O BRASIL E SEU PODER NO MUNDO INTERNACIONAL

Nadu Big Boss

O Brasil e o G20:

            Após a segunda guerra mundial o mundo foi dividido em três partes, primeiramente foram os vencedores, países que participaram ativamente da guerra, enviando muitas tropas ou com a guerra em seu território, como a França e outros. Em segundo foram os países derrotados, Alemanha, Itália e Japão. Por ultimo os países coadjuvantes que participaram de forma amena na guerra ou que foram neutros como Suécia, África do Sul, etc. Dos vencedores surgiu o Conselho de Segurança, o mais importante órgão internacional, porém com o decorrer da historia, vários países foram se desenvolvendo e enriquecendo, principalmente os países que perderam a guerra que após os anos 70 se tornaram extremamente ricos.

            No mundo de hoje, existem mais de 120 países porém, apenas 20 destes possuem 80% do mercado mundial e do lucro, estes países que comandam o mundo normalmente se reúnem em busca do interesse individual como guerra cambial, empréstimos do FMI, ajuda a instituições privadas e vários outros temas próprios. Nas reuniões do G20, vence quem gritar mais alto porém, ultimamente o Brasil vem sussurrando neste plenário, mas por quê?

            A resposta não é simples porém é explicável: como um país que não cumpre as próprias metas internas pode dizer o que deve ser feito no mundo externo?

Muitos dizem que não existe co-relação entre os fatos e que a única variável que importa é o poder econômico que o Brasil exerce no mundo externo. Logos vos digo, não temos poder nenhum, como exemplo deste fato, a própria Argentina (pais que compõem o acordo amigo chamado Mercosul) impõem taxas e complicações a vários produtos brasileiros, mesmo quando o Brasil não impõe nenhuma taxa a produtos oriundos da Argentina.

            Visto então, qual o papel do Brasil no mundo moderno dentro de um órgão internacional como o G20?

            Hoje a nossa pátria poderia ser a quinta maior economia do mundo, porém exercemos uma influência semelhante a de países como a áfrica do sul ou México. Primeiramente vem a questão óbvia que já foi exaurida neste blog pelos seus vários autores, a questão militar.

            Um país que, por causa de corte de gastos coloca o espaço aéreo mais importante do estado federativo, Brasília, sob a proteção de caças de 2º geração, como os velhos F-5, não merece ser levado a serio. Algumas pessoas podem afirmar que é mais importante o controle da inflação e do crescimento, porém este argumento não se sustenta mais em um pais que arrecada tanto.

            Segundo lugar, somos um país incapaz de cumprir com suas dívidas com outros aliados também ajuda no quesito tratado, por exemplo, como visto nas noticias anteriores, o nosso país irá dar o calote na França no programa de submarinos e de helicópteros (pelo menos é o que tudo indica).

            Por ultimo, podemos falar da fácil aceitação do nosso país com relação a vontade de terceiros, aceitamos com total alegria os embargos de tecnologia dos EUA, aceitamos o rótulo mundial do país da promiscuidade e da traição, aceitamos sermos rotulados como ladrões e enganadores aonde formos, sendo maltratados e ridicularizados. Aceitamos as coisas muito facilmente, como a corrupção que aflige nosso país.

            Agora que já sabemos do problema, como poderemos resolver?

Primeiramente, devemos levar o voto a sério, pois, nós, cidadãos, somos responsáveis pela maior parte dos problemas que existem no Brasil.

Porém, segundo O Dr. Benjamin Rabelo, ex-conselheiro da república do presidente Fernando Henrique, “O momento agora é do Brasil no cenário internacional, temos uma oportunidade nunca antes vista de sermos notados, ouvidos e levados a sério pela posição que exercemos com nossa economia e com a nossa culturas. O Brasil deve continuar a exercer o seu papel de componente em grupos internacionais como o G20, mantendo nossa opinião em todos os órgãos participantes.”

O cenário internacional está mudando, devemos manter-nos presentes em todos os órgãos de cúpula internacional, presentes na ONU, G20 e nas negociações diversas pois, nestas organizações é que podemos de melhor forma apresentar o nosso poder.

16 Comentários

  1. poder se tem investindo em seu exercito e sua nação esse é o verdadeiro poder o resto vem junto com essa atitude.

  2. O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.Nelson Rodrigues. Um Povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição..Simon Bolívar…

  3. A resposta não é simples porém é explicável: como um país que não cumpre as próprias metas internas pode dizer o que deve ser feito no mundo externo? ===== Eu até acho bom essa situação de pouca relevância internacional…Ñ temos nem caça de 1ª linha, n PA e uma piada…trágocp.Sds.

  4. Mas que lixo de texto!

    Não contextualiza nada e ainda usa a batida retórica da comparação com a Argentina, junto com a velha e vergonhosa mania de depreciar outros países por tabela, hábito que boa parte da sociedade brasileira adota. Diga-se de passagem, é a turma ligada a essa oposição “j”enial que possuímos por aqui. Daí a justificativa para citar o nome do ex-presidente frustrado.

    Coisa mais atrasada.

    O G-20 é quase uma criação brasileira dentro do sistema mundial da primeira década deste século, mas ainda há aqueles que se mordem pelo sucesso da ideia

    E, claro, vamos dar o calote na França pois somos irresponsáveis, não cumprimos metas estabelecidas, e por aí vai. Só não cita quais as metas não cumpridas ou os dados que levam a concluir que não pagaremos a França.

    Apreciem Senhores este libelo literário, pois é o padrão de informação que será produzido durante este ano eleitoral no país. Não é um texto para criar debate e aprimorar ideias. É lixo para fomentar o ódio dentro de nossa sociedade.

    • Onde assino RobertoCR?

      Artigo de 5º categoria, produzido certamente por alguma ameba bípede. Nova espécie animal que sub existe principalmente na mídia e na internet, cada vez com mais intensidade. Não sabe nada, não estudou nada, não viveu nada, e não tem capacidade para filtrar nada.
      Contudo é útil para massa de moldagem social, e escravagismo intelectual cibernético.
      São facilmente encontradas se alimentando, num caldo de cultura bacteriana, etiquetados de Facebook, twitter, instagram e congêneres.

      E com o nível de cultura desinformativa que existe no ciber espaço sendo absorvida naturalmente pelas novas gerações intelectualmente sem conteúdo, a tendência é um crescimento exponencial dessas amebas bípedes propagadoras da terrível doença “deturpação dos fatos”.

      Pois, pelo jeito então o Brasil, por esse artigo acima, mesmo com um comércio internacional de importações e exportações de quase meio trilhão de dólares (481 bilhões em 2013) com o mundo, tem menos importância que um Suriname da vida.!?
      Artigo simplesmente PATÉTICO.

      • E complementando… eita pleonasmo!
        Há mundo internacional e mundo nacional?
        O título deveria ser: “O Brasil e seu poder internacional”

    • Você disse tudo…. e sem tem uma coisa que somos é ‘bons pagadores’, visto aquela maldita dívida externa que se estendeu por toda a minha infância e adolescência. Se pagávamos aquilo ‘direitinho’ imagina alguns projetos que custarão alguns bilhões. Isto aí me cheira é muito mal.

  5. ”Complexo de vira latas” .G-20 quase uma criação brasuca (como bem lembro o amigo acima ) .. Brasil se tem uma coisa q presta e q somos otimos ”pagadores”..pagamos ate d+ em juros.. somo parte dos BRICS ..os projetos de defesa em andamento foram mantidos . . q seja … . texto bem infeliz …..talvez se trocar uma analise entre paises .. tira o ”Brasil” … bota uma ”Argentina”’ da vida.. poderia retratar a realidade atual ..

  6. O que me traz esperança e perceber que é cada vez maior o numero de BRASILEIROS, com identidade cívica com essa pátria. E que já conseguem perceber a doentia, quase esquizofrênica cultura de depreciar nossas conquistas e nossa gente. Quando na verdade não somos melhores nem piores que o melhor dos países deste planeta. O que pode ser considerado defeito nosso, essa cultural preferencia pelo dialogo, que as vezes e solapada bela beligerância que nos cerca e nos faz irmos a luta, é uma grande virtude. Temos sim, tido um grupo de dirigentes da pior qualidade, mas nem isso e culpa nossa, mas da cultura que vem sendo transmitida geração após geração por nossas lideranças, que só mudam para pior quando atingem o ápice do poder. Mais ou menos como as crianças que nascem puras mas no crescimento físico em contato com suas referencias adultas encolhem moralmente. Mas isso vem desde o nosso descobrimento, gente que curtia e ainda curte manter o povo na ignorância, manipulando-os. Exemplos de oligarquias aqui são pródigos e tolerados ainda que hipocritamente criticados, por que são sequer combatidos como um câncer deve ser. .
    E podemos dizer que aqueles que conseguem enxergar essas evidencias o fazem por completa luz individual. E isso é a grande graça, a isso eu chamo viver, e viver não é fácil, em nenhum lugar do mundo. A liberdade tão almejada só é conquistada com o despertar das consciências. Parabéns aos brasileiros lúcidos.

    • Quanta ilusao, de uns passeios pelas cracolandias urbanas e rurais (assentamentos ) e veras que a tendencia eh piorar , familia ja nao existe ,o discurso hipocrita da corrente libertaria e igualitaria nao se sustenta quando se conhece estas realidades , eu afirmo porque conheço , visitei , morei e frequento estas pocilgas esquecidas pelos libertadores , hoje ha uma enorme multidao viciada em beneficios publicos , a maioria faz disso carreira , em 15 anos o brasiu estarah estagnado , vai haver uma enorme populaçao alienada e uma pequena parcela tentando produzir o minimo , so pra te uma ideia : com mil reais de CRACK , vc futura 4mil ,3 de lucro em apenas 10 dias , se vc nao for viciado , vc fica rico em apenas 3 anos ,c lientes nao faltam !

      • Ja somos os maiores consumidores de COCA do mundo , tiramos o titulo do EUA , eh pra comemorar ,viva ,hurra !

      • Vai para lá, aquele país magico, cheio de bem intencionados, que fazem a alegria do mundo inclusive financiando a droga nele, por detrás de toda aquela retórica de criminalização das drogas. A CIA que te engane. Me lembra a propaganda compadre Washington, aquela que vê a mulher gostosa na piscina e diz que abundancia, você? me lembra o marido, aquele que não sabe de nada, o chamado inocente, que se livra do aparelho quando ele chama tua deusa de ordinária.

  7. Concordo com os demais, texto lastimável, o BRASIL tem problemas sim,mas alguns ”intelectuais” querem nos fazer crer que o resto do mundo é um paraíso e o BRASIL é a casa do Capeta !

    Em minha modesta opinião nós só encontraremos nosso espaço,quando pararmos de
    pensar dessa maneira como o autor do texto, temos de deixar essa coisa de nos preocupar com oquê vão dizer lá fora, devemos nós voltar para dentro do país,e não vestirmos esse ”personagem” que os países de primeiro mundo querem nos impor !

    Não somos perfeitos, já temos consciência disso, então já demos um grande passo !
    E quem no ”NO MUNDO INTERNACIONAL” pode ter o privilégio de ser índio, branco e negro além de nós?

  8. Uma piada mal contada , isso eh o brasiu , a verdadeira prostituta sem objetivos de vida , se toma um tapa de um cliente corre para os braços de outro , ali permanece ateh outra surra , esta semelhança eh ancestral , os pontos em comum sao varios , adoram prazeres divertidos , vivem o momento ,gastam mais doque ganha , se deixa atrair pela primeira conversinha no ouvido , nao eh fiel , nao possui ideal , adora culpar a familia (os outros ) por sua condiçao , em resumo , um parquinho barato de diversao !

Comentários não permitidos.