Novo Air Tractor de contra-insurgência será apresentado em junho

Um novo protótipo do turboélice fará sua estréia em junho de 2009, durante a Paris Air Show. O Air Truck AT-802U, fabricado por uma divisão da Air Tractor, será comercializado como uma plataforma aérea versátil destinada a realizar missões de contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, inteligência, vigilância e reconhecimento.

“A idéia para o AT-802U surgiu quando um cliente apareceu querendo uma aeronave de contra-insurgência”, disse Lee Jackson, um engenheiro da Air Tractor.

O AT-802U é baseado no popular Air Tractor AT-802 agrícola, mas será modificado para obter a capacidade de ataque leve contra objetivos em movimento ou fixo.

O AT-802U que será apresentado no Paris Air Show estará configurado com duas metralhadoras GAU-19 de 12,7 milímetros, lança-foguetes M260 e bombas MK-82.

No entanto, ele também pode ser configurado para transportar sistemas de armas mais avançados, incluindo o Lockheed Martin Hellfire II, DAGR – foguetes guiados a laser, e o pod Sniper XR para vigilância e designação de alvos.

A Air Tractor tem esperanças de vender o novo aparelho para países como o Iraque, Afeganistão e países da Europa, de acordo com Jackson.

“Nós vislumbramos o AT-802U para pequenas forças aéreas que estão procurando uma aeronave simples, muito robusta, que necessite de pouca logística”, disse Jackson. “Talvez um dia até a USAF.”

Esta versão do Air Truck está também equipada com o sistema de comunicação tática FM/AM da Wulfsberg Flexcomm que permite ao piloto manter comunicações seguras com praticamente qualquer sistema de rádio utilizado pelas unidades terrestres.

O AT-802U terá seus vidros e o cockpit blindados e será equipado com o AAR-47/ALE-47 (suíte de contramedidas para defesa contra mísseis IR), uma câmera infravermelha e um sistema seguro que permite com que os comandantes vejam a imagem do campo de batalha em tempo real. Também pode ser configurado para uma inteligência, vigilância e reconhecimento em baixa e média altitude.

Fonte: DefesaBrasil