http://marcelo.omie.com.br/2012/12/tive-uma-grande-id%C3%A9ia-e-agora-como-protege-la-de-ser-copiada-.html

    • A Máquina Troll says:

      Os eua são um dos maiores copiadores de tecnologia do mundo inclusive dos russos e estes deles também…algo que fazem todos os dias é pagarem milhões a estrangeiros para que realizem pesquisas para eles… financiam tudo…e todos os resultados são de propriedade do governo estadunidense…o que mais tem nos eua é brasileiro trabalhando pra eles inclusive dentro da NASA….

      vcs acham que os estadunidenses e os Russos desenvolveram mesmo alguma tecnologia para conquistar o espaço e chegar a lua ou eles simplesmente copiaram tudo dos nazistas?!…existe um consenso…não existiu programa espacial estadunidense ou Russo o que existia nos dois países era um programa espacial nazista…os eua e a Rússia copiaram a tecnologia nazista assim como os Chineses fazem atualmente…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Sr. Máquina, deixe de ser cretino… como que um povo que aplica BILHÕES de dólares em tecnologia e desenvolvimento de suas empresas e universidades vai ter que copiar tecnologia de outros que não possuem condições de competir com eles produzindo tecnologias superiores ???… é a mesma ladainha que rico rouba pobre… rsrsrssrsssss… o pobre não tem nem pra comer… quem rouba o pobre são os políticos via impostos escorchantes e os outros pobres mais violentos… essa sua visão de mundo obscurantista é um fracasso retumbante aos olhos de quem pensa fora da casinha esquerdalha… essa réplica não é em relação ao comentário acima e sim ao anterior… o acima está até aceitável historicamente… mas o outro, PURA FALÁCIA !!!…

      • Deixa ele , ele está se esforçando com estas palhaçadas, ele se esquece que qualquer frequentador do blog pode conferir as falácias na internet, o cara tá desesperado , mentir já não adianta mais !

      • A Máquina Troll says:

        “BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
        16 de Abril de 2018 at 1:52

        Sr. Máquina, deixe de ser cretino”

        não dá…faz parte do meu habito…

      • A Máquina Troll says:

        e da minha índole…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        rsrsrssrssss… eu sei… mas faz parte da minha também criticar os idiotas… sorry… 🙂

    • A Máquina Troll says:

      SABE POR QUE EUA AINDA NÃO COLAPSOU? :

      https://www.youtube.com/watch?v=D0mBgDy0y0o

      • O japa generaliza demais , como todo bom teórico, não estranhei a seletividade do vídeo, e nem a preocupação do autor justificando a crítica aos sociólogos, há sim uma crescente bestial de americanos comum , e somente isto !

    • A Máquina Troll says:

      toda a tranqueira desenvolvida no mundo vem da força de trabalho dos indivíduos que trabalham para as empresas desta gente…a Coca Light que bebem por ex foi um BRASILEIRO que trabalhava para a Coca Cola quem criou…o identificador de chamadas que usam foi um Brasileiro que inventou…o cartão eletrônico foi um Brasileiro quem desenvolveu…o remédio Captopril usado para controlar a pressão arterial foi um Brasileiro quem desenvolveu…a peça do carro que impede que os automóveis se incendeiem quando colidem…que corta o sistema elétrico do carro evitando que ele se incendeie foi um Brasileiro quem inventou…até o Walkman foi um Brasileiro quem criou…

    • A Máquina Troll says:

      o que acontece é que a maior parte dos gênios e inventores deste pais são obrigados a venderem para os estrangeiros o que desenvolvem/criam…ou a deixar o pais para trabalhar para empresas estrangeiras pois os governos corruptos e pilantras daqui premeditadamente não permitem nenhum tipo de apoio ou amparo a eles…sabotam de todo o jeito…criam empecilhos, complicações, barreiras e obstáculos de todos os tipos para sabota-los e impedi-los de entrarem no mercado pois são pagos com propina e doações para campanhas eleitorais por multinacionais estrangeiras para fazerem isso…existem empresas estrangeiras hoje voltadas só para pesquisar e achar ideias boas para injetar dinheiro e fazer mais dinheiro ainda…e o sujeito que teve a ideia ganha alguns “milzinhos” e fica por isso mesmo…a única coisa que ganha mesmo é a frustração de ver a sua ideia decolando em um avião que não é o seu e indo embora no de outro…é deplorável mas é a realidade em que vivemos hoje neste pais…

      • 1maluquinho 1maluquinho says:

        Essa é a explicação que o Meme colonizado tem a dar sobre a furtividade. Tome vergonha na cara e deixa de ser babaca. Pessoas com conhecimentos sobre a materia poderiam dar suas opiniões a mesma e são impedidas pelos dois babacas que alugaram o site e apodrecem todas as materias com idiotices. Se liga linguiceiro,outro enchendo linguiça com fézes !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Tá com ciuminhos, né, boçal sino entreguista ???… monte um site só pra vc e pare de vomitar entreguismo por aqui… vai uma mortadela com cachaça ai ???… rsrsrssrsrsssss… MELANCIA dos olhinhos puxados… 🙂

    • A Máquina Troll says:

      Nélio Nicolai (vídeo 2) – Entenda a verdade! :

      https://www.youtube.com/watch?v=z6Q_UmbyWkY

    • A Máquina Troll says:

      Nélio Nicolai (vídeo 3) – NOSSAS PROVAS DOCUMENTAIS :

      https://www.youtube.com/watch?v=kXJiQNf0EZI

  11. 1maluquinho 1maluquinho says:

    A cadelinha Ariana e seu Meme colonizado alugaram o site apodrecendo materias com bosteridades. Premio Bostel de ouro para a cadelinha e premio Bostel de prata pra sua fanchona amestrada kkkkkkkkkkkkkk

  12. A safadinha da crente queima a rosca e paga uma chupeta na rua pra casar com o otário da igreja…… – ” – EU SOU VIRGEM AMOR ” ……. kkkkkkkkk

  13. Pingback: Plano Brasil – Os grandes planos de modernização da força de Bombardeiros Chineses

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com