O governo dos Estados Unidos decidiu encerrar o programa de apoio a rebeldes na Síria por reconhecer seu fracasso, disseram autoridades ao jornal

Putin fazendo PutinsesEspera-se que o Pentágono anuncie oficialmente o fim do programa nesta sexta-feira (9). Durante a manhã, o secretário de Defesa americano, Ash Carter, reuniu-se em Londres com seu homólogo britânico, Michael Fallon, para discutir os conflitos na Síria e no Iraque.

O plano da administração do presidente americano, Barack Obama, custou US$ 500 milhões (R$ 1,9 bilhões) e consistia em oferecer treinamento e equipamentos para grupos de oposição que tentam derrubar ditador Bashar al-Assad. Atualmente, apenas algumas dezenas de rebeldes apoiados pelos EUA atuam na Síria, número incapaz de pressionar o regime sírio para que seja deposto.

Segundo uma autoridade do Departamento de Defesa disse em condição de anonimato ao NYT, os EUA encerrariam o recrutamento dos chamados rebeldes sírios moderados para participar de módulos de treinamento na Jordânia, no Qatar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. Ao invés disso, um centro de treinamento menor passaria a operar na Turquia, onde líderes da oposição seriam orientados sobre manobras operacionais como o que fazer em casos de ataques aéreos.

O reconhecimento do fracasso do programa do Pentágono representa mais uma derrota de Obama na guerra civil na Síria. Desde o início do conflito, em março de 2011 no contexto do levante conhecido como Primavera Árabe, sua administração vinha apostando na deposição de Assad. Chegou a ser cogitada uma intervenção militar para forçar a queda do regime sírio, mas resoluções desfavoráveis a Assad foram vetadas nas instâncias internacionais pela Rússia, aliada de Damasco.

Obama já havia sofrido um grande revés na Síria na semana passada após a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de iniciar uma campanha de ataques aéreos em favor de Assad. Embora aleguem atingir apenas alvos de grupos radicais como o Estado Islâmico, as autoridades russas são acusadas pelos EUA debombardear a oposição moderadaincluindo grupos treinados pelo Pentágono.Nesta semana, a operação russa tem servido de apoio para umagrande ofensiva terrestre do Exército sírio sobre áreas controladas por rebeldes nas porções central e ocidental da Síria.

Fonte: Folha

29 Comentários

    • Tambem acho. Eles vão deixar a propaganda anti Russa fazer seu trabalho, a força da propaganga yanke supera sua força militar. Rsrsrsrs.
      Mas ter a certeza de que os yankes dependentes sofrem com essa saida de cola baixa, estratégica ou não, não tem preço. Rsrsrsrsrs

      • Vai entender a periguetes esquerdopatas antiamericanas… RSRSRSRSSSSS… se os gringos ficam, caem na histeria… se saem ficam magoadas… RSRSRSRSRSSSSS… esse probleminha afetivo não resolvido com os yankes só Freud explica… parecem aquele tipo de mulher feia abandonada pelo macho… não te quero mas não te esqueço… RSRSRSRSSRSSS…

  1. Uma duvidável vitória, pois nunca vi os EUA reconhecer de pronto uma humilhação, ainda mais uma deste nível, tão vergonhosa para o que eles tanto propagavam sobre si mesmos.
    Resta torcer pela vitória da Síria, que precisa de estabilidade para seus sofridos habitantes, todavia os EUA e seus parceiros algozes do OM não irão abrir mão de sua influencia naquela região, devem ter deixado seu cavaleiro cair para dar passagem a uma peça mais forte e expressiva no tabuleiro.

  2. Depois que mil terroristas da FSA aceitaram o anistia do Assad e as posições dos outros grupos terroristas em todo o país vem bombardeado, e sem esquecer que os USA estão a mais de um ano junto com seus aliados bombardeando a Síria e o Iraque sem resultados práticos, decidem abandonar o teatro de operações, porque, admitiram que foi um erro, mais um erro depois de Iraque, Afeganistão, Libia e Yemem??

    Contraposição sempre teve entre USA e Russia, mas pelo visto no terreno quem está ganhando são os russos… E os russos ainda podem atirar do Cáspio mesmo tendo aumentado suas forças navais no mediterrâneo…

    Iraque sem controle, Afeganistão onde os Talibãns estão pra tomar o controle do país novamente, A Libia virou um país sem leis e irreconhecível do período do Kadhafi, Yemem que está virando outro poço sem fundo, o Irã se fortalecendo, e o jogo está cada vez mais difícil pros USA, do que adianta continuar com avanços e recuos se no fim não estão saindo da lama??

    Cadê o resultado pratico das ações que iniciaram no Oriente Médio inteiro?

    Fracassaram em todos os frontes!!!

    Valeu!

  3. mentira, apenas não é mais oficial o progama,mudaram a tatica, mais vão continuar apoiando por baixo dos panos inclusive com arma anti aerea

  4. complicado hein,eles tem que parar com essa mania de “democracia” fajuta!Tudo isso para atender a seus interesses de domínio..o bom de tudo isso,que depois do iraque,as pessoas já estão vendo as artimanhas dos eua,estao ficando com raiva deles,de domínio absoluto!

  5. Essa nova guerra entre sunitas e xiitas, que as potências querem se aproveitar, vai ser difícil de manipular. Há muito conflito de interesse, sunitas são quase 87% do islã, o EI é sunita. Os xiitas, 13% do islã, são persas e o pessoal do Assad. Os russos apoiam os xiitas minoria do islã. E os americanos os sunitas, mas os sunitas são sauditas mas também são do EI. Nem os russos nem os americanos vão se dar bem aí. No Afeganistão dos anos 70 e 80 os mujahideen eram aliados e após se voltaram contra os EUA junto a al qaeda. Os russos por sua vez quebraram a economia tentando domar os afegãos na época, contra 87% do islã a conta vai ficar cara. Agora que a América abriu mão dos rebeldes sírios sunitas e os xiitas do Assad junto aos russos vão ataca-los, só resta se aliar a outros sunitas, o EI, armados pelos sauditas talvez, que são aliados dos EUA.

  6. Se os americanos fizerem mesmo isso, somente estarão sendo sensatos, nada mais…

    A oportunidade para os americanos ditarem os rumos na Síria já se foi a tempos, lá pelos idos de 2012, de modo que apoiar grupos como o ELS em oposição a Assad já perdeu o sentido… E já não era uma ideia das melhores desde o começo…

    O único grupo que os americanos podem continuar a apoiar sem grandes consequências são os curdos. Contudo, manobrar junto a seus aliados pelos direitos dessa gente será extremamente difícil…

    • _RR_, se os americanos fizerem mesmo isso é porque simplesmente “em toca de Urso, aguiazinha vai pra caminha mimi”. Entendeu? 😀

      E a Ucrânia não foi invadida pelos Russos! Muito bom né!

      😀

    • Também depois que a Rússia esfarelou tudo que eles haviam construído em dois anos de mentiras em uma semana de bombardeios e sem nenhum resultado, aliás o resultado foi o inverso do que eles pretendiam, Assad sairá desse conflito ainda mais fortalecido e as empresas russas e chinesas que vão reconstruir o país agradecem, a economia deles também.

      Um prejuízo desses tem mais é que se mandar mesmo, que vergonha que esses caras estão passando… e já começou aparecer americano morot no meio dos terroristas, vai aparecer mais…

  7. Muito luto nessa hora. Imagino o choro do yanke dependentes, todos chorosos soluçando pelos cantos. Todos derrotados.
    Rsrsrsrs, como perdem ultimamente. Kkkkkkkkkk. Mas sempre terão Miami. Rsrsrs.

  8. Meus caros amigos Putin não é bobo ele conhece essa tática, ele a partir de agora irá
    monitorar as fronteiras sírias com turquia arabia maldita jordânia e kuwait trabalho árduo devido a grande faixa territorial mas tem que ser feito

  9. Meus caros amigos Putin não é bobo ele conhece essa tática, ele a partir de agora irá
    monitorar as fronteiras sírias com turquia, arabia maldita, jordânia e kuwait trabalho árduo devido a grande faixa territorial mas tem que ser feito.

  10. A partir de agora se aparecer míssil anti aéreo vai ser um grande problema pro Obama, está derrota foi da Batalha mais não vejo como reverter se a Rússia do Irã votarem tropas em terra. Anotem ai vão empurra o ei pro Afeganistão não duvido posso estar errado mais não duvido que assim que os russos sufocarem o ei eles vao fazer um acordo secreto e vao se transferir para lá a ai a atam pira posso estar errado e concordo baita loucura mas seria uma vingança genial contra a Otan, tudo é política um fracasso no Afeganistão seria pior que do Iraque porque seria um duro golpe na Otan E nos EUA. E apenas um pensamento diferente e meio louco mas vai saber

  11. Alguma coisa tem que dar certo pros EUA em algum lugar, não?

    Não seria hora de buscar parcerias reais com a América do Sul e Europa? Planos econômicos que não sejam draconianos ou leoninos, mas que possam gerar riquezas para ambos os lados e proteção para os mercados e todos os trabalhadores?

    Um pacto social, previdenciário e comercial que distribua a riqueza gerada por todas as partes tratantes.

1 Trackback / Pingback

  1. O governo dos Estados Unidos decidiu encerrar o programa de apoio a rebeldes na Síria por reconhecer seu fracasso, disseram autoridades ao jornal | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.